Ciclista Mostra em Foto Impressionante o Impacto do Tour de France nas Pernas

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

O ciclista polonês Pawel Poljanski postou em seu Instagram uma foto que mostra o intenso sacrifício ao qual atletas de alto nível são submetidos nas principais competições de esportes.

Logo após completar a 16ª etapa do Tour de France, a mais tradicional prova do ciclismo, tendo pedalado 2.829 km em apenas 18 dias, Pawel mostrou o impressionante impacto que a prova provocou em suas pernas.

“Depois de 16 etapas, minhas pernas estão cansadas”, disse o polonês de forma sarcástica.

Rob Hayles, britânico ex-campeão mundial e comentarista de ciclismo da BBC, reconhece que à primeira vista a imagem é “bastante extrema”, mas acrescenta que não é tão anormal assim: “Quando eu era atleta, já vi uma série de ciclistas que tinham as pernas assim mesmo no inverno, quando não estão treinando!”

Hayles explica que, para os ciclistas, a relação potência/peso é crucial para um Grand Tour, marcado por provas de velocidade e resistência.

A gordura corporal baixa é certamente um fator chave, mas de acordo com especialistas, essas veias saltantes das pernas de Pawel também são o resultado da enorme quantidade de sangue que flui através das pernas dos ciclistas de alta performance.

O fluxo sanguíneo se torna intenso para fornecer mais nutrientes aos músculos. A vascularização fica evidente por conta da pouca gordura corporal.

“A foto (de Poljanski) mostra que menor gordura corporal dá a um ciclista melhores chances de desempenho – apesar de não ser tão saudável”, acrescenta Hayles.

O Dr. Bradley Launikonis, da Faculdade de Ciências Biomédicas da Universidade de Queensland, disse que os ciclistas de elite experimentam o dobro do fluxo sanguíneo para as pernas em comparação com os praticantes “recreativos”. Segundo ele, “a quantidade de sangue que normalmente desce para as pernas é de cinco litros por minuto. Para um atleta fora da fase de treinos, o exercício máximo terá 20 litros por minuto. Esses ciclistas de elite terão o dobro, cerca de 40 litros por minuto. O sangue também pode ficar ali e isso é o que está acontecendo neste caso extremo da foto.”

Você já tinha visto uma imagem de pernas tão impressionantemente inchadas como a de Pawel? Já percebeu algo parecido nas suas pernas depois da prática de exercícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário