Chá de Moringa Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A moringa é uma planta medicinal muito benéfica para o seu corpo, contendo propriedades antioxidantes, antidiabéticas e antibacterianas, além de reduzir o seu colesterol e ser excelente para o preparo de chás. Você descobrirá a seguir se o chá de moringa emagrece, quais as suas propriedades e como prepará-lo da maneira correta.

A moringa – ou moringa oleifera – é uma planta que pode ser encontrada em regiões como a Ásia, África, América Central, América do Sul e Havaí. Com a habilidade de purificar a água, ela atinge uma altura que fica entre os 7 e os 12 metros.

A erva apresenta uma série de propriedades medicinais. Entre elas, podemos citar: antiespasmódicas, diuréticas, anti-inflamatórias, antipiréticas (que combatem a febre), antiepilépticas, antiúlceras, antihipertensivas, antitumorais, redutoras do colesterol, antioxidantes, antidiabéticas, antibacterianas e antifúngicas. Será que alguma dessas propriedades significa que o chá de moringa emagrece, ou é precipitada essa afirmação? Vamos conferir todos os seus benefícios e como preparar a bebida.

Subtítulo sobre emagrecimento e benefícios

Tomar chá é uma das maneiras mais deliciosas de emagrecer. Muitos deles são muito mais eficazes para queimar gordura do que o café. Você vai gostar de conhecer os 10 chás para perder a barriga naturalmente.

Para ir ainda mais fundo nas propriedades da moringa antes de ir tomando, aprenda os 11 maiores benefícios da moringa e para o que ela serve. Você descobrirá os motivos pelo qual essa planta tem ficado cada vez mais famosa.

Outra maneira deliciosa de emagrecer, que são uma excelente alternativa para aqueles que tomam chá, são os sucos naturais. Aprenda a fazer 10 receitas de sucos naturais para emagrecer.

Chá de moringa emagrece?

As folhas de moringa, que são utilizadas no preparo do chá, são compostas por um antioxidante chamado de ácido clorogênico. Na teoria, essa substância age no controle dos níveis de açúcar no sangue (algo importante para otimizar a queima de gorduras) e como um agente que queima gorduras.

De acordo com uma edição do ano de 2010 da publicação Food and Chemical Toxicology (Toxicologia Alimentar e Química, tradução livre), ratos de laboratório que foram alimentados com o ácido clorogênico perderam uma quantia de peso mais alta do que os que não receberam o antioxidante.

No entanto, isso não é suficiente para afirmar que o chá de moringa emagrece porque as folhas da planta não foram testadas para verificar se o mesmo efeito pode ser observado em seres humanos.

Poucas calorias e muitos nutrientes

Mas isso não significa que a moringa não ajude em nada em relação à dieta para emagrecer. Isso porque ela é pobre em calorias – uma xícara de folhas frescas da planta traz somente 13 calorias, sendo que são usadas apenas 1 ½ colheres de chá do ingrediente para fazer o chá.

E ainda que a pessoa resolva adicionar um pouco de mel em seu chá (½ colher de sopa do ingrediente carrega 32 calorias), o teor calórico não ficará tão exorbitante assim.

Ao mesmo tempo, a planta serve como fonte de nutrientes importantes para o organismo como proteínas, fibras, cálcio, potássio, ferro, vitamina A, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina C.

Bebidas e alimentos com teor mais reduzido de calorias e alta concentração de nutrientes são vantajosos para a dieta de quem deseja perder peso porque fornecem parte dos elementos necessários ao funcionamento do corpo sem trazer um acúmulo excessivo de calorias.

Argumentos informais

Evidências informais indicam que a moringa acelera o metabolismo (algo que melhora o processo de queima de calorias e gorduras) e diminui o apetite. Entretanto, não podemos nos ater a isso para dizer que o chá de moringa emagrece porque tais efeitos não foram comprovados por meio de pesquisas.

A moringa é muito rica em vitaminas e outros nutrientes que estimulam o metabolismo e que promovem a digestão mais rápida dos alimentos. Ela também estimula a liberação de gorduras e resíduos rapidamente e, assim, acelera o metabolismo.

Um estudo conduzido em animais e em laboratório publicado em 2018 no periódico científico Frontiers in Pharmacology mostrou que a moringa pode diminuir o acúmulo de gordura ao mesmo tempo que estimula a quebra de gordura estocada. Mesmo que isso indique uma relação direta da moringa com o estímulo ao metabolismo, ainda não é possível saber se tais efeitos também são válidos para seres humanos.

Um exemplo prático

Howard Thiname, que escreveu uma publicação a respeito da moringa, contou a respeito de sua experiência com a planta em relação à sua forma física.

Segundo o autor, nos primeiros dois meses em que tomou o chá ele manteve seus hábitos de dieta e exercícios e perdeu em torno de 5,8 kg durante o período. Mais tarde, ele adicionou uma corrida vigorosa de 45 minutos em sua rotina diária e perdeu mais cerca de 4,5 kg.

