Yoga no trabalho

Não Fique Parado o Dia Inteiro: Exercícios que Você Pode Fazer no Trabalho

Em média, a maioria de nós gasta 10 horas por dia em um carro, em uma mesa ou em frente a uma tela. A outra triste verdade é que seu corpo não foi projetado para ficar sentado por longos períodos, e isso pode diminuir sua expectativa de vida e aumentar em 80% o risco de você morrer com uma doença cardiovascular.

Mas o exercício físico é de fato um remédio poderoso contra o estresse. “Aqueles que pensam que não têm tempo para o exercício físico, mais cedo ou mais tarde terão que encontrar tempo para a doença”, dizia Edward Stanley, um estadista britânico do século XIX. E essa é uma verdade.

Você pode muito bem arranjar tempo no seu corrido dia a dia para se exercitar de formas que você nem pensava antes. Confira algumas dicas que podem ser adicionadas ao seu cotidiano.

Não fique parado por muito tempo

Ok, você pode achar que malhar é um saco. Mas vamos ver as alternativas?

Evidências crescentes mostram conclusivamente que ficar sentado tempo demais é um dos maiores estressores de saúde. O tempo parado prolongado reduz o fluxo de sangue e oxigênio, causa ganho de peso e leva a doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Estudos mostram que isso é tão ruim ou pior do que fumar e realmente reduz sua expectativa de vida.

De acordo com um estudo da American Cancer Society, mulheres que permaneciam sentadas mais de seis horas por dia tinham 34% mais chances de morrer do que aquelas que eram mais ativas. O mesmo valor para os homens foi de 18%.

Por outro lado, o Colégio Americano de Medicina Esportiva relata que os trabalhadores que se exercitam pelo menos 45 minutos por semana têm de 25 a 50% menos dias doentes. E cientistas britânicos relatam que pessoas de meia idade que se exercitam pelo menos duas vezes por semana são 60% menos propensas a desenvolver a doença de Alzheimer do que os que ficam a maior parte do tempo parados. Então, alguma coisa está funcionando.

É provável que você gaste uma quantidade excessiva de tempo parado em frente à sua mesa. Salas sem janelas e sem ventilação podem prejudicar o desempenho no trabalho e a saúde geral do trabalho. Se você não tiver tempo para ir à academia para um treino de verdade, poderá praticar formas leves de exercícios entre as horas de trabalho para ajudar a relaxar e melhorar sua clareza mental, força física e flexibilidade.

Mova-se e alongue-se na sua mesa

Simplesmente se movimentar pode reduzir o risco de parada cardíaca súbita em 92%. Além disso, quando você se move, a tensão física e o estresse mental desaparecem.

Especialistas dizem que apenas ficar de pé em sua mesa, em vez de se sentar, pode ajudar. Simplesmente não sentar promove os benefícios do exercício. Levante-se, respire profundamente, mexa-se e estique a tensão acumulada. Demora alguns segundos para chegar ao máximo. Permita-se sentir o alongamento à medida que alonga o corpo e percebe onde você mantém a tensão e solte-a. Agite a parte do seu corpo onde você sente a tensão.

Enquanto você continua a se alongar, traga sua atenção para cada parte do corpo que permaneceu firme. Curve-se e toque os dedos dos pés até sentir esse alongamento deixar a tensão em seu corpo evaporar. Considere dar pequenos passeios de cinco minutos em um dia agradável ou subir e descer um lance de escadas se o tempo estiver ruim.

Experimente o yoga sentado

Pratique yoga sentado entre as reuniões em sua mesa. Sente-se em sua cadeira e inspire e levante os braços em direção ao teto. Deixe suas omoplatas deslizarem pelas suas costas enquanto você aponta para cima com as pontas dos dedos.

Coloque a mão esquerda sobre o joelho direito e braço direito na parte de trás da cadeira. Torça e estique levemente por 60 segundos. Coloque a mão direita sobre o joelho esquerdo com o braço esquerdo na parte de trás da cadeira por mais 60 segundos. Depois de três a cinco minutos, você perceberá uma energia renovada e clareza mental, e então estará pronto para voltar ao trabalho.

Pratique respiração profunda consciente

O corpo humano descarrega 70% das suas toxinas através da respiração. Se sua respiração não está operando com a máxima eficiência, você não está se livrando de toxinas. A respiração profunda e consciente coloca a vida de volta em seu corpo, ajuda a aliviar tensões diárias no trabalho e preserva sua alma.

Observe sua respiração agora. Está vindo do alto do seu peito ou no fundo do seu abdômen? É rápida ou lenta? Quando você respira profundamente, não consegue trabalhar com os prazos de última hora ou compromissos perdidos. Respire profundamente durante todo o dia de trabalho porque seu corpo não consegue manter o mesmo nível de estresse com o oxigênio extra na corrente sanguínea quando você respira pelo abdômen.

Medite por um minuto

Meditar em sua mesa por apenas 60 segundos ajuda você a relaxar, limpar a cabeça e elevar seu nível de energia. A meditação é restauradora para o corpo, mente e espírito. Sentado em sua mesa, identifique o máximo de sons ao seu redor que puder. Você pode notar o sistema de ar condicionado, o tráfego ao longe, vozes de outros escritórios, o relógio andando ou o gorgolejar do seu próprio estômago. Depois de um minuto, traga sua atenção para dentro. Você pode notar que suas taxas de coração e respiração são mais lentas e seus músculos tensos se afrouxaram porque você se desviou do alerta vermelho de sua mente pensante e a trouxe para o momento presente, ativando sua resposta de descanso e digestão.

Boceje intencionalmente

Alguns neurocientistas acreditam que você pode bocejar para acalmar e defendem que o bocejo faça parte de qualquer programa de redução do estresse. Assim como a meditação, o bocejo reduz o estresse, colocando você em um profundo estado de relaxamento. Ele age como um condicionador de ar para o cérebro, colocando mais oxigênio nos pulmões e esfriando o sistema neurológico. É uma descarga emocional que acalma seu corpo, enviando a mensagem de que seu sistema está desligando.

Portanto, antes da próxima reunião estressante, revisão de desempenho ou discurso, boceje intencionalmente quantas vezes puder até começar a sentir-se mais relaxado e preparado para enfrentar o desafio.

Você passa a maior parte do seu dia sentado em frente à mesa do trabalho? O que achou dessas ideias para se movimentar mais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*