13 Benefícios de Leite de Amêndoas e Como Fazer Em Casa

O leite de amêndoas é um dos melhores leites vegetais disponíveis, e seus nutrientes podem trazer diversos benefícios para o corpo, como perda de peso, ossos mais fortes, melhora da visão e um coração saudável.

Além disso, pode ajudar a construir músculos fortes, manter a pressão sanguínea equilibrada e suportar o bom funcionamento dos rins. O leite de amêndoas também é uma boa alternativa para o leite de mães que amamentam.

Confira em detalhes todos os benefícios do leite de amêndoas e aprenda como fazer em casa para usufruir de todas as vantagens que ele pode oferecer.

Leite de amêndoas – O que é?

Ele é um leite vegetal obtido a partir de amêndoas. Costuma ter uma textura cremosa e sabor de nozes. Não contém lactose e colesterol e há uma variedade de leite de amêndoa sem açúcar que costuma ser uma opção saudável.

As amêndoas contêm muitos nutrientes e por esse motivo o leite de amêndoa é recomendado como uma opção para aqueles que não consomem produtos lácteos, ou aqueles que têm alergia ou intolerância ao leite de vaca e pessoas que são veganas.

Tabela nutricional

Leite de amêndoas é rico em proteínas, fibras e gordura. Contém minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco. Os outros nutrientes disponíveis neste leite são a vitamina C, vitamina B6, tiamina, riboflavina, niacina, folato e vitamina E. Veja a tabela nutricional de uma xícara de leite de amêndoa sem açúcar:

  • 40 calorias.
  • 02 gramas de carboidratos;
  • 01 grama de proteína;
  • 03 gramas de gordura;
  • 01 grama de fibra;
  • 10 miligramas de vitamina E;
  • 100 ui de vitamina D;
  • 200 miligramas de cálcio;
  • 500 ui de vitamina A;
  • 16 miligramas de magnésio;
  • 40 miligramas de fósforo. 

Leite de amêndoas – Benefícios

Confira os melhores benefícios oferecidos por esse alimento:

1. Ajuda a prevenir e tratar certos tipos de câncer

O leite de amêndoas foi testado em laboratório e evidenciou reduzir o crescimento de células de câncer de próstata. Por causa da presença de gordura monoinsaturada, a nutrição do leite de amêndoa também pode ajudar a desempenhar um papel na prevenção potencial do câncer endometrial.

O consumo de níveis elevados de gordura monoinsaturada também está associado a uma diminuição do risco de carcinoma hepatocelular, que é uma forma rara de câncer do fígado, e certos marcadores de câncer da mama, de acordo com a pesquisa publicada no International Journal of Cancer. Por esse motivo, as amêndoas estão entre os melhores alimentos contra o câncer, assim como o leite de amêndoa.

2. Ajuda a perda de peso

A quantidade de calorias presente em uma xícara de chá de leite de amêndoas é muito baixa. Isso faz do leite de amêndoas uma opção interessante para a dieta de emagrecimento. Para que você tenha uma ideia, o leite de vaca integral tem 168 calorias por porção, já o leite de amêndoas possui apenas 40.

Dietas que estimulam o consumo de gorduras saudáveis, ou dietas de baixo carboidrato, geralmente incluem o consumo regular de leite de amêndoa, pois ele é pobre em calorias, carboidratos e açúcares.

Alguns outros benefícios estão relacionados à perda de peso: por exemplo, o leite de amêndoa afeta minimamente o açúcar no sangue, o que significa que é ótimo para as pessoas que estão realizando esse controle. Isso significa que o corpo vai usar os nutrientes encontrados no leite de amêndoas para criar energia e não para armazenar como gordura.

Ele também ajuda a aumentar os níveis de energia e até mesmo o gasto energético em repouso, o que significa que você queima gordura mais rapidamente e tem mais energia para os exercícios físicos.

3. Contribui com a saúde cardíaca

A gordura presente no leite de amêndoas beneficia muito a saúde do coração. Ao substituir a gordura saturada por outras gorduras mono e poli-insaturadas, você ajuda a proteger seu coração contra doenças coronárias. Por exemplo, produtos de amêndoa ajudam a  diminuir o colesterol naturalmente, ao mesmo tempo em que aumentam os níveis de colesterol “bom” de HDL.

Estas gorduras também desempenham um papel importante na diminuição do risco de síndrome metabólica, que é uma combinação de pressão alta, aumento de açúcar no sangue, gordura corporal extra em torno do abdômen e níveis baixos de colesterol. Essa condição é um potencializador de ataque cardíaco ou derrame.

