Café ou Chá – Qual é Melhor para Dieta? Qual é Mais Saudável?

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

Na hora de fazer uma dieta para emagrecer, muitas pessoas acabam pensando apenas nos alimentos que irão comer, e acabam se esquecendo das bebidas. Já outras se perdem entre tantas informações que escutam sobre os efeitos do café ou chá na perda de peso e em sua saúde no geral.

Mas afinal, qual é melhor para dieta? Café ou chá? Veja agora algumas informações sobre essas bebidas que ajudam na perda de peso mais famosas.

Café

É difícil encontrar um brasileiro que não seja adepto do “cafezinho”, e estudos já provaram o quão benéfico ele pode ser para a sua saúde, inclusive se tornando um forte aliado na sua perda de peso se você consumir da maneira adequada.

O motivo pelo qual muitas pessoas consomem diariamente esta bebida está na cafeína, que também pode ser encontrada em alguns chás. Ao ser consumida, ela aumenta a atividade do sistema nervoso central, músculos e coração. Consumir apenas 100 miligramas desta substância, que equivale a 1 xícara de café, irá ajudar a queimar 9 calorias por hora de acordo com Office of Dietary Supplements, além de também reduzir o apetite.

Benefícios da cafeína

Além dos benefícios já citados, alguns estudos seguem investigando os benefícios da cafeína na queima de calorias, como por exemplo um publicado na Food & Function em 2012 que descobriu que esta substância aumenta a termogênese – fenômeno que ajuda a queimar calorias. Um outro estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition em 2009 obteve o mesmo resultado, chegando à conclusão de que a cafeína estimula a termogênese em pessoas.

A cafeína também se tona uma aliada das dietas por ser um inibidor natural de apetite. Um artigo publicado na revista acadêmica International Journal of Obesity publicado em 2010 observou como os compostos termogênicos como a cafeína podem funcionar melhor para algumas pessoas do que para outras.

Porém, não são essas 9 calorias que irão fazer com que você perca peso, e o seu corpo, com o tempo, acaba desenvolvendo uma tolerância à substância, fazendo com que ela não tenha mais nenhum benefício na perda de peso.

Ou seja, apenas tomar café não irá o ajudar emagrecer. Uma dieta saudável aliada à prática de atividades físicas combinadas com a cafeína são extremamente eficazes para quem quer emagrecer.

Há também evidências que ligam o próprio café em si à perda e controle de peso. Um estudo publicado no International Hournal of Epidemiology em 2015 que estudou os hábitos alimentares de mais de 93.000 pessoas com o intuito de procurar padrões entre o consumo de café e o peso observou que as pessoas que consumiam mais café tinham menor risco de obesidade, assim como menor risco de diabetes tipo 2.

Já em 2014, foi publicado outro artigo na Nutrition & Diabetes a respeito de um estudo realizado com animais de laboratórios e, como resultado, detectou-se que os camundongos que consumiam café e recebiam uma dieta rica em gordura ganhavam peso mais lentamente do que os que não bebiam café.

Café sem açúcar

Outro ponto a se ter cuidado é que para ter o café como aliado na sua dieta, você deve tomá-lo sem a adição de açúcar, creme, leite, etc. Isso porque apenas uma colher de sopa cheia de açúcar refinado contém 95,52 kcal, enquanto que o café preto sem açúcar, leite ou qualquer outro alimento contém 0 calorias.

7 chás

Após ver os benefícios do café para a perda de peso, vamos conferir agora os benefícios dos chás para saber qual é melhor se você quer emagrecer: café ou chá.

Pessoas ao redor de todo o planeta bebem chá, e há centenas de variedades desta bebida que agradam todos os gostos e são benéficos à saúde de várias maneiras distintas. Naturalmente, todos eles possuem grandes quantidades de substâncias benéficas que são chamadas de flavonoides que servem para reduzir a inflamação e proteger as pessoas contra diabetes e doenças cardíacas. Mas o chá pode mesmo ajudar a emagrecer?

É claro que não é com uma xícara dessa bebida por dia que você irá voltar a vestir o seu antigo jeans 38, e se tomada com açúcar, poderá inclusive piorar essa situação. Porém, algumas pesquisas sugerem que o chá pode ajudar a perder uma pequena quantidade de peso, especialmente quando associado a uma dieta saudável e a uma rotina de exercícios físicos.

Um dos flavonoides encontrado nos chás são as chamadas de catequinas, e um dos seus benefícios para o organismo é de acelerar o metabolismo e ajudar o seu corpo a quebrar as gorduras mais rapidamente.

Assim como o café, a cafeína está presente em muitos chás, e ela aumenta o uso da energia em seu corpo, fazendo com que queime mais calorias, seja tomada a partir de uma xícara de café ou chá. Mas as catequinas junto com a cafeína formam uma dupla que pode ser uma grande aliada em sua dieta.

Vamos conferir agora os 7 principais chás que podem ser um grande aliado em sua dieta.

1. Chá mate

O chá mate, que vem da erva mate, é considerado um dos grandes aliados para as pessoas que querem ficar mais magras, e o interesse em seus benefícios para a perda de peso surgiu com um estudo realizado pelo Centro Médico Charlottenlund, da Dinamarca, em que um grupo de pessoas teve que beber uma mistura composta de ervas de Damiana, guaraná e erva mate três vezes por dia.

Ao longo de várias semanas, os participantes passaram a ter uma digestão mais lenta, o que significa que se sentiam mais satisfeitos por mais tempo após beberem o chá. Essas pessoas também passaram a consumir menos calorias, o que levou os pesquisadores a concluir que essas ervas poderiam ajudar na redução do consumo excessivo de alimentos e do apetite.

