Como Conseguir se Exercitar 1 Hora por Dia Mesmo Trabalhando o Dia Todo

Especialista:
atualizado em 03/02/2020

Da mesma forma que sabe que a prática regular de exercícios físicos é bastante importante para a saúde, muita gente arranja uma série de justificativas para não praticar as atividades físicas. Certamente a mais clássica e provavelmente a mais repetida delas é que com a correria do dia a dia não sobra tempo para se dedicar a algum tipo de treinamento físico.

Entretanto, quando alguém realmente quer fazer alguma coisa, torna isso possível. Vamos mostrar como é possível praticar uma hora de exercício físico diariamente. E o melhor: não será necessariamente preciso abandonar o escritório ou se atrasar para os compromissos.

É nosso dever frisar que se esforçar para se tornar uma pessoa mais ativa no dia a dia é realmente importante. Tanto que uma pesquisa da Universidade de Cambridge, a Inglaterra, apontou que o sedentarismo mata duas vezes mais do que a obesidade.

Adapte o exercício à sua rotina

A ideia aqui é incluir os exercícios físicos na rotina diária sem mexer muito na programação do dia a dia. Como? Uma das alternativas é ir e voltar a pé do trabalho (caso a distância entre a sua casa e o trabalho permite fazer isso, é claro), fazendo caminhadas vigorosas. Existem muitos benefícios da caminhada para o corpo e a mente.

Para quem mora muito longe e vai e volta do escritório de ônibus ou metrô, porém a estação ou ponto fica próximo de casa, a orientação é pegar a condução para chegar ao trabalho na estação ou ponto seguinte e descer nessa mesma estação ou ponto na volta para casa, de modo que tenha mais espaço para fazer as suas caminhadas vigorosas.

Caso vá de carro ou moto para o trabalho, estacione em um local mais distante do serviço para que possa fazer a sua caminhada vigorosa. Se não tiver como fazer isso, tente chegar uns minutos mais cedo, estacione o carro no local de sempre e use o tempo extra para fazer a caminhada vigorosa antes de entrar no trabalho.

Outra possibilidade é ir e voltar do emprego de bicicleta. Além disso, para se exercitar mais e gastar mais calorias, abandone o elevador de vez e utilize somente as escadas, seja no seu prédio, seja no trabalho. As sugestões são do site Telegraph.

Faça exercícios no escritório

Antes de colocar essa dica em prática, vale a pena consultar o chefe e pedir a sua autorização. Uma vez que ele tiver liberado, pode ser que os colegas olhem torto, mas tudo valerá a pena em prol da sua saúde.

Por exemplo, você pode tirar uns minutos da hora do almoço antes de sair para comer e fazer umas flexões. Outra opção é fazer uma espécie de levantamento de peso com livros pesados – ótimo para quem trabalha em livrarias ou bibliotecas, não é verdade?

Para os mais corajosos e que não se importam com o pensamento dos outros, dá até para fazer exercícios de agachamento na parede. Se tiver muita vergonha, você pode executá-los no banheiro, que é um espaço mais reservado.

Existem ainda os equipamentos que você pode usar no seu escritório para tornar o seu dia de trabalho mais produtivo. Por exemplo, é possível encontrar mesas com regulagem de altura, que permitem que o profissional alterne um período trabalhando sentado e outro em pé.

Um acessório que pode fazer dupla com a mesa que permite trabalhar em pé é a balance board, uma espécie de prancha no formato arredondado que vem com uma estrutura circular acoplada no centro. A ideia é ficar em cima dela enquanto trabalha em pé para queimar mais calorias.

Há ainda a mesa de trabalho com esteira – que é basicamente isso o que o nome indica, uma mesa de trabalho acoplada a uma esteira, permitindo que o profissional use seu computador enquanto anda na esteira e queima umas calorias.

Não perca tempo e veja mais algumas ideias de exercícios que você pode fazer no trabalho.

Recorra ao uso dos aplicativos

A gente vive pendurado no celular e não adianta negar: boa parte do tempo é dedicada a conferir coisas fúteis como o que nosso amigo publicou no Instagram, o vídeo de algum Youtuber ou influencer digital famoso ou os últimos memes e piadas.

Não que isso seja errado, não nos entenda mal, todos nós precisamos de algum tempinho com coisas bobinhas para relaxar das obrigações do dia a dia. Entretanto, que tal aproveitar parte do tempo gasto com a tecnologia dos celulares para estimular a prática de exercícios físicos?

A ideia aqui é baixar no seu smartphone um daqueles aplicativos fitness que rastreiam a quantidade de passos dados por dia para conferir se as metas estão sendo atingidas. Ao utilizar e checar o aplicativo, você será lembrado se está sendo minimamente ativo e se não estiver terá um incentivo a mais para melhorar.

Caso não esteja se mexendo tanto quanto deve, que tal começar a tentar melhorar o cenário baixando um aplicativo de jogo como Pokémon Go, que estimula o usuário a sair de casa e se movimentar para avançar na brincadeira? Com o uso de determinados acessórios fitness, é possível aumentar a quantidade de calorias queimadas ao jogar Pokémon Go.

Levantar mais vezes por dia

De acordo com informações do site Telegraph, os cientistas que identificaram que os profissionais que trabalham em escritórios necessitam de uma hora de exercícios físicos diariamente também afirmaram que fazer uma pausa de cinco minutos de hora em hora pode ajudar neste sentido.

Mas atenção: quando dizemos pausa, estamos nos referindo a pequenos intervalos de cinco minutos em que o profissional efetivamente levanta para fazer alguma coisa, não a uma parada para ficar mexendo no celular ou conversando com o colega do lado sem tirar o bumbum da cadeira.

Existem diversas possibilidades de como fazer isso. No lugar de pedir para alguém pegar um café para você, levante, pegue o seu e sirva alguns dos seus colegas. Se tiver que fazer mais viagens da cozinha até as mesas, melhor ainda, pois você se movimentará mais.

Outra estratégia é, sempre que for possível, levantar e ir até a sala do chefe ou dos funcionários de outros setores quando precisar conversar com cada um deles em vez de falar unicamente por mensagens ou chamadas telefônicas.

Exercitar-se em casa

Quase sempre dá para correr ou caminhar vigorosamente na rua de casa. Melhor ainda se houver um parque ou calçadão da praia por perto. Entretanto, quando o clima não permitir sair de casa para fazer isso, dá para fazer alguns exercícios dentro de casa mesmo.

Investir em uma esteira, bicicleta ergométrica ou máquina elíptica é uma ótima alternativa neste sentido. No entanto, você também pode fazer exercícios como agachamentos, flexões, abdominais, pranchas e avanços (lunges), por exemplo, sem sair de casa.

Porém, é nossa obrigação registrar uma advertência: só realize aqueles movimentos que você realmente souber direitinho como executar a técnica de maneira impecável para não correr o risco de se machucar por fazer algum exercício do jeito errado.

Se puder, conte com o auxílio de um educador físico para acompanhar os seus treinos caseiros. O profissional é qualificado para ensinar direitinho como cada exercício deve ser realizado e para montar um treino com as séries e repetições ideais para o seu objetivo, além de poder prestar os primeiros socorros caso você venha a se lesionar.

Você pretende mudar sua rotina e incluir alguns hábitos mais saudáveis para entrar em forma, mesmo sem tempo por conta do trabalho? O que achou dessas dicas? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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