Óleo de Sucupira – O Que É, Para Que Serve, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/01/2020

O óleo de sucupira é extraído da semente da sucupira. Dentre os seus benefícios estão a redução da inflamação muscular e sua ação anticancerígena, além de propriedades analgésicas e muito mais. A seguir, você aprenderá como é feito o óleo de sucupira, suas propriedades e benefícios. Você também aprenderá sobre como utilizá-lo, cuidados e contraindicações.

O chá de sucupira já é utilizado popularmente como remédio há muito tempo no Brasil. Geralmente, utilizado para tratar dores ósseas, hérnias e dores da artrite. Se você se interessa pelos benefícios deste chá, aprenda a receita do chá de sucupira e várias dicas de uso.

Além dos benefícios citados e os que ainda serão citados, muitas pessoas utilizam este chá para emagrecer, simplesmente substituindo as bebidas calóricas, como os refrigerantes ou sucos artificiais, por ele. Você vai gostar de saber se o chá de sucupira emagrece.

Outro benefício da sucupira está relacionado no tratamento da fibromialgia. Esta doença afeta cerca de 3% da população brasileira e se caracteriza pela dor muscular difusa, fadiga, alterações de humor e dificuldade de memorização. Se você tem alguns desses sintomas ou conhece alguém que os tenha, procure saber se a fibromialgia tem cura, seus sintomas e tratamentos.

Esta planta sempre foi muito utilizada medicinalmente, principalmente para evitar dores decorrentes de inflamação nas articulações. Há quem use o chá de sucupira, mas sua versão em óleo está ficando cada vez mais popular.

O óleo de sucupira já pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, assim como a semente também já está sendo mais facilmente encontrada nestas lojas. Além disso, há algumas empresas que comercializam os princípios ativos da sucupira em cápsulas, que são vendidas também em lojas naturais ou em farmácias de manipulação.

Vamos falar um pouco mais sobre o que é o óleo de sucupira, para que serve, quais são os benefícios de seu uso e algumas dicas para quem se interessa em usar este óleo.

O que é a sucupira?

A sucupira é um tipo de árvore nativa do Brasil, muito encontrada nos estados de São Paulo, Minas e no centro-oeste do nosso país. Existem muitas espécies da árvore de sucupira, mas em geral, todas elas possuem características similares. Tais árvores são do gênero Pterodon e a mais comum é a espécie conhecida pelo nome científico de Pterodon pubescens.

A sucupira é uma árvore alta, que atinge cerca de 15 metros na idade adulta e seu fruto produz uma semente bastante dura, envolvida por uma casca grossa. A madeira da sucupira é bastante conhecida, sendo utilizada para a fabricação de móveis e assoalhos.

A semente de sucupira sempre foi muito utilizada pelos indígenas destas regiões e não é incomum que as pessoas mais de idade conheçam as propriedades medicinais desta semente, pois o seu uso foi passado de geração em geração nas regiões em que a árvore é abundante.

Como é feito o óleo de sucupira?

Antigamente, o óleo de sucupira não era facilmente encontrado em lojas naturais, como é hoje. Por isso, quem já conhecia as propriedades medicinais desta semente fazia o óleo artesanalmente.

O óleo de sucupira é feito a partir da parte interna da semente de sucupira da variedade branca. A parte de dentro da semente é bastante oleosa e, uma vez que a casca dura for retirada, não é difícil extrair o óleo.

Para que serve o óleo de sucupira?

Os índios utilizavam o óleo de sucupira para diminuir os sintomas de dores, principalmente as que estão associadas à inflamação nas articulações, como é o caso da artrite, artrite reumatóide, reumatismo e artrose.

O óleo de sucupira possui importantes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a tratar de inflamações e dores no corpo.

Acredita-se também que o óleo de sucupira tem o poder de fortalecer os ossos mesmo em pessoas de mais idade, uma ótima forma de prevenir enfermidades dos ossos, como a osteoporose.

Outros usos para o óleo de sucupira são tratar aftas, asma, dermatoses, gastrite, úlcera, vermes intestinais, amigdalite, diabetes, gota e até a prevenção de esquistossomose. Além disso, o óleo de sucupira pode diminuir os sintomas adversos de quem sofre de hérnia de disco e bico-de-papagaio.

O uso do chá de sucupira também pode trazer benefícios para a saúde, principalmente para tratar de inflamações, como a amigdalite e dor de garganta, mas também em casos de ácido úrico, cisto no útero e até mesmo sífilis. Especialistas indicam o chá de sucupira também para aliviar o desconforto causado pelo tratamento de quimioterapia.

É importante ressaltar que, mesmo que muitos pacientes e especialistas reconheçam as propriedades medicinais da sucupira e de seu óleo, os efeitos benéficos desta planta ainda estão sendo estudados e não foram comprovados cientificamente, por isso, os produtos à base de sucupira ainda não são liberados pela ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária).

Propriedades

Mesmo sem a liberação da ANVISA, a sucupira é bastante usada por suas propriedades medicinais, entre elas sua ação anti-inflamatória, antioxidante, anestésica, antibiótica e até mesmo anticancerígena.

Sua propriedade anti-inflamatória é uma das mais evidentes, sendo que o uso da sucupira é frequente para quem tem problemas nas articulações, como artrite e artrose.

A ação antioxidante é responsável por eliminar os radicais livres, elementos que podem prejudicar a nossa saúde e até mesmo causar alguns tipos de câncer e doenças crônicas.

Benefícios

1. Redução da inflamação muscular

A medicina popular já conhece os benefícios da sucupira para melhorar a inflamação muscular há muito tempo. O óleo de sucupira deve ser usado regularmente, duas vezes ao dia, aplicando três gotas no lugar da dor, fazendo movimentos circulares.

Alguns estudos recentes feitos em animais mostram que o extrato de sucupira tem o poder de diminuir a inflamação muscular, o que é um bom indicativo de que a sucupira também pode ter o mesmo efeito em seres humanos.

Além do óleo de sucupira, uma outra forma de tratamento estudada foi o extrato hidroalcoólico, que nada mais é que uma imersão da semente em uma mistura de água e álcool. Esta combinação vai retirar os diterpenos do óleo interno da semente de sucupira e amenizar as dores e sintomas desagradáveis, mas é importante ressaltar que, nos estudos realizados, este tratamento não impediu que a doença evoluísse.

2. Ação anti-cancerígena

Existem indícios de que alguns compostos da semente de sucupira podem ter uma propriedade que ajuda no combate ao câncer, atuando na morte de células cancerígenas.

Uma pesquisa feita recentemente indicou que o óxido de etileno, uma substância obtida do extrato da semente de sucupira, pode impedir o crescimento e a proliferação de células de câncer em animais, a partir de sua propriedade citotóxica.

Ainda faltam mais estudos para comprovar que a semente de sucupira realmente possui uma ação anti-cancerígena.

3. Propriedades analgésicas

A ação analgésica da sucupira aliada à suas propriedades anti-inflamatórias é o que fez desta planta um remédio natural tão conhecido em todo o Brasil.

Estudos feitos em animais indicam que os flavonoides encontrados na semente e no óleo de sucupira têm o poder de diminuir a produção de prostaglandinas, substâncias capazes de transmitir e aumentar as dores.

4. Proteção no trato gastrointestinal

Principalmente no que diz respeito a úlceras e gastrite, o óleo de sucupira é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal. Uma pesquisa recente indicou que o consumo do óleo de sucupira ajudou a reduzir a presença de exsudato (um fluido com alto teor de leucócitos e de proteínas que é produzido quando o corpo sofre algum tipo de dano nos tecidos ou nos vasos sanguíneos) ao mesmo tempo em que aumentou os neutrófilos, células que agem na defesa do nosso organismo.

Estudos – como o publicado em 2015 na revista Arthrits – mostram que o óleo de sucupira apresenta atividade antiespasmódica e causa um relaxamento do tônus muscular.

Como usar o óleo de sucupira?

O uso vai depender do problema que você quer evitar ou melhorar. Para dores nas articulações, o indicado é aplicar sobre a pele três gotas do óleo de sucupira e massagear, repetindo este processo pelo menos duas vezes ao dia.

Se o problema for gastrointestinal, deve-se tomar três gotas do óleo de sucupira pelo menos duas vezes ao dia.

A recomendação exata é usar de três a cinco gotas do óleo junto com as refeições até duas vezes por dia ou então aplicar apenas uma gota diretamente na boca até no máximo cinco vezes ao dia. 

