Chá de folha de tamarindo

Chá de Folha de Tamarindo Emagrece? – Para Que Serve, Benefícios e Como Preparar

O tamarindeiro é uma árvore que pode chegar a alcançar 30 metros de altura em sua fase adulta. Ele dá origem a um fruto chamado tamarindo, que é nativo da África do Sul e pode ser cultivado nas regiões subtropicais do continente africano, no sul da Ásia, na América do Sul e no Caribe.

Entretanto, vamos falar mais abaixo não sobre o fruto dessa árvore, mas a respeito de suas folhas, que podem ser utilizados no preparo de um chá.

Será que o chá de folha de tamarindo emagrece?

Não encontramos informações concretas que nos permitam concluir que o chá de folha de tamarindo emagrece.

No entanto, se estivermos falando de uma receita de chá de folha de tamarindo sem açúcar, preparada somente com as folhas e água, pode ser que a bebida auxilie o processo de perda de peso. Como?

Isso pode funcionar nos casos em que o chá de folha de tamarindo aparecer nas refeições em substituição a abundantes em açúcar e pobres em nutrientes como refrigerantes, achocolatados, cafés cremosos e milkshakes, por exemplo.

Essa troca pode promover uma diminuição na quantidade de calorias que são consumidas diariamente. Entretanto, não estamos dizendo para você tomar chá de folha de tamarindo o dia inteiro, apenas que a ingestão da bebida uma vez ou outra no lugar de algo mais calórico e associado ao aumento de peso pode auxiliar o emagrecimento.

Para preservar a segurança da sua saúde, consulte o seu médico para saber qual a dosagem máxima diária de chá de folha de tamarindo que você pode consumir.

Além disso, não estamos afirmando aqui que o chá de folha de tamarindo emagrece rapidamente, mas que o seu uso pode contribuir de alguma maneira. Para quem deseja ou precisa perder peso, ainda é necessário que toda a alimentação seja nutritiva, controlada, equilibrada e saudável.

A prática de exercícios físicos com regularidade também é benéfica neste sentido, tendo em vista que promove a elevação do gasto calórico. Entretanto, tudo isso torna-se mais seguro e eficiente quando existe o acompanhamento de profissionais como nutricionista e personal trainer.

Para que serve – Benefícios do chá de folha de tamarindo

O chá preparado a partir das folhas de tamarindo pode ser utilizado para melhorar a função biliar e a função hepática (do fígado), para auxiliar problemas febris e para amenizar a prisão de ventre e as dores que surgem em decorrência da artrite.

Porém, como não foram apresentados embasamentos para esses efeitos, consulte o seu médico antes de utilizar o chá de folha de tamarindo para auxiliar qualquer um desses problemas, como forma de garantir que o efeito realmente seja benéfico e não traga prejuízos.

Por sua vez, o Food Facts Mercola informou que as folhas e as flores secas ou fervidas de tamarindo podem ser utilizadas para preparar cataplasmas (uma espécie de pasta) que podem ser aplicados para auxiliar o tratamento de inchaço nas articulações, distensões, furúnculos, hemorroidas e conjuntivite.

No entanto, a página não afirmou que a ingestão do chá pode contribuir com essas mesmas condições. Se resolver fazer o uso do cataplasma para ajudar a tratar qualquer um dos problemas mencionados no parágrafo acima, consulte o seu médico para saber se isso realmente é adequado para o seu caso e que não te fará mal.

Como preparar – Receita de chá de folha de tamarindo

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de tamarindo;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo para ferver. Quando começar a borbulhar, desligar o fogo e adicionar as folhas de tamarindo.
  2. Na sequência, tampar a panela e deixar a mistura descansar ao longo de aproximadamente 10 minutos;
  3. Então, coar o chá e servir-se imediatamente.

O ideal é tomar o chá logo depois do seu preparo antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Um cuidado fundamental em relação ao chá de folhas de abacate é lavar bem as folhas para evitar os efeitos prejudicais trazidos por fungicidas que possam ter sido borrifados nelas. Além disso, é importante certificar-se de que as folhas escolhidas para o chá sejam de boa procedência, de boa qualidade e que não estejam infectadas ou estragadas.

Cuidados com o chá de folha de tamarindo

Antes de tomar o chá de folha de tamarindo é essencial consultar o médico para se certificar de que a bebida não fará mal e que ela é realmente indicada para o seu caso. Esse cuidado é importante para todos, principalmente para mulheres que estejam grávidas ou se encontrem em processo de amamentação de seus bebês, crianças, adolescentes, idosos e indivíduos que tenham alguma doença ou condição específica de saúde.

Caso pense em utilizar o chá de folha de tamarindo para auxiliar algum tipo de tratamento, não deixe de conversar com o médico que cuida de você e use essa estratégia somente se ele autorizar, sem deixar de seguir as outras orientações em relação ao tratamento já estabelecidas pelo profissional.

As folhas de tamarindo podem interagir com medicamentos e com outras plantas. Portanto, recomenda-se consultar o médico para saber se o chá de folha de tamarindo não pode interagir com qualquer tipo de medicamento, suplemento ou planta que você já esteja utilizando.

Não se deve ainda consumir mais do que três xícaras de chá de folha de tamarindo por dia. Porém, para ter certeza de qual dosagem é segura para você, consulte o seu médico.

Outro ponto importante é certificar-se de que as folhas utilizadas para o preparo da bebida são de boa qualidade e boa procedência, não se encontram infectadas ou sujas e que estejam bem limpas e higienizadas.

Além disso, caso venha a experimentar algum tipo de efeito colateral ao consumir o chá, procure imediatamente a ajuda médica para saber como deve proceder.

Você já tinha ouvido alguém falar que o consumo de chá de folha de tamarindo emagrece? Teve curiosidade de experimentar essa bebida para aproveitar os benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*