Chá de Folha de Louro – Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 02/12/2020

A folha de louro é uma especiaria comum na culinária brasileira, mas este não é seu único uso. O chá de folha de louro possui uma série de benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos conhecer quais são esses benefícios e como preparar o chá de folha de louro.

Folhas de louro secas
Folhas de louro secas

Reduz a glicemia

As folhas de louro contêm diversas substâncias antioxidantes, entre elas os polifenóis, que podem ajudar a diminuir e a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Mas para se beneficiar dessa ação, o consumo do chá de folha de louro deve ser regular e sem exageros.

É um calmante natural

As folhas de louro tem um efeito calmante e relaxante, e pode ser útil no tratamento de problemas causados pelo estresse, como a ansiedade.

Mas se o uso regular do chá de louro não diminuir a ansiedade, é recomendado procurar ajuda de um profissional de saúde.

Auxílio ao sistema digestivo 

A folha de louro torna a digestão mais fácil, devido à estimulação das secreções digestivas. Assim, facilita a digestão de gorduras e a absorção de nutrientes.

Fora isso, outro ponto positivo do louro é sua ação anti-inflamatória, que ajuda a tratar problemas inflamatórios gástricos, como a síndrome do intestino irritável.

É um diurético natural

As folhas de louro têm propriedades diuréticas, e são otimas para tratar a retenção de líquido e o inchaço, principalmente quando causados pelo ciclo menstrual.

Mas é preciso ter atenção para não perder muito líquido e desenvolver uma desidratação.

  Continua Depois da Publicidade  

É rico em antioxidante 

O chá de folha de louro é rico em antioxidantes, como vitamina C, E e carotenóides. Essas substâncias contribuem com o combate aos danos causados pelos radicais livres, e trazem vários benefícios para a saúde:

  • Mantém a saúde da pele: As vitaminas C e E ajudam a manter a elasticidade da pele, e evitam o envelhecimento precoce.
  • Ação contra o câncer: Além de efeitos na prevenção do câncer, os antioxidantes podem auxiliar o corpo a destruir células cancerígenas, como mostrado num estudo publicado pela Records of Natural Products.
  • Efeito analgésico e anti-inflamatório: O óleo essencial presente na folha de louro tem atividade anti-inflamatória e analgésica.

Como preparar o chá de folha de louro 

Você pode fazer o chá apenas com a folha de louro ou adicionar outras especiarias e frutas, para variar o sabor.

Chá de folhas de louro
Chá de folhas de louro

Chá de folha de louro

  • Adicione de 3 a 5 folhas de louro em um recipiente com 1 litro de água fervente
  • Tampe o recipiente e deixe descansar durante 10 minutos
  • Adoçe com o açúcar ou adoçante a gosto e servir-se.

Chá de folha de louro e canela

  • Colocar 1 litro água para ferver juntamente com 1 pau de canela e 5 folhas de louro
  • Deixar ferver durante 15 minutos
  • Apagar o fogo e esperar esfriar
  • Adoçe com o açúcar ou adoçante a gosto e servir-se.

Dicas e cuidados

Todo exagero faz mal, então o consumo excessivo do chá da folha de louro pode causar problemas de saúde e mal estar.

Como a folha de louro pode interferir com o controle da glicemia, é importante ficar de olho em sintomas de hipoglicemia, que é a baixa de açúcar no sangue, principalmente se a pessoa tem diabetes.

Sempre converse com um médico ou nutricionista sobre o uso de chás e outros produtos naturais, pois eles podem afetar a ação de vários medicamentos.

Outro cuidado importante é o de adquirir folhas de louro de boa procedência. Isso é necessário porque existem folhas que se parecem com o louro, mas não tem os mesmos benefícios e e ainda podem ser tóxicas.

Quer saber mais sobre os benefícios e saber se o chá de folha de louro emagrece? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a bebida pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

  Continua Depois da Publicidade  

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de louro? O que achou dos seus benefícios para a saúde? Pretende experimentá-lo agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (262 votos, média 4,10)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

56 comentários em “Chá de Folha de Louro – Para que serve e como fazer”

  1. sou de angola, gostei da matéria e não sábia da importançia das folhas de alho e da casca de louro. e muito mais.

    Responder
  2. Eu uso direto folhas de louro… erraram na digitação acima… “filho” de louro. Diabéticos não podem consumir?

    Responder
  3. Boa noite gostaria de saber se eu posso fazer o chá da folha de louro com erva doce orégano e camomila todos juntos obrigada

    Responder
  4. Gostei de ver os benefícios da folha de louro, vou passar a tomar mas gostaria de saber se serve para dores nas pernas, ando sentindo muito dores acho que devido ao sobe e desce de escadas, esse chá serve para evitar varizes? Obrigada

    Responder