Se preferir, também é possível desfrutar das propriedades benéficas da sucupira através de cápsulas ou então de um chá que pode ser preparado a partir das sementes da planta. 

Cuidados e dicas

Como ainda faltam estudos que comprovem a ação benéfica da sucupira no ser humano, não podemos garantir que o óleo de sucupira é tão milagroso quanto as crenças populares dizem e os estudos em animais indicam.

Alguns especialistas duvidam da eficácia da planta no tratamento de diversos sintomas e doenças e, por isso, é necessário ficar atento a possíveis reações adversas ao iniciar o uso da sucupira, seja em forma de óleo ou não.

Segundo um estudo da UNICAMP publicado na tese de doutorado da farmacêutica Vanessa Helena da Silva Souza sob orientação da professora da Faculdade de Ciências Farmacêutica Mary Ann Foglio, a análise em laboratório de vários produtos vendidos como sendo extratos de sucupira atestou a presença de diclofenaco – um princípio ativo usado em medicamentos anti-inflamatórios como o Cataflam e o Voltaren, por exemplo. As cientistas alertam que o diclofenaco é um medicamento que pode causar danos renais se usados por longos períodos de tempo. 

Principalmente por não ser um produto liberado pela ANVISA, a agência reguladora de produtos e alimentos que podem ser comercializados sem nenhum prejuízo para a nossa saúde, devemos nos informar e tirar dúvidas com um médico antes de iniciar um tratamento com a sucupira.

Contraindicações

Mesmo sendo um produto natural, o óleo de sucupira pode trazer alguns efeitos indesejados. Por isso, seu uso não é recomendado para mulheres gestantes nem para crianças com menos de 12 anos.

Quem sofre de algum problema de saúde nos rins ou no fígado também deve evitar o uso de óleo de sucupira. Mas tudo indica que em doses moderadas, o óleo de sucupira não faz mal e pode ajudar no tratamento de várias condições de saúde.

Você já tinha ouvido falar do óleo de sucupira e seus benefícios para a saúde? Pretende ou já experimentou utilizá-lo por conta de algum deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (299 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

69 comentários em “Óleo de Sucupira – O Que É, Para Que Serve, Benefícios e Dicas”

  1. Por que tem pessoas que utilizam o óleo de sucupira associado ao mel e ao lugol , não entendi o porque e gostaria de saber , será que é para potencializar o efeito?

  2. Tomo óleo de sucupira faz mais ou menos 08 anos. Tomo a noite antes de deitar, uma ponta de mel na colher de sopa, 10 gotas do óleo, 10 gotas de própolis, duas gotas de lugol. Quando paro de tomar as dores voltam. Assim sendo, conclui que realmente não cura a doença, mais tira as dores.

  3. Eu e minha mãe Começamos fazer uso do óleo de sucupira…
    Minha mãe tem dois meses de uso para coluna,não sente mais fores fortes.
    E eu também comecei a tomar para nervo ciático,tem uns 20 dias,não sinto mais dor…Fora outros benefícios que ele tem…

  4. Gostaria de saber como vendem o óleo, que tipo de embalagem, qual a quantidade e custo, mais frete até São José dos Campos – SP.

  5. Já uso a sucupira a 06 anos. Compro “O ÓLEO” em farmácia de manipulação. Realmente faz efeito e tira as dores. Separar por trinta dias, as dores voltam. A noite tomo menos de meia colher de sopa de mel, deis gotas de sucupira, deis gotas de própolis e duas gotas de LUGOL.

  6. A todos que ofereci o óleo de sucupira tem recebido resultados no tratamento se você procurou e não achou fale comigo 972074637

