Caseinato de cálcio – O que é, para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 20/10/2021

O caseinato de cálcio é derivado da caseína, que é a proteína do leite. Além de ser um suplemento, o caseinato também é um aditivo alimentar presente em vários alimentos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, em alguns casos, o caseinato de cálcio é um bom substituto para o whey protein (proteína do soro do leite), já que ele é absorvido mais lentamente pelo organismo, causando assim mais saciedade e disponibilizando por tempo prolongado os aminoácidos essenciais para a hipertrofia muscular.

O caseinato de cálcio apresenta cerca de 90% de seu peso em proteína. De fato, ele oferece todos os aminoácidos essenciais e também uma boa quantidade de cálcio.

Além disso, ele tem baixo teor de gordura e de lactose. Vale ressaltar que o caseinato de cálcio contém menos 1% de lactose em sua composição e, por isso, pode ser uma ótima opção de suplemento de cálcio para pessoas com um grau leve de intolerância à lactose.

Para que serve

caseinato de cálcio

O caseinato de cálcio é usado principalmente como suplemento nutricional para estimular a síntese de massa muscular.

Além de ser útil para quem faz treinos físicos intensos, o suplemento também é bom para suprir a necessidade proteica do corpo em períodos de restrição calórica, como por exemplo durante uma estadia longa em um hospital ou em período de jejum

Na indústria de alimentos, o caseinato de cálcio atua como um aditivo alimentar por causa da sua capacidade de agir como um emulsificante. Dessa forma, ele se mistura facilmente com a água, tornando certos alimentos mais estáveis e duráveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Geralmente, ele é usado na indústria alimentícia para:

  • Melhorar o valor nutricional e enriquecer certos alimentos com aminoácidos ou cálcio;
  • Aumentar a vida útil dos alimentos;
  • Melhorar o sabor e o aroma de produtos alimentícios.

Assim, o caseinato de cálcio funciona não só como um suplemento alimentar, mas também pode ser usado para estabilizar alimentos de confeitaria, panificação e da indústria de bebidas, por exemplo. 

Como suplemento dietético, o caseinato de cálcio ajuda a evitar o catabolismo, isto é, a quebra das proteínas musculares. Sendo assim, ele apresenta um efeito anticatabólico que evita a degradação muscular e que é ótimo para quem treina pesado para ganhar massa magra.

Além disso, ele é uma proteína de alto valor biológico e de absorção lenta que aumenta a sensação de saciedade e que pode ajudar na perda de peso. Por último, o caseinato de cálcio tem um alto teor de glutamina, que é um aminoácido essencial para a construção muscular. Dessa maneira, ele não apenas evita o catabolismo como também estimula a produção de novos músculos.

A presença de cálcio também ajuda a fortalecer os ossos e os dentes, prevenindo fraturas e problemas de saúde oral.

Dicas de uso

suplemento pós treino

É possível encontrar o caseinato de cálcio em pó ou em cápsula. O modo de uso varia de acordo com as orientações encontradas na embalagem do produto ou segundo as recomendações de um nutricionista.

  Continua Depois da Publicidade  

O caseinato de cálcio não tem efeitos colaterais, mas quem tem alergia à caseína não deve usar o suplemento. 

Como o caseinato de cálcio apresenta aminoácidos essenciais para a hipertrofia muscular e sua digestão é lenta, esse suplemento pode ser usado antes de dormir. Pois assim, você fornece proteínas para o seu corpo e evita o catabolismo durante a noite, período em que o organismo fica muito tempo sem receber nutrientes.

Além disso, o caseinato também é uma boa opção para o pós-treino. Por ter um sabor bem neutro, é fácil adicionar o caseinato de cálcio em qualquer receita, seja ela uma vitamina, um bolo, um smoothie ou uma sopa. Se ainda assim, você está sem ideias, veja a seguir algumas dicas de receitas simples com o caseinato de cálcio.

Receita de shake pós-treino

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de caseinato de cálcio;
  • ½ copo de iogurte grego de baunilha (ou do sabor de sua preferência);
  • ½ copo de leite desnatado;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo

Essa receita é bem simples. Basta misturar todos os ingredientes e agitar bem usando um mixer. O ideal é que você tome a bebida 30 minutos depois do treino para fornecer os aminoácidos necessários para uma boa recuperação das fibras musculares.

  Continua Depois da Publicidade  

Receita de panqueca com banana

panqueca

Ingredientes

  • 1 banana amassada;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres de farelo de aveia;
  • 1 colher de sopa de caseinato de cálcio;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 2 gotas de baunilha.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, despeje a massa em uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Deixe dourar dos dois lados em fogo baixo e está pronta sua panqueca protéica.

Receita de brigadeiro proteico

Ingredientes

  • 2 xícaras de água quente;
  • ½ xícara de caseinato de cálcio;
  • 4 colheres de sopa de achocolatado em pó;
  • 3 colheres de sopa de adoçante em pó;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de leite em pó desnatado.

Modo de preparo

Os praticantes de atividade física também podem saborear um brigadeiro! Nessa receita, você deve bater todos os ingredientes no liquidificador até misturar tudo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Em seguida, leve a mistura ao fogo até ferver, mexendo sempre. Assim que o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, é sinal de que ele está pronto. 

Então, deixe esfriar, unte as mãos com um pouco de manteiga e modele os brigadeiros.

Fontes e referências adicionais

Você tem o hábito de usar suplementos proteicos? Já usou o caseinato de cálcio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário