Chá de Sabugueiro – Para que serve, benefícios e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

Propriedades antioxidantes, auxílio contra o inchaço e ação cicatrizante: conheça os benefícios do chá de sabugueiro e aprenda como fazer!

  Continua Depois da Publicidade  

O sabugueiro é uma planta medicinal encontrada em diversas regiões subtropicais e temperadas, seu nome científico é Sambucus nigra. Mas também é conhecida como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho e sabugueiro-negro.

Chá de sabugueiro

Benefícios do chá de sabugueiro

A planta é encontrada em lojas de produtos naturais e tem um longo histórico na medicina tradicional. O chá é feito com as flores desidratadas do sabugueiro e está associado aos seguintes benefícios para a saúde:

1. É fonte de nutrientes

O sabugueiro é composto por diversos nutrientes, como por exemplo, potássio, carboidratos, gorduras boas, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio magnésio e ferro.

2. Tem ação antioxidante e combate o envelhecimento

Um dos benefícios do chá de sabugueiro se deve as suas substâncias antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são compostos maléficos que causam problemas de saúde, como por exemplo, doenças cardíacas, câncer e derrame.

Esses antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas, presentes na bebida, trazem proteção às células do organismo, ajudam a reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.

3. Benefícios do chá de sabugueiro para o sistema imunológico

O chá de sabugueiro é rico em vitamina C, e assim contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando no combate e prevenção de doenças virais e infecciosas.

Essa vitamina, em abundância no sabugueiro, também é importante para a saúde e elasticidade da pele, já que participa da formação do colágeno, substância de sustentação dos tecidos.

4. Ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue

Pessoas portadoras da diabetes tipo 2 podem se beneficiar do chá de sabugueiro uma vez que ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

5. Alivia o inchaço

Por possuir propriedades diuréticas, um dos benefícios do chá de sabugueiro é combater o inchaço causado pela retenção de líquido, pois ele estimula a eliminação de excesso de líquido retido nos tecidos, por meio da urina. Portanto o seu consumo deve ser feito com moderação para evitar a desidratação.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Possui propriedades antibacterianas e antivirais

As propriedades antibacterianas e antivirais que tem o chá de sabugueiro estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias.

Isso contribui com o tratamento de diversas condições de saúde como por exemplo: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo), problemas renais, hemorroidas, e etc.

7. Tem efeito depurativo e ação cicatrizante

As folhas do chá de sabugueiro têm efeito depurativo, isto é, atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo. Além disso, ele também possui propriedades cicatrizantes, acelerando a cicatrização de feridas e machucados.

8. Possui ação laxativa suave

Além de todos os benefícios do chá de sabugueiro já citados, esse chá tem, ainda, propriedades laxantes que podem auxiliar o funcionamento do intestino, o que reduz o risco de hemorroidas e também alivia a prisão de ventre.

Receita para aproveitar os benefícios do chá de sabugueiro 

Ingredientes: 
  • 100 gramas (8 colheres de sopa) de flores secas de sabugueiro;
  • 2 litros de água.
Modo de preparo:
  1. Adicione as flores secas de sabugueiro na água fervente;
  2. Desligue o fogo, abafe e deixe as flores amolecerem durante 10 minutos;
  3. Coe e sirva-se. A recomendação é ingerir três xícaras de chá de sabugueiro diariamente.

Cuidados com o chá de sabugueiro e contraindicações

Apesar dos benefícios do chá de sabugueiro, tenha em mente que mesmo os remédios naturais, precisam de orientação médica. O chá de sabugueiro não deve ser nunca utilizado como substituto de medicamentos.

Assim, caso você tenha algum problema de saúde ou esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicamento, consulte antes um médico para saber se você pode consumir o chá e se há risco de interações entre o remédio e o chá de sabugueiro.

Sabe-se que a ingestão em excesso do chá de sabugueiro pode causar efeitos colaterais, como problemas gastrointestinais (náusea e diarreia). Além disso deve-se evitar o consumo dos frutos do sabugueiro, pois eles são tóxicos.

Apesar de ter ação cicatrizante, o consumo do chá de sabugueiro deve ser evitado antes e imediatamente após um procedimento cirúrgico. Outro cuidado que se deve ter é que diabéticos podem ter uma redução muito grande nas taxas de glicose.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, as mulheres grávidas ou em período de amamentação de seus bebês devem evitar o consumo do chá. A bebida pode também causar reações alérgicas em alguns casos.

O que você achou dos benefícios do sabugueiro para a saúde e boa forma? Já experimentou a bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (94 votos, média 4,10)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

13 comentários em “Chá de Sabugueiro – Para que serve, benefícios e como fazer”

  1. Estou tomando o chá de sabugueiro 3 X ao dia com intuito de con bater uma alergia que está causando coceiras pelo corpo, principalmente no peito e costas. Sinto que está estabiluzada , mas continua e isto já faz 1 mês.

  2. Confira as informações citadas, as frutas não são tóxicas e são consumidas aqui na Alemanha

  3. Eu qd criança minha mãe usou chá da flor pra sair o sarampo pq eu so tinha febre e não estourava o sarampo daí tomei e foi de imediato

  4. O chá do sabugueiros só pode ser das flores ou tbm da folha , e eu já usei p a dengue ele combateu a coceira fazendo o banho quente c as folhas me responda por favor

    • olá.
      quando tinha 22 anos de idade sofria muito com gastrite é todo ano dava furunculo principalmente debaixo do braço (axicilas) o dia que a gastrite me atacava tinha que dormir com um travesseiro prensado sobre a barriga, ai me ensinaram a fazer o chá do sabugueiro, tenho hoje 48 anos nunca mais se manifestou as duas infermidades citadas acima.tenho uma planta aqui minha casa .

  5. Olá, tenho um pé de sabugueiro no meu quintal, mas nunca deu fruto, só flores! E eu nunca vi um pé de sabugueiro com frutos, conheço desde criança, já vi em várias regiões da Brasil e sempre sem frutos! Mina me também disse que nunca viu com fruto! Seria uma espécie diferente?

  6. Boa tarde. Na verdade , sempre que eu ou algum amigo, tem problema nos olhos inflamados, consigo ajudar e curar. Tenho um familiar Oftalmologista e ha tempos e . , eu não estava bem e ele veio para me dar antibiótico, mas qd chegou eu ja estava bem, pq tinha lavado os olhos com esta aguazinha de flor de sabugueiro e ao segundo dia , passa sempre!.
    Agora , aconteceu algo que me está a perturbar.
    Estando constipada, levei um termo de 750 para a mesa de cabeceira e ja ha semanas q bebe o termo cheio durante a noite.
    Ontem comecei a sentir uma dor sobre o fígado e hoje acentuou-se e sinto me agoniada. Penso que é do chá . Tb tomo muitos suplementos e podem ter interagido tb… Não ha medico a quem consultar sobre isto, pq eles não sabem sobre ervas e nao gostam , nem querem saber….Só conhecem e defendem os químicos , ainda mais fortes, mas conhecem as dobragens , o que aqui não acontece..
    DE qq modo , temos que ser sensatos e neste momento, vou deixar de tonar de imediato e levar o termo com agua morna para a noite e desintoxicar. Obrigada por poder expressar me e ajudar outras pessoas com o meu testemunho. Maria em Portugal
    Vou retirar de iemedeiato o referido cha das flores de sabuf gueiro que suinto q me esta a intix8icar , por ter toamdo demasiada quanr tidida e já a h dias. Cuidadom pendso eu. Obrigada pela oortunidade de deixar este meu testemunho. Maria em portugal

  7. Excelente dica de uso do sabugueiro algumas eu já fazia mas outras aprendi agora. Parabéns pela excelente postagem.

  8. Prezados
    O chá de sabugueiro serve para amenizar as dores da herpes zoster; uma doença derivada da catapora que eu tive com um ano apenas e agora volta 75 anos depois com o nome de herpes zoster, uma ziquizira que dói muito. O chá de sabugueiro ameniza as dores desta ziquizira.