Calorias da Abobrinha – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Versátil, a abobrinha é um ingrediente que pode ser preparado recheado, grelhado, refogado, gratinado, à milanesa e assado, além de poder aparecer em diversas receitas como tortas, lasanhas, bolinhos, molhos, papinhas para bebês, omeletes, sucos e vitaminas. Mais a frente, você verá tudo sobre as calorias da abobrinha, com dicas, porções e tipos em que ela pode ser feita.

O alimento pode marcar presença em dietas saudáveis, graças ao fato de ser nutritivo. Afinal, ele serve como fonte de nutrientes como proteínas, fibras, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B1, vitamina B6 e vitamina C.

E se você já quiser experimentar a abobrinha adequadamente, pode optar pelas receitas com abobrinha light e também pelas receitas de pizza de abobrinha, que são ambas muito saborosas e indispensáveis se você é adepto da abobrinha na sua dieta.

Além disso, também vale conferir de fato todos os benefícios da abobrinha para a boa forma e a saúde!

Entretanto, é importante saber que as calorias da abobrinha podem variar de acordo com a variedade do alimento e sua forma de preparo.

As calorias da abobrinha

A partir de agora, vamos conhecer a quantidade de calorias encontradas em cada tipo de abobrinha. Confira!

1. Calorias da abobrinha italiana

Sua safra acontece entre os meses de julho a dezembro e seu formato é reto. Encontramos 22,5 calorias em uma porção de 100 g de abobrinha italiana.

Com isso, uma xícara do alimento cru em fatias traz aproximadamente 25,4 calorias e uma colher com uma fatia de abobrinha italiana crua contém em torno de 2,2 calorias.

2. Calorias da abobrinha italiana cozida

As calorias da abobrinha podem modificar conforme a maneira que ela é preparada. Por exemplo, uma colher de sopa de abobrinha italiana cozida possui 2,55 calorias.

Já 100 g do vegetal cozido fornecem 18,2 calorias ao organismo, enquanto a estimativa para uma porção equivalente a uma xícara do alimento cozido em fatias é de aproximadamente 32,75 calorias.

3. Calorias da abobrinha italiana refogada

A abobrinha italiana também pode ser consumida refogada. Conforme informações da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), uma porção de 100 g oferece 24,4 calorias.

Assim, é possível estimar que uma colher de sopa com uma fatia do alimento contém 2,44 calorias e que uma porção equivalente a uma xícara de abobrinha italiana refogada em fatias tem cerca de 44 calorias.

4. Calorias da mini abobrinha italiana

Ainda é possível encontrar a abobrinha italiana na versão mini. Em 100 g do vegetal há 21 calorias.

Logo, podemos concluir que uma colher de sopa com 10 g da mini abobrinha italiana contém 2,1 g e uma xícara com 180 g do alimento oferece 37,8 calorias.

5. Calorias da abobrinha brasileira

Outro tipo de abobrinha encontrada em nosso país é a brasileira. Além de sua safra acontecer entre os meses de setembro e janeiro, outra diferença para a italiana é que a sua parte inferior é maior, apresentando curvas.

Uma colher de sopa do alimento contém 3,36 calorias. Já 100 g da abobrinha crua trazem 28 calorias e uma porção de uma xícara em fatias do alimento contém em torno de 31,5 calorias.

6. Calorias da abobrinha brasileira cozida

Por sua vez, a versão cozida e picada do alimento é composta por 4,5 calorias a cada porção de uma colher de sopa. Já 100 g da abobrinha cozida apresentam 15 calorias e uma xícara do vegetal cozido e fatiado contém 180 calorias.

7. Calorias da abobrinha brasileira frita

Para quem preferir comer o vegetal frito, vale saber que 100 g de abobrinha frita são compostas por 151 calorias. Enquanto isso uma xícara com 180 g do prato possui 271,8 calorias e uma porção correspondente a uma colher de sopa apresenta 45,3 calorias.

8. Calorias da abobrinha brasileira refogada

100 g de abobrinha refogada contêm 118 calorias. Enquanto isso, uma porção de uma xícara do alimento fornece 118 calorias ao organismo e uma porção de uma colher de sopa com 10 g do vegetal refogada tem aproximadamente 12 calorias.

9. Calorias da abobrinha recheada

Uma porção de 200 g – que corresponde a metade de uma abobrinha inteira – do vegetal recheado com proteína da soja hidratada com ervas, cebola, dente de alho, azeite, salsinha, manjericão, ricota, ovo cozido, tomate e caldo de legumes possui 93 calorias.

Com isso, 100 g do alimento apresentam 46,5 calorias. Obviamente, é possível trocar o recheio utilizado no prato, entretanto, isso também irá alterar o seu teor calórico.

Dicas de consumo em relação à abobrinha

É melhor dar preferência ao vegetal in natura, devido ao fato de que quando o alimento é manipulado, ele pode sofrer perda de nutrientes.

Quando a abobrinha vem picadinha e embalada, é de extrema importância prestar atenção à data de validade e condição do produto. Isso porque, se houver a formação de um líquido amarelo no fundo da embalagem, tem-se um sinal de que o vegetal está entrando em processo de deterioração.

Outra dica é não descartar a casca do alimento, e consumi-la. Isso porque a casca é composta por bastante nutrientes, em especial as fibras.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Quais são as calorias da abobrinha do tipo e forma de preparo que você está acostumado a consumir? Conhece alguma receita que pode compartilhar conosco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário