Amendoim

Calorias do Amendoim – Tipos, Porções e Dicas

Quem nunca utilizou o amendoim como aperitivo em reuniões com amigos, enquanto assistia a um jogo de futebol ou a um filminho ou série na televisão? Ele ainda pode servir como lanche para matar a fome durante os intervalos das refeições ao longo do dia.

Pois bem, a leguminosa é fonte de nutrientes como carboidratos, potássio, gorduras saudáveis, fibras, proteínas, vitamina B3, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina E, fósforo, cálcio, ferro, zinco, cobre, manganês, magnésio e gorduras saudáveis.

E o aperitivo carrega alguns benefícios em sua conta: a promoção de saciedade ao organismo, a diminuição do colesterol ruim – também conhecido como LDL –, a prevenção da aterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias na parede das artérias, restringindo o fluxo sanguíneo) e o estímulo do apetite sexual.

Mas você sabia que existem diferentes formas e variedades do amendoim e que cada uma delas apresenta uma quantidade de calorias diferentes?

As calorias do amendoim 

É verdade! Vamos apresentar abaixo as diferentes calorias do amendoim de acordo com os diversos tipos do alimento. Confira:

1. Calorias do amendoim torrado

Essa versão do alimento preserva todos os nutrientes do amendoim. Uma colher de sopa de 15 g de amendoim torrado apresenta 93 calorias.

Enquanto isso, 100 g da versão torrado do aperitivo são compostos por 620 calorias e uma porção equivalente a uma xícara traz aproximadamente 899 calorias.

2. Calorias do amendoim in natura

Seguindo em frente com as calorias do amendoim de acordo com suas diversas variedades, temos o amendoim in natura, aquele que vem com uma casquinha vermelha. Por sinal, essa casquinha é nutritiva.

100 g da leguminosa em natura apresenta 567 calorias, enquanto uma colher de sopa com 14 g do amendoim contém em torno de 79 calorias e uma porção equivalente a uma xícara de chá do alimento fornece aproximadamente 828 calorias ao corpo humano.

3. Calorias do amendoim tipo japonês

É importante destacar um ponto fraco referente ao amendoim do tipo japonês: ele é rico em sódio. Uma porção de apenas 15 g da versão industrializada do alimento já traz 108 mg de sódio. Isso significa que uma porção de 100 g é composto por 720 mg do mineral.

É recomendado não ultrapassar o limite de consumo de 2,3 mil mg de sódio para pessoas saudáveis e de 1,5 mil mg para indivíduos que sofrem com a pressão arterial alta.

Isso porque o excesso do mineral pode trazer problemas como retenção de água, aumento do volume sanguíneo – o que dá mais trabalho para o coração na hora de mover esse sangue e gera mais pressão às artérias -, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e hipertensão.

Em relação às calorias, uma porção de uma colher de sopa com 15 g de amendoim tipo japonês possui 75 calorias. Enquanto isso, 100 g do aperitivo são compostos por 500 calorias e uma porção de uma xícara do produto apresenta 730 calorias.

4. Calorias do amendoim com mel 

Também é possível encontrar versões industrializadas da leguminosa com adição de mel. Uma porção de uma colher de sopa com 15 g de amendoim com mel oferece 73 calorias ao organismo.

Com isso, podemos concluir que 100 g do produto apresentam aproximadamente 486 calorias e que uma xícara de amendoim com mel tem cerca de 710 calorias.

5. Calorias do amendoim doce

A versão industrializada e doce do amendoim é composta por 75 calorias a cada porção de colher de sopa com 15 g. Por sua vez, 100 g do aperitivo são compostos por 500 calorias, enquanto porção correspondente a uma xícara do produto apresenta 730 calorias.

6. Calorias do amendoim temperado e descascado 

A indústria de alimentos também produz uma versão do amendoim que é comercializada sem casca e com a adição de temperos. Em uma colher de sopa com 15 g do produto existem 91 calorias do produto.

Isso significa que 100 g do amendoim temperado e descascado trazem em torno de 606 calorias. Por sua vez, uma porção equivalente a uma xícara do produto oferece aproximadamente 885 calorias ao corpo.

Entretanto, este produto também é rico em sódio, que como já explicamos, faz mal em excesso. Uma colher de sopa de 15 g possui 103 mg do mineral e em torno de 686 mg do nutriente em cada 100 g.

7. Ovinhos de amendoim

É outra versão industrializada do amendoim, que vem coberto por uma casquinha branca, similar à de um ovinho. Uma porção de 100 g do produto é composta por 464 calorias, enquanto uma colher de sopa com 14 g de ovinhos de amendoim apresenta aproximadamente 65 calorias.

8. Calorias do pé de moleque 

É o amendoim misturado com caramelo. Ou seja, é um doce lotado de açúcar, que não deve ser ingerido frequentemente. Uma unidade de 25 g de pé de moleque é composta por 88 calorias, enquanto 100 g da guloseima trazem 325 calorias.

9. Calorias da pasta de amendoim

A pasta feita com o amendoim, que é um ingrediente popular nos Estados Unidos, contém 88 calorias em uma colher de sopa. Por sua vez, 100 g do alimento possuem 588 calorias e uma porção equivalente a uma xícara tem aproximadamente 1517 calorias.

10. Calorias da pasta de amendoim integral

A versão integral da pasta de amendoim é composta por 93 calorias em cada porção de uma colher de sopa com 15 g. Com isso, 100 g do produto fornecem 620 calorias ao organismo e uma porção de uma xícara contém em torno de 1600 calorias.

Quais são as calorias do amendoim que você costuma consumir com maior frequência? Você gosta desse tipo de lanchinho para o seu dia a dia? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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