10 benefícios do pêssego – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 05/07/2021

Cada vez mais apreciado pelos brasileiros, o pêssego é uma fruta que, além de bonita, pode trazer diversos benefícios para o nosso organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Originário da China, o pêssego é uma fruta popular ao redor do mundo não só pelo seu sabor adocicado e suave, mas também por suas propriedades nutritivas, já que é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de outros nutrientes. Por isso, o seu consumo é bastante recomendado por médicos e nutricionistas.

Benefícios do pêssego

pêssegos na cesta

Os benefícios que a fruta pode trazer para a saúde e a boa forma são muitos, e vão desde a perda de peso até a prevenção de uma série de doenças.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g pêssego in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias42 kcal
Carboidratos10,1 g
Proteínas0,88 g
Gorduras0,18 g
Fibra alimentar1,89 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

1. Ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas

Muitos especialistas afirmam que o alto teor de antioxidantes do pêssego ajuda a combater a formação de radicais livres que causam o estresse oxidativo.

Assim, incluir o pêssego no cardápio pode contribuir para um melhor controle do sistema imunológico, e ajudar a prevenir doenças como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Inflamações e doenças autoimunes;
  • Doenças neurodegenerativas, uma vez que muitas delas estão associadas à neuroinflamação.

2. Controle do diabetes

Outro efeito dos antioxidantes, como é o caso dos fitoquímicos presentes no pêssego, é a melhora do controle do diabetes e da obesidade.

Isso acontece porque os dois problemas estão associados à inflamação crônica do corpo, causadas muitas vezes pelo excesso de peso e a alimentação. Assim, o consumo de alimentos com potencial anti-inflamatório pode ajudar a combater esses problemas.

3. Saúde dos olhos

Muitos especialistas indicam o consumo regular de frutas in natura como uma forma de prevenir alguns problemas de visão comuns na terceira idade, como a degeneração macular.

E entre as frutas indicadas, o pêssego vem se destacando, pois é rico em carotenoides como o betacaroteno, composto que aparece em pesquisas recentes associado à inúmeros benefícios para a saúde.

4. Sistema cardiovascular

As doenças cardiovasculares vêm se tornando cada vez mais comuns, embora boa parte delas possam ser prevenidas ou amenizadas com a adoção de um estilo de vida mais saudável. Por isso, incluir alimentos ricos em nutrientes na dieta, como o pêssego, é essencial para manter a saúde do coração.

Esse efeito se deve principalmente à presença de dois tipos de nutrientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Fibras alimentares, que ajudam a reduzir a absorção de colesterol e gorduras durante a digestão;
  • Antioxidantes, que possuem um efeito anti-inflamatório importante e contribuem para a prevenção da formação de placas gordurosas na parede das artérias.
estetoscópio e coração

5. Sistema nervoso

O sistema nervoso pode ser bastante beneficiado pela presença de alguns minerais, como o magnésio. E o pêssego é uma ótima fonte, contendo quase 7 mg do nutriente a cada 100 g da fruta.

O efeito do magnésio na regulação do humor tem sido estudado por diversos pesquisadores, com resultados que sugerem que a suplementação do mineral pode servir como um tratamento auxiliar de problemas como a depressão.

Assim, o consumo de alimentos ricos em magnésio, como o pêssego, pode ajudar a prevenir o problema, embora não substitua os tratamentos convencionais.

6. Combate a constipação

Assim como a ameixa, um dos benefícios do pêssego é ajudar no bom funcionamento do intestino por conta de suas propriedades laxantes. 

Nosso organismo precisa de uma grande quantidade de fibras e água para que o sistema digestivo funcione bem, e o pêssego é bastante rico em ambos. Mas, para potencializar os seus efeitos é importante consumir o pêssego sem descascar, pois a maior parte da fibra está concentrada na casca.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Prevenção da anemia

Outro nutriente presente na fruta é o ferro, que atua na produção das células vermelhas do sangue. Por isso, incluí-la na dieta, juntamente com outros alimentos ricos em ferro, contribui para a prevenção e o tratamento da anemia.

Além disso, a vitamina C, também presente na fruta, ajuda o corpo a absorver melhor o mineral, potencializando o seu efeito.

8. Pele e cabelos mais bonitos

O pêssego é uma fruta rica em vitaminas, como a A e a C, e antioxidantes, que são essenciais para a manutenção da saúde da pele e dos cabelos. Isso acontece porque esses nutrientes combatem o estresse oxidativo, um dos responsáveis pela queda de cabelo e pelo envelhecimento precoce da pele.

Assim, incluir o pêssego no cardápio pode contribuir para a tão famosa “pele de pêssego”.

9. Ossos e dentes saudáveis

O fósforo e o cálcio presentes no pêssego ajudam no desenvolvimento e na manutenção da saúde dos dentes e dos ossos. Além disso, esses minerais auxiliam na prevenção de doenças como a osteoporose, que é muito comum em mulheres após a menopausa.

  Continua Depois da Publicidade  

10. Perda de peso

O pêssego pode ser um excelente aliado da perda de peso, principalmente quando seu consumo está associado a uma dieta saudável e à prática regular de atividade física.

Isso acontece por uma série de fatores, como:

  • É uma fruta pouco calórica;
  • Teor de gordura baixo;
  • Muita água em sua composição;
  • Presença de fibras alimentares, que ajudam a controlar o apetite;
  • Sabor doce, que ajuda a controlar a vontade de comer doces.
mulher magra

Dicas e cuidados

  • Por ser uma fruta delicada, suculenta e de casca fina, é recorrente o uso de agrotóxicos fortes na produção do pêssego. Por isso, o ideal é optar por pêssegos orgânicos, que além de serem livres de toxinas, são mais saborosos;
  • Também por sua delicadeza, o pêssego requer ser armazenado na geladeira;
  • Na impossibilidade de consumir um produto orgânico, é importante lavar bem a fruta antes do consumo;
  • O pêssego em calda, apesar de ser mais durável, contém muito açúcar, e por isso o seu consumo regular ou exagerado não é recomendável, em especial para quem possui diabetes ou precisa controlar o peso;
  • Por fim, se o seu foco é o emagrecimento, é importante manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes diversos, além do consumo de água e da prática de exercícios físicos.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de pêssego in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias42 kcal
Carboidratos10,1 g
Proteínas0,88 g
Gorduras0,18 g
Fibra alimentar1,89 g
Gorduras saturadas0,01 g
Gorduras monoinsaturadas0,05 g
Gorduras poliinsaturados0,06 g
Cálcio2,92 mg
Ferro0,24 mg
Magnésio6,97 mg
Fósforo16,8 mg
Potássio134 mg
Zinco0,09 mg
Cobre0,02 mg
Selênio0,1 mcg
Vitamina A (RE)47 mcg
Vitamina A (RAE)23,5 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,53 mg
Tiamina0,05 mg
Vitamina C3,55 mg
Equivalente de folato4,18 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios do pêssego para a saúde e boa forma? Tem o costume de consumir esta fruta em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (43 votos, média 4,53)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “10 benefícios do pêssego – Para que serve e propriedades”

  1. Viva o pessego nacional. The best!
    Seja de Barbacena, o clarinho, como o gaúcho amarelo, é uma fruta marravilhosa! Imbatível, junto com a manga de Petrolina e o mamão papaia ou Formosa

    Responder
  2. Não conhecia as propriedades do pêssego, mas consumo muito no verão, e este ano eles estão
    bem suculentos. Hummmmmm

    Responder
  3. Essa fruta é simplesmente maravilhosa, faz parte da minha alimentação a muitos anos, sinto muita falta quando não a encontro para comprar, é um complemento ótimo para dieta, e como eu adoro um docinho depois das refeiçoes ela entra bem como sobremesa saciando minha vontade de comer doces.

    Responder
    • Na minha região não é muito comum encontrar pêssego, mas hoje estou presente no 5 festival do pêssego em Pinto Bandeira RS

      Responder
  4. SIM, JA USO ELE A MUITO TREMPO, POIS ALÉM DE ME SACIAR É EXCELENTE NA PERDA DE PESO,ADORO ESSA FRUTA, TUDO O QUE FOI COLOCADO ACIMA É VERDADEIRO….

    Responder
  5. Faço pouco uso dessa fruta mas agora, depois essas informações, vou procurar mais por esta fruta que atualmente aparece em grande quantidade nos mercados. Ainda não havia pesquisado sobre seus benefícios. Muito valiosas as informações!

    Responder