Truques Para Tornar o Seu Treino em Casa Mais Eficiente Durante a Quarentena

Especialista:
atualizado em 06/04/2020

Os exercícios para fazer em casa estão salvando todos que por conta da pandemia do novo coronavírus precisam ficar de quarentena, até porque em muitos locais as academia foram ordenadas a fecharem as portas no momento. 

Devido ao fato de não podermos sair de casa, ficou muito fácil passar horas sentadas, sedentárias, em um só lugar da casa – principalmente se está trabalhando em home office. Mas você sabe que ficar muito tempo sentado pode acabar com a sua saúde?

Para evitar esses malefícios, estruturar uma rotina para incluir uma sessão de exercícios por dia quebra a monotonia, faz você se mexer e também é benéfico para sua saúde mental – falando nisso, veja dicas para preservar a sua saúde mental durante a quarentena.

Para ajudar, existem alguns truques que podem melhorar o seu treino em casa, quebrar a rotina e fazer você ter melhores resultados mesmo sem sair de casa.

1. Faça um planejamento e cumpra-o

Sua rotina habitual provavelmente não é mais a mesma depois da pandemia, mas isso não significa que você não possa criar uma nova rotina, o que isso é importante para sua saúde física e mental.

Agendar um horário fixo todos os dias para fazer o seu treinamento e isso vai ajudá-lo a priorizar sua saúde física e mental diariamente. Trate seus exercícios como um compromisso importante e não o perca.

Sente-se todas as noites e planejar o dia seguinte para garantir que você tenha tempo suficiente para incluir o seu treino. Vale a pena também já planejar os exercícios que irão compor esse treino.

2. Escolha um ‘local de treino’ em sua casa

Você pode selecionar a varanda, a sala de estar ou o seu próprio quarto – mas escolha um local específico para fazer sua “academia em casa”.

Sabemos que nem todos nós moramos em casas com espaço suficiente, mas isso não significa que você não pode alocar um espaço pequeno como área de treino – mesmo que seja temporário. Se precisar, reorganize alguns móveis da sala, arraste o sofá ou a cama. Isso fará com que você tenha uma mentalidade voltada para o treino em casa.

Mantenha a área arrumada e bem apresentada, e se você puder, deixe-a intacta o tempo todo. Isso irá ajudá-lo com a sua motivação para usar esse espaço e, com isso, criará a sensação de “estar entrando na academia”.

3. Não há necessidade de comprar equipamentos

Não entre em desespero e acabe comprando kettlebells, pesos, bola de ginástica e uma série de equipamentos em lojas online para montar uma academia em casa! Você não precisa disso. 

Não subestime o poder do treinamento com peso corporal. Só porque você pode não ter equipamentos em casa não significa que não pode fazer um ótimo treino.

Os exercícios com peso corporal podem ajudá-lo a aumentar sua força, resistência e são uma maneira eficaz de maximizar seu treino em um curto espaço de tempo, pois você pode facilmente passar de um exercício para outro ou fazê-los conjugados.

Nada impede que você use a imaginação, também, e utilize livros, garrafas de bebidas cheias, sacos de arroz e outros instrumentos que você possui em casa de pesos extras. Existem muitos itens domésticos que são substitutos fáceis, ou você pode usar uma cadeira como substituta de um banco ou step da academia.

4. Mude seu treino de sempre

Você pode aproveitar esse tempo para mudar aquele treino que você faz na academia há tanto tempo. Claro, você está acostumada a ele e confortável com os exercícios que sabe praticar, mas nada impede de tentar coisas novas e estimular músculos diferentes, inclusive.

Concentre-se em exercícios de corpo inteiro, incluindo exercícios compostos (que trabalham vários grupos musculares de cada vez).

5. Tenha um parceiro de treino e cobrem-se

Pode ser seu marido/esposa, seu irmão/irmã, seus pais, filhos… Caso more sozinho, peça a ajuda de um amigo ou familiar virtualmente mesmo. Conectar-se com um amigo via ligação de vídeo para se exercitar é uma maneira divertida de se manter motivado e socialmente conectado!

É muito mais fácil manter uma rotina de exercícios com o apoio das pessoas que você se importa.

6. Elimine as distrações

Treinar em casa é conveniente e divertido, mas também há muitas distrações.

Antes de começar o treino, para que você possa se concentrar 100% em sua rotina de exercícios, desligue a TV, coloque o telefone no silencioso, desligue as notificações e coloque sua playlist para funcionar. E claro, não se esqueça de desligar o fogão caso esteja preparando refeições saudáveis para a quarentena!

7. Não se esqueça de se alongar

Aquecer antes de um treino e alongar depois é parte importante de qualquer rotina de treino. Então, por que deveria ser diferente em casa? 

O alongamento é muito importante para os músculos, e agora que você pode ter um pouco mais de tempo durante os treinos, dedique 10 minutos antes e depois para alongar os músculos para mantê-los flexíveis. Veja alguns alongamentos para aumentar a flexibilidade e aproveite o momento.

O que você achou dessas dicas para tornar seu treino em casa mais eficiente durante essa quarentena? Pretende colocar em prática? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário