Camarão Engorda? Análise e Dicas

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

O camarão é, entre outras coisas, uma ótima fonte de ômega 3, que é considerado benéfico para a saúde. Ele é rico em cálcio e uma ótima fonte de proteína também. Se você não tem alergia a frutos do mar, considere adicioná-lo à sua dieta.

Veja essas questões e respostas sobre se o camarão engorda, se ajuda na perda de peso e as calorias desse alimento. Você pode descobrir que ele é ainda melhor do que você pensava.

Quantas Calorias há no Camarão?

Uma das coisas mais atraentes no camarão como alimento é sua quantidade de calorias. A principal razão pela qual ele é benéfico para a dieta de uma pessoa é sua quantidade de calorias. Uma porção de 90 gramas, por exemplo, oferece apenas 101 calorias, apenas 5 por cento das 2000 calorias sugeridas por dia. É energia fácil de queimar com exercícios, então não é muito difícil queimá-la. As calorias só aumentam se você resolver fritar ou empanar – e assim o camarão engorda.

Quanta Proteína há no Camarão?

O camarão também é uma ótima fonte de proteína. Uma porção de 90 gramas possui 19 gramas de proteína. Seu corpo usa essa proteína para criar e reparar tecidos. Se você se exercita, ele é um ótimo alimento para recuperação, já que ele ajuda a reconstruir músculos. Ele é bom para ter uma pele melhor, também. Talvez o melhor seja como a quantidade de proteínas do camarão ajuda na perda de peso, já que dietas ricas em proteína promovem saciedade assim como queima de calorias durante a digestão.

Quantos Carboidratos há no Camarão?

O camarão é popular entre aqueles que querem perder peso porque ele quase não contém carboidratos. Isso ajuda na perda de peso porque, como estudos sugerem, dietas com poucos carboidratos são mais eficazes do que ingestão moderada de carboidratos. Você pode sentir falta de alguns carboidratos ricos em fibras, mas o camarão fica melhor sem ele, e você também. Eles são ótimos para substituir carboidratos de sua dieta para emagrecer.

Como o Zinco Está Associado ao Camarão?

Na luta contra o ganho de peso, o zinco é um aliado. O zinco é responsável por aumentar a circulação de leptina, um hormônio que controla a energia do corpo, armazenamento de gordura e apetite. Mais leptina quer dizer menos vontades de comer e menor tendência a comer demais. O camarão é rico em zinco e utiliza os níveis de leptina de acordo, então se você precisa de um suplemento de zinco para ajudar a controlar os hábitos alimentares, não precisa procurar mais.

O perfil com poucas calorias, quase sem carboidratos e rico em proteína do camarão faz dele um grande aliado na luta contra o ganho de peso. Rico em vitaminas D, B3 e até zinco, o camarão pode te ajudar a perder peso. A lista de fatos acima esboça os benefícios de introduzir o camarão à sua dieta se você ainda não o fez. Com poucas calorias e inibidores de apetite, o camarão é o ajudante perfeito para conseguir os nutrientes que você precisa com o sabor que você quer.

Dicas de Preparo e Apresentação

Como já foi dito, o camarão engorda se não for bem preparado, portanto, para evitar isso, cozinhe ao invés de empanar e fritar. Uma vez que o camarão esteja cozido, você pode aumentar o sabor com outros ingredientes nutritivos para substituir o sabor do empanado. Esprema suco de limão fresco, que adiciona vitamina C, sobre o camarão e adicione uma pitada de pimenta do reino. Evite os molhos cremosos, também. Isso irá fazer com que você não ingira muitas gramas de gordura e muitas calorias. Você pode refogar o camarão com vegetais frescos, como pimentão e ervilhas em vagem, em azeite de oliva e servir com arroz para uma refeição rica em nutrientes que também tem pouca gordura e calorias.

Lembre-se sempre que o camarão engorda somente se você o preparar frito, com catupiry ou com molhos muito calóricos. Ele em si não é um alimento que está associado com ganho de peso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

As receitas com camarão que você mais gosta são justamente as que engordam? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário