Como Calcular o Peso Ideal Para Altura?

Especialista:
atualizado em 19/08/2014

O seu peso atual é o ideal para você? Está de acordo com a sua altura? Algumas pessoas sentem-se bem estando bem magras, já outras sentem-se bem com aqueles quilinhos a mais – e isso independe da altura. Isso não discute, trata-se de opinião e gostos pessoais. Mas existe uma medida de relação peso ideal x altura, porém, o que deve preocupar na verdade é se o peso, acima ou abaixo do indicado, está trazendo problemas para a saúde. Mas afinal, como calcular o peso ideal para altura?

Fazemos uma interpretação errada ao achar que quando se fala em peso ideal, estamos falando apenas de quem está acima do peso. Mas estar abaixo do peso ideal também deve preocupar, já que pode ser sinal de alguma doença mais grave, ou resultado de algum vício. Também é errado associar a falta de peso à desnutrição, bem como o excesso de peso a comer demais.

Claro que há vários fatores determinantes para o peso ideal, além da altura, pois as características individuais devem ser consideradas. Há pessoas que têm uma estrutura grande, forte, que vão ser mais pesadas e nem por isso estão acima do peso. Mas isso é algo que apenas um profissional conseguirá avaliar. Já uma análise geral sobre o peso adequado a cada pessoa é fácil de fazer.

Como calcular o peso ideal para altura

Por meio do IMC (Índice de Massa Corpórea), temos uma forma de como calcular o peso ideal para altura. É um cálculo simples, que determina se a pessoa está com o peso adequado, se está com sobrepeso e mesmo se o caso dela já é de obesidade (confira aqui a diferença entre sobrepeso e obesidade). Se o seu índice estiver relacionado ao peso normal, é porque seu peso está adequado à sua altura.

Esse cálculo é feito da seguinte maneira:

O resultado desse cálculo indicará a sua situação, veja aqui:

Resultado Situação
Abaixo de 17 Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49 Abaixo do peso
Entre 18,50 e 24,99 Peso normal
Entre 25 e 29,99 Acima do peso
Entre 30 e 34,99 Obesidade I
Entre 35 e 39,99 Obesidade II (severa)
Acima de 40 Obesidade III (mórbida)

De acordo com a tabela dos índices encontrados pelo cálculo de IMC, o seu peso está adequado para a sua altura, quando o seu resultado de IMC for entre 18,50 e 24,99.

As outras situações são aquelas que descrevemos acima, sobre estar abaixo e acima do indicado.

Veja os exemplos:

  1. Uma mulher com 1,65 e 63 quilos
  2. Um homem com 1,83 e 90 quilos

De acordo com o cálculo IMC, o seu peso está adequado à sua altura?

Vamos ver:

  1. = = 23,16 – a mulher está com o peso normal e adequado à sua altura.
  1. = = 26,83 – o homem está acima do peso, portanto, o seu peso não está adequado à sua altura.

Há outras formas de calcular o peso ideal para altura?

Sim. Nos anos 70, um médico chamado Dr. J. B. Devine criou uma fórmula para indicar o peso adequado para homens e mulheres, de acordo com a sua altura.

Cálculo para homens:

Peso ideal = 50kg + 2,3kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm

Cálculo para mulheres:

Peso ideal = 45,5kg + 2,3kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm

Veja o exemplo:

Quanto uma mulher com 1,60m, deve pesar, de acordo com essa fórmula?

  • Subtraia 152,4cm da altura: 160cm – 152,4cm = 7,6cm
  • Divida o resultado por 2,54: 7,6 / 2,54 = 2,99 (arredondamos para 3)
  • Multiplique o resultado por 2,3: 3 x 2,3kg = 6,9kg
  • Some o resultado obtido com 45,5: 45,5kg + 6,9kg = 53,4kg

Portanto, o peso ideal dessa mulher, de acordo com a sua altura, deve ser 53,4kg.

Nos anos 80, um médico chamado Dr. J.D. Robinson, mexeu nas fórmulas, pois segundo ele havia algumas limitações. Elas ficaram assim:

Cálculo para homens:

Peso ideal = 52kg + 1,9kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm

Cálculo para mulheres:

Peso ideal = 49kg + 1,7kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm

Logo em seguida, um outro médico, chamado Dr. D.R. Miller, mexeu novamente na fórmula do Dr. Devine, deixando-a assim:

Cálculo para homens:

Peso ideal = 56,2kg + 1,41kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm

Cálculo para mulheres:

Peso ideal = 53,1kg + 1,36kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm

Essas fórmulas não são tão usadas atualmente, pois a fórmula do Dr. Devine apresenta problemas para calcular o peso de mulheres de estatura baixa e a fórmula do Dr. Robinson não alcança o cálculo do peso ideal, principalmente quando se trata de homens altos.

A solução encontrada foi de utilizar a fórmula Devine para calcular o peso de homens e a fórmula de Robinson para calcular o peso de mulheres – quem ainda as utiliza, utiliza dessa forma.

Atualmente o cálculo utilizado é o IMC, como vimos acima, embora ele não mostre exatamente o peso ideal e sim uma faixa de peso ideal.

O que fazer se meu peso não está adequado à minha altura?

Só há uma coisa a fazer quando a relação altura x peso não está de acordo com o que é considerado bom e saudável: procurar ajuda especializada. Somente um médico poderá diagnosticar e prescrever um tratamento para o problema, tanto nos casos de estar abaixo do peso, quanto de estar acima do peso.

Estar acima do peso, é, na verdade, um dos grandes problemas atuais. Um levantamento recente (agosto 2013) do Ministério da Saúde apontou que metade da população tem problemas com sobrepeso. Essa é a notícia ruim. A boa é que um outro levantamento (maio/2014) apontou para uma estagnação desse índice – talvez seja esse o começo do declínio do índice, pois as pessoas estão mais preocupadas em cuidar da saúde, ficar em forma e manter-se saudável.

Ficou claro para você como calcular o peso ideal para altura? Como está a sua situação? Há alguma problema nesse cálculo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

4 comentários em “Como Calcular o Peso Ideal Para Altura?”

      • É perfeitamente possível.
        Eu pesava 118Kgs e consegui perder 42Kgs de forma natural, adquirindo novos hábitos saudáveis. Não vou dizer que é fácil, mas vale a pena todo o esforço. Ganha-se uma nova vida e acima de tudo amor a nós próprios.