Chá de folhas de abacate – Benefícios, como fazer e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 22/06/2021

Quando falamos em abacate é normal pensarmos na qualidade nutricional do fruto e na diversidade de receitas que podem ser feitas a partir dele. Mas você sabia que é possível preparar um chá a partir das folhas do abacateiro?

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto conheça a seguir os benefícios do chá de folhas de abacate, as contraindicações e uma receita especial para preparar a bebida.

Fruto e folhas do abacateiro
Fruto e folhas do abacateiro

6 benefícios do chá de folhas de abacate

Saiba como as propriedades desse chá podem te auxiliar de diversas formas.

1. Fonte de minerais e proteínas

Os minerais são nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, pois participam de diversas funções no organismo, como composição de ossos e dentes, transporte de oxigênio e contração muscular.

No entanto, o corpo não é capaz de produzi-los, de forma que eles precisam ser obtidos através da alimentação.

A folha de abacate é rica em 6 (de um total de 12) minerais essenciais. São eles:

  • Magnésio
  • Ferro
  • Zinco
  • Potássio
  • Cálcio
  • Fósforo

Além disso, a folha de abacate também possui alto teor proteico, uma porção de 10 g de folhas de abacate apresenta 2,5 g de proteínas.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Ação antioxidante

O chá de folhas de abacateiro possui ação antioxidante, devido à presença de flavonoides e fenóis na composição das folhas. Os flavonoides combatem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce e às doenças crônicas.

3. Auxílio no tratamento de convulsões

Um estudo dos benefícios do chá de folhas de abacate indicou que o seu extrato aquoso aumenta a presença do neurotransmissor conhecido como GABA (ácido gama-amino butírico). Isso causa a diminuição da atividade nervosa e consequentemente ajuda a prevenir convulsões.

Porém, como se tratam de estudos preliminares, o ideal é consultar o médico antes de utilizar o chá de folhas de abacate com essa finalidade.

4. Auxílio no tratamento de úlceras

Esse mesmo estudo, com o extrato aquoso das folhas de abacate, também avaliou a atividade antiulcerogênica deste chá, demonstrando que ele é capaz de combater as úlceras no trato digestivo e amenizar os sintomas.

Porém, mais uma vez, o estudo sugeriu resultados iniciais. Portanto, quem sofre ou já teve úlceras deve consultar o médico antes de usar o chá de folhas de abacate como forma de combatê-las.

5. Combate infecções urinárias

Em um quadro de infecção urinária, ocorre um processo infeccioso em que há o crescimento de bactérias em algum local do trato urinário (rins, bexiga, uretra ou ureteres).

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de folhas de abacate serve como um remédio natural para a infecção urinária porque as folhas possuem propriedades anti inflamatórias, bactericidas e diuréticas.

Além de ingerir o chá, sugere-se fazer um banho de assento juntamente com o chá de camomila, que possui propriedades calmantes, para aliviar os sintomas tópicos como a ardência ao urinar.

6. Contribui para a perda de peso

O chá das folhas de abacate pode auxiliar no processo de perda de peso por possuir efeito diurético, ou seja, ele ajuda a eliminar o excesso de líquido presente no organismo, aliviando assim o inchaço do corpo.

Contudo, recomenda-se ingerir esse chá com moderação, pois o consumo em excesso pode levar à desidratação.

Contraindicações e cuidados

Antes de tomar o chá de folhas de abacate ou qualquer outro chá, vale a pena conversar com o seu médico, especialmente no caso de pessoas que tenham alguma doença ou que façam uso de outros medicamentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, esse chá não é recomendado para gestantes e lactantes. Pois alguns estudos sugerem que, nesses casos, o chá pode afetar as glândulas mamárias.

Também é necessário ter cuidado com a quantidade ingerida. O consumo diário do chá não deve ultrapassar 3 xícaras (equivalente a 720 mL) e o tratamento caseiro não deve durar mais do que 10 dias. Isso porque pode prejudicar os níveis de hidratação do corpo.

Receita de chá de folhas de abacateiro

Ingredientes:

  • 10 folhas do abacateiro;
  • 1 litro de água;
  • Açúcar mascavo ou mel a gosto;

Modo de preparo:

  1. Coloque a água dentro de uma panela de ferro ou de vidro, adicione as 10 folhas secas do abacateiro e leve ao fogo;
  2. Deixe ferver durante três minutos e desligue o fogo. Em seguida, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Coe, adoce a gosto (se desejar) e consuma imediatamente.

O ideal é tomar o chá de abacateiro logo após o preparo. Porque o contato prolongado com o oxigênio do ar pode afetar seus compostos ativos e diminuir sua eficácia.

  Continua Depois da Publicidade  

Você já conhecia ou experimentou o chá de folhas de abacate alguma vez? O que achou dos benefícios da bebida? Pretende consumi-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (411 votos, média 3,93)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

116 comentários em “Chá de folhas de abacate – Benefícios, como fazer e cuidados”

  1. Tenho problema ao urinar pois, ardência e um jato curto já utizei este chá mas nada deu bom resultado talvez não tenha seguida corretamente as recordações aqui indicadas.(Obgda por chamento de atenção)

    Responder
  2. Gostei muito dessas informações sobre os benefícios Aparti de hoje vou consumir pela primeira vez, espero que dê resultados

    Responder
    • Estou fazendo um experimento.Sequei varias folhas retirei nervura principal,bati no liquidificador virou um po.Esta guardada em um pote revestido com papel pardo pra nao ficar umida.Vou começar a colocar uma colher de cha na comida e anotar os resultados para o controlea glicose.Depois de 3 meses deuso volto pra comentar o resultado apos exames médico

      Responder
  3. Se é recomendável tomar o chá de folhas de abacate logo depois do preparo, tenho que preparar o chá 3 vezes por dia?

    Responder
  4. Q povo q n lê as coisas direito tá bem nítido q é p tomar 2 vezes ao dia se a fruta faz bem claro q as folhas tb quem n tem preguiça é só pesquisar no google se o chá diminue o açúcar no sangue ótimo p quem tem diabete Deus é maravilhoso nos deixou td n natureza

    Responder
  5. Sou diabética,tenho fibromialgia e colesterol alto. Não tomo remédios para controle por decisão própria. Neste momento busco alternativas para controlar o diabetes que está descontrolado. Vou experimentar o chá de Folha de abacate.

    Responder
    • Vim aqui porque o seu comentário foi no meu e-mail. Muito cuidado com a pressão arterial alta e diabete. Pode te dar ataque cardíaco, se substituir por chá vai medindo a cada uma hora. E o chá de abacate é muito forte. Pesquise sobre Embauba ou Pariparoba. Tem que fazer restrições alimentares drasticamente sem carne vermelha, sem açúcar, sem gordura, pouco sal, sem cigarro, sem bebida alcoólica. Faça exames, volte a fazer exames SAÚDE É TUDO.

      Responder
    • Olá, eu sofro de pressão alta, e faço a medicação, mas nunca ficava normalizada. Comecei a comer junto as refeições uma colher de sopa, caroço de abacate ralada, e para além de melhorar meu sono, minha pressão ficou linda. 124/85 a muito que não via esses números. Acontece que a época de abacate se foi e queria substituir com as folhas. Procede?

      Responder
  6. Comecei a toma o chá porque está tucino muito graça a deus para foi muito bom estou tomando ainda meu esposo também está tomando vou continuar ameei

    Responder
  7. Estou tomando o cha. Ajuda a relaxar e ajuda contra a gripe.
    Apos fazer o cha da folha. Acrescento meio Limao na xircara que sera consumida.
    Tem ajudado muito.

    Responder