Sucupira

Óleo de Sucupira – O Que É, Para Que Serve, Benefícios e Dicas

O óleo de sucupira é extraído da semente da sucupira, uma árvore da família das Fabaceae, bastante comum no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

Esta planta sempre foi muito utilizada medicinalmente, principalmente para evitar dores decorrentes de inflamação nas articulações. Há quem use o chá de sucupira, mas sua versão em óleo está ficando cada vez mais popular.

O óleo de sucupira já pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, assim como a semente também já está sendo mais facilmente encontrada nestas lojas. Além disso, há algumas empresas que comercializam os princípios ativos da sucupira em cápsulas, que são vendidas também em lojas naturais ou em farmácias de manipulação.

Vamos falar um pouco mais sobre o que é o óleo de sucupira, para que serve, quais são os benefícios de seu uso e algumas dicas para quem se interessa em usar este óleo.

O que é a sucupira?

A sucupira é um tipo de árvore nativa do Brasil, muito encontrada nos estados de São Paulo, Minas e no centro-oeste do nosso país. Existem muitas espécies da árvore de sucupira, mas em geral, todas elas possuem características similares.

A sucupira é uma árvore alta, que atinge cerca de 15 metros na idade adulta e seu fruto produz uma semente bastante dura, envolvida por uma casca grossa. A madeira da sucupira é bastante conhecida, sendo utilizada para a fabricação de móveis e assoalhos.

A semente de sucupira sempre foi muito utilizada pelos indígenas destas regiões e não é incomum que as pessoas mais de idade conheçam as propriedades medicinais desta semente, pois o seu uso foi passado de geração em geração nas regiões em que a árvore é abundante.

Como é feito o óleo de sucupira?

Antigamente, o óleo de sucupira não era facilmente encontrado em lojas naturais, como é hoje. Por isso, quem já conhecia as propriedades medicinais desta semente fazia o óleo artesanalmente.

O óleo de sucupira é feito a partir da parte interna da semente de sucupira da variedade branca. A parte de dentro da semente é bastante oleosa e, uma vez que a casca dura for retirada, não é difícil extrair o óleo.

Para que serve o óleo de sucupira?

Os índios utilizavam o óleo de sucupira para diminuir os sintomas de dores, principalmente as que estão associadas à inflamação nas articulações, como é o caso da artrite, artrite reumatóide, reumatismo e artrose.

O óleo de sucupira possui importantes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a tratar de inflamações e dores no corpo.

Acredita-se também que o óleo de sucupira tem o poder de fortalecer os ossos mesmo em pessoas de mais idade, uma ótima forma de prevenir enfermidades dos ossos, como a osteoporose.

Outros usos para o óleo de sucupira são tratar aftas, asma, dermatoses, gastrite, úlcera, vermes intestinais, amigdalite, diabetes, gota e até a prevenção de esquistossomose. Além disso, o óleo de sucupira pode diminuir os sintomas adversos de quem sofre de hérnia de disco e bico-de-papagaio.

O uso do chá de sucupira também pode trazer benefícios para a saúde, principalmente para tratar de inflamações, como a amigdalite e dor de garganta, mas também em casos de ácido úrico, cisto no útero e até mesmo sífilis. Especialistas indicam o chá de sucupira também para aliviar o desconforto causado pelo tratamento de quimioterapia.

É importante ressaltar que, mesmo que muitos pacientes e especialistas reconheçam as propriedades medicinais da sucupira e de seu óleo, os efeitos benéficos desta planta ainda estão sendo estudados e não foram comprovados cientificamente, por isso, os produtos à base de sucupira ainda não são liberados pela ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária).

Propriedades

Mesmo sem a liberação da ANVISA, a sucupira é bastante usada por suas propriedades medicinais, entre elas sua ação anti-inflamatória, antioxidante, anestésica, antibiótica e até mesmo anticancerígena.

Sua propriedade anti-inflamatória é uma das mais evidentes, sendo que o uso da sucupira é frequente para quem tem problemas nas articulações, como artrite e artrose.

A ação antioxidante é responsável por eliminar os radicais livres, elementos que podem prejudicar a nossa saúde e até mesmo causar alguns tipos de câncer e doenças crônicas.

Benefícios

1. Redução da inflamação muscular

A medicina popular já conhece os benefícios da sucupira para melhorar a inflamação muscular há muito tempo. O óleo de sucupira deve ser usado regularmente, duas vezes ao dia, aplicando três gotas no lugar da dor, fazendo movimentos circulares.

Alguns estudos recentes feitos em animais mostram que o extrato de sucupira tem o poder de diminuir a inflamação muscular, o que é um bom indicativo de que a sucupira também pode ter o mesmo efeito em seres humanos.

Além do óleo de sucupira, uma outra forma de tratamento estudada foi o extrato hidroalcoólico, que nada mais é que uma imersão da semente em uma mistura de água e álcool. Esta combinação vai retirar os diterpenos do óleo interno da semente de sucupira e amenizar as dores e sintomas desagradáveis, mas é importante ressaltar que, nos estudos realizados, este tratamento não impediu que a doença evoluísse.

2. Ação anti-cancerígena

Existem indícios de que alguns compostos da semente de sucupira podem ter uma propriedade que ajuda no combate ao câncer, atuando na morte de células cancerígenas.

Uma pesquisa feita recentemente indicou que o óxido de etileno, uma substância obtida do extrato da semente de sucupira, pode impedir o crescimento e a proliferação de células de câncer em animais, a partir de sua propriedade citotóxica.

Ainda faltam mais estudos para comprovar que a semente de sucupira realmente possui uma ação anti-cancerígena.

3. Propriedades analgésicas

A ação analgésica da sucupira aliada à suas propriedades anti-inflamatórias é o que fez desta planta um remédio natural tão conhecido em todo o Brasil.

Estudos feitos em animais indicam que os flavonoides encontrados na semente e no óleo de sucupira têm o poder de diminuir a produção de prostaglandinas, substâncias capazes de transmitir e aumentar as dores.

4. Proteção no trato gastrointestinal

Principalmente no que diz respeito a úlceras e gastrite, o óleo de sucupira é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal. Uma pesquisa recente indicou que o consumo do óleo de sucupira ajudou a reduzir a presença de exsudato ao mesmo tempo em que aumentou os neutrófilos, células que agem na defesa do nosso organismo.

Como usar o óleo de sucupira?

O uso vai depender do problema que você quer evitar ou melhorar. Para dores nas articulações, o indicado é aplicar sobre a pele três gotas do óleo de sucupira e massagear, repetindo este processo pelo menos duas vezes ao dia.

Se o problema for gastrointestinal, deve-se tomar três gotas do óleo de sucupira pelo menos duas vezes ao dia.

Cuidados e dicas

Como ainda faltam estudos que comprovem a ação benéfica da sucupira no ser humano, não podemos garantir que o óleo de sucupira é tão milagroso quanto as crenças populares dizem e os estudos em animais indicam.

Alguns especialistas duvidam da eficácia da planta no tratamento de diversos sintomas e doenças e, por isso, é necessário ficar atento a possíveis reações adversas ao iniciar o uso da sucupira, seja em forma de óleo ou não.

Principalmente por não ser um produto liberado pela ANVISA, a agência reguladora de produtos e alimentos que podem ser comercializados sem nenhum prejuízo para a nossa saúde, devemos nos informar e tirar dúvidas com um médico antes de iniciar um tratamento com a sucupira.

Contraindicações

Mesmo sendo um produto natural, o óleo de sucupira pode trazer alguns efeitos indesejados. Por isso, seu uso não é recomendado para mulheres gestantes nem para crianças com menos de 12 anos.

Você já tinha ouvido falar do óleo de sucupira e seus benefícios para a saúde? Pretende ou já experimentou utilizá-lo por conta de algum deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (186 votos, média: 4,06 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

40 comentários

  1. gostaria de saber algum medicamento natural para tratar próstata crecida

    • MELÃOZINHO SÃO CAETANO, PEGA UM PUNHADO DAS FOLHAS COM A FRUTINHA E BATE NO LIQUIDIFICADOR E TOMA UM POUCO DE MANHÃ (01 DEDO NUM COPO) DE MEIO DIA NOVAMENTE E A NOITE. PELO MENOS 01 MÊS. MELHORA BASTANTE

    • sucupira otimo para inflamacoes nas articulacoes, bom pra prostata tambem. outro anti inflamatorio pra prostata e curcuma.

      • O oleo de sucupira foi muito bom para reduzir meu ácido úrico estou tomando a quase 2 meses para fibromialgia e bico de papagaio, mais fiz um exame de sangue e o acido urico normalizou

  2. Usei recentemente sucupira, estava com pigarro forte na garganta, muitas dores nos ossos das mãos, nos joelhos e amígdalas inflamadas, não tenho baço (perdi num acidente) me ensinaram quebrar algumas sementes e colocar no Biotônico, coloquei junto também um pouco de vinho branco, no mesmo dia tomei, com apenas 02 dias tomando já me senti melhor. Agora pedi óleo, gel de massagem e mais sementes para manter o tratamento. Um santo remédio para dores nos ossos e juntas.

  3. Iniciei o uso a poucos dias através de indicação pois sofro muito com dores. Espero que realmente que auxilie na diminuição das dores.

  4. Elieuda de Oliveira Inocêncio

    Eu não conhecia; uma pessoa que me indicou e me disse que ela própria estava sofrendo muito com dores nas costas e que estava até com joanete, aí começou a usar o óleo de sucupira e acabaram as dores e a joanete. Eu estava sentindo dores no braço por causa de uma inflamação no tendão, e com poucos dias de uso do óleo percebi que amenizou muito; estava sentindo um pouco de dor nas costas e também percebi que diminuiu. Vou continuar!

