Quando alguém menciona a celulite, é normal se lembrar daqueles furinhos bem desagradáveis que aparecem no bumbum e nas coxas, gerando um baita incômodo em termos de aparência.
Entretanto, quando falamos da celulite facial, é outro tipo de problema que estamos citando, que não tem relação com as celulites provocadas pelo acúmulo de gordura. A celulite facial se trata de uma infecção grave, que é provocada por uma bactéria. Se não for diagnosticada ou tratada corretamente, ela pode se espalhar rapidamente pelo corpo.
O que é e causas da celulite facial
A celulite facial é causada por uma infecção bacteriana nos tecidos da pele. Geralmente, ela atinge apenas um dos lados da face e costuma ocorrer nas bochechas. No entanto, a condição também pode atingir a região atrás ou ao redor dos olhos, o pescoço ou atrás das orelhas.
A presença de uma brechinha na pele, como um corte ou arranhão, pode permitir que a bactéria consiga entrar debaixo da pele. Além disso, ela também pode surgir a partir de um folículo capilar ou espinha infectada.
Outro caminho para o desenvolvimento da celulite facial pode ser uma infecção dentária. Isso porque uma infecção grave no dente pode gerar um acúmulo de bactéria, que recebe o nome de abscesso dentário.
Se o abscesso dentário não receber o tratamento necessário, a bactéria pode se espalhar para os tecidos próximos na região da face. Com isso, pode surgir uma celulite facial nas bochechas e ao redor dos olhos.
Por sua vez, se a celulite facial não for tratada, ela pode atingir os olhos, a corrente sanguínea e os linfonodos (gânglios linfáticos). Assim, a infecção pode se espalhar pelo corpo e causar um problema grave.
Ela afeta apenas a face?
Na verdade, a celulite facial também pode aparecer em outros lugares, embora o nome da condição permaneça igual, já que as características da doença continuam as mesmas.
A celulite facial pode atingir a derme e a hipoderme de qualquer região do corpo, porém é mais comum na face, pernas e braços.
Sintomas da celulite facial
A área da pele que foi afetada pela celulite facial pode ficar vermelha, inchada, quente e dolorida. A parte que estiver vermelha pode apresentar uma borda ou limite visível. Além disso, pode haver uma ferida aberta com pus.
A lista de sintomas da celulite facial também inclui:
- Dificuldade para abrir os olhos devido ao inchaço
- Presença de um abscesso (bolsa de pus)
- Febre
- Dor de cabeça
- Fraqueza
- Calafrios
Como tratar
Uma vez que a celulite facial é uma infecção de pode se espalhar, quem apresentar os sintomas da doença e desconfiar que pode ter a condição precisa procurar ajuda médica o mais rápido possível.
É especialmente urgente buscar o auxílio médico imediato nos casos em que a pessoa tiver diabetes, possuir um sistema imunológico fraco, estiver com as pálpebras inchadas, perceber que a pele escureceu, apresentar inchaço atrás das orelhas, estiver tremendo ou suando devido a uma febre e/sou sentir-se sonolenta.
O diagnóstico da celulite facial é feito através de uma avaliação física e de exames. Após confirmar o diagnóstico, o médico geralmente prescreve um antibiótico adequado para tratar o caso em questão.
Aqui, vale lembrar que você jamais deve se automedicar com um antibiótico em uma tentativa de tratar uma possível celulite facial por conta própria.
Antibióticos não podem ser tomados indiscriminadamente ou sem orientação médica, pois o uso errado desses remédios pode fortalecer as bactérias em vez de combatê-las, tornando o seu controle mais complexo e demorado.
Portanto, se você recebeu o diagnóstico de celulite facial, use apenas o antibiótico que o médico te indicou, obedeça todas as instruções do profissional referentes ao tratamento e jamais empreste o seu medicamento para outra pessoa que desconfia ter a doença.
É possível ainda que o médico indique um medicamento para a dor, caso seja necessário. Estima-se que a maioria das pessoas se recupera da celulite facial em um prazo de sete a 10 dias.
O descanso pode ajudar a acelerar o tempo de recuperação. Entretanto, mesmo que comece a se sentir melhor, o paciente deve completar até o fim todo o tratamento com antibiótico indicado pelo médico.
Por outro lado, se durante ou após o tratamento da celulite facial, os sintomas piorarem, houver febre e/ou o uso de antibiótico por três dias não trouxer qualquer melhora, o médico deverá ser comunicado.
Cirurgia
No entanto, se a infecção foi causada por uma bactéria presente na boca, uma cirurgia odontológica pode ser necessária. Neste caso, o dentista corta uma pequena parte da gengiva e drena o pus que ficou ali.
Então, depois de desinfectar a área, ele pode fazer um tratamento de canal. Já se houver muita cárie, poderá ser necessário extrair o dente.
Como evitar
O médico pode prescrever antibióticos preventivos para quem tem celulite facial com recorrência. Se este for o seu caso, você deve manter os mesmos cuidados já citados quanto ao uso de antibióticos.
Além disso, há outras precauções que podem ajudar a evitar uma celulite facial:
- Evitar lesões na pele como queimaduras, cortes, arranhões, mordidas de insetos e picadas de abelhas.
- Cuidar das lesões na pele, caso elas surjam. Manter os dedos longe dessas lesões e nada de arranhar, mexer, coçar ou cutucar, pois isso pode transmitir bactérias, especialmente se as mãos estiverem sujas. Pelo mesmo motivo, não se deve espremer as espinhas. No caso de feridas abertas, recomenda-se lavar, consultar o dermatologista quanto ao uso de um creme antibiótico e cobrir a ferida para evitar a entrada de bactérias.
- Manter uma boa higiene bucal: escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental diariamente e consultar-se regularmente com o dentista.
- Ter uma boa higiene de modo geral, não apenas bucal, lavando o rosto regularmente para manter os níveis de bactéria baixos.
- Passar cremes na pele, pois eles podem ajudar a evitar que a pele fique ressecada e craquelada, e com isso prevenir a entrada de bactérias. Consulte o dermatologista para saber quais cremes são adequados para você.
Fontes e referências adicionais
- Celulite Facial, Arca – Repositório Institucional da Fiocruz.
- Facial Cellulitis (Child), Fairview Health Services.
- Antibióticos: Os Perigos do Uso Incorreto, Ministério da Defesa, Saúde Naval, Marinha do Brasil.
Fontes e referências adicionais
- Celulite Facial, Arca – Repositório Institucional da Fiocruz.
- Facial Cellulitis (Child), Fairview Health Services.
- Antibióticos: Os Perigos do Uso Incorreto, Ministério da Defesa, Saúde Naval, Marinha do Brasil.