Chá de folha de abacate

Chá de Folha de Abacate Emagrece? Para Que Serve?

É de conhecimento geral que o abacate é um alimento muito saudável e que representa uma das melhores fontes de gordura saudável na dieta. A folha de abacate, por sua vez, tem ainda mais proteínas, fibras, minerais e compostos fitoquímicos benéficos para a saúde como os flavonoides e os fenóis do que a própria fruta.

Vamos aprender como preparar, descobrir quais são os benefícios que pode proporcionar à saúde e entender se o chá de folha de abacate emagrece.

Chá de folha de abacate

As folhas de abacate são usadas para diversos fins medicinais. Seus benefícios podem ser aproveitados a partir do consumo da folha fresca em algumas receitas, porém o mais comum é preparar um chá para extrair os componentes benéficos da planta.

O abacateiro é uma árvore originário do México, mas que também cresce em outros lugares como no Brasil. O nome da espécie é Persea Americana Miller e ela é encontrada principalmente em países da América do Sul e da América Central.

A folha de abacate contém muito mais nutrientes do que qualquer outra parte do fruto, vencendo da polpa, do caroço e da própria casca. Poucas pessoas sabem desse poder nutritivo das folhas de abacate e desconhecem os benefícios que o chá da folha de abacate pode trazer para a saúde. Apesar do gosto levemente amargo, os benefícios desse chá fazem valer a pena o seu sabor.

Para que serve

Estudos indicam que o consumo de chá de folha de abacate pode ajudar na prevenção de convulsões, na redução dos níveis de glicose no sangue, no combate a úlceras e no emagrecimento.

O abacate também é capaz de prevenir o progresso de diversas doenças como doenças cardiovasculares como a aterosclerose, a diabetes, a artrite reumatoide, as inflamações crônicas e até alguns tipos de câncer.

Nutrientes da folha do abacate

O motivo de tantos benefícios se deve aos nutrientes encontrados na folha de abacate. Vamos falar um pouco de cada um deles a seguir.

– Proteínas

A folha de abacate é mais rica em proteínas do que a polpa do fruto ou sua semente. Em uma porção de 100 gramas de folha de abacate, 25,5 gramas correspondem a proteínas, enquanto que a polpa do fruto contém apenas 1,6 gramas de proteínas.

– Fibras

O teor de fibras na folha de abacate também supera outras partes do fruto. Em 100 gramas de folhas de abacate, temos 38,4 gramas de fibras dietéticas. Na polpa do fruto só são encontrados 2 gramas de fibra na mesma porção.

– Minerais

As folhas de abacate apresentam boas quantidades de minerais importantes para a manutenção da saúde geral como o sódio, o magnésio, o zinco, o ferro, o manganês, o potássio, o fosforo e o cálcio.

Uma boa ingestão de potássio, por exemplo, pode ajudar na prevenção e tratamento da hipertensão, enquanto o cálcio auxilia a sustentar a estrutura óssea além de atuar no sistema nervoso e na circulação sanguínea.

– Fitoquímicos

Os fitoquímicos são compostos químicos presentes em plantas que promovem benefícios para a saúde.

Os flavonoides, por exemplo, são um tipo de fitoquímico que apresentam atividades anti-inflamatórias, anticoagulantes, antidiabéticas e até anticancerígenas.

Outro exemplo são os fenóis, substâncias antioxidantes que atuam na prevenção de danos oxidativos às células e tecidos do organismo, reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares.

Assim como ocorre com as proteínas e as fibras, a quantidade de fitoquímicos presente nas folhas de abacate é superior ao que é normalmente encontrada no fruto ou em sua semente.

– Quercetina

A quercetina é um fitonutriente flavonoide que se destaca pela proteção que oferece ao corpo. Devido ao seu alto poder antioxidantes, a substância elimina os radicais livres e previne o desenvolvimento de doenças.

– Polifenóis

Os polifenóis também se destacam nas folhas de abacate, já que protegem a própria planta durante o cultivo contra parasitas e patógenos, além de contribuir para o sabor e a cor dos componentes da planta. Além disso, também tem um efeito antioxidante benéfico para a saúde.

Benefícios do chá de folha de abacate

1. Alívio de dor muscular

O chá de folha de abacate pode atuar no tratamento e alívio de dores musculares. Devido ao seu efeito relaxante, o consumo do chá ajuda a aliviar a tensão nos músculos, ocasionados principalmente pelo esforço muscular que pode ser feito em alguns tipos de trabalho ou durante o treino na academia e também por causa de problemas na postura e maus hábitos. 

2. Saúde digestiva e combate a úlceras

As folhas de abacate são ricas em compostos fitoquímicos como flavonoides, saponinas e taninos que são responsáveis por regular a acidez no estômago. Isso reduz o risco de desenvolvimento de úlceras gástricas, além de prevenir outros tipos de desconfortos estomacais como azia e má digestão.

3. Redução de convulsões

Na medicina tradicional africana, as pessoas usavam as folhas de abacate no tratamento de convulsões e epilepsia em crianças. Foi constatado em estudos com animais que isso realmente acontece.

Um extrato de folhas de abacate foi administrado em ratos com convulsões e foi verificado que a atividade do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA) foi aumentada, o que reduz a atividade nervosa e acaba com os episódios convulsivos. No entanto, mais estudos são necessários também em humanos para comprovar tal eficácia.

4. Diminuição do nível de glicose sanguínea

A folha de abacate pode ser benéfica para pessoas diabéticas. Um estudo científico realizado com ratos diabéticos mostrou que um extrato de folhas de abacate tem efeitos hipoglicêmicos, ou seja, atua reduzindo os níveis de açúcar no sangue apenas 6 horas após a sua administração.

Isso se deve, provavelmente, aos compostos antioxidantes e fitonutrientes presentes na planta que ajudam a queimar gordura e a reduzir os níveis de glicose no corpo.

5. O chá de folha de abacate emagrece

Estudos realizados em animais com extratos de folha de abacate comprovam que o consumo da planta é capaz de promover a queima de gordura acumulada nos tecidos adiposos, contribuindo assim para a perda de peso.

Uma pesquisa publicada em 2015 pelo periódico científico Experimental and Clinical Science, mostrou as folhas de abacate apresentam efeito antiobesidade que pode reduzir até 25% do peso corporal, desde que consumidas com frequência. Apesar da maioria dos estudos serem realizados com animais, os pesquisadores acreditam que efeito semelhante é obtido também em seres humanos.

6. Redução da pressão arterial

O chá de folha de abacate é capaz de ajudar a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos. Isso facilita a passagem do sangue através das veias, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão arterial elevada.

7. Saúde da pele

Devido ao alto teor de antioxidantes, as folhas de abacate podem ajudar a manter a jovialidade da pele e proteger a mesma de doenças e inflamações. Essas substâncias neutralizam os danos causados por radicais livres que podem causar o envelhecimento precoce através do surgimento de rugas e marcas na pele.

8. Outros benefícios

O chá de folhas de abacate também parece ser eficaz no tratamento de problemas bucais como aftas e cáries, pode ajudar no tratamento de doenças respiratórias como a asma e aliviar o inchaço no corpo.

Chá de folha de abacate emagrece?

O chá de folha de abacate pode ajudar no processo de emagrecimento. Isso se deve ao fato de a bebida auxiliar a queima de gordura estocada nos tecidos adiposos.

Como mencionado anteriormente, o chá contém vários componentes capazes de controlar o índice glicêmico e promover a queima de gordura. Dessa forma, se você combinar a ingestão de chá de folhas de abacate com uma dieta balanceada e um plano de exercícios físicos adequado, a perda de peso será observada.

Além disso, o chá de folha de abacate emagrece também por apresentar propriedades diuréticas, que pode ajudar na eliminação de resíduos do organismo.

Como preparar

Preparar um chá de folhas de abacate é muito simples. Pegue cerca de 3 a 4 folhas do abacateiro e lave bem. Em seguida, coloque em uma panela com 2 xícaras de água e leve ao fogo até ferver. Deixe a mistura fervendo por 5 a 10. Depois disso, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por mais 10 minutos.

Por fim, basta coar a bebida e adoçar com mel, açúcar mascavo ou um adoçante de sua preferência, se julgar necessário. É indicado tomar esse chá com moderação.

Além do chá, é possível usar as folhas de abacate cruas ou torradas para acrescentar na salada ou na sopa como um tempero especial. A folha de abacate costuma apresentar um sabor levemente amargo e picante que pode trazer um gostinho especial para suas receitas.

Efeitos colaterais

Não há relatos nem estudos conclusivos sobre os efeitos colaterais causados pelas folhas de abacate. Porém, alguns estudos realizados com animais mostraram que animais amamentando que ingeriram folha de abacate podem desenvolver uma infecção no tecido mamário que prejudica a produção de leite. Assim, é indicado que grávidas e mulheres amamentando evitem o consumo desse chá.

Além disso, há uma certa polêmica sobre efeitos tóxicos causados por algumas espécies da planta. No entanto, especialistas afirmam que as folhas de abacate são seguras e que seu uso só produz efeitos tóxicos quando consumidas em grande quantidade. Ainda assim, esse efeito não é comprovado cientificamente.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o chá de folha de abacate emagrece? Já experimentou essa bebida ou pretende provar agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Roselene Moreira Rias

    Estou com infeccão de urina .. Vou tomar pra efeito antibiotico.

  2. eu fiz o chá logo sentir a reação vale a pena fazer

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*