Churrasco Engorda? 15 Dicas e Análise de Calorias

Especialista:
atualizado em 03/07/2014

Para pessoas que gostam de carnes gordurosas, dos acompanhamentos mais calóricos e das sobremesas o churrasco engorda sim. Mas existem dicas para não engordar, ou pelo menos engordar menos, ao comer um churrasco. Além das variedades de carne vermelha ou branca, também têm os acompanhamentos, caso do vinagrete repleto de óleo, maionese caprichada de calorias, molhos deliciosos ou até mesmo o queijo coalho. Vamos explorar agora a quantidade de calorias dos principais itens do churrasco (como as carnes, acompanhamentos e molhos) e dar dicas para você não engordar.

Calorias do Churrasco

Churrasco engorda porque tem calorias em excesso. Por este motivo, quem está na dieta deve ter cuidado ao escolher a carne. Para se ter uma ideia do poder calórico, duas pequenas fatias de picanha possuem 220 calorias, conforme indica a nutricionista Caroline de Salve, da clínica Bem Nutrir, estabelecida em São Caetano do Sul, no Estado de São Paulo.

Calorias da Costela de Boi

Outro exemplo, comer apenas 80 g daquela costela de boi deliciosa que há horas está na grelha, junto com molhos e outros tipos de acompanhamentos, pode adicionar valor além do que 330 calorias ao organismo. Pessoas que não querem engordar no churrasco precisam comer o mínimo de costela possível. Do contrário, será preciso um grande esforço na academia para eliminar os quilos adicionais.

Calorias da Asinha de Frango

Asinha de frango parece ser alimento que não faz engordar. Porém, ao exagerar nas porções o corpo pode ganhar quilos extras. Uma unidade sem pele acarreta 70 calorias, aproximadamente. Por este motivo, o churrasco engorda com consumo de dez asinhas (700 calorias). Mas é claro que a maioria das pessoas ainda come as asinhas com pele, o que multiplica enormemente o valor calórico!

Calorias da Coxa e do Peito de Frango

Coxa de frango também requer cuidado. O churrasco engorda quando há excesso no seu consumo. Uma unidade sem pele tem 90 calorias. Ao comer três é possível engordar 270 calorias. Interessante notar que um filé de peito de frango sem pele tem 160 calorias, quase o dobro de valor calórico da coxa. O problema é que ninguém come apenas uma coxa, não é mesmo?

Calorias do Coração de Frango

Pequenos e deliciosos, corações de frango estão nos melhores churrascos. Dez pequenas unidades possuem 130 calorias, ou muito mais dependendo da quantidade de gordura que ainda ficou em cada coração. Porém, há necessidade de tomar cuidado ao adicionar molhos e acompanhamentos, principalmente para os índices calóricos não subirem a níveis inseguros à manutenção da dieta para emagrecer.

Calorias da Carne Vermelha

Acém e vitelo são carnes que possuem rico sabor, mas acarretam valor calórico alto. Uma fatia fina de uma das opções pode parecer inofensiva, mas na verdade traz 100 calorias. Sendo assim, juntando acompanhamentos e molhos aumenta a chance do churrasco engordar. Acém, vitela, alcatra, contra filé e filé Mignom também cerca de 100 calorias por cada fatia pequena.

Calorias de Carnes Vermelhas Gordurosas

O cupim traz 300 calorias para cada fatia fina. Dois pedaços pequenos de picanha sem gordura têm 220 calorias. O valor fica em 300 calorias ao considerar a mesma porção, mas com gordura. Maminha e fraldinha são dois tipos de carnes vermelhas com nível calórico semelhante. Churrasco engorda ao comer tais alimentos em excesso, principalmente junto com molhos e acompanhamentos calóricos.

Calorias da Carne de Porco

Churrasco engorda quando há carne de porco na mesa e a pessoa não consegue conter o consumo em excesso. Uma pequena linguiça tem 160 calorias. O pedaço de 80g do leitão possui 300 calorias, mesmo valor à costela (de boi ou porco) sem gordura (com gordura: 380 calorias).

Calorias do Peixe no Churrasco

Pintado na brasa está entre as espécies de peixes preferidas no consumo do país. Uma posta tem 200 calorias, valor calórico parecido à posta do salmão. Ao preparar este tipo de carne branca existe maior facilidade em temperar com temperos naturais. Assim, não é preciso usar molhos que fazem engordar.

Calorias do Queijo Coalho

O queijo coalho é uma grande pedida para o churrasco, mas que pode fazer engordar com pouco consumo. Existe quase 210 calorias em cada espeto. Ao comer três unidades é possível dizer que a dieta para emagrecer fica em risco. Apesar de delicioso, se faz preciso resistir à tentação de exagerar no consumo.

Cuidado com a Cerveja

De fato, churrasco engorda quando acompanhado de cerveja em excesso. Um pequeno copo de 300 milímetros acarreta 150 calorias. Ao exagerar no consumo o corpo ganha caloria rapidamente. A nutricionista Caroline de Salve indica que a alimentação na churrascada deve ter média de 260 calorias. Assim, ao beber dois copos já se ultrapassa o limite recomendado. Vale lembrar que mesmo a cerveja sem álcool pode engordar.

Dica de Molho Verde para Churrasco

Uma das dicas recomendadas para não engordar é fazer molhos do tipo verde. Com salsinha, cebola, cebolinha, alho, ovos, vinagre, caldo Knorr e óleo é possível fazer uma receita saborosa que pode ser um dos acompanhamentos leves do churrasco.

  1. Juntar no liquidificador os ovos, caldo Knorr e vinagre.
  2. Bater e adicionar óleo aos poucos até o molho ficar um pouco sólido.
  3. Picar alho, cebola, salsinha e cebolinha. Juntar os ingredientes e adicionar ao molho para bater de novo no liquidificador.
  4. Levar à geladeira. Servir frio.

Dica de Maionese Light para Churrasco

Ingredientes: 1 cenoura, 2 batatas, Ervilha (5 colheres de sopa), Vagem (5 colheres de sopa), 1 copo de iogurte natural, 1 limão, Azeite (1 colher de sopa) e 1 punhado.

  1. Cortar vagem, cenoura e batatas ao máximo possível no sentido de gerar pedaços pequenos.
  2. Colocar o conteúdo na panela para ferver. Após os legumes estarem macios, desligar o fogão e esperar esfriar.
  3. Na sequência, colocar em outro recipiente: Azeite, suco de limão e copo de iogurte.
  4. Mexer bem e adicionar salsinha picada.
  5. Juntar os legumes frios em um recipiente e levar à geladeira.
  6. Servir frio.

15 Dicas para Diminuir Calorias no Churrasco

  1. Tomar cuidado com excesso nas porções de frango com pele. De preferência o consumo deve acontecer sempre sem a pele.
  2. Consumir o mínimo possível de carne vermelha mais gordurosa para evitar excessos calóricos presentes em pequenas porções; Dê preferencia para filé mignon e picanha sem gordura, e sem queijo junto.
  3. Diminuir consumo de molhos repletos de calorias. Caso seja possível é sempre melhor preparar um molho leve.
  4. Uma das dicas mais importantes é tomar cuidado com o excesso nos acompanhamentos, como na maionese, por exemplo. E não cair na tentação de comer vários pães de alho. São uma delícia sim, mas contém calorias demais!
  5. Churrasco engorda e aumenta o colesterol (também por causa do sal) no consumo excessivo de carnes vermelhas gordurosas.
  6. Evite cair na tentação das sobremesas. Os doces podem aumentar em 50% ou mais as calorias totais do churrasco!
  7. Iniciar a refeição com saladas leves. Isso vai ajudar na saciedade e evitar que você coma demais.
  8. Jamais siga para o churrasco em jejum. Procure comer pelo menos uma fruta antes de sair de casa.
  9. Churrasco engorda quando acontece em mais de duas vezes por mês.
  10. Optar por carnes magras, como maminha e filé mignon.
  11. Evitar carnes gordurosas do início do churrasco, caso do cupim e da linguiça, por exemplo. É muito comum em uma churrascaria servirem muito dessas carnes no inicio porque são as mais baratas. Mas o problema é que são as mais gordurosas e você está com muitas fome no começo. Isso é um perigo.
  12. Salmão e pintado são ótimos por terem menos gordura do que carnes vermelhas, além de serem ricos em ômega 3.
  13. Churrasco de carne vermelha deve ter gordura apenas na hora de ir para a grelha, para ficar macio. Na hora do consumo é necessário retirar a camada.
  14. Necessário usar de acompanhamentos os alimentos que equilibram o prato, tais como saladas, legumes e fontes de carboidratos (arroz, feijão, purê e pão), sempre sem exagerar.
  15. Comer frutas cítricas depois do churrasco ajuda no processo de digestão.

Você tem dicas para não engordar no churrasco? Alguma receita especial? Compartilhe nos comentários abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 3,64 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário