Leite de Alpiste Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

O alpiste serve de alimento para animais como pássaros e é fonte de proteínas – 18% de sua composição corresponde ao alimento – vitamina E, carboidratos, cálcio, fósforo e dos aminoácidos triptofano e cisteína.

Assim como as sementes de girassol, as nozes, as amêndoas e as castanhas-do-pará, o alpiste também pode ser utilizado na preparação de um leite mineral, o leite de alpiste. E é justamente sobre ele que vamos falar mais abaixo. Será que o leite de alpiste emagrece? Quais são os principais benefícios que ele oferece à saúde e como fazer? Há efeitos colaterais e contraindicações?

Para que serve o leite de alpiste?

É possível encontrar os seguintes benefícios atribuídos ao leite de alpiste:

  • Auxílio à diminuição dos níveis de colesterol;
  • Redução da hipertensão;
  • Ajuda ao controle do diabetes, ao colaborar com a regulação dos níveis de açúcar no sangue;
  • Melhoria de gastrite ou úlceras de estômago;
  • Combate a inflamação dos rins e do fígado;
  • Regeneração do pâncreas;
  • Possui propriedades anti-inflamatórias;
  • É dotado de ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres causadores de doenças como o câncer e que promovem o envelhecimento;
  • Ajuda o tratamento da cirrose porque aumenta a contagem de hepatócitos no fígado. Também chamados de células hepáticas, os hepatócitos são as principais células do fígado e atuam na síntese de proteínas do sangue, no acúmulo de vitaminas e na secreção da bile, por exemplo;
  • Auxilia o tratamento de hiperuricemia, doença caracterizada pela elevação dos níveis de ácido úrico no sangue;
  • Contribui com o tratamento da gota;
  • Faz bem para pessoas que sofrem com infecções urinárias ou pedra nos rins;
  • Não contém glúten ou lactose, ou seja, pode ser consumido por pessoas que possui intolerância a esses componentes. O leite de alpiste pode servir como um substituto ao leite de vaca.

Atenção

Conforme muitos nutricionistas relatam, até existem estudos preliminares que associam o consumo do alpiste à manutenção da pressão arterial, entretanto, ainda é necessária a realização de mais pesquisas para comprovar o efeito. Além disso, não existem pesquisas que comprovem que o alimento e as receitas em que ele aparece possam curar ou combater as doenças mencionadas acima.

Portanto, se você sofre com algum desses problemas, o ideal é consultar um médico de confiança, seguir o tratamento recomendado por ele e verificar com o profissional se o leite de alpiste pode ajudar o seu caso de alguma maneira.

Os nutricionistas ainda questionam o fato do leite de alpiste ser considerado anti-inflamatório. Para eles, até existe a possibilidade de que o alimento traga esse efeito, mas não é possível fazer afirmações certeiras em relação ao benefício.

Leite de alpiste emagrece? 

Um dos pontos defendidos por quem acredita que o leite de alpiste emagrece é que ele auxilia a perda de peso por ser fonte de proteínas, como vimos acima. As proteínas são um nutriente fundamental para o ganho de músculos. E quanto maior for a taxa de massa muscular de uma pessoa, mais calorias e gorduras o seu corpo será capaz de queimar.

Porém, nutricionistas afirmam que essas proteínas não são tão benéficas para o organismo humano. Elas até podem contribuir para baixar o índice glicêmico de uma refeição, mas falar em ganho de massa muscular pode ser exagero.

Outro aspecto a favor da tese de que o leite de alpiste emagrece é que ele é considerado um diurético, ou seja, que promove a eliminação de líquido corporal por meio da urina. Os diuréticos ajudam a remover o excesso de líquido retido pelo organismo, que causa o inchaço no corpo. Uma vez que esse inchaço vai embora, tem-se a impressão do emagrecimento.

Segundo nutricionistas, apesar de existir a possibilidade de que o alpiste seja diurético, tal efeito ainda não foi comprovado cientificamente.

Para a maior parte dos nutricionistas, a afirmação de que o leite de alpiste emagrece não é verdadeira. Eles acreditam que quem perdeu peso por ter utilizado a bebida alcançou o objetivo por ter adotado outros hábitos saudáveis ou por ter substituído uma refeição pelo leite de alpiste, diminuindo o seu consumo de calorias.

Em relação a esse último método, é importante lembrar que ele não é saudável, já que não promove uma refeição nutritiva e equilibrada, algo que é alcançado com uma variedade de alimentos, e pode não suprir a necessidade energética do organismo. Isso sem contar que mesmo que ele cause a perda de peso, ao retornar à refeição normal, os quilos serão recuperados.

Como não é possível garantir que o leite de alpiste emagrece, se você deseja perder peso, o ideal é que passe a seguir uma dieta saudável, equilibrada e controlada, que possa ser sustentada permanentemente, e que pratique exercícios físicos regularmente, como forma de aumentar o gasto calórico.

Receita de leite de alpiste 

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de alpiste;
  • 1 copo de água mineral;
  • 1 colher de chá de água oxigenada;
  • 1 l de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Colocar as cinco colheres de alpiste e o copo de água mineral dentro de um recipiente;
  2. Adicionar uma colher de chá de água oxigenada para desinfetar as sementes;
  3. Tampar o recipiente e deixar o alpiste de molho a noite inteira para hidratar bem;
  4. No dia seguinte, escorrer a água e lavar bem o alpiste para remover a fibra de sílica que pode causar irritação no esôfago;
  5. Levar o alpiste ao liquidificador com um pouco da água filtrada e bater por aproximadamente três minutos;
  6. Adicionar o restante da água filtrada e bater no liquidificador durante mais dois minutos;
  7. Coar em um coador normal para fazer a retirada do grosso da casca presente no leite. Coar novamente com um filtro mais fino, preferencialmente um coador de pano. Se optar por um filtro de papel, repetir o processo até obter um leite limpo;
  8. O leite de alpiste está pronto! Tomar idealmente duas vezes ao dia – de manhã, ao acordar, e antes de ir dormir – e não adicionar açúcar ou frutas à bebida para não alterar o seu valor nutricional.

O vídeo a seguir também mostra como o leite de alpiste deve ser preparado:

Receita de água de alpiste

O alimento ainda pode ser utilizado no preparo da receita se água de alpiste. Confira como preparar a bebida a seguir: 

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de alpiste;
  • 1 l de água;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a semente de alpiste em um copo de água e deixar de molho durante a noite toda;
  2. De manhã, mexer bem, colocar no liquidificador, adicionar o litro de água limpa e bater;
  3. Tomar um copo da bebida de manhã, ainda em jejum, e outro a noite antes de dormir. Não adicionar açúcar ou frutas ao leite de alpiste.

Contraindicações do leite de alpiste

Não é recomendado que o leite de alpiste seja consumido por crianças e pessoas com predisposição à inflamação intestinal e síndrome do cólon irritável. Caso você sofra com alguma condição de saúde ou esteja tomando algum tipo de medicamento, consulte o seu médico para se certificar de que você não terá problemas caso tome o leite de alpiste.

Efeitos colaterais

Existem artigos que relacionam o consumo do alpiste à piora de crises de asma e à provocação de dermatites, além de alguns de seus componentes poderem ser cancerígenos. O alimento ainda pode causar diarreia, reações alérgicas em pessoas com sensibilidade ao alpiste e seus componentes.

Por ser diurético, se for consumido de maneira exagerada, o leite de alpiste pode causar a diminuição dos níveis de sódio e potássio no organismo, o que pode resultar em problemas como fadiga e cáries.

Ao experimentar esses ou outros efeitos colaterais em decorrência do consumo do leite de alpiste, busque ajuda de seu médico imediatamente. 

Você conhece alguém que tome com frequência e afirme que o consumo de leite de alpiste emagrece? Tem vontade de experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Leite de Alpiste Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas”

  1. Meu irmão tomou por um mês e meio e já emagreceu 7,5 kg. O interessante é que ele tem mais de 50 anos e não fez nenhum tipo de dieta. A esposa dele tomou tbm e emagreceu 4 kg. Eu tomei por 3 ou 4 dias e me fez muito bem, mas parei e vou retomar pq comprei o alpiste para consumo humano. Mesmo assim, não confio que não tenha sílica. Então vou esterilizar com água oxigenada para ficar mais seguro.