6 Benefícios do Chá de Folhas de Abacate – Para Que Serve, Como Fazer e Contraindicações

Especialista:
atualizado em 20/05/2020

Quando falamos em abacate, é normal que pensemos no fruto que é conhecido por ser fonte de gorduras saudáveis e por aparecer na receita do guacamole e no preparo de saladas, por exemplo.

Entretanto, vamos conversar abaixo a respeito de outra parte do abacateiro – as suas folhas – e conhecer os benefícios associados ao chá de folhas de abacate, assim como aprender a preparar a bebida.

Para que serve – 6 benefícios do chá de folhas de abacate

1. Os nutrientes das folhas de abacate

A folha de abacate é composta por minerais como magnésio, manganês, ferro, zinco, potássio, cálcio e fósforo. Além disso, uma porção de 10 g de folhas de abacate apresenta 2,5 g de proteínas.

2. Ação antioxidante

As folhas do abacateiro também fornecem ação antioxidante, graças à presença de flavonoides e fenóis e sua composição. Os flavonoides já mostraram ter efeito anti-inflamatório, antidiabético, anticoagulante e anticâncer, além de proteger os nervos das células contra a degeneração.

Os flavonoides são conhecidos por prevenir o dano oxidativo em biomoléculas como o DNA, os lipídios e as proteínas. Esse dano oxidativo está associado a doenças crônicas como câncer e doença cardiovascular.

3. Auxílio ao tratamento de convulsões

A medicina africana tradicional defende a ideia de que as folhas de abacate podem ser utilizadas para o tratamento de convulsões e epilepsia em crianças.

Uma pesquisa feita com ratos que foram induzidos artificialmente a convulsionar e tratados com um extrato aquoso de folhas de abacate corroborou essa ideia. Isso porque a conclusão trazida pelo experimento foi que, na maioria dos casos, o extrato preveniu ou atrasou a convulsão.

Acredita-se que isso tenha acontecido por meio do aumento do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico, também conhecido como GABA no cérebro, que diminui a atividade nervosa.

Entretanto, como o estudo foi realizado com animais, para quem sofre com as convulsões, o ideal é consultar o médico antes de utilizar o chá de folhas de abacate com essa finalidade para se certificar de que isso é seguro e realmente pode ser útil.

4. Combate a úlceras

Uma pesquisa feita com um extrato aquoso das folhas de abacate com o objetivo de avaliar a sua atividade anti-ulcerosa demonstrou que o ingrediente pode produzir uma atividade anti-ulcerosa significativa contra úlceras estomacais artificialmente induzidas em ratos, provavelmente por conta de fitoquímicos como flavonoides, saponinas e taninos presentes nas folhas de abacate.

No entanto, essa atividade foi classificada como dose-depentente, ou seja, em que a dose utilizada está diretamente relacionada aos seus efeitos de eficácia.

Mais uma vez, o experimento foi feito em animais, não em seres humanos. Portanto, quem sofre ou já teve úlceras necessita consultar o médico antes de usar o chá de folhas de abacate como forma de combatê-las.

5. O chá de folha de abacate para infecção urinária

A condição caracterizada por uma infecção pode atingir qualquer parte do sistema urinário como os rins, a bexiga, a uretra e os ureteres. Em um quadro de infecção urinária, ocorre um processo infeccioso em que há o crescimento de bactérias em algum desses locais do trato urinário, explicou a médica e especialista em nefrologia, Frida Plavnik.

O chá de folhas de abacate serve como um remédio natural para a infecção urinária porque as folhas possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e bactericidas (que combatem bactérias).

Sugere-se fazer um banho de imersão com o chá de camomila para lidar com a doença porque a erva aumenta a produção de urina e diminui o desconforto nas vias urinárias.

Neste caso, também é fundamental checar com o médico se a doença pode realmente ser tratada com o chá de folhas de abacate e o banho de imersão com o chá de camomila e que outras ações devem ser adotadas para lidar com o problema.

Sintomas como urgência, dor e ardor ao urinar e dor durante o contato íntimo são sinais de que pode haver um quadro de infecção urinária. Consulte seu médico ao experimentá-los.

6. O chá de folhas de abacate emagrece?

Em vez de dizer que o chá de abacateiro emagrece, podemos argumentar que ele pode auxiliar o processo de perda de peso. Confira por quê:

Uma pesquisa realizada com ratos que foram alimentados com uma dieta rica em colesterol e tratados com extratos aquosos e metanólicos de folhas de abacate mostrou que o ingrediente ajudou a aumentar o metabolismo destrutivo de gordura acumulada em tecidos adiposos.

Entretanto, como o experimento foi realizado com animais e não serem humanos, não temos como garantir que o mesmo efeito seja observado em pessoas, não é mesmo?

