Serralha

Serralha – Para Que Serve, Benefícios, Como Plantar e Como Usar

Com folhas de coloração verde clara, a serralha é uma planta anual, de pequeno porte, ereta e leitosa. Pouco ramificada, ela é originária do Norte da África, da Europa e da Ásia. Ela também pode ser encontrada na região Sul do Brasil.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), a planta é composta por nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro potássio, cobre, zinco, sódio, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina C. Segundo o Centro de Produções Técnicas (CPT), ela também é uma rica fonte de vitamina A, vitamina D e vitamina E. 

A serralha também é conhecida por outros nomes como Sonchus oleraceus, erva daninha, cerraia, chicória-brava, serralha lisa, serralheira e ciumo.

Para que serve? Quais benefícios se destacam?

A planta é conhecida por desintoxicar o fígado, combater a dor de estômago e por possuir ação desintoxicante, antimicrobiana, antidepressiva, antimalárica e de purificação do sangue. Vamos agora conhecer mais alguns dos benefícios da serralha.

– Auxílio ao tratamento de pessoas com peso abaixo do normal 

A planta pode ser útil para pessoas que sofrem com baixo peso e possuem dificuldades para engordar. Isso porque um de seus efeitos é o aumento de apetite. Obviamente, ela pode apenas dar uma força e quem sofre com o problema deve consultar um médico que irá prescrever o tratamento completo e eficaz para sanar a complicação.

– Colabora com o tratamento do vitiligo 

A Sonchus oleraceus é dotada de um aminoácido chamado fenilalanina, que contribui com o funcionamento das células dos pigmentos. Assim, ela pode auxiliar pessoas que sofrem com o vitiligo, uma doença caracterizada justamente pela perda gradativa da pigmentação da pele, que geralmente vem acompanhada do aparecimento de manchas pelo corpo.

Mais uma vez, a planta apenas pode auxiliar o processo, pois o ideal para os diagnosticados com a doença é seguir o tratamento indicado pelo médico.

Por outro lado, o fato da serralha possuir a fenilalanina faz com que ela seja proibida para pessoas diagnosticadas com fenilcetonúria. Isso porque as pessoas que possuem a condição não são capazes de quebrar a fenilalanina, já que seus organismos não produzem uma quantidade suficiente da enzima responsável por essa tarefa.

Ao consumir alimentos, bebidas ou substâncias com taxas significativas de fenilalanina, o risco é que o composto fique armazenado no corpo desses indivíduos e cause prejuízos como problemas mentais e lesões cerebrais.

– Problemas digestivos 

O chá de serralha é utilizado para tratar problemas digestivos, já que possui uma ação estimulante em relação à digestão. A planta atua no aumento da produção da bile, fluido responsável pela digestão de gorduras e absorção de nutrientes provenientes dos alimentos quando estes passam pelo intestino.

A indicação é consumir a bebida antes das refeições para combater a má digestão dos alimentos. Porém, você também deve solicitar ajuda médica caso sofra com problemas digestivos e certificar-se que seu fígado não está danificado antes de tomar o chá. Isso porque se ele não for capaz de se livrar do excesso de bile, pode surgir a icterícia, doença caracterizada pelo amarelamento da pele e dos olhos.

– Possui propriedades anti-inflamatórias 

Suas folhas são aplicadas em forma de um cataplasma para tratar inchaços no corpo, associados a problemas inflamatórios. O cataplasma feito com a serralha também é indicado para o alívio de dores reumáticas.

– Dotada de propriedades tônicas

Isso significa que a Sonchus oleraceus estimula a resposta imunológica do organismo, o que é importante para a prevenção e o tratamento de doenças. As plantas com propriedades tônicas, como é o caso da serralha, diminuem a fraqueza e a sensação de cansaço, estimulam a produção de células e recuperam tecidos que sofreram danos.

– É antioxidante 

A planta possui propriedades que combatem os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce e são causadores de graves problemas de saúde como câncer, doença no coração e artrite.

