Chá Branco em Cápsulas Emagrece?

Especialista:
atualizado em 27/03/2015

O chá branco é uma bebida milenar tradicionalmente reconhecida pelos seus benefícios à saúde. Vale lembrar que ele é uma variação do chá verde. O seu consumo moderado é indicado por nutricionistas para todas as pessoas, apesar de poder ser inconveniente para quem tem intolerância à cafeína.

Para potencializar os efeitos da bebida, bem como para fugir de seu sabor amargo, muitos consomem o extrato do chá branco em cápsulas. Assim como o próprio chá branco, o extrato de chá branco em cápsulas emagrece, mas os estudos concluem que ambos não fazem milagres: é preciso combiná-los a exercícios físicos.

Apesar do emagrecimento que pode ser assim obtido, é preciso ter cautela com os efeitos colaterais, buscando sempre produtos confiáveis sob orientação de um nutricionista.

Benefícios do Chá Branco

Os benefícios do chá branco à saúde são muitos. Com as recentes pesquisas científicas sobre os efeitos da bebida no corpo humano, já é possível apontar as tendências positivas no consumo regular da bebida.

Entre os efeitos do chá branco, podemos encontrar a prevenção e o alívio de doenças cardiovasculares, atuando na diminuição dos níveis de colesterol e da pressão arterial. Os efeitos antioxidantes também são conhecidos, bem como o funcionamento do chá branco na prevenção do câncer e no retardo do envelhecimento.

Há, ainda, outros usos do chá. Ao invés de bebê-lo, é possível aplicar as folhas umedecidas e quentes (ou então o saquinho) sobre a pele para aliviar queimaduras de sol, ou então sobre os olhos para aliviar inchaços.

Por que o Chá Branco (e o chá verde) ajuda a emagrecer?

O Chá Branco, assim como o chá verde, pode favorecer o emagrecimento de diversas formas, já que suas propriedades são múltiplas. Em primeiro lugar, o chá branco acelera o metabolismo. Dessa forma, o corpo passa a gastar mais energia ao longo do tempo, o que provoca o emagrecimento.

Há, além disso, o papel importante da cafeína. Essa substância tem, na verdade, vários efeitos. É em primeiro lugar um estimulante, o que costuma provocar maior gasto de energia. Além disso, segundo pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, a cafeína funciona como um leve redutor de apetite, diminuindo a ingestão de calorias desnecessárias.

Há, também, um leve efeito termogênico, ou seja: a bebida é capaz de provocar um maior gasto de energia fazendo o nosso corpo produzir mais calor. Nesse aspecto, o chá branco imita de forma limitada e saudável o que muitos remédios emagrecedores fazem.

Os efeitos emagrecedores se devem em geral à cafeína, como argumenta Tod Cooperman, presidente do Consumer Lab.

Dá para emagrecer só com o Chá Branco ou Chá verde?

Muitos estudos apontam para o papel emagrecedor do chá verde e do chá branco, mas a maioria deles é cauteloso nas conclusões. A melhor hipótese é admitir que esses efeitos existem, mas que são muito mais limitados do que a publicidade sobre o tema faz parecer.

O fundamental, portanto, é não esperar por milagres. Essa expectativa demasiada de que tomar chá verde, chá branco ou o chá branco em cápsulas emagrece pode desviar a atenção de outras atividades fundamentais para o emagrecimento, bem como provocar frustrações que prejudicam o esforço por um corpo saudável.

Estudos publicados no Journal of Medicinal Food indicam que o chá branco se mostrou mais efetivo no emagrecimento quando combinado com atividade física regular. Dessa forma, a lição é clara: é preciso que exista um plano de emagrecimento, com exercícios regulares e alimentação balanceada. O chá branco deve ser somente um ajudante num processo que depende de muitos fatores.

Extrato de Chá Branco em Cápsulas

O extrato de chá branco em cápsulas (e de chá verde em cápsulas) surgiu para resolver questões que dificultavam o uso da bebida como suplemento emagrecedor. O consumo em cápsulas evita a necessidade de tomar várias xícaras de chá ao longo do dia, bem como o sabor amargo do chá.