  7. Tenho 03 desgastes de vértebras na coluna, identificadas quando tinha mais ou menos, 43 anos, hoje estou com 69, 70 em agosto. O que me trás mais problemas, são o desgaste no fim da coluna. Tenho muitas dores no quadril, identificado como artrose, advindo de genética familiar. Faz + ou – 06 anos que tomo, 10 gotas de óleo sucupira a noite, quando vou deitar. Ponho 1/4 da colher de sopa de mel, deis gotas de sucupira, deis gotas de própolis sem álcool e duas gotas de lugol. Quando paro com a sucupira, em 15 dias as dores voltam. O glúteo também causa dores articulares. O Dr. Coimbra, disse ao meu filho, a mais ou menos 03 anos, parou de comer qualquer derivado de glúteo. Suas dores articulares do pescoço até o pé, pararam. A sucupira ficou famosa aqui no Brasil, quando o ator Juca de Oliveira, foi ao programa do Jô Soares, relatou seu caso. Parou de trabalhar, pois não conseguia concentrar em um personagem, as dores atrapalhavam. Foi embora para um sítio que tem em Itatiba ou Atibaia. Passado + ou – 08 meses, apareceu um conhecido acompanhado de outra pessoa que não conhecia. Começaram a falar sobre os problemas do Juca. O desconhecido então falou, “PORQUE NÃO TOMA ÓLEO DE SUCUPIRA”. Juca procurou e achou, começou a tomar, dentro de 03 meses voltou a trabalhar. Compre nas farmácias de manipulação, o óleo em gotas, ou em cápsula. Eu prefiro em gotas, pois pelo sabor, você sabe se é realmente o óleo de sucupira, ou não. Compro na farmácia de manipulação, Aguá Marinha na Av, Heitor Villa Lobos, após a Av. Ademar de Barros, fica na segunda esquina, do lado esquerdo, ou na Farmácia Becker, na rua Paulo Becker, São José dos Campos – SP.

  8. Eu tinha ARTOSE comprovado com RaioX. Fremo Esquerdo apos o uso da essencia de SUCUPIRA conseguir curar, comprovacao medica estou totalmente curado…Uso continuo e mas recomendado com doses menores…

    • Mário, qual dosagem você usou e como usou? Tenho artrose também e estou a procura da minha cura para não operar. Obrigada.

  9. Já tinha ouvido falar de pessoas que quebravam a semente e colocavam a parte interna no vinho e tomava um cálice por dia. Também outros colocavam na água. Comprei há 2 dias oleo pois a semente é bem difícil de quebrar. E recomendaram 2 horas por dia, em um pouquinho d’água. Apra estou vendo aqui o pessoal tomando uma quantidade maior. Qual é a quantidade correta? Estou tomando para artrose no joelho e coluna.

  10. Sou de BH e comprei 01 frasco de óleo de sucupira 100 ml no mercado central por 18,00 reais, extrato de canela de velho por 12,90 e estou muito satisfeito e muto bom sou operado da coluna e tenho gota esta resolvendo , por enquanto.

  11. Tomo a 1 ano e a melhora foi excelente ja consigo andar tinha problema nas articulações reumatismo e bico de papagaio hoje posso dizer que faço todos os meus afazeres de dona de casa.estou satisfeita com o óleo de sucupira.

  12. Bom assim como muitos, eu tomei o óleo de sucupira pois os médicos me diagnosticaram com facínio plantar. É uma inflamação nos pés. Eu teria que operar. Fazendo uma pesquisa vi vários comentários que era bom. Tomei um frasco de 20 ml. 10 gotas por dia. ME CUREI DESSE MAL. Eu indico para todo tipo de inflamação no corpo. Meu pai é idoso. Estava com dores no joelho. Tb queriam operá lo. Comprei e dei pra ele. O médico ficou assustado. Pois recuperou a cartilagem que não existia no joelho. Não fico mais sem!!!!!!!!!!

  13. Ja tomo a 20 dias e todas as dores de articulações e rinites, tendinites, nervo ciatico e coluna sumiram. Tomo 4 gotas 2x ao dia. Paguei 7,00 no frasco de 20ml em casa que vende produtis do norte. Mas ví o mesmo oleo a 20,00. Tem que pesquisar mas é mto bom sim.

  14. Eu comecei a tomar ja tem uns 20 dias. Sofro de tendinite cronica, artrite, dores no ciatico e lombares e sinusite e rinite.
    Desde que estou tomando as dores diminuiram muito nos braços e pulsos, sumiram as dores nos joelhos e varias dores que tinha. Tomo 2x ao dia umas 4 gotas e tbm tomo o oleo de copaíba. Comprei em uma casa so norte (que comercializam produtos do norte) paguei 8,00 cada frasco de 20ml. O preço varia muito e tem que pesquisar pois ví o mesmo oleo a 20,00.