Benefícios do chá de folhas de abacate – Para que serve, como fazer e contraindicações

Especialista:
atualizado em 28/09/2020

Quando falamos em abacate é normal pensarmos na qualidade nutricional do fruto e na diversidade de receitas que podem ser feitas a partir dele. Mas você sabia que é possível preparar um chá a partir das folhas do abacateiro?

Portanto conheça a seguir os benefícios do chá de folhas de abacate, as contraindicações e uma receita especial para preparar a bebida.

fruto e folhas do abacateiro
Fruto e folhas do abacateiro

6 benefícios do chá de folhas de abacate

Saiba como as propriedades desse chá podem te auxiliar de diversas formas.

1. Fonte de minerais e proteínas

Os minerais são nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, pois participam de diversas funções no organismo, como composição de ossos e dentes, transporte de oxigênio e contração muscular.

No entanto, o corpo não é capaz de produzi-los, de forma que eles precisam ser obtidos através da alimentação.

A folha de abacate é rica em 6 (de um total de 12) minerais essenciais. São eles:

  • Magnésio
  • Ferro
  • Zinco
  • Potássio
  • Cálcio
  • Fósforo

Além disso, a folha de abacate também possui alto teor proteico, uma porção de 10 g de folhas de abacate apresenta 2,5 g de proteínas.

2. Ação antioxidante

O chá de folhas de abacateiro possui ação antioxidante, devido à presença de flavonoides e fenóis na composição das folhas. Os flavonoides combatem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce e às doenças crônicas.

3. Auxílio no tratamento de convulsões

Um estudo dos benefícios do chá de folhas de abacate indicou que o seu extrato aquoso aumenta a presença do neurotransmissor conhecido como GABA (ácido gama-amino butírico). Isso causa a diminuição da atividade nervosa e consequentemente ajuda a prevenir convulsões.

Porém, como se tratam de estudos preliminares, o ideal é consultar o médico antes de utilizar o chá de folhas de abacate com essa finalidade.

4. Auxílio no tratamento de úlceras

Esse mesmo estudo, com o extrato aquoso das folhas de abacate, também avaliou a atividade antiulcerogênica deste chá, demonstrando que ele é capaz de combater as úlceras no trato digestivo e amenizar os sintomas.

Porém, mais uma vez, o estudo sugeriu resultados iniciais. Portanto, quem sofre ou já teve úlceras deve consultar o médico antes de usar o chá de folhas de abacate como forma de combatê-las.

5. Combate infecções urinárias

Em um quadro de infecção urinária, ocorre um processo infeccioso em que há o crescimento de bactérias em algum local do trato urinário (rins, bexiga, uretra ou ureteres).

O chá de folhas de abacate serve como um remédio natural para a infecção urinária porque as folhas possuem propriedades anti inflamatórias, bactericidas e diuréticas.

Além de ingerir o chá, sugere-se fazer um banho de assento juntamente com o chá de camomila, que possui propriedades calmantes, para aliviar os sintomas tópicos como a ardência ao urinar.

6. Contribui para a perda de peso

O chá das folhas de abacate pode auxiliar no processo de perda de peso por possuir efeito diurético, ou seja, ele ajuda a eliminar o excesso de líquido presente no organismo, aliviando assim o inchaço do corpo.

Contudo, recomenda-se ingerir esse chá com moderação, pois o consumo em excesso pode levar à desidratação.

Contraindicações e cuidados

Antes de tomar o chá de folhas de abacate ou qualquer outro chá, vale a pena conversar com o seu médico, especialmente no caso de pessoas que tenham alguma doença ou que façam uso de outros medicamentos.

Além disso, esse chá não é recomendado para gestantes e lactantes. Pois alguns estudos sugerem que, nesses casos, o chá pode afetar as glândulas mamárias.

Também é necessário ter cuidado com a quantidade ingerida. O consumo diário do chá não deve ultrapassar 3 xícaras (equivalente a 720 mL) e o tratamento caseiro não deve durar mais do que 10 dias. Isso porque pode prejudicar os níveis de hidratação do corpo.

Receita de chá de folhas de abacateiro

Ingredientes:

  • 10 folhas do abacateiro;
  • 1 litro de água;
  • Açúcar mascavo ou mel a gosto;

Modo de preparo:

  1. Coloque a água dentro de uma panela de ferro ou de vidro, adicione as 10 folhas secas do abacateiro e leve ao fogo;
  2. Deixe ferver durante três minutos e desligue o fogo. Em seguida, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Coe, adoce a gosto (se desejar) e consuma imediatamente.

O ideal é tomar o chá de abacateiro logo após o preparo. Porque o contato prolongado com o oxigênio do ar pode afetar seus compostos ativos e diminuir sua eficácia.

Você já conhecia ou experimentou o chá de folhas de abacate alguma vez? O que achou dos benefícios da bebida? Pretende consumi-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (399 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

103 comentários em “Benefícios do chá de folhas de abacate – Para que serve, como fazer e contraindicações”

  1. Q povo q n lê as coisas direito tá bem nítido q é p tomar 2 vezes ao dia se a fruta faz bem claro q as folhas tb quem n tem preguiça é só pesquisar no google se o chá diminue o açúcar no sangue ótimo p quem tem diabete Deus é maravilhoso nos deixou td n natureza

  2. Sou diabética,tenho fibromialgia e colesterol alto. Não tomo remédios para controle por decisão própria. Neste momento busco alternativas para controlar o diabetes que está descontrolado. Vou experimentar o chá de Folha de abacate.

    • Vim aqui porque o seu comentário foi no meu e-mail. Muito cuidado com a pressão arterial alta e diabete. Pode te dar ataque cardíaco, se substituir por chá vai medindo a cada uma hora. E o chá de abacate é muito forte. Pesquise sobre Embauba ou Pariparoba. Tem que fazer restrições alimentares drasticamente sem carne vermelha, sem açúcar, sem gordura, pouco sal, sem cigarro, sem bebida alcoólica. Faça exames, volte a fazer exames SAÚDE É TUDO.

    • Olá, eu sofro de pressão alta, e faço a medicação, mas nunca ficava normalizada. Comecei a comer junto as refeições uma colher de sopa, caroço de abacate ralada, e para além de melhorar meu sono, minha pressão ficou linda. 124/85 a muito que não via esses números. Acontece que a época de abacate se foi e queria substituir com as folhas. Procede?

  3. Comecei a toma o chá porque está tucino muito graça a deus para foi muito bom estou tomando ainda meu esposo também está tomando vou continuar ameei

  4. Estou tomando o cha. Ajuda a relaxar e ajuda contra a gripe.
    Apos fazer o cha da folha. Acrescento meio Limao na xircara que sera consumida.
    Tem ajudado muito.