Chocolate Tira o Sono Mesmo?

Especialista:
atualizado em 03/01/2020

Quem nunca recorreu a um docinho como o chocolate para descontar um momento de tristeza, raiva ou frustração ou para conseguir atravessar a tão incômoda Tensão Pré-Menstrual (TPM)? No entanto, você precisa ficar atento(a) a possíveis efeitos indiretos do chocolate no seu dia. Você descobrirá a seguir se o chocolate tira o sono mesmo e conhecerá outras complicações que podem atrapalhar a sua boa noite de sono.

Fique por aqui, pois é isso o que vamos procurar desvendar no artigo de hoje! Depois que conferir as nossas respostas a esse questionamento, não perca a oportunidade de conhecer outras maneiras de tirar o sono.

A relação entre o chocolate e o sono

O questionamento se o chocolate tira o sono pode surgir devido ao fato de que a guloseima apresenta a cafeína em sua composição, uma substância estimulante bastante conhecida por atrapalhar o sono.

Tanto que a nutricionista Lisa Hayim destacou que a cafeína encontrada na composição do chocolate provoca uma elevação na excitação e uma diminuição na habilidade de desenvolver e sustentar os estágios mais profundos do sono.

Na mesma linha, uma lista elencou o chocolate amargo como um dos alimentos que podem prejudicar o sono devido justamente à presença da cafeína em sua composição. Conforme a publicação, certos tipos de chocolate amargo (que são considerados mais saudáveis) podem apresentar um teor correspondente a 25% a 38% da quantia de cafeína encontrada em uma xícara padrão de café.

Entretanto, a reportagem apontou que as quantidades de cafeína variam de chocolate para chocolate. Portanto, os efeitos em relação ao sono também podem variar conforme o chocolate consumido.

A regrinha é simples: quanto mais escuro o chocolate for, mais cafeína ele apresentará. Ou seja, ainda que consumir um chocolate com pouco cacau à noite não seja a opção mais saudável ou a alternativa mais amiga da boa forma, isso tem menor potencial de atrapalhar o sono do que o chocolate com mais cacau.

Mas isso não significa necessariamente que um chocolate com menos cafeína será 100% inofensivo. Isso porque o gastroenterologista Joseph Murray afirmou que mesmo um pouco de cafeína pode atrapalhar ou travar os processos químicos indutores do sono que ocorrem no cérebro e no organismo antes de dormir.

Entretanto, ao falarmos se o chocolate dá sono e da presença de cafeína no docinho é importante ressaltar que existem diferenças no grau de sensibilidade à cafeína que cada pessoa pode apresentar, o que varia de acordo com a quantidade de cafeína que cada indivíduo está acostumado a consumir. Em outras palavras, alguém com maior sensibilidade à cafeína pode não ter o seu sono tão afetado quanto outra pessoa com menor sensibilidade ao estimulante.

A teobromina

Além disso, é importante destacar que a cafeína não é a única substância do chocolate que poderia atrapalhar o sono caso o quitute seja consumido no período noturno.

A substância teobromina é outro estimulante presente no chocolate, encontrada em pequenas quantidades, especialmente na variedade chocolate amargo.

Essa substância é conhecida por aumentar a frequência cardíaca e provocar a insônia.

Por outro lado

Uma publicação da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos apontou que, embora seja verdade que o chocolate amargo contém cafeína em sua composição, o quitute também possui a serotonina, um neurotransmissor que pode contribuir com o relaxamento.

Por sua vez, o chocolate ao leite não é composto pela serotonina, adicionou a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos.

O que temos aqui é mais uma informação que indica que pode ser um tanto quanto complicado afirmar que o chocolate tira o sono de todas as pessoas. Com isso, podemos dizer que existe a possibilidade de que o doce provoque esse efeito, principalmente para aqueles mais sensíveis à cafeína, assim como também é possível que isso não aconteça com todo mundo. Pelo menos, não na mesma intensidade.

De qualquer forma, vale registrar que uma das recomendações da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos para dormir melhor a noite e diminuir a sonolência ao longo do dia consiste em evitar consumir a cafeína, encontrada não somente no chocolate como também no café, em alguns chás e nos refrigerantes, perto da hora de dormir.

Na mesma linha, uma das orientações de um documento do NHS Borders, um dos conselhos de saúde do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) da Escócia, inclui evitar a ingestão de chocolate, café, bebidas de cola, bebidas energéticas e bebidas alcoólicas, uma vez que todos eles podem provocar perturbações no sono.

O que mais pode provocar o sono?

No entanto, é importante destacar que o nosso querido e delicioso chocolate não é o único possível culpado para a ausência de sono. De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, além de questões alimentares, alguns problemas de saúde físicos e psicológicos também podem provocar a insônia.

Entre eles encontram-se: alergias nasais ou sinusais, problemas gastrointestinais como refluxo, problemas endócrinos como o hipertireoidismo, artrite, asma, problemas neurológicos como a doença de Parkinson, dor lombar, dores crônicas, apneia do sono, depressão e ansiedade, conforme elencou a organização.

A instituição salientou que o uso de remédios anticoncepcionais e de medicamentos para resfriados, alergias nasais, pressão arterial elevada, doença no coração, doença na tireoide, asma e depressão também podem provocar a insônia.

A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos ainda alertou que hábitos de dormir e estilos de vida não saudáveis podem ser outro possível fator por trás do desenvolvimento de uma insônia.

Está vendo como as possibilidades são enormes? Portanto, se você tem sofrido com dificuldades para dormir, vale a pena procurar o auxílio do médico para descobrir a causa específica do problema e tratá-lo adequadamente para, finalmente, aproveitar o descanso que apenas uma boa noite de sono consegue oferecer.

Já se o seu problema é o sono além da conta, não deixe de conhecer aqui algumas das possíveis causas para a sonolência excessiva.

Vídeo:

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Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se chocolate tira o sono mesmo? Consome com frequência? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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