Esta erva também possui um ingrediente estimulante que é conhecido como mateína. Semelhante à cafeína porém sem alguns dos seus efeitos colaterais, a mateína pode ajudar a acelerar o seu metabolismo, aumentar a sua energia e queimar gordura.

Também possui um efeito relaxante que pode acalmar as emoções, ajudando com que a pessoa não acabe comendo excessivamente quando estiver estressada, algo que acontece com grande frequência. A erva mate também é conhecida por interromper os desejos por alimentos não saudáveis, reduz a velocidade do esvaziamento gástrico, fazendo com que as pessoas se sintam satisfeitos e menos propensas a comer demais, e é muito mais fácil queimar gordura quando não está queimando todo o excesso de comida que ingeriu.

2. Chá Pu-erh

O Chá Pu-erg ou Pu-erh é uma bebida saudável com uma longa história na China que ajuda as pessoas a reduzirem a gordura e consequentemente perder peso. Quando ingerido frio ou gelado, seus efeitos parecem ser mais efetivos na perda de peso.

Estudos realizados nos últimos anos demonstraram que este chá suprime significativamente a síntese de ácidos graxos, o que significa que ele impede que o corpo humano produza mais gordura. O processo de criação de gordura pelo fígado, conhecido cientificamente como lipogênese, também é atenuado com a ingestão desta bebida milenar.

Outro ponto positivo é que a cafeína presente no chá Pu-erh aumenta a mobilização dos ácidos graxos que estão armazenados nas células adiposas, permitindo que o seu corpo tenha acesso mais fácil ao uso desses ácidos graxos armazenados, usando-os como combustível em vez de deixá-los em sua barriga.

Foi provado clinicamente também que ele aumenta os níveis celulares de lipase sensível a hormonas (HSL), enzima que “destrava” as células de gordura para que possam ser “esvaziadas” e bloqueia eficazmente a acumulação de gordura visceral.

3. Chá de anis estrelado

O anis é fruto de uma pequena árvore perene (Illicium verum) nativa da China e pode ser usado no tratamento de problemas digestivos como por exemplo diarreia, dores de estômago, náuseas, etc. Suas qualidades medicinais são conhecidas pelo homem desde os antigos egípcios e romanos.

Além de ajudar da digestão do corpo e no metabolismo da gordura, ele também possui efeito diurético, o que ajuda o corpo a eliminar as toxinas e é conhecido por ajudar as pessoas a recuperar o equilíbrio e reduzir a tensão e o estresse.

4. Chá verde

O chá verde é um dos mais conhecidos e citados entre os chás emagrecedores, e isso porque ele acelera o metabolismo em até 6%, o que é muito interessante se a sua intenção é emagrecer.

Um dos motivos do chá verde ajudar na perda de peso é que ele possui catequinas, principalmente uma em particular popularmente conhecida de EGCG, que acelera o metabolismo do corpo e é responsável por ajudar as pessoas a perderem peso, podendo queimar cerca de 70 calorias diariamente.

Este chá também aumenta o nível de antioxidantes.

5. Chá branco

O chá branco é considerado o primo mais novo do chá verde, pois eles vêm da mesma planta e possuem ingredientes ativos comparáveis, como por exemplo altas concentrações de EGCG. O chá branco, no entanto, possui mais antioxidantes e menos cafeína, com um sabor mais suave.

As catequinas do chá branco aumentam o metabolismo e promovem a perda de gordura abdominal e peso corporal, bloqueando a formação de novas células adiposas estimulando a lipólise, processo do corpo de decompor a gordura armazenada.

6. Oolong

Oolong é um nome chinês que significa “dragão negro”, e assim como o chá verde, este contém catequinas que ajudam a promover a perda de peso e aumentar a capacidade do organismo de metabolizar lipídios.

Um estudo publicado no Chinese Journal of Integrative Medicine descobriu que as pessoas que bebiam regularmente este chá perdiam quase 3 kg ao longo do período de seis semanas.

7. Chá preto

Este tipo de chá sofre mais oxidação do que outros chás como por exemplo o branco, verde ou oolong, e a oxidação é uma reação química que ocorre quando as folhas de chá são expostas ao ar, resultando em escurecimento o que provoca a sua característica cor escura.

Vários estudos realizados descobriram que ele pode ser bastante eficaz no controle de peso. Um estudo realizado com 111 pessoas descobriu que beber três xícaras de chá preto por dia durante três meses aumenta significativamente a perda de peso e reduz a circunferência da cintura em comparação com a ingestão de uma bebida controlada com cafeína.

Algumas teorias acreditam que este seu potencial para a perda de peso ocorre devido ao fato dele ser rico em flavonas, um tipo de pigmento de plantas com propriedades antioxidantes.

Um estudo realizado com 4.280 pessoas com mais de 14 anos de idade chegou à conclusão de que aqueles que realizavam uma maior ingestão de flavonas em alimentos e bebidas, como por exemplo o chá preto, tinha um índice de massa corporal (IMC) mais baixo do que aqueles que realizavam uma ingestão menor.

Qual é melhor para dieta? Café ou chá?

Em suma, dentre esses 7 chás e o café, todos eles tomados da maneira correta, ou seja, sem adição de açúcar, cremes, leite e etc, podem te auxiliar na perda de peso. A cafeína presente em cada um deles irá ainda dar mais energia para praticar exercícios físicos.

Lembre-se de que não basta apenas consumir café ou chá para efetivamente perder peso. É importante manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas.

Nem todas as pessoas podem consumir altas doses de cafeína, assim, nunca se esqueça de conversar com o seu médico sobre as mudanças que deseja realizar em sua dieta.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem o costume de consumir com frequência café ou chá em sua dieta? Acredita que eles ajudam a manter ou perder peso constantemente? Qual é o seu preferido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário