Chá Verde em Cápsulas Funciona?

O chá verde oferece muitos benefícios ao corpo. Ele possui uma alta concentração de catequinas, um poderoso antioxidante que elimina toxinas nocivas do corpo e pode ajudar a prevenir o câncer. Além disso, sua grande concentração de cafeína faz com que ele possa ser considerado um estimulante, além de poder ajudar na queima de calorias. Segredo da juventude e saúde em países orientais, o chá verde divide opiniões quanto ao seu sabor: há aqueles que adoram, e aqueles que odeiam.

Portanto, para aqueles que não suportam o sabor do chá verde, ou mesmo para aqueles que não têm o tempo de preparar o chá, o  chá verde em cápsulas parece uma ótima opção. As cápsulas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e produtos para emagrecer, e basta abrir o frasco e tomar uma para conseguir todos os benefícios do chá verde, sem ter que se preocupar com o sabor ou a preparação.

Mas será que funciona mesmo? O chá verde em cápsulas realmente oferece os benefícios do chá verde natural? Continue lendo e descubra a resposta.

Os Benefícios

As folhas de chá verde contêm mais de 200 compostos biológicos que as formam, e ainda não está claro para os cientistas como esses compostos se unem para criarem os efeitos, mas eles sabem que as principais substâncias benéficas do chá verde são as catequinas, teanina e cafeína.

O chá verde em cápsulas pode ser feito a partir do extrato de chá verde ou das folhas secas em pó. Em qualquer das duas formas, a apresentação é concentrada. Dependendo da marca do produto, as cápsulas podem conter outros ingredientes, então é importante checar a presença pelo menos dessas três substâncias. Também há cápsulas sem cafeína, para pessoas com sensibilidade, e se você não se dá muito bem com essa substância, pode procurar cápsulas apenas com as catequinas e teanina.

Segundo pesquisas, a fórmula concentrada de catequinas possui os mesmos efeitos que as encontradas no chá, embora o chá possa oferecer outros benefícios ao corpo, como o efeito relaxante.

As cápsulas podem conter de 100 a 750 mg de polifenóis. A dose recomendada diária desses compostos é de 10 mg por quilo de peso. Portanto, uma pessoa que pesa 50 quilos não deve consumir mais que 500 mg dessas substâncias por dia. E, independente do peso, não se deve passar de 750 mg por dia. Dependendo do seu peso e da cápsula escolhida, pode ser que seja necessário que se tome várias por dia ou apenas uma.

É muito mais fácil ultrapassar o limite diário de polifenóis com as cápsulas, já que elas são concentradas, do que tomando o chá durante o dia.

Perda de Peso

Uma das qualidades mais anunciadas – e mais procuradas – do chá verde em cápsulas é seu potencial para ajudar a emagrecer. Enquanto o chá verde realmente pode possuir a capacidade de aumentar a queima de gordura ao acelerar o metabolismo, é bom ter cuidado e pensar bem se você quer usar as cápsulas para esse propósito.

Segundo pesquisas, é necessário o consumo de 300 a 700 mg de catequinas por dia para que se produza um efeito de perda de peso. Se você consome quantidades menores, por exemplo 300 mg, é necessário que haja quantidades significantes de outros estimulantes metabólicos, como a cafeína, para que possa haver um efeito visível.

Cápsulas de chá verde anunciadas principalmente por seu efeito emagrecedor podem conter outros componentes que não estão presentes no chá verde, portanto sempre é bom conferir a lista de ingredientes das cápsulas para se certificar de que não há nelas qualquer substância que possa te causar alergias ou outros problemas.

Há Efeitos Colaterais?

Como dito anteriormente, é muito mais fácil exagerar na dosagem com as cápsulas do que com o chá. Se a cápsula contém cafeína, a superdosagem pode causar insônia e agitação, além de palpitações. Tirando a possibilidade de superdosagem, o chá verde em não deve apresentar quaisquer tipos de efeitos colaterais.

