Cobavital Engorda Mesmo?

Especialista:
atualizado em 04/03/2015

Em um mundo quase que totalmente voltado à perda de peso, fica até difícil se lembrar de que existem pessoas que estão literalmente do outro lado da balança, e precisam ganhar alguns quilos para se sentir em paz com o espelho. Seja porque têm uma herança genética que dificulta o ganho de peso, por alguma situação que levou ao emagrecimento exagerado ou mesmo devido à falta de apetite crônica, algumas pessoas simplesmente não conseguem manter ou mesmo atingir o peso que consideram adequado para seu tipo físico.

Quem se encontra nessa situação provavelmente já tentou de tudo – vitaminas, injeções, dietas de “engorda” – sem sucesso e acaba em algum momento se deparando com o Cobavital, um medicamento que promete auxiliar no ganho de peso e colaborar para a manutenção de um IMC (índice de massa corporal) saudável.

Se você está nessa situação e recebeu indicação de algum amigo ou familiar, sua primeira dúvida deve ser se o Cobavital engorda mesmo e se você pode fazer uso do medicamento sem colocar sua saúde em risco.

É o que veremos logo abaixo: além de verificarmos a eficácia do medicamento, vamos também saber como funciona e ajudá-lo a decidir se ele faz mal e se você deve ou não tomar Cobavital para engordar.

O que é Cobavital?

O Cobavital é um remédio para engordar classificado como um anabolizante sem adição de esteroides, ou seja, ele contribui para a síntese de novas proteínas sem atuar como um hormônio no organismo. Por esse motivo, o Cobavital não apresenta muitos dos efeitos colaterais associados ao uso de anabolizantes esteroides, como a ginecomastia, diminuição da produção natural de testosterona, virilização, entre outros.

Como funciona

O Cobavital é formado por duas substâncias, a Cobamamida e o Cloridrato de Ciproeptadina. Entenda o que é e para que serve cada uma delas.

– Cobamamida

A Cobamamida é uma coenzima da vitamina B12, que pode ser encontrada naturalmente no corpo humano e que tem a propriedade de interferir nos mecanismos de síntese de proteínas, sobretudo aqueles que ocorrem no fígado.

Devido a essa propriedade de estimular a produção de novas proteínas, a Cobamamida é considerada uma substância anabolizante, porém sem efeito esteroide. Ou seja, ajuda a ganhar massa muscular sem alterar o sistema endócrino, responsável pela produção natural de hormônios em nosso corpo.

– Cloridrato de Ciproeptadina

Enquanto a Cobamamida estimula a formação de novas proteínas, o cloridrato de Ciproeptadina atua estimulando o apetite, a fim de que o corpo tenha nutrientes suficientes para construir mais tecido muscular.

Em combinação, a Cobamamida e o Cloridrato de Ciproeptadina aumentam o apetite e facilitam o ganho de peso.

Para que serve?

O Cobavital engorda mesmo, o que se dá pelo aumento de apetite e pelo ganho de massa muscular ou tecido adiposo (gordura).

Indicações

O Cobavital é indicado para estimular o apetite, auxiliar em quadros de anorexia e facilitar o ganho de peso em pessoas com o metabolismo muito acelerado ou em casos onde houve uma grande perda de peso involuntária.

O medicamento pode ser utilizado para estimular o crescimento em crianças que estejam abaixo do peso adequado para sua faixa etária, e também contribuir para a recuperação de peso em pessoas que estejam em período de convalescença.

Contraindicações

De acordo com o fabricante, grávidas, pessoas com glaucoma e retenção urinária não devem fazer uso de Cobavital para ganhar peso.

Efeitos colaterais do Cobavital

O efeito colateral mais comum do Cobavital é a sonolência excessiva, que no começo do tratamento pode ocorrer durante boa parte do dia. Muitas pessoas relatam também um leve efeito sedativo, sobretudo nos primeiros dias de uso do medicamento.

Por esse motivo, pessoas que trabalham com atividades que exijam muita atenção e coordenação motora (como motoristas e operadores de máquinas) devem evitar o uso de Cobavital sem indicação médica.

Outros efeitos colaterais do Cobavital incluem:

  • Ressecamento das mucosas (sensação de boca seca);
  • Agitação;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Erupções na pele.

Em geral, o sono exagerado costuma desaparecer após a primeira semana de uso do medicamento, mas caso ele se prolongue por mais tempo, a orientação do fabricante é para suspender as doses e procurar um médico.

Quanto custa

O preço do Cobavital pode variar de R$10,00 a R$15,00 para uma caixa com 16 comprimidos.

Como tomar

A dose correta de Cobavital pode variar de uma pessoa para outra, por isso é importante utilizar o medicamento com orientação médica. De maneira geral, a indicação do fabricante é tomar 1 comprimido duas vezes ao dia, sempre 30 minutos antes das refeições.

Evite tomar continuamente mais que 2 caixinhas do medicamento sem acompanhamento médico.

Cobavital + Complexo B

Para acelerar ainda mais o ganho de peso, muitas pessoas associam o Cobavital a vitaminas do complexo B, combinação que até o presente momento não tem causado problemas à saúde.

E embora não exista comprovação científica de que o complexo B de fato aumente o apetite, inúmeras pessoas que já fizeram uso das vitaminas afirmam o contrário. Ou seja, que passaram a ter mais fome depois de fazer suplementação com a vitamina. Isso pode ocorrer porque as vitaminas do complexo B estão envolvidas na geração de energia no corpo, e para que isso ocorra, é necessário que existam nutrientes disponíveis, o que ocorre através da alimentação.

Relatos

A maioria das pessoas que fez uso do medicamento diz que o Cobavital engorda mesmo: algumas chegam a falar em meio quilo por semana, enquanto outras conseguiram passar dos 5 quilos em um único mês. Há relatos de pessoas que aumentaram seu peso corporal em mais de 20% em alguns meses de uso contínuo do medicamento. Quase todos falam em um grande aumento no apetite após o início do tratamento com o Cobavital.

Existem também depoimentos de pessoas que não conseguiram engordar absolutamente nada com o remédio, embora esses relatos sejam menos comuns.

Como engordar de maneira saudável

Já vimos que o Cobavital engorda mesmo, mas você não quer que todo o peso que você ganhe venha na forma de gordura, não é mesmo? Para evitar que isso ocorra e você consiga ganhar massa magra, é fundamental que você se alimente de maneira correta e que pratique exercícios.

Mas exercícios não emagrecem?

Na verdade, você deve fugir de atividades físicas intensas (leia-se treinar para uma maratona ou fazer treino intervalado de alta intensidade) e se concentrar principalmente em exercícios que o ajudem a ganhar e manter massa magra, como é o caso da musculação.

Se você só tomar o Cobavital sem fazer nenhuma atividade física, estará correndo o sério risco de aumentar sua porcentagem de gordura corporal – ou seja, você acabará engordando mais nas áreas indesejadas, como barriga e quadris, e não de maneira uniforme, por todas as áreas do corpo.

Alimentos para engordar com saúde

Caso a sua dificuldade para engordar esteja relacionada à falta de apetite, o Cobavital promete resolver isso de maneira rápida, aumentando a fome e permitindo que você tenha uma dieta hipercalórica. Isso não significa, no entanto, que você deve sair comendo qualquer coisa que engorde, apenas para aumentar rapidinho o ponteiro da balança. Aliás, muito pelo contrário.

Sua alimentação deve ser rica em proteínas boas para fornecer nutrientes para a cobamamida fazer o seu papel de estimular a formação de tecido muscular. Ela também não pode ser deficiente em alimentos calóricos mas saudáveis, como as gorduras boas. Exemplos de alguns alimentos que podem ajudar você a engordar de maneira saudável:

  • Batata, inhame, mandioca, batata doce;
  • Arroz integral, feijão, lentilha e grão-de-bico;
  • Carne vermelha magra;
  • Ovos;
  • Nozes, castanhas e amêndoas;
  • Manga, banana e abacate;
  • Salmão, atum e sardinha;
  • Granola com mel;
  • Massas e pães integrais;
  • Azeite;
  • Tapioca.

Afinal, Cobavital Engorda Mesmo?

Como regra geral, todos os tipos de medicamentos são desenvolvidos para funcionar na maioria da população, mas isso não significa que terão efeito idêntico em 100% das pessoas. Pois assim é com o Cobavital: embora grande parte das pessoas que fizeram uso do medicamento relatou ter conseguido engordar, é possível encontrarmos algumas para as quais o remédio não teve nenhum efeito.

Ou seja, o Cobavital engorda mesmo, mas é possível que ele não tenha esse efeito para todos, de modo que a única maneira de saber se ele funciona para você é testando o medicamento com indicação médica. Da mesma maneira, não é possível afirmar com precisão em quanto tempo o Cobavital começa a fazer efeito.

Também é possível que o descontinuamento do medicamento leve à perda de peso em algumas pessoas com grande dificuldade para ganhar e manter massa muscular.

Cobavital Faz mal?

Em tese não, mas quem tem histórico de obesidade na família deve ficar atento, pois o medicamento pode descontrolar o apetite de uma maneira que fique difícil fazê-lo voltar normal depois do tratamento. Quando isso ocorre, a pessoa pode passar do peso ideal para o sobrepeso e obesidade com relativa facilidade, e em pouco tempo.

Retomar seus hábitos alimentares pré-Cobavital pode ser difícil, pois você se habituará a consumir mais calorias todos os dias, e além disso seu metabolismo pode sofrer alterações, podendo até ficar mais lento.

Essa, no entanto, não parece ser a regra, pois a maioria das pessoas que utilizou Cobavital para engordar relata não ter sofrido com o sobrepeso após o tratamento com o remédio.

Dicas para engordar sem remédio

Se você quer ganhar peso mas está com receio de tomar remédios para engordar, experimente primeiro fazer pequenas modificações em seu estilo de vida e na sua dieta. Veja algumas dicas para você engordar com saúde:

  • Evite ficar mais que três horas sem se alimentar para não perder massa muscular;
  • Consuma alimentos calóricos e saudáveis, como batata doce, mandioca, milho, arroz integral, feijão, pão integral, mel, açaí. Ou seja, além de proteínas, capriche nos carboidratos complexos;
  • Nunca pule o café da manhã;
  • Para algumas pessoas, a natação abre o apetite: faça um teste e veja se você é uma delas (lembrando sempre de consumir mais calorias do que gastou durante o exercício);
  • Estabeleça uma meta real: não adianta falar que quer engordar 8 kg em um mês, pois você pode se frustrar, o que pode acabar por deixá-lo ainda mais estressado e sem apetite;
  • Tome suco de melancia quando estiver sem fome, já que a fruta é conhecida por aumentar o apetite de maneira natural.

Você conhece alguém que tenha tomado e recomendado o uso de Cobavital para você engordar? Quais são suas maiores dificuldades para conseguir ganhar peso saudavelmente? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (211 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário