Como Escolher uma Academia de Ginástica – 10 Pontos Cruciais

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Agora que você se comprometeu a começar seu programa de exercícios, o próximo passo é escolher a academia de ginástica certa para que você se sinta confortável em frequentar regularmente. É importante escolher uma academia com acompanhamento para que as desculpas para parar não interfiram nos seus planos. Tendo certeza de ter escolhido a melhor academia para as suas necessidade, você fica um passo mais próximo de realizar os seus objetivos de saúde e de exercícios.

Abaixo vão 10 pontos cruciais para observar ao procurar uma academia de ginástica:

Localização

Como muitas pessoas, você provavelmente não está familiarizado com a ideia de passar o dobro de tempo dirigindo até a academia como você faz para o trabalho. Muitos de nós não quer encarar uma hora de trânsito após o trabalho para se exercitar e então dirigir novamente por mais meia hora para chegar em casa. É muito melhor entrar numa academia de ginástca que seja perto da sua casa no caminho do seu trabalho. Dessa forma você se lembrará que deve se exercitar a cada vez que passar por perto.

Mensalidades

Por causa das mensalidades variarem significativamente, é lógico que você deve comparar os preços. Parte da tarifa depende na duração do contrato e o que está incluído nele, então tenha certeza que você tem isso em mente antes de assinar qualquer coisa. A maioria das academias hoje em dia tenta te fazer se comprometer o máximo possível, o que pode ser um problema se você não está seguro em fazer um contrato de longo prazo. 
Perto do final do verão e do ano novo, muitas academias fazem promoções e, se possível, tente adiar a assinatura até essa época do ano. Mas seja razoável. Esperar por mais 6 meses não é uma decisão inteligente.

Quantidade de alunos

Outro fator importante a se considerar é se a academia é mista ou não. Algumas mulheres preferem uma academia de ginástica só para mulheres. Claro, dado que muitas pessoas entram em academias na esperança de encontrar alguém, uma academia de ginástica mista pode ser mais do seu agrado. 
Independente da sua preferência, esteja seguro de perguntar sobre isso antes de entrar.

Extras

É importante que você descubra se a academia que você está interessado oferece algum benefício extra como parte do contrato ou se eles não poderiam estar incluídos na sua mensalidade. Benefícios extras incluem coisas como instrução nutricional, teste físico, fisioterapia, instalações para cuidados diários, etc.

Horário de funcionamento

Academias estão abertas em horários variados e isso é algo que você não deve deixar de perguntar. Muitas pessoas gostam de se exercitar no início da manhã e se você também gosta, você precisa saber se a academia está aberta neste horário. Não se esqueça de descobrir se ela abre aos feriados também. Se você tem essa ideia caprichosa de malhar durante os feriados, assegure-se de que você conhece a política da academia sobre isso. E novamente, talvez você prefira malhar a noite, e para isso se conheça os horários da sua academia para evitar frustrações e desapontamentos também.

Personal Trainers

Mesmo que sua rotina de treino seja satisfatória para o seu nível físico atual, isso não será para sempre. É por isso que você precisa saber se a academia de ginástica em questão oferece uma opção de personal trainer para seus membros já que você vai precisar da ajuda de um. 
Quando se fala de equipe, eles devem ter conhecimento. Atualmente, muitas academias não são exigentes quanto a contratar o pessoal qualificado, então você deve saber se os professores da academia são qualificados o suficiente ou não.

Aulas em grupo

Outro fato a ser considerado é se a academia oferece aulas em grupo. É mais fácil ficar entediado com a sua rotina e entrar para uma aula de fitness geralmente é a motivação ideal. 
Existem várias opções quando se trata de aula de ginástca e você pode ter certeza de que vai encontrar uma que te atenda. 
Descubra se as aulas são oferecidas como parte da sua mensalidade ou não, porque você não quer ser surpreendido com custos inesperados.

Limpeza

Limpeza é de importância vital e certamente não deve ser esquecida. Isso porque existe uma grande possibilidade de uma alta concentração de germes, sendo assim essencial que o equipamento seja mantido o mais limpo possível. Olhe em volta e veja se a academia oferece toalhas suficientes e sprays para as pessoas usarem ao terminar um exercício ou de usar um equipamento. Claro que você precisa dar uma boa olhada nos banheiros e vestiários para ver se estão limpos e abastecidos adequadamente também.

Equipamentos

Esteja certo de que você deu uma olhada não só no tipo de equipamentos disponíveis, mas também na qualidade deles. Assegure-se que existem vários halteres disponíveis, se você vai os utilizar com frequência. 
Para trabalhar os grupos musculares diferentes, você irá precisar ter acesso aos equipamentos. Garanta que sua academia de ginástica tenha o bastante e uma boa variedade deles, já que você irá precisar deles se e/ou quando você for fazer exercícios cardiovasculares.

A última coisa que alguém deseja é chegar em uma academia após o trabalho só para descobrir que, por falta de equipamentos, os que eles têm estão ocupados. Uma boa maneira de resolver esse problema é reservar um equipamento em particular por um tempo específico e muitas academias já deram essa opção. Descubra se a academia que você está olhando é uma delas.

Política de cancelamento

Com certeza você está familiarizado com essa parte do contrato. Algumas academias vão tanto te dar um reembolso parcial se você tiver de cancelar, como permitir que você transfira sua filiação. Existem outras que não oferecem nenhuma das duas opções, então que fique bem claro isto antes de você começar. 
Apesar de você não pensar que poderá ter de cancelar seu contrato, a possibilidade existe, então você realmente precisa levar isso em conta junto com as demais observações.

Não negligencie nenhum dos pontos mencionados acima quando estiver procurando uma academia de ginástica. Deixar de levar somente um deles em conta pode facilmente resultar em descontentamento, o que pode lhe desmotivar e causar desistência no seu compromisso de um modo de vida mais saudável.

Quais pontos você leva mais em conta para escolher a sua academia de ginástica? Você já sofreu algum descontentamento após a escolha? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Como Escolher uma Academia de Ginástica – 10 Pontos Cruciais”

  1. Eu me decepcionei com a negligência dos professores da academia que comecei a frequentar. Os caras ficam lá conversando o dia inteiro e não se mexem pra ajudar ninguém!!