Chimarrão tira o sono?

Especialista da área:
atualizado em 31/01/2022

O chimarrão é uma bebida típica muito apreciada no sul do Brasil, e que muitas pessoas tem dúvida quanto a ela tirar o sono ou não. As folhas da erva-mate são usadas para preparar várias bebidas, incluindo o chá mate e o chimarrão. 

Chimarrão tira o sono?

Chimarrão
Bebida típica do Sul do Brasil, o chimarrão pode tirar o sono

Como a planta contém bastante cafeína, ela pode tirar o sono.

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Isso acontece porque a substância estimula o sistema nervoso central e, com isso, acelera o metabolismo e estimula o cérebro, o coração e os músculos.

Além disso, a cafeína em excesso pode causar sintomas desagradáveis como irritabilidade, gastrite e até crises de ansiedade.

Tomar chimarrão faz mal?

Apesar da cafeína agir como um estimulante que tira o sono e que pode causar incômodos, a sensibilidade de cada pessoa à substância é única.

Assim, há quem tome chimarrão antes de dormir e durma como um anjo. Mas algumas pessoas que fazem o mesmo podem ter insônia.

Para evitar que o chimarrão tire o seu sono, é recomendado tomar a bebida com moderação e preferir os horários da manhã, logo depois do almoço ou do fim da tarde. De fato, estudos indicam que é melhor evitar tomar bebidas com cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir para prevenir a insônia.

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Benefícios do chimarrão

Chimarrão
Beber chimarrão traz diversos benefícios para a saúde

Quando consumido com moderação, o chimarrão pode ser benéfico para a saúde.

A presença de alcalóides como a cafeína na bebida pode reduzir o cansaço, atuando como um estimulante físico e mental.

Além disso, o chimarrão contém antioxidantes, vitaminas e sais minerais como ferro, manganês, fósforo e potássio que contribuem para o aumento dos níveis de energia.

A erva mate também pode melhorar a concentração e a memória e reduzir a fadiga mental. O desempenho físico também pode ser melhorado através do consumo da bebida que também serve como um termogênico.

Por fim, o chimarrão também tem propriedades digestivas e diuréticas, que podem ajudar na perda de peso.

Vale lembrar que se você já tem algum tipo de dificuldade para dormir, o ideal é deixar o chimarrão para as primeiras horas do dia. Quem tem problemas com ansiedade ou hipertensão também deve evitar o consumo frequente de chimarrão porque a cafeína pode aumentar os sintomas de ansiedade e alterar a pressão arterial.

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Mesmo quem não sente nenhum desconforto ao beber chimarrão deve moderar o consumo, já que tomar a bebida de forma exagerada pode levar à desidratação e dores de cabeça, dentre outros sintomas, devido às suas propriedades diuréticas.

Fontes e referências adicionais

Você costuma tomar chimarrão em qual horário do dia? Sabia que existe um momento ideal para tomar e não ter insônia? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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