– Tem propriedades sedativas

A serralha age como um sedativo natural, trazendo um efeito calmante e de relaxamento que pode ser útil para pessoas que sofrem com ansiedade e têm dificuldade para dormir. Tomar um chá de Sonchus oleraceus pode colaborar para ter uma noite de sono de maior qualidade e descansar melhor.

Entretanto, se o seu problema para relaxar e descansar é persistente, além de experimentar plantas sedativas como a serralha, é aconselhável que você procure auxílio de um médico.

Como plantar 

A serralha pode ser cultivada em campos abertos ou hortas. Ela não exige determinado tipo de clima ou solo, entretanto, desenvolve-se melhor em locais relativamente úmidos, com clima ameno, sem exageros na temperatura e em solos férteis, bem drenados, ricos em matéria orgânica com pH entre 5,5 e 6,5. Sua colheita ocorre durante o ano todo, na floração.

As sementes devem ser plantadas em seu local definitivo na horta ou em canteiros, sementeiras e outros recipientes como vasos e jardineiras que tenham no máximo 1 cm de profundidade. O espaçamento entre as plantas deve ser de 30 cm e o transplante das mudas acontece quando elas tiverem no mínimo quatro folhas verdadeiras.

A serralha deve ser cultivada de modo que receba iluminação solar direta pelo menos durante algumas horas do dia. Já sua irrigação deve manter o solo sempre úmido, porém, sem deixá-lo encharcado. As plantas invasoras que estiverem concorrendo com a serralha por recursos e nutrientes devem ser retiradas do local.

Recomenda-se que sua colheita seja realizada preferencialmente antes do aparecimento das flores, ainda que essas também possam ser utilizadas. A planta adulta rebrota novamente caso suas raízes não tenham sido removidas.

É possível realizar a colheita individual das folhas aproximadamente dois meses depois do plantio, estendendo-se por alguns meses. A regra é colher somente as folhas que estiverem bem desenvolvidas.

A planta ainda pode ser encontrada para comprar em feiras livres ou lojas especializadas na venda de produtos naturais.

Como usar 

Toda a serralha pode ser utilizada em preparações como chás, cataplasmas, saladas e sopas. Confira abaixo uma receita de chá de serralha para combater a má digestão:

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sobremesa de serralha picada;
  • 2 xícaras de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Adicionar a serralha picada em uma panela com a água fervente;
  2. Deixar repousar por 10 minutos e o chá estará pronto. A recomendação é consumir a bebida antes das refeições.

Você já tinha ouvido falar da serralha e seus benefícios para a saúde? Já a experimentou em forma de chá ou outros modos na cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 4,32 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

46 comentários

  1. Ótimo artigo, vai me ajudar a produzir um outro artigo sobre Pancs. Pena que não houve aqui comentários ou depoimentos de pessoas que já a utilizaram na alimentação. Acredito que a salvação das pessoas para fugirem da indústria dos alimentos industrializados estão nestas plantas. O que falta é divulgar mais e dar mais credibilidade mostrando de forma clara e fácil como usá-las.
    Muito obrigada pela publicação.
    Abraço
    Maria Luisa

    • Olá Maria Luisa
      Não falta mais. Sempre consumi serralha quando criança, na forma de salada e refogada com tomatinhos cerejas e cebola. Fica uma delícia. Hoje em dia é mais difícil encontrar para consumo pois o uso indiscriminado de agrotóxico acaba inibindo o consumo visto que ela cresce abundantemente no meio da plantação de café. Embora alguns gostem apenas das folhas nas saladas, também costumamos comer os talinhos mais tenros. Já para fazer um refogado você pode cortar os talos também que ficam uma delícia. Ela é bem amarga para alguns, mas com arroz e feijão é deliciosa. No Paraná, onde nasci e moro atualmente, ela é bastante consumida pelas pessoas da área rural, pode ficar tranquila e aproveitar.

      • Obrigada, Sandra e fico feliz em saber que muitos ainda usam e que tem muita gente interessada em usar como percebi nos posts aqui
        abraço

        • Eu nunca consumi serralha quero muito encontrar essa planta .

          • Você pode encontrar em feiras livres,gosto muito de come-la refogada,no chá e faço até omeletes,é só picar algumas folhas e mistura-las nos ovos batidos como se fossem salsinha etc.Ela está acabando com minha anemia!

        • Oi tudo bem?
          A serrana aqui em minha casa está sendo utilizada a pouco tempo, e nesse pouco tempo já estou apaixonada por essa planta, meu filho do meio tem vitiligo, e eu descobrir que serralha ajuda no processo,eu encontrei na feira, bato todos os dias uma porção com um copo de água e meu filho toma em jejum, já estou notando melhora na pigmentação no corpo dele, fico muito feliz de meu depoimento poder ajudar alguém.

    • TIAGO COSTA FERREIRA

      Sempre utilizei,desde pequeno na roça e estou consumindo nesse momento. Brasileiros carecem de informações,poderiam se alimentar muito melhor por muito menos.

    • Costumo utilizar as folhas em suco verde. Podemos usar tbm almeirão roxo, tanchagem…

    • moro no est.de sp,e no meu quintal ela e o CARURU são NATIVOS,comemos em saladas (as veses refogadas tb,mas tudo que vai no fogo ja perde propriedades )

  2. Fiquei surpresa com tantas qualidades em micronutrientes da serralha. Quando encontro no meu terreno, consumo. Notei que meus cabelos, já branqueados, ficaram mais escuros, numa ocasião em que fiz uso contínuo por uns 8 meses. Senti-me mais disposta também. Não encontro para comprar onde resido.
    Adorei a reportagem.

    • Oi Ana!! Achei interessante vc afirmar que seus cabelos retomaram a cor. Vc usou lavar os cabelos com o chá ou por bebê-lo?

    • Olá adorei reportagem ,sou portadora vitiligo como devo usar a serralha??? Me ensinaram bater liqüidificador e tomar suco em jejum ou a noite na hora de dormir ????? E assim mesmo ? Correto ??? MT anciosa Deus abençoe eu encontre a cura.

  3. Tenho vitiligo. Como usar a serralha?

  4. Elizabete celestino

    Vou fazer uma experiência, sou portadora do virtiligo

    • Oi Elizabeth, minha mãe leu que é bom pegar 1 ramo, lavá-lo bem, bater no liquidificador com 1/4 de um copo de água, coar e beber injejum.
      Tb tenho tenho vitiligo (o meu apareceu por causas emocionais há 6 meses) e tenho tomado todas as manhãs e já percebo uma melhora.
      É mais fácil encontrar em feiras orgânicas e é muito barata!
      Boa sorte!

  5. Serralha pra nós aqui em casa é como rúcula.
    Fica a dica. Serralha, palmito, tomate seco, tenperado com limão e alho.

  6. Maria José Reis de Sá

    Tenho um pequeno terreno onde os pássaros trouxeram a semente da serralha e plantaram, graças a Deus. Eu já conhecia a planta, seu sabor e umas dicas das propriedades que possuía.
    Sou portadora da vitiligo e faço uso para esse fim. As manchas estão fechando, já quase não aparecem. Meus cotovelos e na parde de cima das mãos eram totalmente brancos e quase não estão mais desde que comecei a fazer uso da serralha. Eu já tinha ouvido falar sobre isso, o que me levou ao experimento. Recomendo aos que são portadores e desejam buscar cura.

  7. eu tenho no meu quintql. Já fiz refogada como couve .É um pouco amarga parecida com a catalonia. Como chá ajuda também na digestão, eu tb já fiz.

  8. Serralha onde moro é fácil de encontrar, principalmente em meios de cafezais ,uma delícia salada ou refogado

  9. Olá amigos; Eu sempre consumi serralha, sei da qualidade nutricional que está simples plplanta.

    Obs: Eu tomo o suco de serralha a cada dois dias .

  10. Olá pessoal! dependendo da região serralha e uma planta fácil de encontrar, eu sou de Guarulhos Sp e por aqui encontro nas ruas, praças, etc… em Minas Gerais também e bem comum, eu recebi o diagnostico de vitiligo há 2 anos e com medicamentos indicados por dermatologista com associação com serralha eu consegui mais de 50% do tom natural da minha pele.

  11. Sebastião Borges dos santos

    Conheço essa planta desde criança. Minha avó e minha mãe faziam farofa . Era muito deliciosa.
    Hoje faço suco Detox e tomo sem coar

  12. Maria lima dos Santos

    Já Fasso uso da serralha no chá, salada, e em outras receitas.

  13. Texto muito explicativo.Parabens.Sou farmacêutico e valorizo muito a fitoterapia na ajuda de nossa saúde.

  14. Serralha me lembra infância, morávamos no sitio e eu ia na roça buscar para minha mãe fazer sopa de feijão com serralha picada, uma delícia…a cinco semanas atrás nasceu um pé no meu quintal (acredito que o vento trouxe a semente) agora ela começou a florir e eu vim na internet confirmar se é serralha mesmo, e para a minha sorte é! Vou esperar dar semente e semear na minha hortinha! Então vou “matar” a saudade de comer serralha.

  15. Christiano Ferreira

    A Serralha é muito difícil de ser encontrada hoje em dia nas áreas urbanas, mas ainda é possível encontrar em casas que possuem hortas familiares.
    Recentemente a médica receitou bater folhas novas da Serralha com sucos naturais como o de laranja, maracujá e limão para auxiliar na pigmentação da pele, no nosso caso para pessoas com início de vitiligo. Segundo pesquisas realizadas no tratamento de vitiligo a Serralha auxilia na pigmentação da pele.
    Como na salada algumas pessoas reclamam do sabor amargo, ela orienta a utilizar no suco.

  16. eu tenho vitiligo , mas por conta do horario de trabalho não consigo toma de manhã então estou tomando anoite batida no liquidificador , vamos ver se dá resultado faz só uma semana que comesei.

  17. Em meio a tantas buscas pela cura do vitiligo vi um vídeo falando da possível pigmentação da pele com serralha batida no liquidificador em jejum .
    Comecei a minha busca pela cura tenho vitiligo facial comecei tem.2 dias encontrei no Mercadão de Madureira seja o que Deus quiser

  18. José Lourenço Vicentin Vale

    A serralha nasce naturalmente em lugares bem completos de nutrientes naturais. Fica ótima em uma farofa de farinha de milho. Refogada com azeite e alho então!!!!! Se consumida nova, é quase sem aquele amargo característico. Mesmo mais velha, ou já produzindo flores, podemos lava-la por duas vezes. Uma de higienização e depois de picada, para tirar o leite que ela produz e que com certeza é o que amarga o sabor.
    Considero a Serralha uma planta parecida com a couve por conter muitos nutrientes para a saúde.

  19. Atenção a todos que possuem vitiligo . O tratamento para vitiligo é com vitamina D3 com acompanhamento de um médico especializado pelo Procedimento feito por Dr. Cícero Gali Coimbra de são Paulo . É só procurar no Google por : Médicos que são autorizados para utilizar o” PROTOCOLO” do dr. Cicero Coimbra . Vitiligo é uma doença auto-imuni . Este protocolo é para várias doenças auto-imuni.
    A serralha apenas ameniza , não cura .

    • Depois de 30 anos com vitiligo, descobri uma coisa: cada pessoa responde a tipos diferentes de tratamento. Faço esse tratamento do Dr Coimbra há 2 anos, sem resposta. Vou começar agora a tomar Serralha e Mama cadela. Uma hora acho alguma coisa que de certo…

  20. GLAUCIA MOREIRA BARROS

    Gostaria de saber se essa planta ajuda no tratamento de manchas de melasma?

  21. Como plantar em jardineira na minha varanda? Sou leiga e preciso de ajuda. Comprei mudas de serralha e quero/preciso plantar. O sol na minha casa é da tarde, vespertino. Podem me ajudar? Obrigada

  22. olá. Consumi muito a Serralha na minha infância co mko tratamento do Vitiligo. Hoje estou totalmente curada.
    recomendo pra quem tem esse problema.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*