Chá de Sabugueiro – Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios!

Especialista:
atualizado em 09/07/2020

Propriedades antioxidantes, auxílio contra o inchaço e ação cicatrizante: conheça os benefícios do chá de sabugueiro e como fazer!

Conhecida ainda por nomes como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho e sabugueiro-negro, a planta sabugueiro tem um longo histórico de utilização na medicina tradicional da Alemanha e as suas flores são usadas no preparo de um chá.

Nutritivo, o sabugueiro é composto por potássio, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, magnésio e ferro.

Para que serve? Benefícios do chá de sabugueiro

A bebida preparada à base da planta medicinal está associada aos seguintes benefícios:

  • Fonte de nutrientes;
  • Ação antioxidante;
  • Combate ao envelhecimento;
  • Apoio ao sistema imunológico;
  • Auxilio ao tratamento de problemas de saúde;
  • Combate ao inchaço;
  • Ação cicatrizante;
  • Efeito depurativo;
  • Alívio de dores da artrite;
  • Propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

Como fazer chá de sabugueiro

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Misturar as flores secas de sabugueiro em uma porção de uma xícara de água fervente;
  2. Deixar amolecer (macerar) durante 10 minutos;
  3. Coar e servir-se. A recomendação é ingerir três xícaras de chá de sabugueiro diariamente.

Cuidados com o chá de sabugueiro

A segurança do chá de sabugueiro está garantida em casos de consumo moderado realizado em curto prazo. Entretanto, é importante saber que a ingestão em longo prazo ainda não teve a sua segurança garantida.

A ingestão em excesso das flores do sabugueiro pode causar complicações gastrointestinais como náusea e diarreia. A bebida pode trazer reações alérgicas como efeitos colaterais. Caso experimente algum problema do tipo ao ingerir o chá, busque ajuda de um médico o mais rápido possível.

Como os frutos da planta são tóxicos, não devem ser consumidos por ninguém. Além disso, o sabugueiro não deve ser ingerido por mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação de seus bebês.

Os diabéticos também devem tomar cuidado com o chá de sabugueiro por conta de seus efeitos de diminuição dos níveis de açúcar no sangue, o que traz o risco de causar uma redução muito grande nas taxas de glicose sanguínea desses pacientes.

O uso do sabugueiro ainda deve ser evitado antes e imediatamente depois de se submeter à realização de um procedimento cirúrgico.

O que você achou dos benefícios do sabugueiro para a saúde e boa forma? Já experimentou a bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

12 comentários em “Chá de Sabugueiro – Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios!”

  1. Confira as informações citadas, as frutas não são tóxicas e são consumidas aqui na Alemanha

  2. Eu qd criança minha mãe usou chá da flor pra sair o sarampo pq eu so tinha febre e não estourava o sarampo daí tomei e foi de imediato

  3. O chá do sabugueiros só pode ser das flores ou tbm da folha , e eu já usei p a dengue ele combateu a coceira fazendo o banho quente c as folhas me responda por favor

    • olá.
      quando tinha 22 anos de idade sofria muito com gastrite é todo ano dava furunculo principalmente debaixo do braço (axicilas) o dia que a gastrite me atacava tinha que dormir com um travesseiro prensado sobre a barriga, ai me ensinaram a fazer o chá do sabugueiro, tenho hoje 48 anos nunca mais se manifestou as duas infermidades citadas acima.tenho uma planta aqui minha casa .

  4. Olá, tenho um pé de sabugueiro no meu quintal, mas nunca deu fruto, só flores! E eu nunca vi um pé de sabugueiro com frutos, conheço desde criança, já vi em várias regiões da Brasil e sempre sem frutos! Mina me também disse que nunca viu com fruto! Seria uma espécie diferente?

  5. Boa tarde. Na verdade , sempre que eu ou algum amigo, tem problema nos olhos inflamados, consigo ajudar e curar. Tenho um familiar Oftalmologista e ha tempos e . , eu não estava bem e ele veio para me dar antibiótico, mas qd chegou eu ja estava bem, pq tinha lavado os olhos com esta aguazinha de flor de sabugueiro e ao segundo dia , passa sempre!.
    Agora , aconteceu algo que me está a perturbar.
    Estando constipada, levei um termo de 750 para a mesa de cabeceira e ja ha semanas q bebe o termo cheio durante a noite.
    Ontem comecei a sentir uma dor sobre o fígado e hoje acentuou-se e sinto me agoniada. Penso que é do chá . Tb tomo muitos suplementos e podem ter interagido tb… Não ha medico a quem consultar sobre isto, pq eles não sabem sobre ervas e nao gostam , nem querem saber….Só conhecem e defendem os químicos , ainda mais fortes, mas conhecem as dobragens , o que aqui não acontece..
    DE qq modo , temos que ser sensatos e neste momento, vou deixar de tonar de imediato e levar o termo com agua morna para a noite e desintoxicar. Obrigada por poder expressar me e ajudar outras pessoas com o meu testemunho. Maria em Portugal
    Vou retirar de iemedeiato o referido cha das flores de sabuf gueiro que suinto q me esta a intix8icar , por ter toamdo demasiada quanr tidida e já a h dias. Cuidadom pendso eu. Obrigada pela oortunidade de deixar este meu testemunho. Maria em portugal

  6. Excelente dica de uso do sabugueiro algumas eu já fazia mas outras aprendi agora. Parabéns pela excelente postagem.

  7. Prezados
    O chá de sabugueiro serve para amenizar as dores da herpes zoster; uma doença derivada da catapora que eu tive com um ano apenas e agora volta 75 anos depois com o nome de herpes zoster, uma ziquizira que dói muito. O chá de sabugueiro ameniza as dores desta ziquizira.