No episódio mais recente de seu podcast, MeSsy, Christina Applegate, 52 anos, contou que sua filha foi diagnosticada com uma síndrome rara.
Sadie foi a convidada especial do episódio do programa de Christina e Jamie-Lynn Sigler. “Eu tenho algo chamado POTS. Não tenho ideia do que realmente seja, mas tem algo a ver com o sistema nervoso autônomo e afeta meu coração. Quando me levanto, fico muito, muito tonta e minhas pernas ficam muito fracas e sinto que vou desmaiar”, explicou a jovem de 13 anos.
- Veja também: Christina Applegate diz que deixou de gostar de tudo após esclerose múltipla: “Presa nisso”
Applegate então prestou apoio à filha: “Eu odeio isso por você, minha querida. Eu realmente odeio isso por você. Estou triste. Mas eu te amo e sei que você vai ficar bem. Estou aqui para ajudá-la e acredito em você. Obrigada por trazer isso à luz e à consciência”.
Sadie ainda disse que sempre apresentou os sintomas da doença, mas nunca deu a devida atenção: “Na aula, quando me levantava, dizia: ‘Tenho que ir à enfermaria. Não posso fazer isso”‘.
- Veja também: Christina Applegate revela uso de fraldas e conta sintoma sete anos antes do diagnóstico de esclerose
“Ou estava na Educação Física e pensava: ‘Tenho que ir à enfermaria’. E eles diziam: ‘Você está fazendo isso para sair da aula. Provavelmente é apenas ansiedade. Volte para a aula’. E eles não faziam nada”, lamentou.
Chrstina admitiu que ela mesma teve dificuldades para lidar com os sintomas da filha, a princípio. “Ela usa camadas de roupas em dias de 90 graus e odeia Educação Física. (…) Eu estava, tipo: ‘Oh, eu também me sentia assim’. Eu me sinto tão horrível por não ter prestado atenção nisso”, comentou a atriz.
Após o diagnóstico, a jovem conseguiu entender melhor tudo o que a mãe vem enfrentando com a esclerose múltipla. “Tipo, quando minha mãe diz: ‘Oh, estou com um pouco de dor agora. Oh, estou tendo tremores’. Se eu não tivesse isso (POTS), diria: ‘Eu realmente não me importo. Não sei do que você está falando'”, assumiu.
O que é POTS?
A síndrome de taquicardia postural ortostática é uma condição rara, que causa o aumento repentino da frequência cardíaca do paciente quando ele sai da posição horizontal para a vertical.
Na doença, ocorre um aumento dos batimentos cardíacos e diminuição da pressão arterial, provocando sintomas que dão sensação de desmaio.
A condição afeta, em sua maioria, mulheres entre 15 e 50 anos e cerca de 1% da população é acometida pelo problema de saúde.