Cerveja ou vodka

Cerveja ou Vodka – O Que Engorda Mais?

Para quem se preocupa com a boa forma, deseja manter o peso adequado sem engordar ou necessita emagrecer, é importante preocupar-se não somente com as comidas que ingere, mas também com as bebidas que consome.

E isso inclui as bebidas alcoólicas como a cerveja e a vodka. Vamos dar uma analisada para tentar identificar o que engorda mais: cerveja ou vodka?

As calorias 

Para entendermos se é a cerveja ou vodka o que engorda mais, vamos começar conhecendo as calorias que cada uma dessas bebidas alcoólicas fornece ao organismo.

Cada porção de 100 ml de vodka é composta por 226 calorias até 233 calorias, ao mesmo tempo em que os mesmos 100 ml de cerveja apresentam entre aproximadamente 41,5 calorias até 45 calorias.

Tendo como base essas informações, fica bem fácil concluir que a cerveja é bem menos calórica do que a vodka e que, a partir do ponto de vista calórico, a cerveja engorda menos do que a vodka.

Entretanto, antes de fecharmos essa conclusão, precisamos levar em consideração a quantidade de cada uma das bebidas que uma pessoa costuma consumir. Isso porque enquanto alguém pode ter o hábito de tomar mais de um litro de cerveja de uma única vez, essa mesma pessoa pode limitar-se a uma dose de 100 ml de vodka por vez.

E nesse cenário, o acúmulo das doses de cerveja faria com que ela trouxesse também um acúmulo de calorias que se torna mais elevado do que a dose única de vodka, modificando assim o cenário da nossa avaliação.

Portanto, se você tem o costume de consumir cerveja ou vodka e deseja saber qual delas faz com que você engorde mais a partir do ponto de vista calórico, basta multiplicar as calorias de cada uma das bebidas pela quantidade de porções de 100 ml que você ingere. Aquela que aparecer com um número mais alto será a que estimula mais o aumento de peso, no que se refere ao aporte de calorias.

A questão do inchaço 

O consumo de bebidas alcoólicas também pode deixar o corpo mais inchado. Um dos motivos para isso pode ser o consumo de sódio, mineral que faz com que o corpo retenha líquido, algo que casa justamente o inchaço.

Uma porção de 100 ml de vodka não apresenta teor de sódio, entretanto, ela pode ser consumida em forma de coquetéis, que trazem outros ingredientes como refrigerante e água tônica, que servem como fonte do mineral.

Enquanto é possível encontrar entre 10 mg a 21 mg de sódio em 200 ml de refrigerante, uma porção de 200 ml de água tônica pode carregar de 11 mg a 24 mg do nutriente.

Uma porção de 200 ml de cerveja pode trazer entre zero mg até 13,5 mg de sódio. Isso sem contar que não é incomum consumir a bebida ao lado de aperitivos ricos em sódio como petiscos industrializados ou de boteco. Apenas para você ter uma ideia, uma porção de 50 g de salgadinho sabor churrasco é composta por 568 mg de sódio.

Porém, não é somente o sódio consumido acompanhado da cerveja ou vodka que causa o inchaço por meio da retenção de líquidos. Isso também acontece porque o álcool é um diurético, ou seja, faz com que o organismo elimine água por meio da urina.

Nessa urina, sai mais água do que bebida alcoólica em si, o que pode facilmente provocar uma desidratação. Estando desidratado, o corpo tende a segurar mais água do que faria se estivesse desidratado, o que faz com que o consumidor possa ganhar mais peso líquido depois de uma noite de bebedeira.

Entretanto, essa retenção hídrica é temporária e pode ser prevenida por meio do consumo de água junto da bebida alcoólica.

Além disso, o fato de misturar o álcool com bebidas ricas em açúcar como os refrigerantes ou sucos artificiais também pode causar o inchaço. A explicação é que o açúcar é um tipo de carboidrato que prende água, ou seja, causa mais retenção de líquido.

Se antes de beber a pessoa restringiu o seu consumo de carboidratos e esvaziou as suas reservas do nutriente, o efeito observado pode ser ainda maior.

O excesso da ingestão de bebidas alcoólicas pode prejudicar o processo de perda de peso

Consumir cerveja ou vodka ou quaisquer bebidas alcoólicas de maneira exagerada pode comprometer a evolução de quem luta contra a balança para perder peso.

Tal afirmação foi justificada por uma pesquisa publicada no Journal of Epidemeology (Jornal de Epidemiologia) que indicou que a ingestão de bebidas alcoólicas estava associado ao aumento de peso nos consumidores que tinham tomado a maior quantidade de álcool dentro da menor quantidade de tempo.

Além disso, os participantes que ingeriram somente uma bebida alcoólica diariamente eram mais magros do que aqueles que consumiram quatro doses ou mais de uma única vez.

Isso nos sugere que o problema em relação à elevação do peso e à ingestão das bebidas alcoólicas reside no fato de alguém ingerir o álcool em excesso. E isso também parece uma questão de lógica, não é mesmo? Afinal, quanto mais doses um indivíduo consumir, mais calorias ele fornecerá ao seu corpo e mais calorias ele acumulará.

Essa afirmação é sustentada também pelo American Journal of Epidemeology (Jornal Americano de Epidemiologia) que relatou que a ingestão de uma dose de bebida alcoólica diariamente durante três ou cinco vezes por semana é o que melhor corresponde com um peso corporal saudável.

Outro ponto a ser observado é o preparo de coquetéis com a vodka. A sugestão é escolher acompanhamentos que apresentem um teor mais baixo de calorias para serem misturados com a vodka – como a água tônica, com 64 calorias a cada 200 ml – em detrimento de ingredientes mais calóricos – como é o caso de uma refrigerante, com aproximadamente 90 calorias a cada 200 ml. Vale lembrar que colocar xapote de frutas torna a bebida muito mais calórica. Uma decisão mais sensata é usar frutas frescas baixas em caloiras com morango, limão e frutas vermelhas com adoçante.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem costume de tomar cerveja ou vodka frequentemente? Acredita que isso possa atrapalhar a sua perda de peso? Pretende reduzir o consumo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*