Chá de Eucalipto Emagrece? Faz Mal? Para Que Serve?

Especialista:
atualizado em 27/04/2020

As pessoas usam eucalipto para tratar muitas condições de saúde, mas vale a pena descobrir se o chá também tem esses benefícios e se o chá de eucalipto emagrece.

Entenda se ele faz mal, seus benefícios e por que tomar chá de eucalipto com limão e alho.

Atualmente, cada vez mais as pessoas estão procurando maneiras saudáveis e naturais de cuidar dá saúde e, com isso, surgem as opções de chás.

Existem opções de chás para emagrecer, chás para tratar o diabetes, para ansiedade, para tosse entre várias outras coisas.

Isso porque beber chás ricos em antioxidantes e outros ingredientes saudáveis é uma maneira rápida de criar um hábito saudável.

Ao contrário do café e dos chás comuns, a maioria dos chás de ervas não contém muita (se houver) cafeína e os benefícios dos chás de ervas para sua saúde são duradouros, tornando-o um ótimo complementos para sua dieta.

Entre eles, está o chá de eucalipto, feito com as folhas desta árvore nativa da Austrália e bastante comum no Brasil.

Entenda agora se chá de eucalipto emagrece e quais são seus benefícios.

O que é chá de eucalipto?

O eucalipto se refere a um grande gênero de árvores com mais de 700 espécies diferentes, a maioria localizada na Austrália e na Nova Zelândia.

Algumas espécies mais difundidas também podem ser encontradas em todo o sudeste asiático.

A maioria de suas espécies varia deste, de um arbusto de tamanho pequeno, até uma árvore grande, mas todas as espécies têm folhas cobertas por glândulas sebáceas, das quais derivam a maioria dos benefícios à saúde.

Devido aos diversos usos do eucalipto, ele foi naturalizado em várias outras regiões tropicais e temperadas do mundo, mas também é uma importante exportação da região do Pacífico.

Curiosamente, parece que ele era nativo da América do Sul, embora não seja mais nativo nessa região.

Devido a todos os benefícios do eucalipto para saúde, ele tem sido usado há milhares de anos por populações indígenas.

Veja agora seus benefícios para a saúde, para que serve, e se o chá de eucalipto emagrece.

Benefícios do chá de eucalipto

1. Antibactericida

Uma xícara de chá de eucalipto pode ser o seu aliado na hora de acabar com as bactérias que invadem o seu sistema imunológico e que podem causar muitos problemas para a sua saúde.

A revista acadêmica Phytotherapy Research publicou em março de 2007 um estudo citando que o extrato de óleo de folhas de eucalipto inibia o crescimento de três bactérias potencialmente destrutivas:

  • Staphylococcus aureus, a causa da infecção na garganta;
  • Escherichia coli, mais conhecida como E.coli;
  • Cândida albican, a causa de infecções fúngicas.

O Centro Médico da Universidade de Maryland, Estados Unidos, recomenda até três xícaras de chá de eucalipto por dia para adultos.

Um efeito colateral agradável deste chá é que também mata as bactérias que causam mau hálito.

2. Diminui os níveis de açúcar no sangue

Beber chá de eucalipto ao longo do dia pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue das pessoas com diabetes e pré-diabéticos.

Um estudo realizado com animais, publicado em agosto de 1998 no Journal of Nutrition, observou que as folhas do eucalipto, conhecidas na comunidade como eucalyptus globulus, podem oferecer um complemento alimentar para pessoas que fazem tratamento para diabetes.

Pergunte para o seu médico qual a quantidade de chá de eucalipto é segura para você.

3. Anti-inflamatório natural

Pesquisas científicas sugerem que o óleo extraído das folhas das árvores de eucalipto possui propriedades anti-inflamatórias.

É por isso que elas podem ser aplicáveis para as pessoas que sofrem de asma e outros distúrbios sensíveis aos esteroides como uma terapia viável a longo prazo.

As folhas secas de chá de eucalipto oferecem um método moderado de ingestão dessas propriedades benéficas.

Um estudo publicado em março de 2003 no Respiratory Mecical Journal, observou que os resultados de um estudo duplo-cego controlado por placebo deduziram que o eucaliptol, um constituinte do óleo de eucalipto, é um agente mucolítico útil nas doenças das vias aéreas superiores e inferiores capaz de auxiliar na dissolução do muco.

4. Pode promover o relaxamento

Acredita-se que o eucalipto diminuía os sintomas de estresse.

Um estudo realizado com 62 pessoas saudáveis apresentou reduções significativas na ansiedade pré-operatória após a inalação do óleo de eucalipto, novamente porque o eucalipto contém eucaliptol, que possui propriedades anti-ansiedade.

Além disso, a inalação do óleo de eucalipto por 30 minutos tem sido associada a menor pressão arterial em pacientes após cirurgia no joelho, o que sugere que ele tem um efeito calmante.

Os pesquisadores acreditam que isso diminui a atividade do seu sistema nervoso simpático – seu sistema de resposta ao estresse – e aumenta a atividade do seu sistema nervoso parassimpático, que promove o relaxamento.

5. Rico em antioxidantes

As folhas de eucalipto são uma excelente fonte de antioxidantes, particularmente flavonoides, que protegem o corpo do estresse oxidativo e dos danos dos radicais livres.

Os principais flavonoides do eucalipto incluem catequinas, isorhamnetina, luteolina, floretina, kaempferol e quercetina.

Dietas ricas nesses compostos podem proteger contra certos tipos de câncer, doenças cardíacas e demência.

Um grande estudo realizado com 38.180 homens e 60.289 mulheres descobriu que uma dieta rica em flavonoides estava associada a um risco 18% menor de doenças cardíacas fatais.

O chá de eucalipto é uma boa fonte desses antioxidantes.

Chá de eucalipto contém cafeína?

O chá de eucalipto não é um “chá” no sentido tradicional e não é feito das folhas das folhas da planta Camellia sinensis, como o chá preto ou chá verde.

O que significa que ele é considerado uma tisana, porém muitas delas são popularmente chamadas de chás.

Esta bebida é fabricada apenas por folhas do eucalipto, que não contém cafeína, e por isso ele não contém cafeína.

Chá de eucalipto emagrece?

Ao se perguntar para que serve o chá de eucalipto você pode ver que ele oferece vários benefícios para a saúde e alguns deles podem te ajudar a emagrecer, porém, apenas quando aliado a uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.

Primeiramente, o chá de eucalipto puro contém quase nada de calorias, já que os chás de ervas geralmente possuem cerca de 2 kcal por xícara, sendo uma ótima opção de bebida saudável.

Além disso, ele também oferece benefícios calmantes, o que pode ajudar muito as pessoas que acabam comendo demais por ansiedade ou estresse.

Porém, ainda não existem pesquisas científicas que comprovem que chá de eucalipto emagrece.

Chá de eucalipto com limão e alho

O chá de limão e alho, que normalmente é adoçado com mel, é um remédio popular para alguns sintomas relacionados a gripe e resfriado, porém, ele oferece vários benefícios para a saúde.

O chá de limão e alho contém uma série de minerais e vitaminas, além de ativos como ferro, fósforo, vitamina C, B2 (Riboflavina), B1 (Tiamina), niacina, bioflavanoidequercertinado (um estimulante do sistema imunológico), alicina, limoneno e ajoena.

Ao combinar esses ingredientes com o eucalipto, que também é rico em antioxidantes, você irá preparar uma super bebida que irá fazer muito bem para a sua saúde.

Além dos benefícios do chá de eucalipto que você já viu anteriormente, bem como para que serve, essa mistura também mantém o seu fígado saudável, melhora a visão, circulação e é ótimo para tratar doenças respiratórias.

Como fazer chá de eucalipto

Você irá precisar de cinco folhas de eucalipto para cada 250 ml de água.

Modo de preparo

Ferva a água e em seguida coloque as colhas de eucalipto.

Tampe o recipiente e tome o chá de preferência quando ele estiver morno.

Chá de eucalipto faz mal?

Veja agora os efeitos colaterais e segurança para poder aproveitar melhor seus benefícios.

A folha de eucalipto é provavelmente segura quando consumida em pequenas quantidades e não há informações suficientes para saber se os suplementos que contém grandes quantidades dessas folhas são seguros quando tomados via oral.

Crianças

Embora seguro para pessoas adultas, ainda não se sabe muito sobre a segurança do consumo de chá de eucalipto para crianças, por isso é melhor evitar quantidades maiores.

Diabetes

Pesquisas anteriores sugerem que a folha de eucalipto pode diminuir o açúcar no sangue, porém há uma preocupação de que o seu uso junto com remédios para diabetes pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue.

Neste caso, a glicemia no sangue deve ser monitorada com bastante atenção.

Como você pode ver, ainda não há respostas científicas que possa afirmar, ou não, que chá de eucalipto emagrece, porém, vários dos seus benefícios vem sido provados cientificamente.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se chá de eucalipto emagrece? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário