Chá verde em cápsulas funciona?

Especialista da área:
atualizado em 02/03/2021

Os benefícios do chá verde já são bastante conhecidos, e muitos dizem que ele emagrece, mas será que o chá verde em cápsulas também funciona?

  Continua Depois da Publicidade  

Essas cápsulas são feitas normalmente a partir das folhas do chá, e normalmente os fabricantes não utilizam aditivos. Assim, em teoria, seus efeitos seriam parecidos com os do chá natural, feito através da infusão da erva.

E, além da serem práticas, as cápsulas são ideais para quem não aprecia o sabor do chá verde, ou mesmo para aqueles que não têm o tempo de prepará-lo.

Então, vamos agora conhecer os benefícios do chá verde em cápsulas, além de descobrir de uma vez por todas se ele emagrece ou não.

Principais benefícios do chá verde em cápsulas

As folhas de chá verde contêm diversos compostos biológicos, sendo os principais a cafeína, a teanina e as catequinas.

O chá verde em cápsulas pode ser feito a partir do extrato de chá verde ou das folhas secas em pó, e, independentemente da forma, a apresentação é concentrada.

Por isso, podemos dizer que elas possuem os mesmos efeitos que as encontradas no chá, embora o chá possa oferecer outros benefícios ao corpo, como o efeito relaxante.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, vamos conhecer agora os principais benefícios do chá verde em cápsulas:

1. Protege o coração

As cápsulas de chá verde são ricas em polifenóis, principalmente em catequinas. Assim, o uso regular e sem exageros dessas cápsulas pode ajudar a manter a saúde do coração.

Isso se deve ao seu efeito na redução dos níveis de colesterol, além da prevenção do acúmulo de gorduras nas artérias. Além disso, essas catequinas ajudam também a controlar a pressão arterial.

Por tudo isso, podemos dizer que as cápsulas de chá verde contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares, desde que usadas sem exagero e associadas à uma dieta saudável e equilibrada.

2. Ação antioxidante

Esse é o principal efeito do chá verde em cápsulas, e se deve ao seu alto teor de antioxidantes, como os polifenóis.

Esses compostos agem diretamente na proteção contra os danos causados pelos radicais livres, e por isso contribuem para a prevenção e o tratamento de problemas de saúde como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Inflamações e doenças autoimunes: Como ajudam a regular o funcionamento do sistema imune, os antioxidantes contribuem para a prevenção de doenças inflamatórias;
  • Envelhecimento precoce da pele: A pele é o órgão mais sensível ao efeito dos radicais livres e da radiação solar, e os antioxidantes podem ajudar a amenizar esses danos. Além disso, eles estimulam a produção de colágeno, deixando a pele com uma aparência mais jovem por mais tempo;
  • Alguns tipos de câncer: O efeito dos antioxidantes na proteção do DNA das células ajudam a evitar as mutações causadoras de alguns tipos de câncer. Por isso, uma dieta rica nessas substâncias está associada a um menor risco de desenvolvimento da doença
  • Melhora a sensibilidade à insulina: O efeito anti-inflamatório e antioxidante do chá verde contribui para a melhora da sensibilidade das células à insulina, e assim ajudam a controlar a glicemia e a prevenir alguns casos de diabetes.

3. Mais energia

A cafeína, presente em altas concentrações no chá verde, é a principal responsável por esse efeito.

Ela é um estimulante natural do sistema nervoso, e ajuda a nos manter acordados e alertas, além de fornecer mais energia para a realização de atividades diárias, como estudo e exercícios físicos.

Mas não deve-se consumi-la de forma exagerada, já que ela pode causar agitação, insônia e desconforto gástrico. Portanto nunca utilize uma dose maior de cápsulas de chá verde do que a recomendada.

4. Melhora da retenção de líquidos

O chá verde, em cápsulas ou infusão, possui ação diurética, ajudando assim a prevenir e tratar a retenção de líquidos.

Assim, o uso das cápsulas ajuda bastante quem sofre do problema, além de contribuir para reduzir as medidas. Mas, se o problema persistir, é importante procurar um médico para descobrir a causa e tratá-la corretamente.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Ajuda na perda de peso

E, por fim, o efeito mais divulgado das cápsulas de chá verde: O emagrecimento. Mas esse não é um efeito direto dessa erva, e sim o resultado de uma série de outros efeitos, como:

  • Melhora da sensibilidade à insulina, que ajuda a evitar os picos de glicemia;
  • Aumento do metabolismo e da queima de gordura;
  • Melhora do rendimento nos exercícios, efeito causado principalmente pela cafeína.

Entretanto esses efeitos não levarão à perda de peso se não estiverem associados à uma dieta equilibrada e à prática, quando possível, de exercícios físicos.

