Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei. O que fazer? É normal?

Especialista da área:
atualizado em 17/03/2022

Ao começar a tomar pílula anticoncepcional, a mulher pode sentir mudanças no corpo. O mesmo ocorre quando ela deixa de tomar a pílula. Mas, algumas podem trazer mais preocupação. Por exemplo, quem deixou o uso do contraceptivo pode se perguntar se é normal não menstruar após para de tomar o anticoncepcional.

A verdade é que cada caso é diferente e podem existir vários motivos para a menstruação ainda não ter descido depois de deixar de usar a pílula.

  Continua Depois da Publicidade  

O ciclo menstrual pode ficar desregulado

Mulher com calendário menstrual
Algumas mulheres percebem o ciclo menstrual desregulado após parar de tomar pílula

Após parar de tomar anticoncepcional, algumas mulheres já voltam a ter o ciclo menstrual normal. Geralmente, a menstruação aparece quatro semanas depois de parar com a pílula, mas isso depende de como o ciclo de cada mulher costumava ser. No entanto, para outras, a menstruação pode não retornar antes de até três meses. 

Mesmo no caso da mulher que tinha um ciclo menstrual bem pontual, em que a menstruação aparecia sempre no dia certinho todo mês, ao parar de tomar anticoncepcional pode levar um tempo até que ele se ajuste novamente.

Já se o ciclo menstrual era irregular e foi regulado justamente com a pílula, quando o contraceptivo sai de cena, ele pode voltar a ficar fora de ordem outra vez e levar vários meses para a menstruação retornar.

Isso tem nome: amenorreia pós-pílula

Amenorreia significa ausência de menstruação. Quando a mulher não menstrua vários meses após parar de tomar anticoncepcional, ela tem o que se chama de amenorreia pós-pílula.

O que acontece é que a pílula contraceptiva impede que o organismo produza os hormônios que participam dos processos de ovulação e menstruação. Então, ao parar de tomar anticoncepcional, pode levar um tempo para esses hormônios serem produzidos outra vez. 

  Continua Depois da Publicidade  

Uma gravidez pode ocorrer

Teste de gravidez
De fato, uma gravidez pode ocorrer após parar o anticoncepcional

Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei. Minha preocupação é estar grávida. Faz sentido? Se esse é o seu questionamento, saiba que a preocupação não é sem fundamento. 

Isso porque normalmente não demora para a mulher começar a ovular após deixar de tomar a pílula: em uma questão de dias, os hormônios do contraceptivo já estarão longe do organismo e a mulher não estará mais protegida de uma gestação. 

Aliás, algumas mulheres deixam de tomar o anticoncepcional e nem chegam a menstruar porque ficam grávidas logo na sequência.

Portanto, se uma gestação não é algo que você deseja no momento, comece a utilizar algum outro método contraceptivo para evitar uma gravidez indesejada. 

Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei. O que fazer?

Em primeiro lugar, o conselho é ser paciente e ficar atenta ao ciclo menstrual. Se ele ainda não estiver regularizado no terceiro mês, então é hora de marcar uma consulta com o médico ginecologista e informá-lo sobre o problema para checar o que pode estar acontecendo.

Além disso, se depois de parar de tomar o anticoncepcional, você teve uma relação sexual sem proteção, fique de olho no seu corpo. Caso a menstruação não retorne e surjam sintomas de gravidez, não demore para fazer um teste e confirmar essa condição.

  Continua Depois da Publicidade  

Outras possíveis causas da ausência de menstruação

Parar de tomar anticoncepcional certamente está associado à interrupção da pílula, e isso faz todo o sentido. Entretanto, existem outros fatores que podem fazer com que a menstruação não venha.

Além de uma gestação, períodos de estresse, mudanças de peso, miomas e pólipos uterinos, problemas na tireoide, síndrome do ovário policístico e até exercícios muito intensos podem alterar o ciclo menstrual de uma mulher.

Assim, fique atenta aos sintomas que o seu corpo apresenta e relate todos eles ao médico para checar se a menstruação não está ausente por algum outro motivo que não está diretamente relacionado à interrupção da pílula.

Fontes e referências adicionais

Já aconteceu com você de parar de tomar anticoncepcional e não menstruar? Qual era a pílula que você tomava e o que seu ou sua ginecologista recomendou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário