Como Fazer Chá de Sucupira – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Você já ouviu falar na sucupira? Trata-se de uma espécie de árvore brasileira facilmente encontrada no cerrado e na floresta da Mata Atlântica, bem como estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

É uma árvore de porte médio de 8 a 16 metros de altura com um tronco liso de coloração amarelada. Dependendo da região que você vive, você pode conhecer por outros nomes como cutiúba, paricana, macanaíba, sapupira, sapupira preta, sicupira, sebipira, sucupira açú, sucupiruçu, dentre outras variações desses nomes.

Vamos conferir como fazer chá de sucupira, além de compreender para que serve a receita da bebida e seus benefícios para a saúde.

Benefícios – Para que serve?

O chá de sucupira pode ser usado para ajudar no tratamento de algumas condições médicas. Pode ser eficaz para tratar dores ósseas, hérnia de disco, bicos de papagaio e dores de artrites, artrose e osteoartrite. Outras condições médicas e doenças que ajuda a tratar é a gota, reumatismo e diabetes.

Assim como o óleo de sucupira, extraído da semente, a semente na sua forma bruta tem excelentes propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e também anticancerígenas. Pode auxiliar na remoção das dores nas juntas, joelhos e costas.

Pode ser um aliado também para curar gastrite, aftas, amigdalites, dermatoses, asma, sífilis, dores espasmódicas, vermes intestinais, hemorragias, ácido úrico, blenorragia, inflamações no útero e ovários e outros casos. Além disso, estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e a ação broncodilatadora da árvore. Investiga-se, ainda, a ação da semente de sucupira no tratamento de casos de doenças parasitárias, como a Doença de Chagas.

Povos indígenas costumavam utilizar a planta através de chás ou beberagens, e, atualmente, o consumo do chá desta planta vem se popularizando a cada dia. Para saber como fazer chá de sucupira, veja abaixo as receitas!

Como preparar?

1. Receita de chá de sucupira

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 5 sementes de sucupira.

Modo de preparo:

Quebre as sementes de sucupira em um pilão ou alicate de corte em quatro partes até que a resina saia de dentro das sementes. Coloque um litro de água para ferver numa panela e quando ferver coloque 5as sementes e deixe por 2 minutos ligados. Passado esse tempo, desligue, tampe e deixe esfriar antes de beber. 

2. Receita de chá de sucupira

Ingredientes:

  • 12 sementes de sucupira;
  • 3 litros de água.

Modo de preparo:

Soque as sementes de sucupira em um pilão até que a resina interna apareça. Procure um local adequado para socar as sementes, pois elas são muito duras e difíceis de quebrar. Ferva a água em uma panela. Assim que a água levantar fervura, coloque as sementes macetadas e aguarde 90 segundos. Desligue, tampe e reserve. Pode ser mantida na geladeira por vários dias.

Dicas

A resina da semente poderá ficar impregnada na panela que for utilizar para preparo do chá, por isso, tenha isso em mente na hora de escolher uma panela que seja apenas para esse fim. Utilize uma bucha para lavar e esfregar bem a panela para tentar tirar o máximo da resina que conseguir.

A recomendação é que o chá seja consumido por no máximo 15 dias e depois seja realizada uma pausa, para pode estabilizar o sistema endócrino.

As sementes de sucupira podem ser encontradas em lojas de produtos naturais online ou físicas. Como se trata de um produto medicinal muito procurado, é interessante procurar também nas farmácias de manipulação.

Você pretende aprender como fazer chá de sucupira para aproveitar os benefícios que listamos acima? Já provou essa bebida alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Como Fazer Chá de Sucupira – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Para retirar e Resina que ficou no recipiente, basta aquece-lo e passar um pano velho e limpo, ou um papel toalha, a Resina sairá com facilidade. Cuidado para não se queimar
    no recipiente!

  2. Já tomei o chá de sucupira , para tratar uma tendinite ombro direito após realização de exame US , foi verificado recuperação
    dos tendões .A dor que eu sentia parou.

  3. Estava sentido uma dor forte na curva do braço esquerdo. Achei que seria por exercícios com peso, ou uso continuo de pilotar motocicleta. Tomei vários analgésicos e nada. Um amigo me sugeriu o chá de sucupira. Fiz ,tomei e as dores sumiram. Depois notei que não sentia mais dores nas costas. Recomendo.

    • Estou tamandio cha de sucupira. Fiz o exames essa semanas vamos o resultado pro figado meu foi otimo. Beatriz maria martins de barretos