Como fazer chá de alpiste – Receita, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 31/10/2021

O alpiste é uma planta originária do Mediterrâneo que oferece alguns benefícios para a saúde humana. É utilizada constantemente como alimento de pássaros, mas poucas pessoas sabem que ele é uma das sementes mais poderosas no que se refere à saúde e a boa forma.

O alpiste é uma planta da família Poaceae e do gênero Phalaris e possui folhas finas e alongadas, com hastes ocas. As suas sementes e frutos também podem ser consumidos por seres humanos devido à sua alta carga proteica.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele também é uma erva herbácea da família das gramíneas que contém dentro da sua formação química conceitos ativos tais como fécula, resinas, lípidos, ácido salicílico, oxálico e um complexo enzimático. Possui vitamina E, carboidratos e proteínas essenciais ao corpo.

Acompanhe abaixo como fazer chá de alpiste para aproveitar ao máximo as propriedades e benefícios que esta planta pode proporcionar ao nosso organismo.

Benefícios do chá de alpiste: Para que serve?

A semente de alpiste é rica em fibras, podendo ajudar no trânsito intestinal e auxiliar na eliminação de toxinas do corpo. Tem importantes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater problemas hepáticos e no pâncreas.

O alpiste também pode ser usado para tratamento da diabetes. Além disso, ele ajuda a controlar a pressão arterial, combate a retenção de líquidos e fortalece o crescimento de unhas e cabelos.

É comum encontrar o leite de alpiste, que ajuda a tratar problemas de fígado, pâncreas e rins. Já o chá de alpiste é geralmente utilizado para emagrecimento e terapia de diurese.

  Continua Depois da Publicidade  

O alpiste ajuda tanto a reduzir a gordura corporal, quanto a aumentar o ganho de massa magra. A presença da lipase em sua composição é a responsável pela eliminação de gorduras das veias e artérias, bem como depósitos de gordura em braços, barriga, culotes, etc.

O chá de alpiste pode ajudar a tratar obesidade, melhorar o tônus muscular, controlar a acne e prevenir o envelhecimento da pele.

Como fazer o chá de alpiste – Receitas e como preparar

Interessado em aprender como fazer chá de alpiste e se beneficiar de suas propriedades para a saúde e para o emagrecimento? Confira como preparar o seu próprio chá em casa. 

1. Receita de chá de alpiste

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sementes de alpiste;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo:

Leve as sementes para ferver com a água. Deixe ferver por 5 minutos, tampe e deixe abafado por mais 10 minutos com o fogo desligado. Coe e beba em seguida.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Receita de chá de alpiste com canela

  • 2 colheres de grãos de alpiste;
  • 1 litro de água;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver com os grãos e o pau de canela. Após ferver, deixe descansar por 10 minutos, coe e beba em seguida sem adoçar.

Dicas

Evite adicionar açúcar ou mel ao chá, pois isso anularia seu princípio ativo e ação enzimática. Consulte seu médico e nutricionista antes de consumir este chá para que estes profissionais possam lhe orientar ou sanar quaisquer possíveis dúvidas.

Você Já conhecia os benefícios e as propriedades do chá de alpiste? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (89 votos, média 4,06)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

15 comentários em “Como fazer chá de alpiste – Receita, benefícios e dicas”

  1. Sim.
    A alguns anos atrás meu pai to.ou e expeliu os cálculos do rins pela urina como se fosse areia.
    E ele fez fervido, colocou numa garafa e pós na geladeira. Tomou gelado no kugar da água por 2 dias.
    Hoje quem comprou o alpiste foi eu pois deu na ultra um calculo de 7mm.
    Há o alpiste tem que ser puro sem misturas de preferência o complidinho.
    Quem incibou pro meu pai foi um médico bem idoso na epoca eu tinha 18 anos.
    Estou com 45 nunca esqueci.
    Somos descendentes indigenas, nordestinos.
    Então graças a Deus além da ajuda da ciência também acreditamos na medicina natural. Sem exageros ecom cuidado.
    Não tomem nada em excesso sempre t
    em que ter pausa.

    Responder
  2. Dra Patrícia, gostei da sugestão do chá de alpiste; gostaria se é benefico para controlar pressão arterial.Desde já obrigado.E também gostaria de saber se posso tomar todos os dias.

    Responder
  3. EU SANDRA REGINA S Aguiar
    comecei um tratamento com o leite de alpiste .tenho 61 anos venho com enfermidades no meu organismo a 30 anos fas uma semana que comecei o tratamento sem exagero eu nem podia parar em pé agora estou fortalecida
    EU so tenho que agradecer
    obrigado

    Responder
  4. Já conhecia o chá de alpiste por causa da minha mãe, meu irmao estava com pedra nos rins e sentia muitas dores e Ja ía começar o tratamento ,ela fez o cha de alpiste com cabelo de milho e ele bebeu por uma semana ,acreditem ele expeliu com dores através do xixi.na época ele colocou no frasquinho com álcool e levou pro médico. Nunca más meu Irmão sentiu dores.

    Responder
  5. Eu faço o chá diferente, eu torro o alpiste acrescento dois copos de água já fervida coloco os grãos deixo esfriar e tomo um copo pela manhã outro a noite

    Responder