Chá de Folha de Noni Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Noni ou Morinda citrifolia (o seu nome científico) é uma planta tropical nativa da Polinésia, que tem as suas frutas utilizadas no preparo de sucos, chás, cápsulas e tabletes, podendo ser encontrada na forma de suplementos.

Entretanto, não é a respeito da fruta noni que vamos falar, mas vamos conferir se o chá de folha de  noni emagrece e conhecer alguns dos efeitos aos quais o chá já foi associado.

É verdade que o chá de folha de noni emagrece?

Em uma publicação a respeito do chá de noni feito com as folhas e a fruta da planta, a American Cancer Society (Sociedade Americana do Câncer, tradução livre) afirma que a bebida apresenta um teor muito elevado de açúcar, o que não é lá muito interessante para quem deseja emagrecer, visto que o excesso de açúcar está ligado ao aumento de peso, não é mesmo?

Conforme a publicação, pessoas que precisam diminuir a sua ingestão de calorias – como quem se encontra em um processo de perda de peso – devem tomar cuidado ao tomar esse chá de ervas. Tudo isso parece ir contra a ideia de que o chá de folha de noni emagrece, não é mesmo?

Por outro lado, há profissionais que afirmam que o chá de noni emagrece porque atua como diurético, o que é útil para combater o inchaço provocado pela retenção de líquidos no corpo, estimula o metabolismo e auxilia a saciar o desejo por doces.

O problema é que a publicação não explicou como esses efeitos se dão e nem apresentou pesquisas, opiniões de especialistas ou entidades da área de saúde para embasar suas afirmações.

No entanto, tenha em mente que para perder peso, mais relevante do que saber se o chá de folha de noni emagrece é encontrar toda uma alimentação que seja saudável, nutritiva, controlada, equilibrada e, ao mesmo tempo, voltada para a perda de peso.

Praticar exercícios físicos com regularidade também auxilia porque eles promovem o aumento da queima de calorias por parte do corpo. Entretanto, é recomendável que tudo isso seja feito com o acompanhamento de um nutricionista e um educador físico para que o processo seja não apenas eficiente, como também seguro e saudável.

Para que serve – Benefícios do chá de folha de noni

Agora que já analisamos se o chá de folha de noni emagrece, vamos conferir os benefícios que já foram associados à bebida.

– Fonte de potássio

O The National Center for Complementary and Alternative Medicine (Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, tradução livre) dos Estados Unidos indica que o chá de noni possui um teor elevado de potássio.

O mineral é importante para uma série de aspectos no organismo, entre eles a regulação dos níveis de fluidos corporais. O Centro Médico da Universidade de Maryland informa ainda que o nutriente atua na condução de eletricidade no corpo, é crucial para a função cardíaca, trabalha na contração do esqueleto e dos músculos e é importante para a função muscular e digestiva.

Porém, é preciso ter cuidado porque o excesso de potássio no organismo já foi associado a problemas renais.

– Imunidade 

O chá de noni aumenta a imunidade. Entretanto, mais uma vez, não está provado como esse efeito acontece e nem há pesquisas conclusivas mostrando isso, e nem entidades da área de saúde para embasar essas afirmações. 

Como fazer chá de folha de noni

Ingredientes:

  • 2 colheres de folhas de noni secas ou verdes;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo: 

Encher uma panela com a água, levar para ferver e adicionar as folhas de noni; Quando atingir a temperatura da fervura, desligar o fogo, tampar e deixar descansar durante aproximadamente 10 minutos; Coar e servir-se imediatamente. 

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

É necessário certificar-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Caso experimente qualquer tipo de efeito colateral ao consumir o chá de folha de noni, procure rapidamente ajuda médica.

Cuidados com o chá de noni

Citando um estudo conduzido na Europa, a American Cancer Society (Sociedade Americana do Câncer, tradução livre) reportou que algumas pessoas desenvolveram problemas no fígado ao ingerir o chá de folha de noni.

Em um dos casos, a situação foi severa ao ponto da pessoa precisar de um transplante de fígado, já os outros participantes da pesquisa se recuperaram quando pararam de tomar a bebida.

Por conta do seu alto teor de açúcar, a American Cancer Society (Sociedade Americana do Câncer, tradução livre) também indica que o chá de noni pode fazer mal para quem tem diabetes.

Além disso, o teor elevado de potássio do chá de noni pode causar danos a pessoas que precisam restringir o seu consumo do mineral devido a problemas renais.

Outros efeitos colaterais, como arrotos leves, que param com a diminuição da dosagem do noni, e erupção cutânea leve em decorrência de uma reação alérgica, que passa dentro de 72 horas depois que a pessoa para de tomar o chá, também foram atribuídos à bebida no livro Island Noni, do médico e PhD Neil Solomon.

Com tudo isso em vista, é fundamental consultar o médico antes de tomar o chá de folha de noni, para qualquer fim, para ter certeza de que a bebida é realmente indicada para o seu caso, que não vai fazer mal e em que dosagem e frequência pode ser utilizada.

Isso é importante para todo mundo, principalmente para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, crianças, idosos, adolescentes e pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde específica.

Também é necessário conversar com o médico para saber se o chá de folha de noni não pode interagir com algum medicamento, suplemento ou planta medicinal que você esteja utilizando no momento.

Você já tinha ouvido falar que o chá de folha de noni emagrece? Tem curiosidade de experimentar essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,59 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “Chá de Folha de Noni Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”

  1. Olá tomei misturado com outras frutas, melancia, melão e morango. Acho que exagerei e comecei a sentir fortes dores no abdomem e na barriga. Como se tivesse uma afta por dentro e meu estomago ficou inchado. Eu exagerei tomava 2 copos duplos por dia durante uma semana e coloquei uns 5 NONI no suco!
    Vou ter que ir ao médico porque a dor no estomago e barriga só aliviou.

  2. Sim tenho curiosidade ja cheguei a compra o proprio noni mais o trem fede de mais fiquei nojo e aqui do lafo onde moro tem um pe nunca tomei p cha

    • Marina, sou paciente oncológica e faço uso do suco de noni,costumo bater 1 fruta (noni) pequena com 1 copo de suco de uva integral e gelo, costumo coar por conta das sementes q são cortantes e tenho medo de engolir. Tenta quem sabe vc sente menos o cheiro da fruta