4. Reduz a pressão arterial

Pessoas que têm intolerância à soja e produtos lácteos podem ingerir com tranquilidade o leite de amêndoas, pois todos os minerais e vitaminas da soja e outros produtos lácteos são encontrados também no leite de amêndoas.

O movimento do sangue no corpo ocorre através das veias. Para que funcionem adequadamente, precisam ser capazes de se contrair e expandir livremente para permitir o livre fluxo de sangue para as diferentes partes do corpo. Isso depende da vitamina D e minerais como o fósforo para mantê-los na condição correta.

O bloqueio e a má circulação do sangue dentro das veias pode resultar em pressão alta, que pode ser uma condição médica com risco de vida. Esses nutrientes podem ser insuficientes para as pessoas que não consomem soja ou produtos lácteos, de modo que o leite de amêndoa possa ser uma maneira de suplementar essas pessoas e manter o coração saudável.

5. Ajuda a construir dentes e ossos fortes

É fato que ele não contém tanta vitamina D ou proteína por porção como leites animais, mas um dos benefícios do leite de amêndoas é que ele ainda é uma boa fonte dessa vitamina que ajuda a manter seus ossos e dentes fortes e densos.

As gorduras presentes no leite de amêndoa também contribuem para a saúde dos ossos, pois ingerir gordura monoinsaturada é uma forma de ajudar a prevenir a osteoporose e fraqueza óssea.

6. Combate à formação de danos e doenças dos radicais livres

Ele é rico em vitamina E, que é considerada um poderoso antioxidante. Os antioxidantes têm um papel importante no combate aos danos provocados pelos radicais livres, que são geralmente causados ​​por produtos químicos nos alimentos, exposição ao sol e várias outras coisas. Ao consumir quantidades significativas de vitamina E, seu corpo pode combater os efeitos dos radicais livres causadores de doenças, além de contribuir com a pele saudável e reduzir o envelhecimento precoce.

7. Pode retardar o processo de Alzheimer

A doença de Alzheimer atualmente não tem cura, mas existem muitas maneiras naturais que os cientistas estão encontrando para ajudar a prevenir ou retardar esta doença. A vitamina E desempenha um papel fundamental em ajudar a retardar a degeneração que ocorre com a doença de Alzheimer e esse é um dos componentes do leite de amêndoas.

8. Fortalece os músculos

Quem trabalha em prol de construir músculos sabe que esse processo pode ser potencializado com o consumo de alguns alimentos, principalmente os que contêm vitaminas e minerais. O leite de amêndoa contém riboflavina, que é uma forma de vitamina B que trabalha em conjunto com outros nutrientes como o ferro para regular a força e o crescimento muscular. Além disso, é uma boa fonte de proteína, que está presente principalmente nos músculos e na pele e que ajuda na manutenção e reparação.

9. Melhora a saúde do rim

Alimentos ricos em cálcio e potássio quando estão presentes em excesso no corpo podem ser prejudiciais para os rins. O leite de amêndoas contém uma quantidade equilibrada de fósforo e potássio, o que não é o caso dos produtos lácteos e de soja. É aconselhável que pessoas que sofrem de doenças renais crônicas ou agudas evitem a ingestão de alimentos que contenham esses minerais em quantidades altas.

A substituição pelo leite de amêndoa é benéfica, pois pode atender as finalidades gerais do leite, e contribuir com a redução de potássio.

10. Melhora a saúde da pele

A boa saúde da pele depende de diferentes tipos de vitaminas e minerais. Ingerir leite de amêndoas suportará a quantidade necessária de vitamina E que ajuda na manutenção da saúde da pele, além dos antioxidantes, que ajudam a reparar a pele danificada, bem como a regulação vitamina A.

Estas vitaminas estão disponíveis tanto no leite de amêndoas que é processado em casa como no que é processado e vendido comercialmente. Ele pode ser usado ainda como uma loção de limpeza da pele e seus resultados serão melhores se adicionar água de rosas para limpar a pele.

11. Melhora a visão

A vitamina A é essencial para o bom funcionamento dos olhos. Atualmente, utilizamos muitos equipamentos eletrônicos e o uso constante desses dispositivos pode afetar a visão até certo ponto. Esta condição pode ser tratada naturalmente, aumentando a ingestão de vitamina A, obtida através do leite de amêndoas.

12. Aumenta a imunidade

Como vimos, o leite de amêndoa é cheio de nutrientes e minerais e eles podem ajudar na manutenção de um sistema imunológico saudável. Ele é responsável por proteger nosso corpo de germes e micro-organismos que podem causar problemas de saúde e são prejudiciais ao organismo. A ingestão de leite de amêndoas pode ajudar a suportar a linha principal de defesa do corpo saudável e forte que é a imunidade.

13. Não contém lactose

A intolerância à lactose é causada por uma deficiência na lactase, a enzima responsável por decompor a lactose em uma forma mais digerível, e essa condição torna as pessoas incapazes de digerir a lactose, o açúcar do leite.

Essa deficiência pode ser causada por genética, envelhecimento ou certas condições médicas. A intolerância pode causar uma variedade de sintomas desconfortáveis e estima-se que ela afeta até 75% das pessoas em todo o mundo. O leite de amêndoas é naturalmente livre de lactose, e é uma alternativa adequada para pessoas que têm intolerância à lactose.

Como fazer em casa?

Fazer o seu próprio leite de amêndoas não é muito complicado e requer poucas ferramentas. Além disso, ele não requer refrigeração e permanece bom por muito mais tempo do que leites de animais. Tome nota da receita.

Ingredientes:

  • 1 xícara de amêndoas.
  • Água suficiente para cobrir as amêndoas em uma tigela.
  • 2 xícaras de água (misturar depois do processo de molho).

Instruções:

  1. Coloque 1 xícara de amêndoas em uma tigela de vidro e adicione água suficiente para cobri-las.
  2. Mergulhe as amêndoas na água por 24 a 48 horas.
  3. Após 24 a 48 horas, escorra e lave as amêndoas.
  4. Em seguida, adicione as amêndoas e 2 xícaras de água no liquidificador e deixe por 2 minutos.
  5. Usando a gaze, retire as amêndoas e pressione o leite através da gaze.
  6. Adoçar, a gosto.

O leite de amêndoa pode ser usado da mesmo maneira que o leite comum. Abaixo estão algumas ideias sobre como incluí-lo em sua dieta:

  1. Como bebida nutritiva e refrescante.
  2. Em cereais ou aveia no café da manhã.
  3. No seu chá, café ou chocolate quente.
  4. Em smoothies.
  5. Na culinária e panificação.
  6. Em sopas ou molhos.
  7. No seu próprio sorvete caseiro.
  8. Em iogurte caseiro de amêndoa.

Como escolher um leite de amêndoas industrializado?

O leite de amêndoa comprado em loja pode ser benéfico sim, mas tome alguns cuidados. Escolha sempre a versão sem açúcar e procure uma marca confiável, pois alguns leites de amêndoas comprados em lojas contêm carragenina, um aditivo espessante de algas marinhas que está ligado à inflamação, colite ulcerativa e diabetes. Uma vez que um dos benefícios do leite de amêndoas é ajudar a prevenir doenças, isso não faz sentido.

O preço do leite de amêndoas é de aproximadamente 17 reais o litro. Versões sem açúcar, orgânicas e com sabores também são comercializadas, porém os preços são diferentes e variam conforte o fabricante, quantidade de produto e versão.

Efeitos colaterais e cuidados

  • Pessoas com alergias a nozes não devem consumir leite de amêndoas. Só beba se tiver consciência de que você não é alérgico;
  • O consumo excessivo de leite de amêndoa pode provocar pedras nos rins, principalmente em crianças, devido ao oxalato encontrado em amêndoas. Procure beber com moderação e intercalar com outros tipos de leite, se possível.

O leite de amêndoas é uma alternativa saborosa e nutritiva ao leite, com muitos benefícios importantes para a saúde. Além de ser baixo em calorias, rico em cálcio, vitamina E e vitamina D, é adequado para pessoas com intolerância à lactose e também para aqueles que são veganos ou evitam laticínios por qualquer outro motivo.

Você pode usar leite de amêndoa de qualquer maneira como você usaria leite comum: por exemplo, adicioná-lo ao cereal ou café, misturando-o em smoothies e usá-lo em receitas de sorvete, sopas ou molhos.

Referência adicionais:

O que você achou dos benefícios de leite de amêndoas para a saúde? Pretende aproveitar e consumir esse tipo de leite no dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...

1 comentário em “13 Benefícios de Leite de Amêndoas e Como Fazer Em Casa”

Deixe um comentário