Dente-de-leão

Chá de Dente de Leão Emagrece? Benefícios e Dicas

Que o chá é uma das bebidas favoritas das pessoas que adotam uma dieta saudável não é uma novidade. O que pode ser surpreendente é que essas flores que ganham destaque em fotografias e belas paisagens podem contribuir com diversos benefícios para nossa saúde.

Pois é, o chá de dente de leão pode contribuir para a redução de diversos sintomas negativos em nosso corpo, mas como o uso medicinal de diversas plantas, é fundamental analisarmos melhor sobre os efeitos e consequências que também pode ser oferecidos.

A descoberta dos efeitos oferecidos pela planta é muito importante, mas pode ser interessante desvendar como o sabor pode ser aplicado na culinária e para usos diversos. É exatamente por isso que iremos entender melhor sobre a planta, desbravar as propriedades que embasam a afirmativa de que o chá de dente de leão emagrece, e ainda conhecer um pouco melhor sobre sua origem e uso.

O que é?

Dente de leão é muito popular pela sua beleza singular, ela pode ser facilmente encontrada em paisagens e imagens; o local onde são postas sempre ganha destaque. O que poucas pessoas sabem é que as flores podem não só serem bonitas, mas também contribuir com propriedades benéficas à saúde. Ela pode ser conhecida por diversos nomes, mas o mais popular é Dente de Leão.

Ela é muito cultivada na maior parte da Índia. O seu uso é muito comum na Europa, onde pode ser facilmente encontrada em forma de chás, saladas e sumos. Não pense que seu comum uso é justificado apenas pela beleza, um dos argumentos mais convencíveis é que o chá de dente de leão emagrece. Mas será que é apenas esse? O chá possui sabor levemente amargo, mas certamente os benefícios podem tornar o sabor ainda mais convincente.

Afirma-se que a planta é rica em minerais como Cálcio, Ácido Silícico, Enxofre e até Sódio. A quantidade de Potássio se torna mais significativa nas condições de folhas secas. Veja abaixo alguns nutrientes contidos na composição do dente de leão.

  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Zinco;
  • Colina;
  • Flavonoides (luteína, luteolina flavoxanthin, violaxantina);
  • Pectina;
  • Insulina;
  • Taraxacin;
  • Taraxacerin;
  • Triterpenos (taraxol, taraxerol, taraxasterol, amirina);
  • Coumestrol;
  • Levulin;
  • Mucilagem;
  • Tanino;
  • Óleo essencial;
  • Asparagina;
  • Lactupicrine;
  • Ácidos fenólicos (ácido cafeico, ácido orogenic);
  • Ácido caféico;
  • Ácido gálico;
  • Ácidos graxos (mirístico, palmítico, esteárico, láurico).

O consumo desse chá é apontado pelo Conselho da Europa como um dos mais seguros.

Para que Serve?

O chá de dente de leão é muito utilizado como remédios para problemas no fígado. Ele também pode ser benéfico para tratamentos para reduzir o amarelamento da pele devido à disfunção hepática, cirrose e hepatite.

Mas os benefícios do chá de leão não se limitam a este. Ele também é recomendado para tratamentos de infecções, retenção de líquidos, problemas nas mamas, na vesícula, inchaços, pneumonia e até viroses. Estudos buscam comprovar também que a planta pode estimular o fluxo biliar e ainda oferecer efeito diurético.

O chá de dente de leão também é muito utilizado para reduzir efeitos colaterais de diversos medicamentos.

Benefícios

O chá de dente de leão pode reduzir os impactos de flatulência, distensão abdominal e ainda reduzir a constipação intestinal. A planta pode oferecer efeito positivo para purificar o sangue.

O chá é utilizado em tratamentos de doenças renais, dores de estômago e azia. Na medicina tradicional árabe, o dente de leão é utilizado para tratamento de doenças ligadas ao fígado e ao baço. A medicina tradicional chinesa opta pela combinação da planta junto a outras ervas com propriedades semelhantes, assim contribuindo para o sistema imunológico e infecções no sistema respiratório, reduzindo probabilidade de ocorrência de bronquite, e até pneumonia, além de auxiliar no tratamento de infecções na mama.

A planta é utilizada na Europa para tratamentos de doenças gastrointestinais. A Cooperativa Cientifico Europeu sobre Fitoterapia, a ESCOP, recomenda que a raiz seja utilizada também para aqueles que objetivam a perda de apetite, o que reforça a pesquisa que afirma que o chá de dente de leão emagrece, principalmente porque ela é utilizada para a desintoxicação do fígado, assim reduzindo desconfortos e oferecendo bem estar nas dietas.

As mulheres podem reconhecer ainda mais pontos positivos no consumo da planta, pois o chá de dente de leão emagrece ajudando a reduzir inchaços, desconfortos relacionados à TPM e ainda inibe o crescimento de um fungo causador de infecções fúngicas vaginais.

