Chá de Folha de Louro – Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios!

Especialista:
atualizado em 06/08/2020

Relaxante, auxílio ao sistema digestivo e combater à retenção de líquidos: conheça para que serve o chá de folha de louro e como fazer!

Quem nunca comeu uma feijoada que trazia folhas de louro na receita? Mas não é somente para isso que a folha de louro serve. Ela também é utilizada no preparo do chá de folha de louro, associado a uma série de utilidades e benefícios.

Por exemplo, o ingrediente apresenta minerais como o potássio e o magnésio e vitaminas como vitamina B6, vitamina B9 (ácido fólico/folato) e vitamina C em sua composição.

Para que serve o chá de folha de louro?

Análises e a medicina popular têm sugerido quais podem ser os benefícios do chá de folha de louro. Confira para que serve a bebida:

  • Propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, hepáticas, expectorantes e estimulantes;
  • Fonte de vitaminas e minerais;
  • Efeito relaxante contra ansiedade e estresse;
  • Auxílio à digestão;
  • Propriedades diuréticas para o combate à retenção de líquidos;
  • Efeito antioxidante no combate aos danosos radicais livres.

Como fazer chá de folha de louro!

Ingredientes:

  • 3 a 5 folhas de louro;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Água fervente.

Modo de preparo:

  1. Adicionar as folhas de louro em um recipiente com água fervente;
  2. Tampar o recipiente e deixar descansar durante 10 minutos;
  3. Então, adoçar com o açúcar ou adoçante a gosto e servir-se.

Chá de folha de louro e canela

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 1 pau de canela;
  • 5 folhas de louro.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água para ferver juntamente com a canela e as folhas de louro;
  2. Deixar em ebulição durante 15 minutos, apagar o fogo e esperar esfriar. Após, tomar o chá.

Cuidados com o chá de folha de louro

Não se deve exagerar no consumo da bebida porque doses elevadas podem provocar sonolência. Além disso, é necessário tomar cuidado para não usar muita folha de louro, o que pode gerar a eliminação muito líquido por meio da urina e desenvolver uma desidratação.

  • Gestação e amamentação: O chá de folha de louro deve ser utilizado com cuidado por mulheres grávidas e que encontram-se em período de amamentação.
  • Diabetes: A folha de louro também pode interferir com o controle dos níveis de açúcar no sangue, o que exige o monitoramento dessas taxas por quem usa o ingrediente de forma medicinal e tem diabetes.
  • Cirurgia: O uso medicinal da folha de louro também deve ser interrompido pelo menos duas semanas antes da realização de uma cirurgia, devido ao risco de desacelerar demais o sistema nervoso central, combinado com a anestesia e remédios usados.
  • Outros grupos: É importante o cuidado de verificar com o médico o seu uso também para crianças, idosos, pessoas que tenham alguma doença ou condição específica de saúde não citada aqui ou façam uso de medicamentos.

Perigos da ingestão da folha de louro

A ingestão da folha inteira de louro é provavelmente insegura porque ela não é digerida e pode e permanece intacta enquanto passa pelo sistema digestivo, podendo ficar alojada na garganta ou furar o revestimento dos intestinos.

Assim, recomenda-se sempre retirar a folha de louro antes de comer um alimento que foi preparado com a folhinha inteira.

Outros cuidados

Antes de utilizar o chá de folha de louro para ajudar o tratamento de qualquer problema, doença ou condição de saúde, cheque com o médico para certificar-se de que a bebida realmente pode auxiliar e que não fará mal.

Adquira folhas de louro de boa procedência, verificando se trata-se da Laurus nobilis, que é o nome científico que designa a verdadeira folha de louro. Isso é necessário porque existem folhas que podem aparentar ser similares à folha do louro autêntica, porém, não carregam os mesmos benefícios e podem, inclusive, ser tóxicas.

Quer saber mais sobre os benefícios e saber se o chá de folha de louro emagrece? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a bebida pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de louro? O que achou dos seus benefícios para a saúde? Pretende experimentá-lo agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (261 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

56 comentários em “Chá de Folha de Louro – Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios!”

  1. sou de angola, gostei da matéria e não sábia da importançia das folhas de alho e da casca de louro. e muito mais.

  2. Eu uso direto folhas de louro… erraram na digitação acima… “filho” de louro. Diabéticos não podem consumir?

  3. Boa noite gostaria de saber se eu posso fazer o chá da folha de louro com erva doce orégano e camomila todos juntos obrigada

  4. Gostei de ver os benefícios da folha de louro, vou passar a tomar mas gostaria de saber se serve para dores nas pernas, ando sentindo muito dores acho que devido ao sobe e desce de escadas, esse chá serve para evitar varizes? Obrigada