Dicas e cuidados

O chá verde em cápsulas pode oferecer os mesmos benefícios do chá verde preparado na forma de infusão, e sua formulação oferece uma forma mais fácil de consumir o chá verde e conseguir seus benefícios.

Entretanto, é preciso estar atento aos possíveis aditivos que os fabricantes podem acrescentar nas cápsulas de chá verde.

Então, se você quiser experimentar essa apresentação do chá verde, certifique-se de comprar uma marca confiável, e, de preferência, utilize cápsulas que contenham apenas o chá verde, sem outros ingredientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Você já experimentou tomar o chá verde em cápsulas? O que achou? Sentiu os mesmos efeitos do chá verde tradicionalmente feito através da infusão da erva? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (259 votos, média 3,89)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

26 comentários em “Chá verde em cápsulas funciona?”

  1. Pesquisem na internet sobre um americano que tomava suplementos de cápsula de chá verde e teve o fígado seriamente comprometido. Ele está na fila de transplante. Cuidado com isso!! Não tome suplementos sem acompanhamento medico

    Responder
  2. Tomo uma colher das de sopa de folha de chá verde moída no liquidificador. Muito bom para a pele e emagrece, mas tomo com a intenção de nutrir meu organismo com antioxidante. Tomar assim é melhor do que em cápsula, pois é mais barato e tenho certeza da pureza. O cuidado é com a dose e tomar pelo menos duas horas distante do horário das refeições para não prejudicar a absorção de ferro e de cálcio.

    Responder
  3. Concordo tem que fechar a boca e ter uma reeducação alimentar e muito exercício não adianta tomar o chá e ficar sentado tem que fechar a ?

    Responder
    • As cápsulas podem conter de 100 a 750 mg de polifenóis. A dose recomendada diária desses compostos é de 10 mg por quilo de peso. Portanto, uma pessoa que pesa 50 quilos não deve consumir mais que 500 mg dessas substâncias por dia. E, independente do peso, não se deve passar de 750 mg por dia. Dependendo do seu peso e da cápsula escolhida, pode ser que seja necessário que se tome várias por dia ou apenas uma.

      Responder
  4. Impressionante como o povo acredita que é so tomar chá (capsula) e vai perder peso…isso não existe, se perder vai ser só agua ou retenção. o que faz perder gordura é dieta em déficit…aprendam isso gordinhos

    Responder
    • Capsula de chá verde causa lesões graves no fígado com riscos de transplantes. Pesquisem só. Tem até relatos de uma adolescente que tomava 3 xícaras de chá verde por dia e teve hepatite. A diferença do remédio para o veneno é a dose. Chá verde não pode exagerar e jamais ser consumido em cápsulas, pois é muito concentrado.

      Responder
  5. Mais uma…..(e existe quem acredite)
    Não feche a boca e vai ver os resultados mesmo a tomar 3 ou 5 litro de chá por dia….
    enfim….
    Sabia que o único animal que come tudo cozido, fritos ou assados (alimentos modificados) é o homem?
    Coma e beba para matar a fome,mas….. naturalmente como os antepassados ou como os restantes animais e vai ver o que acontece…..(faça o teste por uma semana)…

    Dr.Silva

    Responder
  6. Eu tomo duas ao dia, antes do almoço e antes da janta.
    É o primeiro dia, o que eu tomo é. Da marca Natural Plantas vem cm 60 e custa 15,00.

    Responder
  7. Qual o melhor horário para tomar as cápsulas? No meu caso tenho que tomar 2 no dia , maia tenho um dúvida, tenho que tomar as duas cápsulas de uma vez ou separadamente ? Obrigado desde já !

    Responder
  8. Tomei um a alguns anos que tirava minha ansiedade e vontade de comer mas não me lembro a marca
    Se alguém souber de um bem eficiente gostaria de saber a marca

    Responder
  9. Gostei muito do efeito do cha verde em cápsulas. Tomo desde janeiro e consegui emagrecer 9k, 4 meses depois. Hoje estou com 70k e tomo só para manter o peso.

    Responder
  10. Comprei cha verde em cápsulas da marca viverde.
    Mas ainda nao comecei tomar ,vou começar amanha.Faz emagrecer MSM? Como que é?

    Responder
  11. Olá
    Estou tomando as cápsulas do chá verde há 2 semanas, nesse tempo não conseguir fazer um regime mas estou me sentindo realmente bem é incrivel estou mais leve e me sentindo mais bonita
    Tomo 2 cápsulas de 500 mg por dia, ainda não pesei pois sempre que emagreço não vejo tanta diferença na balança mas nas roupas a diferença é muita.
    Boa sorte!

    Responder
  12. Eu comprei pra minha esposa.Eu e ela estamos vendo resultados.Em uma semana ela emagreceu 3kl.Compro sempre nesse site,pois é confiável http://www.casacariri.com.br/?a_aid=7053

    Responder