No caso de um chá verde em cápsulas que contenham algum outro ingrediente, é sempre bom tomar mais cuidado. Dependendo do ingrediente e da dosagem, pode haver efeitos colaterais, ou você pode sofrer de algum tipo de alergia que não sabia. Se for tomar a cápsula composta com outro ingrediente, é sempre melhor começar a tomar doses menores, e se não houver efeitos, aumentar para a dose indicada.

Considerações Finais 

O chá verde em cápsulas possui o potencial de oferecer os mesmos benefícios do chá verde. Sua formulação concentrada e em apresentação simples oferece uma forma mais fácil de consumir o chá verde e conseguir seus benefícios.

Entretanto, como qualquer outro produto que oferece benefícios e é conhecido por isso, podem haver cápsulas que contêm mais aditivos do que chá verde em si, e assim, não apresentar os resultados esperados. Se você quiser experimentar essa apresentação do chá verde, certifique-se de comprar uma marca confiável, e, de preferência, utilize cápsulas que contenham apenas o chá verde, sem outros ingredientes.

E nunca use uma dose maior de cápsulas do que a recomendada pensando que você irá conseguir resultados mais rápidos. Lembre-se que mesmo os melhores remédios podem se tornar venenos nas doses erradas.

Você já experimentou tomar o chá verde em cápsulas? Como é? Sente os mesmos efeitos do chá verde normal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (218 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...

19 comentários em “Chá Verde em Cápsulas Funciona?”

  1. Tomo uma colher das de sopa de folha de chá verde moída no liquidificador. Muito bom para a pele e emagrece, mas tomo com a intenção de nutrir meu organismo com antioxidante. Tomar assim é melhor do que em cápsula, pois é mais barato e tenho certeza da pureza. O cuidado é com a dose e tomar pelo menos duas horas distante do horário das refeições para não prejudicar a absorção de ferro e de cálcio.

    • As cápsulas podem conter de 100 a 750 mg de polifenóis. A dose recomendada diária desses compostos é de 10 mg por quilo de peso. Portanto, uma pessoa que pesa 50 quilos não deve consumir mais que 500 mg dessas substâncias por dia. E, independente do peso, não se deve passar de 750 mg por dia. Dependendo do seu peso e da cápsula escolhida, pode ser que seja necessário que se tome várias por dia ou apenas uma.

  2. Impressionante como o povo acredita que é so tomar chá (capsula) e vai perder peso…isso não existe, se perder vai ser só agua ou retenção. o que faz perder gordura é dieta em déficit…aprendam isso gordinhos

  3. Mais uma…..(e existe quem acredite)
    Não feche a boca e vai ver os resultados mesmo a tomar 3 ou 5 litro de chá por dia….
    enfim….
    Sabia que o único animal que come tudo cozido, fritos ou assados (alimentos modificados) é o homem?
    Coma e beba para matar a fome,mas….. naturalmente como os antepassados ou como os restantes animais e vai ver o que acontece…..(faça o teste por uma semana)…

    Dr.Silva

  4. Qual o melhor horário para tomar as cápsulas? No meu caso tenho que tomar 2 no dia , maia tenho um dúvida, tenho que tomar as duas cápsulas de uma vez ou separadamente ? Obrigado desde já !

  5. Tomei um a alguns anos que tirava minha ansiedade e vontade de comer mas não me lembro a marca
    Se alguém souber de um bem eficiente gostaria de saber a marca

  6. Gostei muito do efeito do cha verde em cápsulas. Tomo desde janeiro e consegui emagrecer 9k, 4 meses depois. Hoje estou com 70k e tomo só para manter o peso.

  7. Olá
    Estou tomando as cápsulas do chá verde há 2 semanas, nesse tempo não conseguir fazer um regime mas estou me sentindo realmente bem é incrivel estou mais leve e me sentindo mais bonita
    Tomo 2 cápsulas de 500 mg por dia, ainda não pesei pois sempre que emagreço não vejo tanta diferença na balança mas nas roupas a diferença é muita.
    Boa sorte!

Deixe um comentário