Carqueja emagrece? Como Usa-la Para Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 26/06/2014

Ela está presente nas dietas que incluem chás. Ela está presente na maioria dos tipos de dieta detox. A carqueja é uma erva muito usada em planos de emagrecimento. Mas será que ela emagrece mesmo? Seria a carqueja outra erva da moda? Saiba o que está por trás da carqueja e o que faz dela uma erva tão popular entre os que querem emagrecer.

Benefícios da carqueja

A carqueja é uma erva barata e fácil de encontrar. Esta plantinha é bastante popular não só para quem quer emagrecer, mas para quem quer manter a saúde em dia, pois os benefícios são inúmeros.

O maior benefício da carqueja está no sistema digestivo. O uso dela combate azias, prisão de ventre, úlceras, refluxos, entre outros problemas dessa área. Ela é especialmente importante para o fígado, pois protege este órgão e o ajuda a funcionar melhor (vale lembrar aqui que o fígado é quem quebra a gordura, portanto, quanto melhor o fígado trabalhar, melhor será a quebra de gordura).

Ela também é ótima para o sistema urinário, e é usada para quase todos os problemas nessa região (rins, bexiga, vias urinárias etc.). Ela também tem efeito antibiótico e anti-inflamatório, e é ótima no controle do diabetes, da hipertensão e arteriosclerose.

A carqueja emagrece?

Sim, a carqueja emagrece! Não sozinha, mas quando aliada a um plano alimentar saudável e de atividade física, ela pode turbinar o emagrecimento, podendo ser usada também para ajudar no efeito platô. Por que a carqueja emagrece?

Um dos componentes da carqueja é o cromo, importante na quebra de gorduras. Ele também ajuda a moderar o apetite. Portanto, com a ajuda da carqueja seu corpo quebrará gorduras de forma mais eficiente.

Outra questão é o fato de ela ser antioxidante. Isto quer dizer que a carqueja ajuda a se livrar das toxinas que ficam “flutuando” no sangue, impedindo que os órgãos funcionem como deveriam.

Como a carqueja também regula o nível de glicose do sangue, ela ajuda você a não se sentir tão cansado. Altos níveis de glicose levam ao cansaço e este leva ao consumo de alimentos calóricos, pois o cérebro interpreta erroneamente este cansaço como falta de energia.

Por ser diurético e combater a prisão de ventre, o chá de carqueja ajuda a combater o inchaço e a eliminar a barriga (lembre-se que muitas vezes a barriga vem do inchaço causado pela retenção de líquidos e pela prisão de ventre).

Como usar a carqueja para emagrecer?

A melhor forma de usa-la é na forma de chá. Veja como prepara-lo:

– ferva meio litro de água com 2 colheres de sopa de carqueja a granel;

– deixe ferver por 5 minutos;

– depois de ferver, retire do fogo e deixe repousar entre 5 a 10 minutos;

– beba uma xícara do chá morno antes do almoço e uma antes do jantar.

A dose diária é de duas xícaras por dia.

Efeitos colaterais da carqueja

Lembre-se que produtos naturais não estão liberados. Estes produtos contêm substâncias químicas como qualquer outro, só que são substâncias naturais. A carqueja em excesso pode levar a uma série de problemas como:

– hipotensão (pressão sanguínea baixa demais);

– diminuição da imunidade;

– irritações do trato digestivo;

– a carqueja pode interagir com alguns remédios.

Como incluir a carqueja para emagrecer no meu dia a dia?

Se você está bem de saúde e quer apenas controlar o peso, siga as recomendações acima e fique de olho para qualquer efeito colateral. Se você tem algum problema, consulte seu médico ou nutricionista e peça a opinião dele.

Contraindicações

A melhor pessoa para dizer se a carqueja está contraindicada para você é seu médico ou nutricionista. As contraindicações genéricas são:

– gestantes e mulheres que amamentam;

– pessoas abaixo do peso ou que estejam próximas ao limite mínimo de peso;

– pessoas com pressão baixa;

– na hipoglicemia.

Como encontrar a carqueja?

Você pode encontra em forma de erva a granel, cápsulas e extratos. A melhor forma de consumi-la é na forma de chá a partir da erva em si, pois as cápsulas podem ter carqueja em excesso.

Você já usou a carqueja para emagrecer? Deu certo? O que você sentiu? Se não, você gostaria de usa-la? Você acha que a carqueja emagrece mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (199 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

29 comentários em “Carqueja emagrece? Como Usa-la Para Emagrecer?”