Howard afirmou ainda que a bebida o ajudou a diminuir um pouco o seu apetite por carboidratos. Porém, antes de se animar, precisamos registrar que o próprio autor reconhece que o que funcionou para ele pode não dar certo para outras pessoas, já que cada corpo é diferente do outro.

Além disso, ele não detalhou seus hábitos de dieta e de exercícios nos primeiros dois meses com o chá, logo não sabemos se ele levava um estilo de vida saudável e ativo ou não. Portanto, ainda que você possa testar o chá para ver se ele também te ajuda a perder peso, não existem garantias que ele dê resultado.

De qualquer maneira, tenha em mente que o que estimula o emagrecimento é seguir uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva e fazer exercícios físicos regularmente para promover um maior gasto calórico.

Para que serve? Os benefícios da moringa

A lista a seguir apresenta alguns dos benefícios associados ao uso da planta medicinal:

– Fonte de nutrientes

Rica em nutrientes, a moringa apresenta duas vezes mais proteínas que o iogurte, quatro vezes mais vitamina A que as cenouras, três vezes mais potássio do que as bananas, quatro vezes mais cálcio do que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja e três vezes mais ferro do que o espinafre.

Entre os anos de 1997 a 1998, médicos e enfermeiras do Senegal aprenderam a secar as folhas da moringa e transformá-las em pó, de modo que seus nutrientes não sejam perdidos. Tudo isso para impedir a desnutrição em mulheres gestantes, crianças e mães em período de amamentação de seus bebês.

– Purificação da água

Quando as sementes da planta são trituradas e misturadas a uma água leitosa (turva) e não potável, elas são capazes de deixar a água limpa. Isso acontece porque o pó dessas sementes atrai argila, sedimentos e bactérias, que vão para o fundo do recipiente onde o líquido é armazenado, e deixa a água potável e clara.

Pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais identificaram também por meio de testes de laboratório que a moringa asiática é capaz de eliminar 99% da turbidez da água, que está relacionada à sujeira encontrada no líquido.

– Fonte de antioxidantes

A moringa possui ação antioxidante, tanto que uma pesquisa feita com mulheres e divulgada em 2012 mostrou que a ingestão de sete gramas da folha da planta em pó todos os dias por três meses causou um aumento significativo na quantidade de antioxidantes no sangue.

Os antioxidantes combatem os radicais livres, substâncias associadas ao envelhecimento precoce e à doença no coração e diabetes do tipo 2. A quercetina, um dos antioxidantes encontrados na erva, pode ajudar a diminuir a pressão arterial.

– Diminuição do colesterol

Estudos realizados em seres humanos e animais mostraram ainda que a moringa pode reduzir os níveis de colesterol de modo parecido com o de alimentos como linhaça, aveia a amêndoas.

Pesquisas como a publicada em 2018 na revista científica Diabetes, Obesity & Metabolism comprovaram que um suplemento composto por uma combinação de moringa, açafrão e curry reduziu os níveis de colesterol do tipo LDL (colesterol ruim) e elevaram os níveis de colesterol HDL (colesterol bom).

Isso é importante porque uma taxa mais baixa de colesterol também pode significar riscos mais baixos de ter problemas no coração.

Como fazer chá de moringa com gengibre e mel

Agora vamos aprender como preparar um chá de moringa com mel:

Ingredientes:

  • 1 ½ colheres de chá de folhas secas de moringa;
  • 500 ml de água fervente;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

  1. Adicionar as folhas secas de moringa em nos 500 ml de água fervente. Tampar e deixar descansar por 10 minutos;
  2. Coar o chá e adicionar o mel a gosto. Passar a mistura para uma jarra e se quiser beber geladinho, deixar na geladeira durante quatro horas.

Chá de moringa x chá de hibisco

Para entender um pouco melhor sobre o potencial do chá de moringa para emagrecer, vamos compara-lo com o chá de hibisco, que é um chá bem conhecido e muito usado para promover a perda de peso.

Assim como a moringa, o hibisco:

  • Apresenta poucas calorias;
  • Reduz o colesterol total, o colesterol LDL e os triglicerídeos enquanto aumenta o colesterol HDL;
  • Diminui a formação de depósitos de gordura no corpo;
  • Contém uma série de compostos antioxidantes que contribuem para o controle do colesterol e também para diminuir o acúmulo de gordura.

São muitas as semelhanças entre esses chás e ambos podem ser benéficos para emagrecer. Porém, a moringa traz duas vantagens importantes. Ela oferece uma quantidade maior de nutrientes para a dieta do que o hibisco e, além disso, o efeito diurético dela é menor. Isso é uma vantagem porque o potente efeito diurético do chá de hibisco pode levar à desidratação e à perda de eletrólitos importantes para a saúde, principalmente em pessoas que não bebem muita água.

Cuidados com a moringa

Não existem registros de efeitos colaterais referentes ao uso da planta por meio de suas folhas frescas ou em forma de suplemento. No entanto, altas doses das folhas podem ser tóxicas e não se deve usar uma quantidade maior do que a recomendada pelo médico.

A moringa não pode ser ingerida por mulheres que estejam grávidas porque a planta traz o risco de aborto, e deve ser evitada durante a fase da amamentação. Já quem sofre com problemas relacionados à pressão arterial, coração, fígado ou rins deve conversar com o médico antes de fazer uso da erva.

A mesma indicação serve para quem usa algum tipo de medicamento, já que a moringa pode interagir com alguns remédios.

E antes de usar a planta para auxiliar o tratamento de alguma condição, converse com o médico, e mesmo que ele autorize o uso, não utilize a erva no lugar do tratamento indicado por ele; ela pode servir apenas como um complemento.

Onde comprar a moringa?

É possível encontrar mudas de moringa à venda em lojas especializadas em produtos de jardinagem. Existem ainda lojas virtuais especializadas na venda de produtos à base da moringa, incluindo o chá.

É possível encontrar na internet chá de moringa, moringa em cápsulas e moringa em pó à venda.

VÍDEOS RELACIONADOS:

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tome e afirme que o chá de moringa emagrece? Tem curiosidade de experimentar este chá e aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (340 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

93 comentários em “Chá de Moringa Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”

  1. eu tenho pressao alta, aumento de peso, dores nos joelhos eglicose de 107, voçe recomenta chá de moringa?

  2. Foi impressionante como o chã da moringa me ajudou da noite para o dia tomei e os sintomas desapareceram dor no tórax que ia para as costas e descia para o braço muita tontura e fraqueza agora sinto me ótima tenho o pé num vaso grande sou de Sinop MT abraço fraternal a todos melhoras Creusa Maria Garcia !!!

    • Q bom ter esta noticia, pois isto acontece comigo me doi o peito passa para costas e depois percorre pela coluna ate o gogó é muito ruim

  3. Reinaldo Moreira,

    Entre em contato comigo no e-mail oliveira.san54@gmail.com , que vou lhe responder para poder analisar seu caso, daí eu consigo te ajudar com os compostos corretos.

  4. Gostaria de ter um contato com a terapeuta Valdiene Oliveira para ela administrar composto com chás naturais para eu sair dos remédios de farmácia.
    Tomo remédio para pressão alta, para artrite ou artrose reumática nos joelhos nas mãos, tenho colesterol alto.

  5. Tenho um irmão q sofre há anos com síndrome do pânico e diabetes poderiam me enviar tratamento?achei interessante o chá de moringa.
    Obrigada.

  6. Tenho problema com a glicose e colesterol e por indicação do cardiologista e assim mesmo os níveis dessas substâncias passavam um pouco dos limites normais. A mais ou menos 6 meses passei a tomar o chá de moringa, sem abandonar os medicamentos indicados pelo médico e os níveis do colesterol e glicose passaram para os normais, por exemplo, a glicose que antes, com o “Galvus” ficava entre 110 e 120 un. baixaram para 80 a 90.
    No Natal e Ano Novo viajei por 15 dias e esqueci-me de levar a moringa em pó, no dia que voltei e verifiquei ´nível da glicose e ele estava em 116. Passei a tomar novamente a moring e em 5 dias já estva em 100 (limite) e agora está abaixo.
    Comprei duas mudas de moringa e coloquei num vaso grande, pois moro em aptº, mas no térreo com um pequeno pátio.
    De uma das mudas já colhi uma porção de folhas. Coloquei no sol e em 3 dias consegui fazer pó esfregando entre as mãos.
    Não rendeu muito, pois a muda ainda está pequena, mas já somou ao pó que compro na feira.
    GOSTARIA DE SABER SE DEVEREI FAZER UMA PAUSA NA INGESTÃO COMO EM ALGUNS CHÁS.
    Caso alguém saiba, por favor avise-me pelo meu e-mail; smcluiz@zipmail.com.br
    Luiz Carlos (Santa Maria (RS)

  7. gostaria.de saber se posso usar a moringa tenho muitas dores no corpo e tenho diabetes, gordura no figado

  8. Se você já esta tomando remedios para baixa a pressão e também fazer uso do chá, ela vai baixar demais porque estará usando medimento e chá ao mesmo tempo

  9. O chá de moringa realmente funciona em vários casos, meu pai estava muito fraco pela falta de comer vitaminas pra ele ajudou deixou ele mais forte mais foi meu marido que me surpreendeu mais a diabetes e a pressão normalizou, ele emagreceu em quatro meses 21 kilos o colesterol baixou e até a pele mudou, mas tem um porém pra quem tem glicose e pressão normal ele causa sono, cansaço entre outros problemas

  10. Li no informe que a planta muringa só é encontrada fora do Brasil, e sim na Ásia e outros mais, mas aqui no quintal da minha casa no interior do RN , eu tenho 2 pes de Muringa, jabflorindo e com bajes, so descobri isso a pouco tempo, mora nessa casa à cerca de um ano.
    Portanto ñ é só fora do Brasil que tem, aqui eu tenho.

  11. Tenho plantado no vaso em minha casa um pé de moringa, eu posso colher as folhas verdes e fazer o chá e tomar ?