O que sabemos é que o chá de folhas de abacate é conhecido por ser uma bebida diurética. Ou seja, ele promove o aumento da eliminação do líquido presente no corpo através da urina.

Isso faz com que o chá ajude o corpo a evitar o inchaço que surge em decorrência da retenção de líquidos no corpo. Só não pode exagerar na bebida e perder muita água, correndo o risco de ter uma desidratação.

Esses dados indicam que a bebida pode ajudar a diminuir a aparência mais cheinha do corpo, porém, não provam que o chá de folhas de abacate emagrece magicamente ou sozinho. Para quem deseja e/ou necessita perder peso, ainda é fundamental seguir uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos com frequência como forma de maximizar a queima de calorias. 

Contraindicações e cuidados com o chá de abacateiro

Antes de tomar o chá de folhas de abacate, vale a pena conferir com o médico se ela não pode fazer mal, especialmente em caso de pessoas que tenham algum tipo de doença, crianças, adolescentes e idosos.

As folhas de abacate devem ser evitadas por mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês.

Também é importante checar com o médico se o chá de abacateiro não pode interagir com algum medicamento que se esteja tomando. Por exemplo, as folhas do abacateiro já mostraram ter efeitos de diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Logo, se um diabético que já utiliza remédios para abaixar a taxa de glicose sanguínea resolver tomar também o chá, poderá sofrer com uma redução excessiva desses níveis.

Além disso, o profissional deve ser consultado antes de utilizar a bebida para auxiliar qualquer tipo de tratamento. É o médico quem pode garantir se a bebida realmente ajuda e que não faz mal. Ao mesmo tempo, todas as outras orientações do profissional em relação ao tratamento em questão também não podem deixar de ser seguidas, para que a saúde não seja colocada em risco.

Não se deve ingerir mais do que duas xícaras do chá de folhas de abacate a cada dia e o tratamento caseiro não deve durar mais do que 10 dias porque pode ser prejudicial. 

Como fazer – Receita de chá de folhas de abacate

Ingredientes: 

  • 10 folhas de abacate;
  • 1 litro de água;
  • Açúcar mascavo ou mel a gosto, opcional.

Modo de preparo:

  1. Colocar o litro de água dentro de uma panela de ferro ou de vidro, adicionar as 10 folhas de abacate e levar ao fogo;
  2. Deixar ferver durante aproximadamente três minutos e desligar o fogo. Tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos;
  3. Coar, adicionar o açúcar mascavo ou mel a gosto, se assim desejar, e servir-se imediatamente.

O chá de folhas de abacate não pode permanecer na geladeira por mais do que 24 horas.

O ideal é tomar o chá e abacateiro logo depois do seu preparo, antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Um cuidado fundamental em relação ao chá de folhas de abacate é lavar bem as folhas para evitar os efeitos prejudicais trazidos por fungicidas que possam ter sido borrifados nelas. Além disso, é importante certificar-se de que as folhas escolhidas para o chá sejam de boa procedência, de boa qualidade e que não estejam infectadas ou estragadas.

Você já conhecia ou experimentou o chá de folhas de abacate alguma vez? O que achou dos benefícios da bebida? Pretende consumi-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (396 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

102 comentários em “6 Benefícios do Chá de Folhas de Abacate – Para Que Serve, Como Fazer e Contraindicações”

  1. Sou diabética,tenho fibromialgia e colesterol alto. Não tomo remédios para controle por decisão própria. Neste momento busco alternativas para controlar o diabetes que está descontrolado. Vou experimentar o chá de Folha de abacate.

    • Vim aqui porque o seu comentário foi no meu e-mail. Muito cuidado com a pressão arterial alta e diabete. Pode te dar ataque cardíaco, se substituir por chá vai medindo a cada uma hora. E o chá de abacate é muito forte. Pesquise sobre Embauba ou Pariparoba. Tem que fazer restrições alimentares drasticamente sem carne vermelha, sem açúcar, sem gordura, pouco sal, sem cigarro, sem bebida alcoólica. Faça exames, volte a fazer exames SAÚDE É TUDO.

    • Olá, eu sofro de pressão alta, e faço a medicação, mas nunca ficava normalizada. Comecei a comer junto as refeições uma colher de sopa, caroço de abacate ralada, e para além de melhorar meu sono, minha pressão ficou linda. 124/85 a muito que não via esses números. Acontece que a época de abacate se foi e queria substituir com as folhas. Procede?

  2. Comecei a toma o chá porque está tucino muito graça a deus para foi muito bom estou tomando ainda meu esposo também está tomando vou continuar ameei

  3. Estou tomando o cha. Ajuda a relaxar e ajuda contra a gripe.
    Apos fazer o cha da folha. Acrescento meio Limao na xircara que sera consumida.
    Tem ajudado muito.