Chá de limão com gengibre – Receitas, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 26/11/2020

Pouco calórico, antioxidante e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico: veja como fazer chá de limão com gengibre e seus benefícios!

  Continua Depois da Publicidade  

A mistura gengibre e limão combina muito bem, e já é utilizada em muitas receitas. Ao ser feito como chá, pode trazer vários benefícios para a saúde, principalmente na prevenção de gripes, e resfriados, bem como no emagrecimento.

Dessa forma, esse chá ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, o que se deve à presença da vitamina C no limão e à ação termogênica e anti-inflamatória do gengibre. Portanto trata-se de um chá antioxidante e pouco calórico, ideal para consumo no dia a dia.

Mas para se ter os objetivos desse chá para saúde e boa forma, é necessário adotar bons hábitos de vida, que incluem uma alimentação saudável, rica em legumes, frutas e verduras, bem como eliminar da dieta alimentos ultraprocessados e bebidas industrializadas, como sucos e refrigerantes, que são ricos em açúcares.

É certo que a substituição dessas bebidas por água ou chás naturais faz toda a diferença para a saúde do seu corpo e, obviamente, para a sua boa forma.

Portanto vamos aprender agora como fazer chá de limão com gengibre para obter o máximo em benefícios de ambos os ingredientes para a saúde e boa forma.

Para que serve?

Os benefícios do chá de limão com gengibre são vários. Cada ingrediente tem seus benefícios, e quando misturados, eles podem potencializar os efeitos detox no organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Os principais benefícios estão relacionados à quantidade de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento do corpo.

Trata-se de um chá com efeito diurético, que elimina toxinas e excessos do organismo, trabalhando em conjunto com o sistema linfático.

O gengibre e o limão colaboram para a liberação de enzimas do estômago e duodeno, e aumento do tônus muscular do intestino, eliminando resíduos tóxicos que possam estar acumulados na região.

O efeito termogênico desse chá ajuda a acelerar o metabolismo, o que está diretamente ligado com a queima de gorduras. A quantidade de fibras fornecidas por esse chá gera a sensação de saciedade, ajudando a eliminar a fome e a gula.

Por outro lado, um benefício um pouco diferente é o alívio da cólica em mulheres menstruadas, o que se deve ao seu efeito anti-inflamatório.

Aproveite e veja também os benefícios do limão e os benefícios do gengibre para a saúde e boa forma!

  Continua Depois da Publicidade  

Como preparar?

Quer saber como fazer chá de limão com gengibre? Então confira essas receitas mais comuns que separamos para você aproveitar ao máximo os benefícios da bebida.

1. Receita de chá de limão com casca e gengibre

chá de limão com casca de gengibre

Ingredientes:

  • ½ litro de água quente;
  • 2 colheres de sopa de raiz de gengibre ralada;
  • ½ limão com casca.

Modo de preparo:

Comece por levar a água para aquecer, então coloque o gengibre ralado. Então deixe por 5 minutos e depois adicione o limão. Depois leve essa mistura para bater no liquidificador e sirva morno. Se quiser adoce com mel para melhorar o sabor.

2. Receita de chá de limão com gengibre

chá de limão com gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de água filtrada;
  • 1 rodela de gengibre;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Leve a água para aquecer até criar bolhas de ar. Em seguida, coloque a rodela de gengibre e deixe por 5 minutos. Depois coe e esprema o suco de limão. Por fim, adoce com mel e sirva em jejum.

Dicas

A utilização da casca do limão no preparo do chá é interessante, pois a casca é rica em fibras, o que ajuda a aumentar o efeito de saciedade. O chá pode ser consumido por qualquer pessoa, não havendo contraindicação. Na dúvida, entre em contato com seu médico ou nutricionista.

Pouco calórico, antioxidante e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico: veja como fazer chá de limão com gengibre e seus benefícios!

A mistura gengibre e limão combina muito e já é utilizada em diversas receitas. Ao ser unida no chá, pode trazer benefícios para a saúde. Trata-se de um chá antioxidante e pouco calórico, ideal para consumo no dia a dia.

Mas, para aproveitar os efeitos do chá, deve-se ter uma dieta balanceada rica em legumes, frutas e verduras e limitar bebidas industrializadas como sucos e refrigerantes que são ricos em açúcares e calorias. A substituição dessas bebidas por água ou chás naturais faz toda a diferença para a saúde do seu corpo e, obviamente, a boa forma.

Vamos aprender agora como fazer chá de limão com gengibre para obter o máximo em benefícios de ambos os ingredientes para a saúde e boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Como preparar!

Quer saber como fazer chá de limão com gengibre? Confira essas receitas mais comuns que separamos para você aproveitar ao máximo os benefícios da bebida!

1. Receita de chá de limão com casca e gengibre

Ingredientes:

  • ½ litro de água quente;
  • 2 colheres de sopa de raiz de gengibre ralada;
  • ½ limão com casca.

Modo de preparo:

Comece por levar a água para aquecer, então coloque o gengibre ralado. Deixe por 5 minutos e depois adicione o limão. Leve essa mistura para bater no liquidificador e sirva morno. Se quiser adoce com mel para melhorar o sabor.

2. Receita de chá de limão com gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de água filtrada;
  • 1 rodela de gengibre;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo:

Leve a água para aquecer até criar bolhas de ar. Em seguida, coloque a rodela de gengibre e deixe por 5 minutos. Coe e esprema o suco de limão. Adoce com mel e sirva em jejum.

Para que serve?

Os benefícios do chá de limão com gengibre são vários. Cada ingrediente tem seus benefícios, e quando misturados eles podem potencializar e ter um efeito detox no organismo.

  • Combate aos radicais livres;
  • Auxílio à remoção de resíduos e toxinas;
  • Efeito termogênico;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Alívio de cólicas;
  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Pobre em calorias.

Dicas

A utilização da casca do limão no preparo do chá é interessante, pois a casca é rica em fibras, que ajudam a aumentar a saciedade. Se tiver dúvidas quanto a riscos e contraindicações do chá, consulte um médico ou nutricionista.

Quer saber mais sobre os benefícios do chá de limão com gengibre? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como os ingredientes da bebida podem ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas formas de como fazer chá de limão com gengibre que separamos acima? Pretende utilizá-las para aproveitar os benefícios dos ingredientes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (118 votos, média 4,05)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

8 comentários em “Chá de limão com gengibre – Receitas, benefícios e dicas”

  1. suas receitas devem ser maravilhosas, vvou experimentá-;las e voltarei a pedir dicas de bolos cupcakes pra vender e também aquele bolo maravilhoso de noivas, com aquele recheio de frutas, vin6ho, uvas e tudo de direito.

    Responder
  2. Muito bom! Vou preparar para minha filha, pois está sofrendo com dores abdominais e não sei mais o que fazer, já sente dores a um tempo, depois de fazer uma colonoscopia para investigar está pior, espero que o chá resolva.

    Responder
    • Amiga, leve a sua filha a um endocrinologista. Passei por dois anos pelo mesmo problema. a colonoscopia e endoscopia não acusaram nada, até que descobri (e confesso que por acaso) que estava com problema na tireóide! Hipotiroidismo para ser mais exata. Faço reposição hormonal há 2 anos e nunca mais senti nenhuma dor abdominal!!! Espero ter lhe dado um luz! Abraço!

      Responder