Todos os alimentos fazem o corpo gastar energia para serem processados. No entanto, os alimentos termogênicos fazem com que o organismo gaste ainda mais energia para processá-los, pois eles tem um efeito termogênico, ou seja, aumentam a temperatura corporal.
Os termogênicos aceleram o metabolismo, gerando assim um maior gasto calórico e queimando mais gordura, que nesse caso é usada como fonte de energia. Esse processo favorece a perda de peso.
Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal mesmo quando a pessoa está em repouso, e também fornecem mais energia para as atividades físicas.
Cerca de 10% do seu gasto calórico diário pode ser atribuído ao efeito térmico dos alimentos que você consome. Sendo assim, incluir alimentos termogênicos na sua dieta pode te ajudar a emagrecer.
No entanto, eles não fazem mágica, portanto deve-se adotar uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, também é essencial fazer exercícios físicos regularmente.
Conheça quais são os melhores alimentos termogênicos e como você pode usá-los para emagrecer.
O efeito térmico de macronutrientes diferentes
Os macronutrientes são as proteínas, carboidratos e gorduras. Eles compõem a base de qualquer dieta. Além disso, eles recebem esse nome porque o organismo precisa de quantidades adequadas deles para conseguir realizar as suas funções.
Proteína
A proteína é o macronutriente mais termogênico. Isso explica, em parte, porque as pessoas veem uma melhora na composição do corpo quando adotam dietas ricas em proteína.
Isso acontece porque o corpo gasta muita energia para digerir esse macronutriente. Além disso, consumir proteínas gera uma sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite e, consequentemente, a perder peso.
Carboidratos e gordura
Normalmente, a digestão e absorção dos carboidratos e gorduras é mais fácil. Sendo assim, o efeito termogênico deles é menor que o da proteína. Apesar disso, a gordura é o menos termogênico dos três.
Principais alimentos termogênicos
Conheça os principais alimentos termogênicos e saiba como usá-los no dia a dia.
Mas não se esqueça que toda a sua dieta precisa ser saudável e que comer somente esses alimentos pode não fazer bem à saúde, já que eles por si só não vão fornecer todos os nutrientes de que o seu corpo precisa.
- Aipo: além de ser termogênico, tem poucas calorias. Fica ótimo em sucos e saladas;
- Pimenta vermelha: possui a substância capsaicina que ajuda o organismo a queimar gordura;
- Mostarda: além de ser termogênica, também é antioxidante;
- Vinagre de maçã: fonte de ácido acético, que acelera o metabolismo e ainda gera sensação de saciedade, ótimo para temperar saladas;
- Gengibre: eleva a temperatura do organismo e aumenta o gasto calórico, combina com saladas e chás;
- Chá verde: além de acelerar o metabolismo, ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue. A indicação é o consumo de quatro xícaras por dia, mas não junto com as refeições;
- Cafeína: também presente no chá verde, essa substância é o termogênico mais conhecido. Além disso, também ajuda a manter a pessoa alerta;
- Água gelada: quando ingerimos água gelada, fazemos o organismo trabalhar mais e gastar mais calorias, para equilibrar a temperatura corporal;
- Chá de hibisco: acelera o metabolismo e, além disso, estudos indicam que também ajuda a controlar o colesterol. Consuma três xícaras por dia para obter seus benefícios.
Considerações
Antes de começar a incluir os alimentos termogênicos na sua dieta, deve-se consultar um médico ou nutricionista para ter certeza de que você pode consumi-los regularmente.
Embora esses alimentos sejam considerados seguros para a maioria das pessoas, quem tem alguma doença cardiovascular, problemas na tireoide ou úlcera, não deve consumir esses alimentos.
Vídeo: Alimentos queimadores de gordura
Aproveite mais um dos nossos conteúdos sobre o tema!
Fontes e Referências adicionais
- Medical News Today – Best 10 foods to boost metabolism
- Science Direct – Thermogenesis
Fontes e Referências adicionais
- Medical News Today – Best 10 foods to boost metabolism
- Science Direct – Thermogenesis