Casal Que Treina Junto, Permanece Junto

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Nós sabemos que manter uma rotina de exercícios regulares não é tarefa das mais fáceis, muito por conta da correria e dos diversos compromissos que o dia a dia impõe. Se a pessoa estiver fazendo dessa atividade algo solitário, pode ser mais complicado ainda estar sempre motivado e não matar uma aula ou outra na academia.

É justamente por isso que ter uma companhia para a malhação ajuda muito. Especialmente se a companhia for o(a) namorado(a), noivo(a) ou esposo(a). É que além dos benefícios físicos e o bem-estar que as atividades físicas naturalmente já proporcionam, treinar juntamente com a pessoa amada pode fazer muito bem também ao relacionamento.

Descubra a seguir algumas razões pelas quais os casais que suam unidos, permanecem unidos:

1. Eles se sentem mais felizes com a relação

Quem determinou isso foi um estudo científico. De acordo com a pesquisa, casais que participaram de algum tipo de atividade fisicamente desafiadora relataram terem se sentido mais satisfeitos com o seu relacionamento e até mais apaixonados por seus parceiros.

Um dos motivos apresentados para isso é que o excitamento proveniente dos exercícios físicos pode levar à atração física e romântica. Sendo assim, isso indica que ter aula de danças ao lado da pessoa amada, fazer caminhada ou corrida juntos ou frequentar as mesmas aulas na academia ajuda a melhorar a qualidade da relação.

2. Melhora o desempenho na academia

Um conceito já estabelecido há muito tempo na Psicologia Social é que a presença de uma pessoa afeta a habilidade de alguém para desempenhar determinada atividade. Portanto, uma dica é levar o parceiro para acompanhar ou participar junto de um exercício do qual a pessoa já tenha certa facilidade para fazer. Além de poder melhorar esse desempenho, ele poderá oferecer um incentivo a mais.

Entretanto, é bom ressaltar que quem estiver ainda aprendendo a praticar determinada atividade e não se sentir completamente à vontade com ela pode acabar ficando um pouco inseguro com a presença do outro. Por isso, é indicado convidá-lo quando estiver mais seguro com o exercício.

3. Casais se ajudam a alcançar os objetivos

Como já mencionamos anteriormente, uma das grandes vantagens de ter uma companhia na hora de praticar exercícios físicos é o incentivo que o outro pode oferecer. Quando se trata de casais, que além de se motivarem, reconhecem os avanços do parceiro, as vantagens podem ser ainda maiores .

Um estudo feito entre casais heterossexuais identificou que maridos com peso considerado na média ficavam mais determinados a se exercitar quando suas esposas lhes davam comentários motivadores em relação à saúde deles.

É por isso que se abrir com o companheiro e relatar as dificuldades e vitórias obtidas nos treinamentos é uma ótima forma de se motivar e receber conselhos para continuar com as atividades físicas.

Entretanto, é importante não criar no parceiro uma relação de dependência em seus comentários e opiniões positivas como forma de continuar com os exercícios. É aconselhável tê-los como mais uma forma de incentivo e não ficar desanimado quando receber críticas construtivas, mas aceitá-las como forma de melhorar o desempenho.

4. Intensificar o vínculo

Algo que certamente ajuda a criar um relacionamento saudável é o estabelecimento de um vínculo forte. Praticar atividades como levantamento de peso, natação, caminhada ou corrida junto com a pessoa amada é uma forma de conviver, conhecer melhor o parceiro, saber como ele é em suas atividades do dia a dia e conectar-se mais intensamente com ele.

Isso também pode auxiliar os casais a se sentirem mais íntimos e ligados e a criarem até a comunicação não-verbal, em que eles se entendem somente pelo olhar.

5. Passar mais tempo juntos

Quando duas pessoas estão apaixonadas, desejam passar o maior tempo possível na companhia do outro. Só que com a vida corrida dos dias atuais, em que as pessoas precisam se dividir entre estudos, trabalho, amigos e família, nem sempre isso é possível. Matricular-se na mesma academia ou praticar o mesmo esporte é uma forma a mais de estar mais perto da pessoa amada e deixar a malhação mais agradável.

Você costuma fazer atividades físicas junto com o seu parceiro ou sua parceira? É um sentimento diferente de fazer sozinho, mais gostoso de estarem juntos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Casal Que Treina Junto, Permanece Junto”

  1. Treino com minha esposa há 2 anos, as atividades físicas já fazem parte da nossa rotina diária, juntos já perdemos 35Kg, mas o mais importante é o fortalecimentos de laços e a parceria!