Chá de hibisco – Efeitos colaterais e contraindicações

atualizado em

O chá de hibisco é conhecido como uma bebida que traz diversos benefícios para a saúde, mas saiba que seu uso pode trazer riscos e efeitos colaterais nada agradáveis.

Mas isso não é motivo para alarme, porque, apesar dos riscos, esse chá é bem tolerado pela maioria das pessoas.

Então, vamos agora conhecer os efeitos colaterais que o chá de hibisco pode causar e quais as suas contraindicações.

Mas antes, aproveite para conhecer todos os benefícios do chá de hibisco assistindo ao vídeo abaixo.

O outro lado do chá de hibisco 

O hibisco é facilmente encontrado em mercados, farmácias e lojas de produtos naturais e, usualmente, em formas diversas, como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Flores secas
  • Saches de chá
  • Cápsulas, puro ou associado a outras substâncias
  • Suplementos.

Por isso, o número de pessoas que utiliza o hibisco é cada dia maior, embora nem todos conheçam os riscos que a planta pode trazer para a saúde.

Interações com medicamentos

As substâncias presentes no chá de hibisco pode interagir com alguns medicamentos, e causar sintomas bastante graves.

Os principais são:

  • Diuréticos, como a hidroclorotiazida: Por ter um efeito diurético, o hibisco pode potencializar a ação desses medicamentos, levando a quadros como a desidratação.
  • Medicamentos para diabetes: Nesse caso, semelhante ao que ocorre no item anterior, o efeito dos medicamentos podem ser potencializados, causando hipoglicemia.
  • Medicamentos para malária: O hibisco pode reduzir o efeito de medicamentos como a cloroquina.

Principais efeitos colaterais e contraindicações

chá de hibisco
Existem alguns possíveis efeitos que podem ocorrer ao consumir o chá de hibisco

Embora o chá de hibisco seja seguro para a maioria das pessoas, existem alguns possíveis efeitos que podem ocorrer, especialmente quando ele é consumido de forma exagerada.

  Continua Depois da Publicidade  

São eles:

  • Desconforto gástrico
  • Problemas hepáticos
  • Tontura, sensação de fraqueza e até desmaios.

Além disso, o consumo do chá em excesso pode levar à desidratação, devido ao seu efeito diurético.

Outro ponto que se deve levar em consideração é que existem grupos de pessoas que devem evitar o chá de hibisco, como:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Crianças
  • Pessoas com problemas hepáticos ou renais
  • Pessoas com pressão arterial naturalmente baixa.

Então, se você se encaixa em algum desses grupos citados, deve evitar o consumo do chá de hibisco e tirar suas dúvidas com um profissional de saúde.

Efeitos mais graves

chá de hibisco na bandeja

Muitos dos efeitos colaterais que o chá de hibisco pode causar são leves, mas existem alguns que, apesar de raros, podem ter uma gravidade maior.

  Continua Depois da Publicidade  

Separamos aqui alguns deles:

Hibisco e o fígado

Existem estudos que mostram que o consumo excessivo do hibisco pode causar danos ao fígado.

E esse efeito pode ser mais grave em quem já tem algum problema pré-existente no fígado, pois o órgão já teria uma capacidade diminuída para lidar com as substâncias presentes na planta.

Diminuição dos níveis de açúcar no sangue

Por ter como efeito a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, o uso do chá de hibisco pode ser arriscado para pessoas diagnosticadas com diabetes.

Para essas pessoas, há o risco de episódios de hipoglicemia, que é a queda rápida do açúcar no sangue, e que pode causar sintomas como mal estar e desmaios.

  Continua Depois da Publicidade  

Queda de pressão

Outro efeito potencial do chá de hibisco é a queda da pressão arterial, que acontece principalmente com pessoas que já tenham a pressão naturalmente baixa.

Dicas e cuidados

Quando utilizar algum chá, suplemento ou produto natural, é importante evitar exageros, uma vez que a maioria dos efeitos colaterais se devem ao uso em grandes quantidades.

Além disso, pessoas que usam medicamentos devem sempre perguntar a um profissional de saúde sobre as possíveis interações.

Aliás, aproveite para conferir esse vídeo da nossa nutricionista em que ela lista cuidados ao tomar chá de hibisco:

Fontes e referências adicionais
Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

68 comentários em “Chá de hibisco – Efeitos colaterais e contraindicações”

  1. Queria saber se o cha de hibisco corta o efeito do anticoncepcinal?eu tomando esse cha corro o risco de engravida?assisti um vídeo onde uma nutricionista disse que o chá corta o efeito da pílula fiquei preocupada..

    Responder
  2. Ola eu me chamo severino sou portador de Cardiopatia Compensada,em 2006, fiz dois cateterismos e uma angioplastia com
    implante de dois histentes, e ja tomo o chà de hibisco á uns tres meses e tem me ajudado muito,com intervalos regulares,pois tomo os seguintes medicamentos .sustrate/concord/clopim/espinolaquitona/somaugim cardium.evcitando o acumulo de substancias nossivas ao cistema renal.gostaria que comentacem,Obrigado.

    Responder
  3. Olá, tomei o chá de ibisco pela primeira vez (100ml pela manhã / 100ml a tarde / 100ml à noite) só um dia, e então parei e não continuei a tomar mais; porque quando foi mais tarde por volta da 23 horas, sentir um empacho da garganta ao estómago. E já esta com doi dias, mas continuo sentino o mesmo enpacho no estomago. Então eu pergunto: Será que foi mesmo efeito colateral do chá? Será que alguem pode mim ajudar, se souber algo a respeito desse efeito do chá de ibisco? Necescito muito de uma resposta concreta a respeito desse assunto; pois estou acima do meu peso normal e pretendo emagrecer, pois não mim sinto bem em ser gordo. Gostaria muito de usar esse chá, mas estou preocupado que venha acontecer o mesmo efeito colateral (empachamento estomacal).

