Serralha – O que é, benefícios, como usar e plantar

Especialista da área:
atualizado em 08/01/2021

A serralha (Sonchus oleraceus) é uma planta de pequeno porte, conhecida como PANC (planta alimentícia não convencional), tem a coloração verde clara e suas flores são amarelas.

  Continua Depois da Publicidade  

É originária do Norte da África, da Europa e da Ásia. Ela também pode ser encontrada na região sul do Brasil.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), essa planta é fonte de vários nutrientes como:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Fibras;
  • Cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro potássio, cobre, zinco;
  • Vitaminas do complexo B, C, D e E,

A serralha também é conhecida por outros nomes como erva daninha, cerraia, chicória-brava, serralha lisa, serralheira e ciumo.

Benefícios da serralha

Serralha

Saiba quais benefícios a serralha pode trazer para você e como usá-la no seu dia a dia.

1. Desintoxica o fígado e ajuda na digestão 

O chá de serralha é usado para tratar problemas digestivos, já que possui uma ação estimulante em relação à digestão. A planta atua no aumento da produção da bile, que é responsável pela digestão de gorduras e absorção de nutrientes provenientes dos alimentos.

A indicação é consumir o chá de serralha antes das refeições, para combater a má digestão dos alimentos. Entretanto, a pessoa deve procurar ajuda médica para ter certeza de que o seu fígado não está com problemas antes de começar a tomar esse chá.

Isso porque quando o fígado não é capaz de eliminar do excesso de bile, pode causar icterícia, uma doença caracterizada pelo amarelamento da pele e dos olhos.

2. Abre o apetite 

A planta pode ser boa para quem sofre com baixo peso e possui dificuldade para engordar, pois ela ajuda a aumentar o apetite.

No entanto, ela não resolve o problema, sendo assim, quem não consegue ganhar peso precisa consultar um médico para poder descobrir o que está causando essa situação.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Colabora com o tratamento do vitiligo 

A serralha contém um aminoácido chamado fenilalanina, que contribui com o funcionamento das células responsáveis pela pigmentação da pele.

Por isso, ela pode auxiliar quem sofre com o vitiligo, uma doença que causa a perda da pigmentação da pele e, geralmente, vem acompanhada do aparecimento de manchas pelo corpo.

Apesar dessa planta ajudar no tratamento do vitiligo, quem sofre com essa condição precisa buscar um tratamento médico.

No entanto, a fenilalanina presente na serralha impede o seu consumo por pessoas com fenilcetonúria, já que quem possui essa condição não consegue digerir esse aminoácido.

4. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

A planta possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres , evitando o envelhecimento precoce e problemas de saúde como câncer, doenças cardiovasculares e artrite.

Ela melhora o sistema de defesa do organismopois possui muitas vitaminas e minerais importantes para o nosso corpo.

Além disso, essa planta ajuda a diminuir a fraqueza e a sensação de cansaço, estimula a renovação das células e a cicatrização dos tecidos, pois tem alta concentração de ferro, sendo indicada no tratamento e prevenção da anemia.

Não só isso, mas também aplica-se suas folhas em forma de compressa para tratar inchaços no corpo e também para aliviar dores reumáticas.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Tem ação sedativa

A serralha também age como um sedativo natural, trazendo um efeito calmante e de relaxamento que pode ser útil para pessoas que sofrem com ansiedade e têm dificuldade para dormir.

Sendo assim, se você tem problemas para dormir, considere tomar um chá dessa planta antes de se deitar.

Como usar 

  • Chás;
  • Cataplasmas (compressas);
  • Em saladas e sopas.

Receita de chá de serralha para combater a má digestão

Chá de serralha para a má digestão
Chá de serralha para a má digestão

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sobremesa de serralha picada;
  • 2 xícaras de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Primeiro, adicione a serralha picada em uma panela com a água fervente;
  2. Em seguida, deixe repousar por 10 minutos e o chá estará pronto;

Não se esqueça de que a recomendação é consumir a bebida antes das refeições.

Como plantar 

A serralha pode ser cultivada em campos abertos ou em hortas. Ela não exige um determinado tipo de clima ou solo, entretanto, desenvolve-se melhor em locais relativamente úmidos, com clima ameno, sem exageros na temperatura.

Com relação ao solo, ela se adapta melhor em solos férteis, bem drenados, ricos em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,5. Sua colheita ocorre durante o ano todo, na floração.

Deve-se plantar as sementes em seu local definitivo na horta ou em canteiros, sementeiras e outros recipientes como vasos e jardineiras.

Plantação de serralha
Plantação de serralha

O espaçamento entre as plantas deve ser de 30 cm e o transplante das mudas acontece quando elas tiverem no mínimo quatro folhas.

Ela deve receber iluminação solar direta pelo menos durante algumas horas do dia. Já sua irrigação deve manter o solo sempre úmido, porém, sem deixá-lo encharcado.

Recomenda-se a sua colheita antes do aparecimento das flores, ainda que essas também possam ser utilizadas. A planta adulta rebrota novamente caso suas raízes não sejam removidas.

É possível realizar a colheita individual das folhas aproximadamente dois meses depois do plantio, estendendo-se por alguns meses. A regra é colher somente as folhas que estiverem bem desenvolvidas.

A planta ainda pode ser encontrada para comprar em feiras livres ou lojas especializadas na venda de produtos naturais.

Você já tinha ouvido falar da serralha e seus benefícios para a saúde? Já a experimentou em forma de chá ou de outras maneiras na cozinha? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (36 votos, média 4,33)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

53 comentários em “Serralha – O que é, benefícios, como usar e plantar”

  1. eu costumo faser serralha orapronobis e transagem ai faço uma salada ou refogada eu gosto muinto e me faz muinto bem essa mistura dessas plantas alem de ser bem gostoso

    Responder
  2. olá. Consumi muito a Serralha na minha infância co mko tratamento do Vitiligo. Hoje estou totalmente curada.
    recomendo pra quem tem esse problema.

    Responder
  3. Como plantar em jardineira na minha varanda? Sou leiga e preciso de ajuda. Comprei mudas de serralha e quero/preciso plantar. O sol na minha casa é da tarde, vespertino. Podem me ajudar? Obrigada

    Responder