Sobretudo, porém, as cápsulas permitem o consumo de uma dose concentrada das substâncias que estimulam o emagrecimento. Os efeitos limitados do chá são, dessa forma, potencializados. Se comparado ao chá tradicional, o chá branco em cápsulas emagrece mais. Trata-se de uma opção que pode ser muito atrativa para quem procura emagrecimento rápido.

Ainda assim, é importante saber que os efeitos não são garantidos. O chá branco em cápsulas emagrece, mas o consumo de cápsulas que contenham quantidades saudáveis do extrato ainda não produzirá milagres. Cabe a cada um usar o suplemento apenas como mais um instrumento no emagrecimento.

Também é importante notar que a ANVISA não reconhece o caráter medicinal das cápsulas de extrato de chá branco.

Como tomar evitando Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais do chá branco e do chá verde, sobretudo se consumidos na forma de extrato em cápsulas, são tão variados quanto os seus benefícios. Podem, ainda, variar de pessoa para pessoa. É importante, portanto, saber como tomar para evitar maiores problemas.

Os efeitos colaterais se relacionam, em primeiro lugar, à cafeína. Sua sobrecarga pode ser um problema para qualquer pessoa, mas principalmente para pessoas especialmente sensíveis. Os resultados são agitação excessiva, tremores, insônia, irritabilidade. Como no caso do café, o consumo excessivo pode provocar gastrite e úlceras.

Além de possíveis diarreias e vômitos, o pesquisador da Unicamp João Ernesto de Carvalho diz que algumas substâncias do chá branco ainda provocam diminuição na absorção do ferro, o que pode levar à anemia. Se tudo isso não bastasse, há ainda a possibilidade de que as cápsulas contenham outras substâncias além do extrato de chá branco, aumentando os possíveis prejuízos.

Trata-se, portanto, de saber como tomar os cuidados necessários. Em primeiro lugar, recomenda-se sempre o conselho de um nutricionista. Tão importante quanto é a procedência confiável do produto. Se esses passos forem tomados corretamente, só resta programar-se corretamente para tomar as cápsulas em horários recomendáveis, evitando tomá-las à noite para evitar a insônia. Também não se deve tomá-las depois das refeições, para garantir a absorção de nutrientes, como o ferro por exemplo.

O Extrato de Chá Branco em cápsulas emagrece mais que o chá em si? O que tomar?

As vantagens de tomar o chá branco em cápsulas são muito claras: é possível tomar uma dose mais poderosa e, ao mesmo tempo, driblar a necessidade de tomar várias xícaras de chá, cujo sabor amargo pode desagradar muita gente. Entretanto, há também claras desvantagens.

Uma das desvantagens é o risco maior de sofrer com os efeitos colaterais, que também podem ser mais intensos em virtude da dose concentrada. Além disso, o poder da dose implica em mais uma preocupação. Para tomar o extrato de chá branco em cápsulas é necessário obter orientação de um nutricionista, bem como preocupar-se com a origem do produto. A hora de tomar também será mais importante: tomar uma cápsula de extrato de chá branco à noite pode estragar uma noite de sono em virtude da cafeína.

O chá tradicional, porém, é livre de preocupações. É recomendável, portanto, ao menos começar com ele e, se necessário, mudar para as cápsulas com o devido cuidado.

Combinações para agradar o paladar

A barreira do paladar faz muita gente ir direto para as cápsulas, já que o sabor amargo do chá é difícil de evitar. É possível, porém, encontrar formas de agradar o paladar e garantir um consumo seguro do chá branco.

Usar muito açúcar iria comprometer o efeito emagrecedor da bebida, por isso é recomendável procurar outras maneiras de driblar o amargor. Para adoçar de forma saudável, por exemplo, é possível usar um pouco de mel. Melhor ainda, porém, é procurar misturar com sucos de frutas como abacaxi com hortelã ou pêssego.

Você já tomou o chá branco, ou também sua versão em cápsulas? Notou resultados de que o chá branco em cápsulas emagrece da mesma forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 3,68 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário