Cesárea em que a própria mãe retira o bebê é perigosa, alertam médicos

publicado em

O vídeo em que uma mulher australiana retira o próprio bebê da barriga durante uma cesariana, utilizando um novo tipo de parto chamado de Maternal Assisted Cesarean (MAC), ganhou repercussão nas redes sociais. 

Esse procedimento é uma tentativa de tornar o procedimento mais humanizado e de aumentar o protagonismo da mulher. No entanto, a técnica está sendo criticada por profissionais da área.

No método, o obstetra retira a cabeça e parte do tórax da criança, e a mãe, que recebe somente uma anestesia local, retira o restante do corpo do bebê.

Os apoiadores da técnica alegam que ela humaniza o parto, uma vez que o primeiro contato do bebê é com sua genitora, que logo o leva ao peito. Além disso, eles afirmam que esse novo parto possibilita o empoderamento feminino, pois as mães participam de forma ativa do processo.

Mãe olhando o filho recém-nascido
A técnica MAC não é aprovada por todos os especialistas

Entretanto, especialistas alertam que essa prática não apresenta evidências de segurança e nenhum benefício aparente. Apesar de a MAC ainda não ter se tornado popular no Brasil, a Federação das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) emitiu uma declaração a respeito dos riscos do procedimento.

  Continua Depois da Publicidade  

O método não tem respaldo em protocolos, recomendações ou estudos bem desenhados, conforme alertou o o obstetra, ginecologista e presidente da Comissão Nacional Especializada em Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério da Febrasgo Alberto Trapani.

O especialista explicou que a MAC pode aumentar as complicações no parto, como infecções, prolongamento do tempo cirúrgico, incisões, sangramentos e lesões em outros órgãos. Além disso, a técnica pode resultar em um atraso na assistência e avaliação do bebê.

Adicionalmente, Trapani ressaltou que a prática procura simplificar e relativizar a complexidade e o risco de um procedimento cirúrgico, que deveria se restringir a situações de urgência ou condições específicas. As informações são do Metrópoles.

Você sabia da existência desse novo método de parto? O que achou da técnica? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário