Chocolate Faz Mal Para Gastrite?

O chocolate é a maior tentação de muita gente, não é mesmo? Vai dizer que não conhece ninguém que é um chocólatra, ou viciado em chocolate, assumido?

É por isso que ao receber a notícia de que tem uma doença que exige mudanças e cuidados com a alimentação para ser tratada, os apaixonados por chocolate podem se perguntar se podem continuar a comer ou se terão que deixar o saboroso doce de lado.

Uma dessas doenças é a gastrite. Mas será que é verdade mesmo que o chocolate faz mal para gastrite e quem tem a condição precisa evitar essa delícia que tanto amam?

A gastrite

Para que a gente consiga entender se o chocolate faz mal para gastrite, antes precisamos entender do que se trata essa doença, certo?

A gastrite é descrita como a inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago, que pode ser provocado por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobater pylori.

Em um quadro da condição, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam por causar danos à parede do estômago.

A doença pode ser aguda – dura um período curto de tempo – ou crônica –  persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Os sintomas da gastrite incluem: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

O problema é que não é sempre que a doença provoca sintomas notáveis – daí a importância de fazer check-ups e exames regulares com o médico. Assim, fica mais fácil que o profissional identifique a doença mesmo sem o paciente queixar-se de algum dos sintomas associados à gastrite e dê início ao tratamento.

Até porque a gastrite não tratada adequadamente pode gerar complicações como úlcera e câncer. O que também serve de alerta para que todas as orientações do médico em relação ao tratamento, envolvendo o uso de medicamentos, as mudanças na alimentação e demais aspectos sejam obedecidas corretamente.

E então, o chocolate faz mal para gastrite?

O chocolate encabeça a lista de alimentos que devem ser evitados pelas pessoas diagnosticadas com a gastrite, já que ele pode piorar a condição.

Mas por que será que o chocolate faz mal para gastrite? Pois bem, o chocolate possui a cafeína em sua composição, uma substância que pode irritar o revestimento do estômago e agravar os sintomas da gastrite.

Além disso, a cafeína encontrada no chocolate estimula a produção de ácido por parte do estômago. O excesso de acidez no estômago pode provocar gastrite e úlceras.

Os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Averbach explicaram que a gastrite acontece quando a acidez do estômago aumenta tanto a um ponto em que começa a agredir o órgão.

O excesso de açúcar encontrado nos chocolates e em outros itens como balas, sorvetes, chicletes, bolos e outros doces aumenta a fermentação durante a digestão e causa bastante desconforto estomacal. O que não é nem um pouco agradável para quem já precisa lidar com os sintomas da gastrite, não é mesmo?

No mesmo sentido, itens como frituras, alimentos gordurosos, café, bebidas alcoólicas e alimentos apimentados também devem ser evitados.

Da mesma forma, a nutricionista funcional Orion Araújo explicou que inclusive o chocolate amargo entra na lista de restrições da dieta para as pessoas que sofrem com a gastrite.

O chocolate pode não ser totalmente proibido, mas seu consumo exige muita moderação

Entretanto, muitos especialistas concordam que o chocolate não é um alimento completamente proibido para quem sofre com a gastrite, já que o consumo apropriado do doce pelas pessoas que sofrem com a doença depende da tolerância de cada paciente.

Para saber como, quando e se você pode comer o chocolate no seu dia a dia, converse com o médico gastroenterologista que cuida do seu tratamento, informando a ele como se sente ao comer o doce.

Ainda assim, os profissionais recomendam que o chocolate seja consumido com muita moderação, lembrando que é ideal evitar todas as comidas e bebidas que você sabe que podem piorar os sintomas da sua gastrite e que é necessário ter bom senso na hora de selecionar os itens das refeições.

Fica mais um alerta importante: o paciente que quiser comer um pouquinho de chocolate deve evitar fazer isso com o estômago vazio. Dessa forma, o estômago fica mais protegido e sofre menos com o consumo do alimento.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o chocolate faz mal para gastrite? Sofre desta condição e por isso evita comer o doce? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...

2 comentários em “Chocolate Faz Mal Para Gastrite?”

Deixe um comentário