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8 Benefícios da Vitamina B6 – Para Que Serve e Fontes

Vitaminas são fundamentais para uma vida saudável e para o funcionamento adequado do corpo, pois elas auxiliam mais de 60 enzimas em seus processos químicos e isso afeta – e muito – o metabolismo. Para se ter ideia de seu impacto, elas podem ajudar a prevenir e a tratar mais de 100 doenças, entre elas depressão, tensão pré-menstrual (TPM), doenças cardíacas ou neurológicas.

Seguindo esta linha, há diversos benefícios da vitamina B6, também chamada de piridoxina, para a saúde, sendo esta crucial para manter o equilíbrio interno. Ela é uma das oito vitaminas do importantíssimo complexo B, fonte de muitos benefícios na manutenção da saúde e da boa forma.

Onde encontrar a Vitamina B6?

A quantidade ideal de piridoxina é facilmente adquirida através de uma dieta balanceada. Por isso, a maioria das pessoas não precisa de suplementos para consumir a dose recomendada. Caso haja necessidade, apenas um médico ou nutricionista pode orientar sobre sua ingestão de outras formas e onde encontrar esses suplementos além da alimentação, porque seus efeitos quando consumidos em excesso são indesejáveis.

Os alimentos com vitamina B6 são bem conhecidos na mesa brasileira: carne bovina, peito de frango, ovos, peixe, cereais integrais, cereais enriquecidos, semente de girassol, nozes, feijão, banana, cenoura, abacate, soja, espinafre, milho e batata.

Vegetarianos normalmente precisam ir ao médico regularmante para medir os níveis de piridoxina e, caso seja necessário, tomar suplementos para consumir a quantidade recomendada e aproveitar os benefícios da vitamina B6.

Para que serve a vitamina B6 no organismo? 

A piridoxina é multifuncional, daí sua importância para manter a saúde e a boa forma. Primeiramente, ela auxilia o organismo a produzir anticorpos a fim de combater doenças e infecções. Depois, ajuda o sistema nervoso a liberar as quantidades certas de determinados hormônios relacionados ao sono e ao bem-estar. Ao mesmo tempo, participa de funções cotidianas ligados ao coração, diminuindo os níveis de homocisteina, que danifica o funcionamento das artérias e o aparecimento de coágulo no sangue capazes de bloquear os vasos sanguíneos.

Ainda é responsável pela melhora na tenacidade dos músculos, pois converte proteínas em aminoácidos, muito importantes para a sua constituição e garante bom desempenho durante as atividades físicas. Também favorece a digestão rápida e eficiente, dado que auxilia em geral o corpo a transformar carboidrato em glicose, ou seja, converte a alimentação em energia.

A vitamina B6 trata e previne a anemia, uma vez que ajuda no desenvolvimento saudável dos glóbulos vermelhos, responsáveis por levar o ferro para todas as partes do corpo. A pele também é beneficiada, pois com o equilíbrio interno e a metabolização de proteínas tornam a pele elástica e com aparência mais saudável.

Quais são os benefícios da vitamina B6? 

A piridoxina tem várias funções e, portanto, efeitos muito positivos. Listamos abaixo 8 benefícios da vitamina B6.

1. Tratamento e prevenção de condições diretamente ligadas ao cérebro

Para disfunções como convulsões, dores crônicas, depressão, perda de memória, falta de atenção e mal de Parkinson, a vitamina B6 é ótima por causa dos sua atuação na produção de serotonina e dopamina, responsáveis pela transmissão de informações entre neurônios.

2. Combate a infertilidade e diminui efeitos colaterais da gravidez

Estudos comprovam que os benefícios da vitamina B6 abrangem ainda o combate à infertilidade e a diminuição dos efeitos colaterais da gravidez, uma vez que ajuda no equilíbrio de hormônios, tão desregulados nesta fase.

3. Melhora digestão

Ela também é muito importante para a boa forma, uma vez que atua no sistema digestivo para garantir a eficácia da transformação de energia, no bom funcionamento cardiovascular e fortalecimento dos músculos.

4. Pele, cabelos e unhas bonitas

Um dos maiores benefícios da vitamina B6 é sua capacidade de ajudar a manter a pele saudável, tratando diversos problemas como acne, pele seca e eczemas. Como todas as vitaminas do complexo B, a vitamina B6 tem efeitos indiretos sobre o cabelo e as unhas também, evitando a queda de cabelo e dando a ambos uma aparência melhor, porque internamente o corpo está bem regulado.

5. Atividades co-enzimáticas

Uma das funções da vitamina B6 é fazer com que diversas enzimas funcionem propriamente, por atuar nos diversos sistemas enzimáticos do corpo humano. Isso ajuda no funcionamento correto do sistema nervoso e melhora a imunidade.

6. Sistema imunológico

A reciclagem do sistema imunológico, feita pela vitamina B6, faz com que ele funcione adequadamente, ajudando o organismo a enfrentar infecções e outras doenças.

7. Metabolismo

Capaz de metabolizar inúmeros nutrientes de forma a extrair energia, a piridoxina é a chave para que haja o metabolismo de gorduras, vitaminas, carboidratos e aminoácidos de forma correta.

8. Tensão pré-menstrual

Durante este período, a mulher sofre de deficiência desta vitamina, levando ao mau humor, perda de desejo sexual e outros problemas. Neste caso, aumentar a quantidade consumida de alimentos com vitamina B6 é recomendável, sendo uma ótima solução para estas questões.

Quanto é necessário ingerir?

Um adulto entre 19 a 50 anos precisa de cerca de 1.3mg de piridoxina por dia. Após os 50, no entanto, o corpo necessita de uma quantidade maior para continuar operando satisfatoriamente. Para mulheres, o número salta para 1.5mg ao dia e para homens, 1.7mg. Mulheres grávidas precisam de uma dose ainda maior: cerca de 2 mg ao dia.

Quem precisa ingerir mais?

Mulheres grávidas precisam dar uma atenção especial a essa vitamina, pois ela ajuda a prevenir abortos e pequenos desconfortos causados durante a gravidez, e pessoas que ingerem muita proteína e carboidratos, especialmente alinhados à musculação, já que é ela é fundamental na quebra das proteínas e carboidratos ingeridos, prevenindo assim o ganho de peso, não de massa muscular.

E se há ingestão excessiva?

Vale a pena ressaltar que o excesso de vitaminas do complexo B a longo prazo pode ser maléfico à saúde, pois causa náuseas e dores abdominais e, em casos mais sérios, problemas neurológicos ou nos rins, já que por serem solúveis em água, o corpo se esforça muito para eliminá-las pela urina e isso pode promover um desgaste desnecessário ao órgão ou, em alguns casos, pedra nos rins.

E se há ingestão deficiente? 

Por sua enorme importância no bom funcionamento do cérebro, especialmente em relação a hormônios, a deficiência de Vitamina B6 pode favorecer o surgimento da depressão em algumas pessoas e, consequentemente, segundo estudos do MIT, a depressão está intimamente ligada ao ganho de peso.

Por isso, a piridoxina pode aumentar a tendência para engordar neste caso. É importantíssimo se alimentar corretamente, portanto, a fim de que a vitamina B6 possa exercer suas funções.

Quais são os sinais de que o consumo não está adequado?

Alimentos com vitamina B6 são facilmente encontrados, porém uma dieta pouco balanceada ou ingestão de suplementos desnecessários são responsáveis pela deficiência ou excesso dessa vitamina.

Os sinais dessas condições são: língua com feridas ou inchada, músculos fracos, irritabilidade, convulsões, depressão, artrite, anemia, insônia, dores de cabeça, baixa imunidade, e síndrome do túnel do carpo – dor e formigamento nos pulsos após realizar movimentos repetitivos ou apoiar-se em superfícies planas. Em mulheres grávidas, o enjoo matinal pode se tornar mais severo e durar longos períodos e, em alguns casos, aborto espontâneo.

Você já conhecia todos esses benefícios da vitamina B6 para o seu organismo e boa forma? Acredita que tem consumido níveis corretos da mesma? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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Um comentário

  1. Boa matéria. Cheguei neste post por causa de uma pergunta que tenho feito com uma certa frequência :…
    QUANDO ESTOU COM DOR DE CABEÇA, TOMO MEU COMPRIMIDO DIÁRIO DAS VITAMINAS DO COMPLEXO B, MINHA DOR PASSA COMO SE FOSSE UM PASSE DE MÁGICA, POR QUE ISSO ACONTECE ?

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