Como Fazer Chá de Capim Santo – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O capim santo é uma planta considerada medicinal e cultivada em regiões tropicais, sendo o Brasil uma delas. Apesar de ter aspecto semelhante à erva cidreira, não deve ser consumido com a mesma. Pela semelhança, ele também recebe o nome de falsa erva cidreira. Outros nomes para o capim santo são o capim limão e capim cidreira.

Muitos são os usos do capim santo, não somente para a medicina, mas também na área de cosméticos. O chá de capim santo pode ser excelente para tratar vários problemas, mas é principalmente famoso por tratar o maior mal da sociedade nos dias atuais: a ansiedade. Confira como fazer chá de capim santo para aproveitar suas propriedades calmantes, além de mais detalhes sobre seus benefícios, dicas e receitas.

Benefícios do chá de capim santo: Para que serve?

Como já mencionado acima, o chá de capim santo é especialmente famoso por ajudar a combater a ansiedade. Porém, também pode ajudar a combater vermes e parasitas, tratar dores de artrite, aliviar dores musculares, melhorar a digestão, controlar a hipertensão, combater inchaços, depressão, insônia, infecções da pele, tosse, asma, dor de cabeça, febre, convulsões, diarreia, além de aumentar a produção de leite materno, combater problemas no fígado e rins, reumatismo, tensão muscular, estresse, bem como promover a limpeza da pele oleosa. Sabe-se também que o capim santo pode ajudar a aliviar cólicas menstruais, tratar gases e tendinites.

Algumas pesquisas afirmam que o capim santo também pode ajudar a emagrecer. Isso se deve ao fato do chá ajudar a acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo não acumule gordura e a gaste como energia. Além disso, as propriedades diuréticas ajudam na eliminação de excessos.

Como fazer chá de capim santo – Receitas e como preparar

Que tal então aprender a preparar o chá de capim santo em casa e se beneficiar de todas suas maravilhosas propriedades? Confira receitas abaixo!

1. Receita de chá de capim santo

Ingredientes:

  • 3 colheres de chá de folhas de capim santo;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Ferva a água, desligue o fogo, adicione as folhas, tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coa e sirva. Beber uma xícara de 2 a 3 vezes ao dia. 

2. Receita de chá de capim santo com limão e abacaxi

Ingredientes:

  • 500 ml de água filtrada;
  • casca de 1 abacaxi;
  • ½ xícara de folhas de capim santo;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Ferva a casca do abacaxi com a água filtrada. Depois desligue, adicione as folhas de capim santo e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, adoce com mel e sirva.

3. Receita de chá de capim santo com gengibre

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 2 sachês de capim santo;
  • 4 rodelas de gengibre sem casca;
  • 1 colher de café de canela em pó.

Modo de preparo:

Ferva a água com o gengibre numa panela. Desligue, adicione os sachês e deixe por 3 minutos. Adicione canela, coe e sirva sem adoçar.

Dicas

Nunca ferva as folhas do capim santo, pois elas perdem muito de seu efeito, e por isso o método de infusão é o mais indicado sempre. Para preparar meio litro de chá, use 20 folhas. Se quiser, pode preparar essa quantidade maior para tomar ao longo do dia.

Evite preparar mais do que essa quantidade, pois as propriedades podem se perder ao consumir ao longo dos dias. O ideal é sempre preparar no dia do consumo.

Alguns cuidados devem ser tomados, pois quando combinado com remédios sedativos, o chá de capim santo pode diminuir muito a pressão arterial, causando desmaios. Não se deve ingerir também em caso de gravidez por risco de aborto. Durante a aplicação na pele para fins cosméticos, deve-se evitar a exposição ao sol, pois podem ocorrer queimaduras. Em caso de dúvida, consulte um médico ou nutricionista.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de capim santo que separamos acima? Pretende fazer para aproveitar os benefícios da planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (35 votos, média: 4,34 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Como Fazer Chá de Capim Santo – Receita, Benefícios e Dicas”