Chia ou Linhaça – Qual Emagrece? Qual é Mais Saudável?

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

Você provavelmente já deve saber que boa parte do processo de perda de peso passa pela alimentação.

Por isso, quem deseja ou necessita emagrecer precisa saber escolher corretamente as comidas e bebidas que irão compor as suas refeições, dando preferência aos itens que mais favorecem o emagrecimento, ao mesmo tempo em que são nutritivos e fornecem as substâncias e a energia que o organismo requer para funcionar corretamente.

Chia ou linhaça?

Quando falamos de uma alimentação saudável com foco ou não no emagrecimento, tanto a chia quanto a linhaça podem fazer parte da dieta, visto que ambas fornecem nutrientes necessários para o corpo humano.

A chia é fonte de antioxidantes, fibras, proteínas, carboidratos, manganês, fósforo, cálcio, zinco, cobre, potássio e ferro.

Por sua vez, a linhaça fornece ao organismo proteínas, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo, cobre, molibdênio (um mineral) e vitamina B1.

Seja o seu objetivo de emagrecer, seja ganhar peso, ou apenas manter o peso atual, é importante para a sua saúde que tenha uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Isso significa compor as refeições com diversos tipos de alimentos nutritivos para que forneça ao seu organismo toda uma gama de nutrientes. Portanto, neste sentido, não faz sentido escolher entre chia ou linhaça.

Se os dois são nutritivos como acabamos de aprender, por que não permitir que ambos entrem na dieta? Dessa maneira, é possível ainda diversificar os pratos e não enjoar de comer sempre a mesma coisa.

As calorias da chia e da linhaça

Já quando se fala em perda de peso, há quem fique de olho nas calorias encontradas nos alimentos na hora de escolher quais irão integrar as suas refeições. Por isso, também vamos conhecer o teor calórico encontrado tanto na chia quanto na linhaça.

De acordo com o encontrado, uma colher de sopa com 15 g de sementes de chia pode conter 58 calorias, e uma colher de sopa com 10 g de sementes de linhaça pode apresentar 45 calorias. Fazendo o cálculo para converter esses números para uma porção de 15 g, o que nos permite comparar melhor a linhaça e a chia, o que temos são 67,5 calorias.

Ou seja, em uma porção de 15 g, a diferença na quantidade de calorias entre as sementes de chia e as sementes de linhaça é de menos de 10 calorias.

Esse fator também nos serve como base para concluirmos que não vale a pena escolher entre a linhaça ou chia na dieta: ambas são nutritivas e possuem um valor calórico parecido.

Tanto a chia quanto a linhaça podem beneficiar a saúde do coração

Em artigo publicado, a nutricionista Alina Petre afirmou que tanto a linhaça quanto a chia possuem o ácido alfa-linolênico (ALA), que é um ômega 3 das plantas.

De acordo com Petre, o composto é considerado essencial porque não pode ser produzido pelo organismo e precisa ser consumido por meio da dieta.

A nutricionista relatou ainda que diversos estudos associaram o ALA à diminuição do risco de desenvolvimento de doença no coração. “Por exemplo, uma revisão grande de 27 estudos observou que ingestões elevadas de ALA podem estar ligadas a um risco cerca de 14% mais baixo de doença no coração”, escreveu ela.

Petre citou ainda outro estudo, realizado com mais de 3,5 mil pessoas na Costa Rica, que relatou que aqueles que mais consumiram o ALA apresentaram um risco 39% mais baixo de ter ataques no coração em comparação às pessoas que ingeriam as menores taxas de ALA.

“De acordo com os pesquisadores, o menor risco de ataque no coração foi visto quando as ingestões eram de aproximadamente 1,8 g de ALA diariamente”, completou a nutricionista.

As fibras

Ainda segundo a nutricionista Alina Petre, tanto a chia quanto a linhaça são compostas por boas quantidades de fibras.

Para quem tem o objetivo de emagrecer, vale a pena contar com alimentos que sirvam como fonte de fibras na alimentação porque o nutriente promove a saciedade no organismo.

E quando a gente se sente satisfeito, fica mais fácil não comer mais do que o necessário e não cair na tentação de recorrer a guloseimas e besteirinhas cheias de açúcar e calorias e pobres em nutrientes, não é mesmo?

Além disso, Petre explicou que as fibras presentes em ambos os alimentos já foram associadas ao auxílio ao combate à diabetes do tipo 2.

“As fibras ajudam a proteger contra a diabetes do tipo 2 por desacelerarem a velocidade pela qual os carboidratos são digeridos e a velocidade pela qual o açúcar é absorvido no sangue. Isso resulta em um aumento mais gradual nos níveis de açúcar no sangue depois de uma refeição”, esclareceu a nutricionista.

Considerações

Para quem tem o objetivo de emagrecer e/ou cuidar da saúde, mais efetivo do que escolher entre chia ou linhaça é aproveitar os benefícios de ambos nas refeições.

Por isso, repetimos que vale a pena manter tanto a chia quanto a linhaça na dieta. Mas, é bem verdade que não é a simples inclusão dos dois alimentos que garante a saúde e/ou a boa forma.

Para conquistar isso é necessário que toda a alimentação seja saudável, nutritiva, controlada e equilibrada.

Uma forma de garantir que isso aconteça é contando com o auxílio de um bom nutricionista, que pode te ajudar a encontrar uma dieta que funcione para o seu dia a dia, ao mesmo tempo em que permite que você alcance os seus objetivos com seu corpo e fornece os nutrientes e a energia que o organismo necessita para funcionar corretamente.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você costuma consumir bastante chia ou linhaça na sua dieta? De que formas? Qual delas é a sua preferida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário