Com shot de whey e açafrão e mais: idosa muda hábitos aos 73 anos após descobrir doença

publicado em

Uma senhora de 73 anos mudou radicalmente os hábitos e surpreendeu a todos ao aparecer diariamente, independente das circunstâncias, às três da manhã na academia para levantar peso. Madalena Lúcio tomou essa decisão após descobrir um problema de saúde.

Reprodução: Instagram

A filha da mineira notou que Madalena estava perdendo peso excessivamente, ela tem 1,59 m de altura e estava pesando apenas 38 kg. Então, decidiram procurar um médico. “Não liguei, achava natural, nunca fui de comer muito”, disse ela ao jornal O Globo.

A idosa descobriu estar enfrentando uma doença chamada sarcopenia, que acomete até 13% de pessoas entre 60 e 70 anos e até 50% dos idosos acima dos 80. A condição caracteriza-se pela redução extrema da força e massa muscular, podendo comprometer a capacidade física.

“Aí me assustei, porque, como cuidadora, já tinha acompanhado uma pessoa com o mesmo problema e vi de perto como não ia ter jeito para reverter”, comentou.

Madalena, então, começou a realizar atividades físicas e montou um plano alimentar voltado para seu desempenho na academia e para recuperar as calorias perdidas nos anos anteriores, com o acompanhamento de uma nutricionista.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela não tinha vontade de ir à academia, mas a prática passou a ser uma obrigação. “Me dei conta que, na idade que estou, as decisões têm que ser rápidas. Mais um ano com isso e sem fazer nada poderia me destruir”, refletiu.

“Fui aos poucos me adaptando. Confesso que no início estava apreensiva. Meu corpo estava flácido. Cheguei a acreditar que não ia conseguir. Era um mundo novo. Tinha dificuldade em executar os exercícios, me faltava coordenação e alongamento”, descreveu.

Reprodução: Instagram

No entanto, Madalena logo se acostumou com a nova vida e tem até uma dieta especial todas as manhãs: “Levanto às 3h da manhã todos os dias durante a semana, tomo um copo com água, depois uma mistura de café sem açúcar, açafrão e óleo de coco”.

“Consumo três ovos cozidos e mais um pouco de café. Vou à academia a pé sempre que posso. São 8 km, ida e volta”, detalhou.

  Continua Depois da Publicidade  

Recentemente, ela começou a registrar seus treinos. Os vídeos postados pela senhora passaram a viralizar nas redes sociais. Um deles, aliás, chegou a atingir mais de três milhões de visualizações.

Reprodução: Instagram

Madalena conta com a ajuda de um personal para auxiliar nos treinos. “Já consigo levantar no braço cerca de 8 kg em cada lado no supino, e 10 kg no agachamento. Nas pernas eu tenho mais dificuldade, mas geralmente não pulo nenhum exercício. Já consegui fazer 40 kg nas pernas, com 20 kg de cada lado”, conta.

“Na volta, bato whey com leite vegetal, de linhaça ou amêndoas, com uma fruta. Consumo 3 mg de creatina por dia e um scoop de colágeno. À tarde, mais uma dose de whey”, listou.

A idosa admitiu que, se não fosse pelos hábitos, poderia estar com a saúde bem debilitada: “Passei a ter muita coordenação do corpo, tenho agilidade. Até na minha mente a atividade física impactou, faço conta de cabeça. Vou ao banco e resolvo minha vida. Tenho aplicativo no meu celular”.

“Ganhei independência. Tem pessoas com 55 anos em uma situação ruim. Eu com 73 não sinto nada. Estou bem de corpo e alma. Vejo que as pessoas me admiram na academia”, celebrou.

  Continua Depois da Publicidade  

Madalena também descreveu seus hábitos alimentares: “Não gosto de nada muito sofisticado, faço quatro refeições por dia. Não como glúten nem lactose, embutidos e refrigerantes. Gosto de arroz, muito feijão, peixe e ovos. Adoro. Gosto muito de comidas não convencionais para muita gente, como taioba, caiabu de porco, folha de açafrão”.

Você segue algum desses hábitos de Madalena Lúcio? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário