12 Benefícios do Cravo da Índia – Para Que Serve e Propriedades

Na busca pelo emagrecimento, alimentos naturais ajudam a alcançar o objetivo e ainda proporcionar um melhor funcionamento do organismo. O cravo da Índia é um destes ingredientes indicados para quem busca o equilíbrio entre boa forma e saúde.

Esta especiaria proveniente da Indonésia e facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais é comumente conhecida na culinária por agregar sabor e aroma às receitas. No entanto, sua função medicinal também já é aplicada há muito tempo. Vamos entender agora para que serve esse ingrediente.

São muitos os benefícios do cravo da Índia. Seu uso é recomendado para o tratamento de tosses, gases instestinais, inflamações, dores de dente, bronquite, e ainda para quem pretende perder peso. As propriedades do cravo da Índia aceleram o metabolismo e a digestão, ajudando na queima de gordura.

Nutrientes

O cravo da Índia é rico em nutrientes e óleos essenciais que auxiliam mente e corpo. O seu principal componente, responsável pelos seus efeitos e odor poderosos é uma substância chamada eugenol, importante anestésico local e antisséptico. Este componente ativo desencadeou numerosos estudos sobre os benefícios do cravo da Índia à saúde, como inclusive a prevenção de cânceres do aparelho digestivo e inflamação nas articulações.

O cravo contém ainda uma boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Além disso, possui boa quantidade de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e beta-caroteno.

Conheça os benefícios do cravo da Índia para a boa forma e saúde

Os benefícios do cravo da Índia devem-se às suas propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias. O óleo extraído do cravo da Índia age contra gases e inchaço. Reduz a pressão de gás no estômago, auxiliando na eliminação adequada dos alimentos e toxinas. Também é eficaz contra náuseas, soluços, enjoo e vômitos. É indicado ainda para manter a saúde bucal, aliviando dores de dente e nas gengivas. Vamos ver para que serve esta especiaria?

1. Circulação sanguínea

O óleo extraído de cravo da Índia atua na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo e auxiliando, por consequência, todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico ao purificar o sangue.

2. Expectorante

O chá de cravo da Índia atua como expectorante, soltando o muco presente na garganta e no esôfago.

3. Analgésico e antisséptico

O eugenol, antisséptico natural presente no cravo, auxilia na eliminação das marcas de acne, proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas. O chá de cravo da Índia pode ainda amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta. É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas.

4. Acelera o metabolismo

Dentre os benefícios do cravo da Índia ainda estão a aceleração o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima rápida de gordura.

5. Digestivo

O cravo da Índia melhora o poder de digestão, aumentando as secreções de enzimas gastrointestinais. Assim, ajuda a aliviar problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

6. Alívio da tosse

Em função das propriedades do cravo da Índia expectorantes, este é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.

7. Músculos

O cravo da Índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras.

8. Antioxidante

O cravo da Índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.

9. Antisséptico bucal

O chá de cravo da Índia é usado no tratamento de bactérias encontradas na boca e no estômago. Sua função antisséptica também age na eliminação do mau hálito. Estes benefícios do cravo da Índia o fazem ser utilizado ainda como ingrediente em pastas de dente. Possui ação comprovada também contra dor de dente e nas gengivas e contra as cáries.

10. Bom funcionamento da tireoide

A especiaria ajuda quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e atua também na prevenção do surgimento dessas disfunções de tireoide.

11. Controle do colesterol

O cravo da Índia ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.

12. Anti-inflamatório

O eugenol presente nas propriedades cravo da Índia atua como substância anti-inflamatória. Estudos em animais mostraram que a utilização do cravo em algumas dietas reduziram significativamente os sintomas da inflamação. A especiaria ainda contém uma variedade de flavonoides, que também contribuem em suas propriedades anti-inflamatórias.

Contraindicações

O consumo de cravo da  Índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas. A aplicação excessiva do óleo pode causar irritação na pele.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Que benefícios do cravo da Índia são os mais importantes para você? Você consume esta especiaria por causa de algum deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (385 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...

128 comentários em “12 Benefícios do Cravo da Índia – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Estou usando o cravo da índia no processo para parar de fumar, toda vez que vem a vontade coloco um na boca, tira completamente a vontade, foi indicado pela minha pneumologista e realmente funciona.

  2. EU COSTUMO SEMPRE QUE ESCOVO OS DENTES COLOCAR DOIS OU MAIS CRAVOS DA INDIA NA BOCA, COM O TEMPO ELES VÃO AMOLECENDO E EU MASTIGO DEPOIS ENGULO COM AGUA, JÁ FAÇO ISSO A UNS DOIS ANOS, E VENCI A PRISÃO DE VENTRE ALÉM DE PERCEBER ALGUNS OUTROS BENEFÍCIOS NA MINHA SAÚDE. O CHÁ, REALMENTE NÃO TENHO O HÁBITO DE CONSUMIR, VOU TENTAR FAZER O ÓLEO.

  3. Que bom que postou sobre a situação, Gabriel!. Deu-me ideia…pq parei de fumar e tem aquele momento que era do cigarro e que preciso ocupar com outra coisa…além de agregar os benefícios mencionados acima. Muito obrigada!!!

  4. Eu passei pro um processo de drenagem de abcesso por conta de uma fístula anal. Por acaso eu comi banana com pó de cravo em jejum e tomei as medicações em seguida. Percebi que meu intestino funcionou muito bem, não tive dores abdominais intensas, melhorou a respiração e percebi que a cicatrização no local da drenagem foi mais rápida que outras vezes. Gostaria de saber se há uma quantidade máxima de consumo diário, ou período de consumo, pq tem feito tanto bem, que pretendo nunca mais deixar de colocar a banana e o cravo da minha dieta.

  5. estou usando cravo ralado além do cheiro gostoso e bom demais no café. será que tem efeitos curativos ? quais são ? sou hipertensa e diabetes,gastrite,e sou safenada.será que estou fazendo mal em está tomando ? me respondam por gentileza. agradeço!!!

  6. Há uns 15 días atrás, eu estava com uma forte constipação, o intestino muito inflamado, muitas dores abdominais. Encontrei “por acaso” na internet a dica de usar dois cravos por dia. Na primeira noite senti muitas dores na região da inflamação, no dia seguinte diminuí a dose para depois ajustar. Conclusão: meu intestino está funcionando todos os dias, as dores foram diminuindo, estou muito feliz com o uso do bom e velho cravo!!

  7. Vou deixar aqui meu relato..
    Há três dias atrás tive que extrair 7 dentes de uma vez, pois bem no dia anterior estava tudo muito inchado e um mal cheiro na boca horrível…
    Daí tive a ideia de deixar de molho o cravo da Índia em água gelada para fazer bochechos
    Gente olha isso é milagroso pois minha gengivas densincharam minha recuperação está perfeita.

  8. Faço uso de cravo ja a muito tempo tenho sempre na minha bolsa porque sinto enjoo quando estou dentro de ônibus ,mais faço uso em casa Tmb tenho problema de estômago e p mim faz muito bem coloco direto na boca e mastigo.

    • Tenho um gato com espirtrocose posso fazer o chá e da pra ele ? Ou mesmo passar o óleo , e como devo preparar uma vasta p passar
      Att Rosilene

  9. Olá Carla Oliveira o cravo é ótimo mais curei minha micose de unha com creme dental, depois de tentar todos os remédios por aproximadamente uns 12 anos vi um vídeo que ensinava então tentei e deu super certo. 😂😂😂

      • Eu adorei ter conhecido o chá de cravo, estaca com fibromialgia, que deixa tido o sistema imunológico ruim, e tomando o chá, v9ktouca regular tudo,ate a fibromialgia sumiu,a dor, ótimo chá.

    • Bom dia eu coloco duas colheres de cravos da india em um litro de leite de amêndoas (pode ser outros leites também) e antes de dormir aqueço um copo de leite com os cravos;depois de quente coloco uma colher de açafrão da terra um pouquinho de mel ;obs pegue os cravos coados e põe de volta no leite.

Deixe um comentário