    Responder
  4. não entendi uma coisa, se ele faz mal para quem tem pressão baixa pq então faz mal para quem faz tratamento para hipertensão? são dois problemas diferenciados.

    Responder
  5. boa tarde tenho 53 anos e tenho um pouco de peso venho perguntar se posso tomar este chá visto que já o tomei e tive que deixar devido a uma das minhas pernas incharem será do chá? tomo medicamentos para depressão e AVC devo tomar este chá me ajudem por favor muito obrigada

    Responder
    • Ana, converse com seu médico a respeito da interação com medicamentos, mas a princípio o chá tem efeito contrário ao que você relatou.

      Responder
  6. Oi ,eu tomo o chá de hibisco já faz 2 anos mais ou menos, me cinto bem! Mais eu tomo calmante .Faz mal ? Eu tomo o chá, mais tomo muita água . Conseguiu emagrecer.Mesmo assim eu tomo ele de vez enquanto

    Responder
  7. Comecei a tomar o chá de hibisco e fiquei encantada pq estava emagrecendo. Mas do nada parei de menstruar! Suspendi o uso do chá e minha menstruação normalizou. Acredito que o chá de hibisco interfira no equilíbrio hormonal de forma prejudicial!

    Responder
  8. Ola estou começando hj , e gostaria de saber se o hibisco corta o efeito do anticoncepcional e se ele desregula a menstruação…

    Responder
  9. EU TOMO MEDICAMENTOS PARA A PRESSAO ALTA. TOMO CEDO E A NOITE POSSO TOMAR EESE CHA DE HIBISCO. TENHO DIABETE TAMBENM E TOMO MEDICAMENTO TAMBEM. METFORMINA DE 500.E AI POSSO TOMAR.

    Responder
  10. Olá, tenho 66 anos e faz uma semana e meia que fiz cateterismo, pois tive um infarto a um mês atrás. Gostaria de saber se posso tomar chá de “HIBISCO”, tenho pressão alta, e quero emagrecer, tenho inchaço do pé. Por favor, gostaria de saber com urgência, pois estou acima do peso. Por favor me respondam

    Responder
    • A bebida traz benefícios para a hipertensão, mas se o seu médico já o receitou medicamentos para o tratamento da condição, é aconselhável evitar o chá de hibisco em decorrência do risco de interações medicamentosas. Para melhores informações, é imprescindível que fale com o seu próprio médico.

      Responder
  11. Eu ja tive câncer de colo de útero já no 3 sit ms fiz a cirurgia a 17 anos será q posso tomar o chá de hibisco? Quero tomar já até comprei ms tenho medo

    Responder
  12. Mas se ajuda na hipertensão por que nao toma lo ? Estou quinze quilos acima e estou com minha glicemia 120, pré diabética…tomo medicamentos pressão arterial por favor, preciso saber. Posso tomar?

    Responder
    • A bebida traz benefícios para a hipertensão, mas se o seu médico já o receitou medicamentos para o tratamento da condição, é aconselhável evitar o chá de hibisco em decorrência do risco de interações medicamentosas. Para melhores informações, é imprescindível que fale com o seu próprio médico.

      Responder
      • Quem sofre com a pressão baixa e usa remédios para tratar o problema também deve ficar longe do chá de hibisco, já que uma de suas ações é justamente a de diminuir a pressão arterial. A bebida também não é recomendada para quem toma medicamentos para lidar com a hipertensão pois ele potencializa bastante o efeito do remédio e você vai se sentir mal. Pesquise as outras contraindicações e efeitos colaterais do hibisto e comece tomando bem fraquinho e vá observando os efeitos.

        Responder
  13. Tenho 62 anos, não tenho pressão alta, nem diabetes e faço exercícios quase todos os dias. Ao tomar chá de hibisco a mais, senti-me tonto quando fazia exercícios. Realmente é bom tomar em pequenas quantidades e não tão forte. Atualmente, uso um pouco misturado ao suco verde, de vez em quando.

    Responder
  14. Eu fiz transplante de rim eu posso tomar chá de hibisco na verdade eu já estou tomando quero saber se pode fazer mal???

    Responder
    • Olá Mirta eu vi sua pergunta sobre o chá de hibisco e me interessei na resposta . Porque eu tbm sou transplantada e gostaria de tomar o chá.
      Você sabe se pode tomar?

      Responder
  15. ola meu é gilma eu tive câncer de mama fiz cirurgia e foi retida as duas mamas eu faço tratamento faz um ano que fiz a cirurgia eu tomo homônimo eu vou tomar por cinco anos e estou acima do meu peço eu posso tomar o cha hibisco por favor eu preciso saber obrigada

    Responder
    • Procure o nutricionista que ele vai indicar a melhor reeducação alimentar e procure um educador fisico para que lhe auxilie na redução de peso.

      Responder
    • Olá, meu nome é Marcelo e faço uso de cápsulas de hibisco, porém venho tendo efeitos colaterais como tontura acordando na madrugada com tudo girando, enjoo, indo ao banheiro varias vezes ao dia, mas não chega ser diarréia, vou ter que parar de tomar.

      Responder