9 melhores alimentos termogênicos para emagrecer

Especialista da área:
atualizado em 31/12/2020

Todos os alimentos fazem o corpo gastar energia para ser processados. No entanto, os alimentos termogênicos fazem com que o organismo gaste ainda mais energia para processá-los, pois eles tem um efeito termogênico, ou seja, aumentam a temperatura corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

Os termogênicos aceleram o metabolismo, gerando assim um maior gasto calórico e queimando mais gordura, que nesse caso é usada como fonte de energia. Esse processo favorece a perda de peso.

Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal mesmo quando a pessoa está em repouso, e também fornecem mais energia para as atividades físicas.

Cerca de 10% do seu gasto calórico diário pode ser atribuído ao efeito térmico dos alimentos que você consome. Sendo assim, incluir alimentos termogênicos na sua dieta pode te ajudar a emagrecer.

No entanto, eles não fazem mágica, portanto deve-se adotar uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, também é essencial fazer exercícios físicos regularmente.

Conheça quais são os melhores alimentos termogênicos e como você pode usá-los para emagrecer.

O efeito térmico de macronutrientes diferentes

Os macronutrientes são as proteínas, carboidratos e gorduras. Eles compõem a base de qualquer dieta. Além disso, eles recebem esse nome porque o organismo precisa de quantidades adequadas deles para conseguir realizar as suas funções.

Proteína

A proteína é o macronutriente mais termogênico. Isso explica, em parte, porque as pessoas veem uma melhora na composição do corpo quando adotam dietas ricas em proteína.

Isso acontece porque o corpo gasta muita energia para digerir esse macronutriente. Além disso, consumir proteínas gera uma sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite e, consequentemente, a perder peso.

Carboidratos e gordura

Normalmente, a digestão e absorção dos carboidratos e gorduras é mais fácil. Sendo assim, o efeito termogênico deles é menor que o da proteína. Apesar disso, a gordura é o menos termogênico dos três.

  Continua Depois da Publicidade  

Principais alimentos termogênicos

Conheça os principais alimentos termogênicos e saiba como usá-los no dia a dia.

pimenta vermelha
A pimenta vermelha tem alta ação termogênica

Mas não se esqueça que toda a sua dieta precisa ser saudável e que comer somente esses alimentos pode não fazer bem à saúde, já que eles por si só não vão fornecer todos os nutrientes de que o seu corpo precisa.

  • Aipo: além de ser termogênico, tem poucas calorias. Fica ótimo em sucos e saladas;
  • Pimenta vermelha: possui a substância capsaicina que ajuda o organismo a queimar gordura;
  • Mostarda: além de ser termogênica, também é antioxidante;
  • Vinagre de maçã: fonte de ácido acético, que acelera o metabolismo e ainda gera sensação de saciedade, ótimo para temperar saladas;
  • Gengibre: eleva a temperatura do organismo e aumenta o gasto calórico, combina com saladas e chás;
  • Chá verde: além de acelerar o metabolismo, ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue. A indicação é o consumo de quatro xícaras por dia, mas não junto com as refeições;
  • Cafeína: também presente no chá verde, essa substância é o termogênico mais conhecido. Além disso, também ajuda a manter a pessoa alerta;
  • Água gelada: quando ingerimos água gelada, fazemos o organismo trabalhar mais e gastar mais calorias, para equilibrar a temperatura corporal;
  • Chá de hibisco: acelera o metabolismo e, além disso, estudos indicam que também ajuda a controlar o colesterol. Consuma três xícaras por dia para obter seus benefícios.

Considerações

Antes de começar a incluir os alimentos termogênicos na sua dieta, deve-se consultar um médico ou nutricionista para ter certeza de que você pode consumi-los regularmente.

Embora esses alimentos sejam considerados seguros para a maioria das pessoas, quem tem alguma doença cardiovascular, problemas na tireoide ou úlcera, não deve consumir esses alimentos.

Fontes e Referências adicionais

Você já experimentou consumir algum destes alimentos termogênicos? Sentiu algum resultado na perda de peso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média 3,70)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário