Benefícios do Capim limão (capim santo) e como usar

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

Promove a saúde cardiovascular, tem propriedades anti-inflamatórias e controla a diabetes: conheça todos os benefícios do capim limão!

  Continua Depois da Publicidade  

Esses são apenas alguns dos tantos benefícios do capim limão que apresentaremos a seguir. Veja também o que é o capim limão, para que serve e algumas dicas de como usar na sua alimentação e cuidados diários.

O que é capim limão?

O capim limão, também conhecido como capim santo, erva-cidreira, capim cidreira, capim cidró, capim cidrão, capim catinga, é uma erva nativa da Índia e regiões tropicais da Ásia, onde cresce por até 3 metros de altura e pertence ao gênero Cymbopogon.

Capim-santo ou capim limão
Talos e folhas de capim limão (capim santo)

Para que serve e propriedades

O capim limão é uma planta muito versátil, e por esse motivo o seu uso é muito diversificado. Ele é capaz de ajudar a desintoxicar o corpo, prevenir a anemia, tratar a insônia, aliviar a dor, ajudar o sistema imunológico, melhorar a pele e promover células saudáveis no corpo.

Apenas uma colher de sopa de capim limão contém 0,4 miligramas de ferro, ou seja, 5% da ingestão diária recomendada para homens e 2% para mulheres, 1% da ingestão diária de folato, potássio, magnésio, zinco e fósforo.

Suas folhas são usadas, em muitas culturas, como um remédio medicinal natural devido a suas substâncias presentes que têm propriedades antibacterianas, antifúngicas e antimicrobianas.

Ele está presente também na culinária, no preparo de comidas e bebidas, e muitas pessoas o consomem como um chá, pois ele tem sabor semelhante ao do limão.

Sua composição também é repleta de óleos essenciais, como por exemplo, o citral, que fornece o aroma forte de limão, o limoneno, usado em cosméticos, e os geraniol, borneol e citronelol, usados em produtos para repelir insetos.

Além disso, o capim limão está presente na formulação de muitos remédios para problemas respiratórios e digestivos.

Benefícios do capim limão

O capim limão é capaz de proporcionar muitos benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

  • Bom para o sistema imunológico: Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e eliminar toxinas. Por ser diurético, também ajuda a eliminar líquidos e aliviar o inchaço do corpo. Além disso tem propriedades antimicrobianas, antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a tratar problemas gastrointestinais.
  • Bom para diabéticos: O capim limão contém citral, um componente capaz de manter níveis adequados de insulina no sangue e melhorar a resistência à glicose, o que é importante para diabéticos.
  • Bom para o coração: Segundo um estudo, o capim limão ajuda a manter os níveis de triglicerídeos saudáveis e a reduzir o colesterol LDL, além de normalizar a pressão arterial.
  • Possível efeito contra o câncer: O citral, presente na erva, também apresentou um efeito positivo contra o câncer de pele, o câncer hepático em sua fase inicial e o câncer de mama.
  • Previne a anemia: ele é fonte de ferro, folato e também é de vitaminas, como a vitamina C, muito importante para prevenir e tratar a anemia. Seu consumo ajuda a evitar doenças relacionadas à deficiência de ferro.
  • Tem função antioxidante: as propriedades antioxidantes do capim limão são eficazes para retardar o processo de envelhecimento.
  • Acalma e relaxa: banhos terapêuticos preparados com capim limão servem para acalmar os nervos e aliviar os sintomas de estresse, como a ansiedade e cansaço.
  • Pode melhorar o sono: ele tem propriedades sedativas e hipnóticas, o que colabora com o aumento e duração do sono, além de estimular o sono profundo.
  • Trata distúrbios respiratórios: seus componentes associados à vitamina C, presente na erva, ajudam a aliviar os sintomas causados por várias doenças respiratórias, e ajudam a prevenir gripes e resfriados.
  • Tem efeito analgésico: seus fitonutrientes melhoram a circulação, o que contribui com o alívio das dores de cabeça e enxaquecas, espasmos, cãibras musculares, entorses e dores nas costas.

Como usar?

Você pode fazer os seus preparos e usufruir de todos os benefícios do capim limão. Veja como fazer:

  • Preparo de chá: basta usar 2 xícaras de água fervente para 10 folhas de capim limão. Você também pode adicionar um pouco de limão, gengibre ou mel. Se o objetivo for tratar dores no estômago, cabeça ou músculos, beba uma xícara de chá de oito em oito horas.
  • Tempero: Ele pode ser misturado com outros ingredientes para trazer sabor na hora de temperar aves, peixes e até frutos do mar. Basta adicionar 1 ou 2 gotas do óleo essencial com um pouco de azeite e alho.
  • Repelente: misture 1/2 xícara de hamamélis, 1/2 xícara de vinagre de maçã, 40 gotas de óleos de capim limão em um frasco de spray. Essa é uma solução eficaz de repelente para mosquitos.
  • Esfoliante corporal: misture 10 gotas de óleo de capim limão com sal de epsom e adicione óleo de coco na quantidade suficiente para cobrir o sal. Quando estiver no banho massageie a pele com o esfoliante.
  • Escalda-pés: em um recipiente, coloque água morna e adicione cerca de 10 gotas de óleo essencial de capim limão. Coloque os pés em imersão e deixe por alguns minutos. Ele será capaz de aliviar qualquer dor muscular, além de ajudar a relaxar e combater os mau odores.

Advertências e cuidados

  • O capim limão pode causar reações alérgicas e se isso acontecer, pare de usar.
  • Óleo de capim limão concentrado não deve ser aplicado diretamente na pele, pois pode provocar reações.

Antes de usar, faça um teste aplicando uma gota de óleo na parte interna do seu braço e não lave por 24 horas. Se após esse período o corpo não apresentou nenhuma reação alérgica, significa que você pode usar.

Não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a usar essa fantástica erva e aproveite todos os benefícios do capim limão.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios do capim limão para a saúde e boa forma? Já experimentou essa erva em sua dieta de que formas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média 4,36)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

8 comentários em “Benefícios do Capim limão (capim santo) e como usar”

  1. Oi queria saber qais os benefícios em capsulas. É a mesma coisas.queria para me acalmar será que é bom.aguardo resposta

    Responder
  2. Estava sofrendo de insônia passei a tomar um poco de chá a noite uma hora antes de dormir… está sendo ótimo…durmo a noite toda.

    Responder