  5. Comecei a ler recentemente sobre os benefícios da sucupira e gostei do que li. Vou procurar as sementes ou o óleo para comprar e começar a usar imediatemente

  6. Alguém sabe me informar onde consigo a semente ou o óleo da sucupira? Aqui ainda não encontrei

  7. maria das mercês pereira

    Vou tomar. Gostei muito dos valores do óleo de sucupira.

    • Alcides Borba fagundes

      Tomei 03 gotas 03 vezes ao dia por 08 mês e mais o menos fiquei bom das dores que tinha nas juntas dos pés nos braços cotovelos no corpo todo não sinto mais nada oje

  8. Estou tomando 2 vezes por dia o óleo de sucupira (6 gotas), e, estou me sentindo muito bem. As dores lombares, e dores nas juntas amenizaram bastante! Posso fazer uso contínuo? Grato.

  9. Fiquem atentos ao aparecimento de taquicardia. Procurem rápido um cardiologista

  10. Sofro de sinusite crônica e com mais de 1 mês em crise descobrir esse extrato de sucupira! Foi um milagre no primeiro dia de uso meu nariz desentupiu coloquei muito catarro e estou respirando melhor muito melhor!!! Apenas 1 dia que estou tomando vou continuar por pelo menos 1 mês! Até umas dores no corpo sumiram!!! Esse remédio é um milagre !!! Anvisa não quer liberar por conta das grandes indústrias farmacêuticas !!! Quantas pessoas iriam ser curadas de doenças e não precisariam depender de remédios!! Assim como eu me livrei da loratadina, busonid, tylenol e outros que já estava escrava por conta da sinusite!!!

  11. Tomei o óleo de sucupira pela primeira vez de manhã e sentir uma rotina ,depois tomei a noite sentir também, fiquei com medo.Continuarei tomando ou não?Ah tomei 07 gotas de manhã e à noite

  12. Gente qual e a cor do frasco do óleo

  13. Já uso em gotas.Estou melhorando dores nas articulações.

  14. Uso sucupira exatamente para as dores das articulações,sinto-me muito bem,as dores vão embora quando faço uso direto.uso e recomendo.

  15. maria de fatima de oliveira monteiro

    maria estou uzando estou mesentido muito bem as dores estao melhorando prisipalmente do ciatico
    eu uzo o oleo de copaiba e o oleo de sucupira recomendo

  16. Maria Aparecida de Araujo Fortes

    Ola Diana eu sou de São Paulo fui para Goiais e comprei la o frasco o rotulo e branco com Marrom ja comecei a tomar e estou me sentindo muito bem.

  17. carlos alberto agustini

    venho a anos lutando com a prostata, estava com 55/60 g qdo iniciei o tratamento tomando 3 gotas cedo e 3 gotas a tarde com 1 pouco de agua . com m/m 20 dias minha prostata caiu para 25 g, ja faz 6 meses que deixei de tomar remedio para prostata e continuo com a sucupira diariamente e estou normal.

  18. Alguém sabe informar se é bom para tratar artrite /artrose em cachorros ?
    Obrigada.

  19. Boa noite, gostaria de saber se pessoas diabéticas e hipertensa pode tomar a Sucupira ?

  20. Tomo a uns 5 meses e senti minha imunidade geral aumentar, praticamente sem gripe e dor de garganta

  21. Vou comprar o óleo

  22. Eu comecei a tomar ja tem uns 20 dias. Sofro de tendinite cronica, artrite, dores no ciatico e lombares e sinusite e rinite.
    Desde que estou tomando as dores diminuiram muito nos braços e pulsos, sumiram as dores nos joelhos e varias dores que tinha. Tomo 2x ao dia umas 4 gotas e tbm tomo o oleo de copaíba. Comprei em uma casa so norte (que comercializam produtos do norte) paguei 8,00 cada frasco de 20ml. O preço varia muito e tem que pesquisar pois ví o mesmo oleo a 20,00.

  23. Ja tomo a 20 dias e todas as dores de articulações e rinites, tendinites, nervo ciatico e coluna sumiram. Tomo 4 gotas 2x ao dia. Paguei 7,00 no frasco de 20ml em casa que vende produtis do norte. Mas ví o mesmo oleo a 20,00. Tem que pesquisar mas é mto bom sim.

  24. Bom assim como muitos, eu tomei o óleo de sucupira pois os médicos me diagnosticaram com facínio plantar. É uma inflamação nos pés. Eu teria que operar. Fazendo uma pesquisa vi vários comentários que era bom. Tomei um frasco de 20 ml. 10 gotas por dia. ME CUREI DESSE MAL. Eu indico para todo tipo de inflamação no corpo. Meu pai é idoso. Estava com dores no joelho. Tb queriam operá lo. Comprei e dei pra ele. O médico ficou assustado. Pois recuperou a cartilagem que não existia no joelho. Não fico mais sem!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*