Os rins podem ser beneficiados com os efeitos positivos, pois pode auxiliar na eliminação de toxinas. As raízes de dente de leão foram utilizadas por séculos em tratamentos de icterícia. A planta pode atuar como laxante suave e ainda melhora o apetite e a digestão.

O alto nível de Potássio pode contribuir para evitar casos de anemia. A planta ainda pode contribuir com vitaminas e Ferro, além de conter mais caroteno que as cenouras. 

Estudos búlgaros afirmam que o dente de leão pode contribuir com cerca de 95% de pessoas que sofrem com síndrome do intestino irritável. Afirma-se que as dores podem ser reduzidas após 15 dias de tratamento. O dente de leão pode agir como restaurador para o fígado e ainda reduz o risco de desenvolvimento de cálculos biliares.

O Boro contido no dente de leão pode ajudar a aumentar os níveis de estrogênio no sangue, o que ajuda na preservação da saúde dos ossos. O Cálcio também contribui para a saúde dos ossos, assim reduzindo a possibilidade de ocorrência de osteoporose.

Como o Chá de Dente de Leão Emagrece?

Dizer que o chá de dente de leão emagrece pode ser um pouco tendencioso, mas o emagrecimento pode ocorrer devido aos sintomas indiretos. O efeito diurético pode manter o corpo limpo e livre de toxinas indesejáveis. Ele também ajuda no funcionamento do fígado e ainda regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea, assim evitando a ocorrência de hipoglicemia, a qual é uma das causas da compulsão alimentar.

Como se não bastasse, o aumento de fluxo biliar estimulado pelo dente de leão pode ajudar no funcionamento do metabolismo de gorduras no corpo. Em estudos realizados com animais, pode-se provar que eles perderam cerca de 30% do peso inicial. Ainda necessitamos de pesquisas realizadas com humanos, mas podemos adotar o uso seguro de dente de leão, para que assim possamos identificar alguns benefícios. Devemos destacar que ao tomar o chá, você consumirá apenas 25 calorias.

Dicas

É fundamental que ao adotar o consumo frequente do chá de dente de leão, você consuma pelo menos 2,5 litros de água por dia, já que a planta induzirá à eliminação de líquidos. Assim, você garantirá que seu corpo se mantenha hidratado.

Você pode tomar o chá de dente de leite três vezes por dia. Busque consumir o chá no período noturno, ele poderá contribuir com efeito termogênico, o que oferece um melhor suporte ao emagrecimento.

Atente para as recomendações, inicialmente você não saberá como seu corpo irá reagir aos efeitos oferecidos pelo dente de leão; sendo assim, consuma pequenas dosagens.

Avalie os benefícios e não pense que o chá de leão será responsável por uma perda de peso milagrosa, você deve reconhecer que sem a adoção de um plano alimentar saudável, seu corpo não perderá medidas.

Efeitos colaterais

O consumo de dente de leão é considerado seguro e livre de efeitos colaterais, mas é fundamental que seu consumo seja equilibrado, sem excessos. 

Hábitos saudáveis 

É fundamental que você avalie a pouca confiabilidade sobre os estudos realizados, e portanto busque perder peso com as atitudes saudáveis e seguras. A adoção de uma dieta equilibrada pode ser considerada o passo inicial e que será o diferencial para a sua perda de peso. Adeque sua alimentação a hábitos saudáveis, lembre-se de que deve não só priorizar o emagrecimento, mas também a manutenção do peso conquistado. Por isso, pratique exercícios físicos durante o emagrecimento e por toda sua vida.

Onde comprar?

Você pode comprar as folhas de dente de leão em lojas de produtos naturais e também até em alguns supermercados. É comum encontrar comerciantes que disponibilizam a forma natural da planta em feiras e estabelecimentos voltados para produtos de cultivo.

Você já provou o chá de dente de leão? O que achou dele? Já sabia que essa bela flor também tem o poder de ajudar no emagrecimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (134 votos, média: 3,99 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

9 comentários

  1. MICHELLE FAIFNER IZIDORIO COSTA

    O DENTE DE LEÃO ME TROUXE UMA NOVA QUALIDADE DE VIDA…
    MUITO MAIS ENERGIA ,MENOS INCHAÇO,PELE MAIS LIMPA…
    ENFIM DENTRE VÁRIOS BENEFÍCIOS MENOS 8 QUILOS!
    NÃO FICO SEM DE JEITO NENHUM…
    COM UMA DIETA LEVE JÁ VEMOS RESULTADOS NOS PRIMEIROS 15 DIAS
    DE USO DIÁRIO.

  2. Renato Xavier Pittas

    O dente de Leão ajuda a baixar a creatinina?

  3. Como fazer o suco de dente de leao

  4. Nossa que legal,vou começar a tomar nesta semana!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*