Chá de folha de louro – para que serve e como fazer

Especialista:
atualizado em 15/11/2020

A folha de louro é uma especiaria comum na culinária brasileira, mas este não é seu único uso. O chá de folha de louro possui uma série de benefícios para a saúde.

Vamos conhecer quais são esses benefícios e como preparar o chá de folha de louro.

Folhas de louro secas
Folhas de louro secas

Reduz a glicemia

As folhas de louro contêm diversas substâncias antioxidantes, entre elas os polifenóis, que podem ajudar a diminuir e a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Mas para se beneficiar dessa ação, o consumo do chá de folha de louro deve ser regular e sem exageros.

É um calmante natural

As folhas de louro tem um efeito calmante e relaxante, e pode ser útil no tratamento de problemas causados pelo estresse, como a ansiedade.

Mas se o uso regular do chá de louro não diminuir a ansiedade, é recomendado procurar ajuda de um profissional de saúde.

Auxílio ao sistema digestivo 

A folha de louro torna a digestão mais fácil, devido à estimulação das secreções digestivas. Assim, facilita a digestão de gorduras e a absorção de nutrientes.

Fora isso, outro ponto positivo do louro é sua ação anti-inflamatória, que ajuda a tratar problemas inflamatórios gástricos, como a síndrome do intestino irritável.

É um diurético natural

As folhas de louro têm propriedades diuréticas, e são otimas para tratar a retenção de líquido e o inchaço, principalmente quando causados pelo ciclo menstrual.

Mas é preciso ter atenção para não perder muito líquido e desenvolver uma desidratação.

É rico em antioxidante 

O chá de folha de louro é rico em antioxidantes, como vitamina C, E e carotenóides. Essas substâncias contribuem com o combate aos danos causados pelos radicais livres, e trazem vários benefícios para a saúde:

  • Mantém a saúde da pele: As vitaminas C e E ajudam a manter a elasticidade da pele, e evitam o envelhecimento precoce.
  • Ação contra o câncer: Além de efeitos na prevenção do câncer, os antioxidantes podem auxiliar o corpo a destruir células cancerígenas, como mostrado num estudo publicado pela Records of Natural Products.
  • Efeito analgésico e anti-inflamatório: O óleo essencial presente na folha de louro tem atividade anti-inflamatória e analgésica.

Como preparar o chá de folha de louro 

Você pode fazer o chá apenas com a folha de louro ou adicionar outras especiarias e frutas, para variar o sabor.

Chá de folhas de louro
Chá de folhas de louro

Chá de folha de louro

  • Adicione de 3 a 5 folhas de louro em um recipiente com 1 litro de água fervente
  • Tampe o recipiente e deixe descansar durante 10 minutos
  • Adoçe com o açúcar ou adoçante a gosto e servir-se.

Chá de folha de louro e canela

  • Colocar 1 litro água para ferver juntamente com 1 pau de canela e 5 folhas de louro
  • Deixar ferver durante 15 minutos
  • Apagar o fogo e esperar esfriar
  • Adoçe com o açúcar ou adoçante a gosto e servir-se.

Dicas e cuidados

Todo exagero faz mal, então o consumo excessivo do chá da folha de louro pode causar problemas de saúde e mal estar.

Como a folha de louro pode interferir com o controle da glicemia, é importante ficar de olho em sintomas de hipoglicemia, que é a baixa de açúcar no sangue, principalmente se a pessoa tem diabetes.

Sempre converse com um médico ou nutricionista sobre o uso de chás e outros produtos naturais, pois eles podem afetar a ação de vários medicamentos.

Outro cuidado importante é o de adquirir folhas de louro de boa procedência. Isso é necessário porque existem folhas que se parecem com o louro, mas não tem os mesmos benefícios e e ainda podem ser tóxicas.

Quer saber mais sobre os benefícios e saber se o chá de folha de louro emagrece? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a bebida pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de louro? O que achou dos seus benefícios para a saúde? Pretende experimentá-lo agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (261 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

56 comentários em “Chá de folha de louro – para que serve e como fazer”

  1. sou de angola, gostei da matéria e não sábia da importançia das folhas de alho e da casca de louro. e muito mais.

  2. Eu uso direto folhas de louro… erraram na digitação acima… “filho” de louro. Diabéticos não podem consumir?

  3. Boa noite gostaria de saber se eu posso fazer o chá da folha de louro com erva doce orégano e camomila todos juntos obrigada

  4. Gostei de ver os benefícios da folha de louro, vou passar a tomar mas gostaria de saber se serve para dores nas pernas, ando sentindo muito dores acho que devido ao sobe e desce de escadas, esse chá serve para evitar varizes? Obrigada