Benefícios do Capim-Limão – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 26/06/2020

Promove a saúde cardiovascular, propriedades anti-inflamatórias e controle da diabetes: conheça todos os benefícios do capim-limão!

Repleto de propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, antimicrobianas, antioxidantes e antissépticas, os benefícios do capim-limão são extensos. Tais propriedades, combinadas com suas vitaminas, minerais e óleos essenciais, são capazes de ajudar a manter colesterol e pressão controlados, suportar o sistema imunológico e estimular o corpo para que ele elimine impurezas e combata os radicais livres.

Além disso, o capim-limão também tem ação repelente e ajuda a manter a pele bonita.

Também conhecida como capim-cidreira, a planta está presente na culinária e na formulação de muitos remédios para distúrbios respiratórios e digestivos, em produtos para repelir insetos como mosquitos e moscas e como um componente de perfumes e produtos cosméticos.

Propriedades e benefícios do capim-limão

Veremos agora para que serve o capim-limão, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

1. Ajuda no controle do colesterol e da pressão

Segundo uma pesquisa, devido às propriedades do capim-limão, ele ajuda a manter os níveis de triglicerídeos saudáveis e a reduzir o colesterol LDL, que é considerado ruim, prevenindo vários problemas cardíacos, como a aterosclerose.

Outro dos benefícios do capim-limão para a saúde cardíaca é o controle da pressão arterial, segundo outro estudo.

2. Ajuda a controlar a diabetes

A ingestão de alimentos saudáveis como o capim-limão é fundamental para gerenciar a diabetes. Ele contém citral, que foi evidenciado como capaz de manter níveis ótimos de insulina no sangue e melhorar a resistência à glicose. Diabéticos que mantêm níveis controlados de insulina garantem uma maior qualidade de vida e reduzem os problemas causados pela doença.

3. Pode possuir propriedades anticancerígenas

Algumas pesquisas foram realizadas para comprovar seus efeitos anticancerígenos e mostraram resultados relevantes na prevenção do câncer de pele e redução do crescimento de células de câncer de mama. Estudos indicam que pode prevenir metástases do câncer de pulmão, também.

4. Fortalece o sistema imunológico

O capim-limão contribui com o fortalecimento da imunidade atuando na digestão, respiração, eliminação de toxinas e no sistema nervoso. Tudo isso ajuda a fortalecer o escudo do corpo, que é o sistema imune.

5. Ajuda na prevenção da anemia

Capim-limão contém ferro, folato e vitamina C, sendo muito importante para prevenir e tratar a anemia. Consumir a erva ajuda a manter os níveis de hemoglobina elevados e a evitar doenças relacionadas à deficiência de ferro. Além disso, o fato de ter vitamina C na composição ajuda o organismo a absorver o ferro de forma mais eficaz.

6. Alivia sintomas de estresse e estimula a mente

O capim-limão costuma ser usado em banhos terapêuticos para acalmar os nervos e aliviar os sintomas de estresse, como a ansiedade e fadiga. No entanto, ele também é capaz de estimular a mente, diminuir episódios de convulsões, nervosismo, vertigens e vários distúrbios, o que ajuda a manter saudável o sistema nervoso e a gerenciar doenças como Alzheimer e Parkinson.

7. Ajuda a desintoxicar o corpo

Por ser diurético, ele promove a limpeza e eliminação de resíduos tóxicos que são nocivos para o corpo. Isso ajuda o fígado e o rim a diminuir os níveis de ácido úrico. Além disso, aumenta o volume da urina, ajudando, inclusive, a eliminar a retenção de líquidos.

8. Melhora a digestão

Suas propriedades antimicrobianas e antibacterianas são relevantes para combater as infecções causadas por vários patógenos, como o Helicobacter pylori e Escherichia coli, além de ajudar a prevenir problemas estomacais, como a formação de úlceras gástricas.

O capim-limão também pode melhorar a digestão e impulsionar a função intestinal. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a tratar náusea, dores de estômago, colite ulcerativa e a constipação e diarreia.

9. Pode melhorar o sono

Uma das muitas pesquisas realizadas para descobrir os benefícios do capim-limão mostrou que ele tem propriedades sedativas e hipnóticas, o que colabora com o aumento e duração do sono. Isso é possível porque ele é capaz de acalmar os músculos e os nervos, estimulando o sono profundo.

10. Reduz dores e cólicas menstruais

O Capim-limão atua como um analgésico e seus fitonutrientes melhoram a circulação. Isso contribui com o alívio das dores de cabeça e enxaquecas, espasmos, cãibras musculares, entorses e dores nas costas. Além disso, pode ter uma contribuição significativa para tratar deslocamentos, lesões internas e contusões esportivas.

O chá de capim-limão é muito popular para tratar cólicas menstruais. Além de diminuir as dores, ele também pode ajudar com a náusea e irritabilidade comuns nesses períodos. 

11. Trata distúrbios respiratórios

Congestão nasal, gripe, asma brônquica e outros distúrbios respiratórios podem ser tratados com o auxílio do capim-limão. Seus componentes associados à vitamina C presente na erva ajudam a aliviar os sintomas característicos dessas condições.

12. Ajuda a tratar infecções

As micoses, feridas, sarna, infecções do trato urinário e candidíase são frequentemente tratadas com produtos antissépticos, antimicrobianos e antifúngicos. Todas essas propriedades são responsáveis pelos benefícios do capim-limão para este tratamento, segundo estudo.

13. Promove inúmeros cuidados para a pele

Ele pode ser usado como um tônico para limpar a pele, atuando como um adstringente e antisséptico capaz de reduzir a oleosidade e acne. Costuma ser utilizado na formulação de produtos como desodorante, por causa de seus efeitos antibacterianos e de limpeza potentes para diminuir os odores corporais desagradáveis ​​e evitar infecções fúngicas e bacterianas.

Também é eficaz como um repelente de insetos, evitando “picadas” e a transmissão de doenças, como a malária e também dengue, chikungunya, zika vírus, muito comuns no Brasil.

14. Ajuda a emagrecer

O capim-limão ajuda a emagrecer graças ao citral presente na sua composição. Ele é capaz de prevenir o acúmulo de gordura abdominal e estimular o corpo a usar a energia armazenada nas células. Além disso, promove o metabolismo saudável e potencializa a oxidação de ácidos graxos no corpo.

Como usar: aproveite os benefícios!

São muitos os benefícios do capim-limão e isso faz dele uma erva interessante para usar em várias situações. Você pode fazer os seus preparos e usufruir de todos eles. Veja como fazer:

  1. Ele pode ser consumido como um chá. Basta usar 2 xícaras de água fervente para 10 folhas de capim-limão. Você também pode adicionar um pouco de limão, gengibre, mel e outro ingrediente que preferir. Aproveite para conferir como fazer chá de capim-limão em detalhes. Se o objetivo for tratar dores no estômago, cabeça ou músculos, beba uma xícara de chá de oito em oito horas.
  2. Capim-limão pode ser utilizado em receitas de sopas, inclusive aquelas que usam leite. Também pode ser misturado com outros ingredientes para trazer sabor na hora de temperar carnes de aves, peixes e até frutos do mar. Basta adicionar 1 ou 2 gotas com um pouco de azeite e alho e seus temperos preferidos, como molho de soja, pimenta ou coentro.
  3. Ele também pode ser usado fresco. Quando for cozinhar, procure eliminar as folhas verdes e usar apenas a base do talo. Se for adicionar diretamente ao prato, corte o talo bem fininho e misture. Você pode usar o caule inteiro para dar mais sabor, mas antes, dobre ele para liberar mais óleos e retire o talo antes de servir o prato.
  4. Você pode preparar um repelente, misturando 1/2 xícara de hamamélis, 1/2 xícara de vinagre de maçã, 40 gotas de óleos de capim-limão em um frasco de spray de vidro. Essa é uma solução eficaz para espantar os mosquitos.
  5. Faça seu próprio esfoliante corporal. Misture 10 gotas de óleo de capim-limão com sal de epsom e adicione óleo de coco na quantidade suficiente para cobrir o sal. Quando estiver no banho massageie a pele com o esfoliante. Pode ser utilizado no rosto e em todo o corpo, o que promoverá uma sensação calmante.
  6. Um escalda-pés depois de um longo dia é ótimo para relaxar e eliminar as dores. Se você costuma fazer, experimente essa receita com capim-limão e se ainda não fez, não sabe o que está perdendo. Em um recipiente, coloque água morna e adicione cerca de 10 gotas de óleo essencial de capim-limão. Coloque os pés em imersão e deixe por alguns minutos. Ele será capaz de aliviar qualquer dor muscular, promover um relaxamento e você conseguirá usufruir também de seus efeitos antibacterianos e antifúngicos.

Advertências e cuidados

  • O capim-limão é considerado seguro, mas o uso tópico de óleo, ou a ingestão do chá de capim-limão pode fazer mal para algumas pessoas. Ele pode provocar reações alérgicas e se isso acontecer, pare de usar.
  • Óleo de capim-limão concentrado não deve ser aplicado diretamente na pele, pois pode provocar reações. Antes de usar, faça um teste aplicando uma gota de óleo na parte interna do seu braço e não lave por 24 horas. Se você pretende aplicar no rosto, misture com um óleo transportador, como o óleo de amêndoas, por exemplo, ou dilua com um pouco de água.
  • A inalação de capim-limão pode provocar efeitos colaterais tóxicos em algumas pessoas, como problemas pulmonares.
  • O capim-limão pode estimular o fluxo menstrual, então ele deve ser evitado por mulheres grávidas, pois existe uma pequena chance de provocar um aborto espontâneo.

Não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a usar essa fantástica erva e aproveite todos os benefícios do capim-limão para a sua boa forma e para a saúde.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios do capim-limão para a saúde e boa forma? Já experimentou essa erva em sua dieta de que formas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,31 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Benefícios do Capim-Limão – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Oi queria saber qais os benefícios em capsulas. É a mesma coisas.queria para me acalmar será que é bom.aguardo resposta

  2. Estava sofrendo de insônia passei a tomar um poco de chá a noite uma hora antes de dormir… está sendo ótimo…durmo a noite toda.